quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Stédile vê que governo abandonou a Reforma Agrária


Para João Pedro Stedile da Direção Nacional do MST, a crise financeira contribuiu para o bloqueio da Reforma Agrária enquanto o governo Lula a transformou em um mero programa assistencial.


Em uma coletiva de imprensa, Stedile disse que o governo optou pelo agronegócio e as forças do capital financeiro na disputa por terras no país. Por isso, segundo ele, "a Reforma Agrária deixou de ser um plano nacional que democratize o acesso as terra”.


Ele citou dados do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), segundo os quais o governo brasileiro até agora assentou 18.630 famílias enquanto a meta seria de 80 mil.Stedile ainda disse que produção de etanol fez com que o cultivo de cana avançasse sobre a área da Amazônia legal.


Também denunciou o monocultivo de eucalipto na região do Maranhão como uma ameaça ambiental. Esses e outros monocultivos, como o do milho e da soja, são citados por Stedile como causas da concentração de terras no país. Para ele as políticas econômicas do governo tornaram o Brasil um país agroexportador.


mst.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: