sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Acredite se quiser!


UFBA é Top 1000 no ranking mundial de universidades


A Universidade Federal da Bahia classificou-se entre as Top 1000 no Ranking Mundial de Universidades com base em indicadores da Web, divulgado em janeiro deste ano, num honroso 751.º lugar. Posicionou-se no Top 20 da América Latina como a 18.ª no ranking, 11.ª entre as instituições brasileiras e sétima entre as universidades federais.
A melhor classificada entre as instituições do Brasil é a Universidade de São Paulo, na 114.ª posição no Ranking Mundial e segunda no Ranking da América Latina. Entre as federais, a Universidade Federal de Santa Catarina foi a melhor classificada (234.º lugar no mundo e quinta latino-americana).
No mesmo bloco da UFBA, situam-se importantes instituições de conhecimento, de diferentes países, tais como Universidade de Aveiro, Universitat Passau, Université Paris X Nanterre e a tradicional Universitá degli Studi di Perugia, na Europa, a Clark University e os famosos Vassar College e Wellesley College, nos EUA, Tokai University e Korea University, na Ásia.
Decisivo para o bom posicionamento da UFBA foi o volume de citações de seus pesquisadores no Google Scholar no ano de 2007. O Ranking Mundial de Universidades e Institutos de Pesquisa na Web é patrocinado pelo CSIC, do Ministério de Ciência e Tecnologia da Espanha, e credenciado pela União Européia. O Catálogo de 2008 avaliou 14.876 universidades e centros de pesquisa independentes de 191 países.
No contexto de indicadores da Web, o MIT (Massachusetts Institute of Technology) foi consagrado como a melhor instituição de conhecimento do mundo, seguido das universidades de Stanford, Harvard, Penn State e Berkeley, respectivamente nas cinco primeiras posições. O ranking pode ser consultado no sítio http://www.webometrics.info/.


Fonte: Portal Ufba
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: