terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Bahia Tem Pior seca Em 27 anos


Depois de 27 anos a Bahia enfrenta um dos maiores períodos de estiagem e a previsão é que a situação fique ainda pior nos próximos dias. A expectativa, segundo meteorologistas, é de que somente na segunda semana de março, com a chegada do outono, as chuvas voltem com intensidade.


Enquanto isso, um total de 55 municípios já tiveram situação de emergência decretada de forma oficial pelo governo do estado. Com isso, o número de baianos passando por necessidade já ultrapassa 1,5 milhão. Vale ressaltar que esse número pode ser ainda maior, já que o decreto de emergência tem prazo máximo de 180 dias para vigorar.


O fenômeno conhecido como La Niña, que altera o clima no Oceano Pacífico, provocando estiagem na América Latina, segundo especialistas, seria o grande vilão da falta de chuva. Em Salvador, por exemplo os termômetros têm marcado, em média, 33ºC e quase não chove. Segundo o Inmetro, em janeiro choveu dezessete milímetros na capital – volume muito abaixo da média dos últimos trinta anos, que é de 102 milímetros. Em algumas regiões, como no Oeste da Bahia, a temperatura chega a 40ºC.


Contudo, apenas 13 localidades em situação de calamidade foram atendidas pelo governo do estado com a liberação de recursos da ordem de R$ 13,6 mil. O montante, segundo os gestores desses municípios, só possibilitou a contratação de carros-pipa por apenas 54 dias. Os municípios beneficiados são: Coribe, Ibiquera, Riachão do Jacuípe, Monte Santo, Queimadas, Xique-Xique, Macururé, Araci, São Domingos, Ichu, Valente, Retirolândia, Boa Vista do Tupi.


Lamarão, por exemplo, ainda não foi beneficiado pelo carro-pipa, mas é um dos que se encontram em situação gravíssima. Além do açude do Quijí que encontra-se com o nível de água muito abaixo do normal, o açude do Cavaquinho, que fica na região da Traira, também está secando.


Segundo o assessor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lamarão, Carlos Miranda Lima Filho, “ este é o momento do governo investir na limpeza dos açudes e tanques proporcionando mão-de-obra e garantindo a reserva da água para o futuro”. Para ele, se isto não ocorrer, o problema continuará e até mesmo com qualquer pequena estiagem as dificuldades retornarão imediatamente.


De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social a situação de emergência decretada pelo governo possibilita às prefeituras agirem de forma mais emergencial, sem fazer licitações. Por outro lado, o estado presta auxílio, através da Cordec enviando técnicos para capacitarem servidores públicos ou integrantes de associações e sindicatos na defesa civil da cidade. O governo, através da Sedes, enviou 25 mil cestas básicas para as populações mais carentes destes municípios.


Ainda, por conta do problema, em Irecê foi lançado o programa Água e Cidadania, que viabilizará a construção de 12.270 cisternas. Um recurso da ordem de R$ 24 milhões, inclusive, já foi liberado para o empreendimento. Até o final do mandato o governador Jaques Wagner, acena para a construção de um total de 100 mil cisternas.


A medida vai beneficiar mais de 60 mil pessoas de 115 municípios do semi-árido. Para quem vai ser contemplado com esta construção serão avaliados os seguintes critérios: famílias de baixa renda, da zona rural (que se enquadram em Programa Bolsa Família), mesmo que ainda não tenham sido beneficiadas pelo mesmo; famílias chefiadas por mulheres, que tenham maior número de crianças de zero a seis anos e em idade escolar; pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos. Ainda beneficiará a cota mínima de 30% de comunidades quilombolas e indígenas.


Fonte: iguanambi noticias
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

sábado, 23 de fevereiro de 2008

DEMOCRATIZAR O ENSINO SUPERIOR: SIM!


Esta charge acima define muito bem a política educacional do momento, representada pelo REUNI:


Por trás do falso discurso de democratização do ensino superior, ocorre um incentivo muito grande para privilegiar as instituições privadas. Pois, o que se observa nas instituições públicas é uma política de SUPERLOTAÇÃO de salas sem se importar com o CONTEÚDO das aulas.


Democratizar o Ensino Superior: SIM!


Desde que tenha investimentos nas instituições públicas, oferecendo um ensino de qualidade, oportunidade para a iniciação científica, oportunidade aos projetos de extensão, enfim, deve-se oferecer um ambiente, no qual o estudante possa ter a oportunidade de absorver tudo o que a universidade oferece, se tornando um cidadão crítico e qualificado para que possa contribuir com o desenvolvimento do país, não só do ponto de vista econômico, mas também na área social, dentre outras.
Edmilson Nascimento (Júnior) - Morador da REG.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

"companheiro" Fidel rejeita mudança em Cuba após renúncia

Fidel Castro garantiu que sua renúncia à presidência de Cuba não provocará uma "mudança, como espera o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Nesta sexta-feira, ele publicou o primeiro artigo publicado depois de anunciar que não pretende reassumir o comando do país.



O texto saiu sob o título "Reflexões do companheiro Fidel", ao invés de "Reflexões do Comandante-em-Chefe". Nele, Fidel aborda a reação de seu "adversário" à mensagem publicada terça-feira, na qual anunciava que não aspiraria a um novo mandato de presidente.



"Bush disse que minha mensagem era o início do caminho da liberdade de Cuba, ou seja, a anexação", expressou o líder comunista, que se afastou da atividade política depois de 49 anos no poder."Meio século de bloqueio parece pouco aos prediletos. Mudança, mudança, mudança!, gritavam em uníssono. Estou de acordo, mudança!, mas nos Estados Unidos. Cuba mudou e seguirá seu rumo dialético", acrescentou.


Para o líder agora aposentado os cubanos não retornarão "jamais ao passado", antes da vitória da revolução de 1959.





Fonte: uol últimas notícias
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

CASA PRÓPRIA PARA R.E.G.


No dia 18/02/2008 aconteceu a Sessão da Câmara de Vereadores de Guanambi, marcando a reabertura dos trabalhos legislativos da cidade. A tribuna livre foi utilizada por Edmilson Nascimento (Júnior), morador e representante da Residência do Estudante de Guanambi – R.E.G., o qual fez uma síntese da situação atual da residência.

Houve o relato de que 7 moradores fizeram vestibular, sendo que todos passaram na primeira etapa ou da UFBA ou da UNIVASF. Dos 7 moradores 4 obtiveram aprovação final, todos na UFBA, nos cursos de Arquitetura, Direito, Medicina e Nutrição, portanto uma aprovação de 57% (valor este, bastante significativo).

O estudante também citou vários projetos realizados pelos moradores da residência: criação da biblioteca da R.E.G.; criação deste blog, sendo que cada morador deve participar das postagens, projeto este que incentiva a leitura e escrita dos mesmos; criação da videoteca, projeto que tem por finalidade a locação de filmes didáticos, inclusive os exigidos pela UFBA; realização de uma atividade social, em junho de 2007, nos bairros Alvorada, Ipiranga e Araújo, onde foram discutidos temas como meio-ambiente, política, cidadania e saúde; confraternização natalina em 2007 no Lar dos Velhinhos; realização do Intensivão da R.E.G. em janeiro de 2008, destinados a alunos que iriam participar do vestibular da UNEB.

O aluno também deixou claro que estes pontos citados acima, divulgaram o nome da R.E.G. e isso fez com que a procura pela residência aumentasse consideravelmente, mas infelizmente a casa já está com sua capacidade de moradores preenchidas, pois o apartamento não tem capacidade para mais de 13 pessoas.

Edmilson finalizou sua fala, dizendo que este retrospecto justifica a aquisição de uma casa própria por parte da prefeitura, pois estaria possibilitando a abertura de mais vagas para pessoas carentes de Guanambi, além de ser do ponto de vista econômico, uma vantagem para o município, pois seria um investimento único. O mesmo salientou que vários municípios da Bahia possuem casa própria em Salvador: Macaúbas, Boquira, Ipirá, Itapetinga, dentre outras. Portanto, uma casa própria para R.E.G. é uma causa não só dos moradores da mesma, como também uma causa da nossa cidade.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

Víva a natueza







Você anda, dá voltinhas,



Você nada pelo mar.



Tanto verde á sua volta,



Vale a pena preservar.











O planeta em que vivemos



já há muito tempo existe.



É preciso ter cuidado



pra não deixá-lo triste.











Você anda, dá voltinhas,



Você nada pelo mar.



As florestas preservadas



nos garantem o respirar.











É preciso estar atento



e não querer poluição,



a fumaça do cigarro,



do carro, do caminhão.




Sylvi Luiz Panza
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Niemeyer: Fidel continuará luta contra "imperialismo norte-americano"


O arquiteto Oscar Niemeyer se manifestou nesta terça-feira (19), em nota, sobre a renúncia de Fidel Castro do poder em Cuba. Segundo ele, o povo cubano "acompanha com tristeza" os acontecimentos, mas terá agora, junto com toda a América Latina, a "certeza de que o grande líder continuará a participar desta luta contra as forças reacionárias do imperialismo norte-americano".


Fidel citou Niemeyer em sua carta de renúncia e disse concordar com o arquiteto brasileiro, defensor da idéia de que "se deve ser coerente até o final".


No comentário, Niemeyer fez alusão ao trecho final da carta de renúncia, no qual Fidel diz que será agora um "soldado das idéias" e que continuará escrevendo para sua palavra ser "uma arma a mais no arsenal com a qual se poderá contar".


Comunista desde a juventude, Niemeyer nunca foi a Cuba por ter medo de avião, mas já recebeu a visita de Fidel no Rio. O brasileiro deu como presente a Fidel e aos cubanos uma escultura, na qual um homem com a bandeira cubana encara um monstro. O monumento foi inaugurada em Havana no mês passado.


Niemeyer também está trabalhando em uma praça e em um teatro que serão construídos na capital cubana.


fonte: Revista Época edição 509
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

"Tropa de elite" conquista urso de ouro e será exibido no telecine

O filme "Tropa de Elite", de José Padilha, venceu a principal categoria do Festival de Cinema de Berlim. No último sábado, a produção conquistou o Urso de Ouro. Este é o primeiro prêmio internacional que "Tropa de elite" recebe em sua carreira cinematográfica.José Padilha se mostrou bastante emocionado e agradeceu ao presidente do júri do Festival de Berlim, o diretor grego Costa-Gavras. O diretor fez seu discurso em português e em inglês, ao lado do produtor Marcos Prado, que lembrou o sucesso do filme no Brasil. Estrelado por Wagner Moura, André Ramiro e Caio Junqueira, entre outros, "Tropa de Elite" já foi assistido nos cinemas por 2,4 milhões de pessoas no Brasil.A Rede Telecine garantiu, com exclusividade, os direitos de exibição do filme na TV brasileira. A data de estréia ainda não foi definida.


fonte: cinenews
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Pílulas do pensamento de Fidel Castro




"Condenem-me, não importa. A história me absolverá"Durante seu julgamento, em 16 de outubro de 1953, por liderar a tentativa de tomada do quartel Moncada


"É preciso saber usar as armas que se tem e é preciso se distanciar totalmente de todos os livros e de todas as fórmulas das academias"Revelando o que julga ser o segredo do sucesso militar


"A Igreja de Cuba não era popular, não era propriamente uma Igreja do povo, não era a Igreja dos trabalhadores, dos camponeses, dos favelados, dos setores humildes da população"Em "Fidel e a Religião"


A REVOLUÇÃO "Posso dizer agora, 46 anos depois do triunfo, que o que alcançamos está muito além dos sonhos que podíamos conceber na época, e éramos bastante sonhadores no início" Em entrevista a Ignácio Ramonet, no livro "Biografia a duas vozes" (editora Boitempo)


"Esta revolução pode ser destruída. Nós poderemos destruí-la se não formos capazes de corrigir nossos erros. Se não conseguirmos pôr fim a muitos vícios: muito roubo, muitos desvios e muitas fontes de abastecimento de dinheiro dos novos-ricos" Em "Biografia a duas vozes"


"Isso já não é somente uma questão de princípios ou uma questão de ética, mas é, inclusive, de certo modo, uma questão de estética. Estética em que sentido? Penso que a revolução é uma obra que deve ser aperfeiçoada; em suma, é uma obra de arte" Em entrevista a Frei Betto, no livro "Fidel e a Religião" (editora Brasiliense, 1ª edição de 1985)


"Com a Revolução, o povo começou a ser soldado, funcionário, administrador, parte da ordem social, do Estado e da autoridade. De modo que, se em princípios do século 18 um rei absolutista da França pôde dizer: 'O Estado sou eu', em 1959, quando triunfou a Revolução e o povo chegou ao poder, se armou e defendeu o país, então o cidadão comum pôde dizer: 'O Estado sou eu'" Em "Fidel e a Religião"


"Desenvolvemos uma guerra de movimento, como já disse, de atacar e retirar-se. Surpreendê-los. Desenvolvemos a arte de confundir as forças adversárias, para obrigá-las a fazer o que queríamos" Explicando a estratégia de guerra irregular empregada na revolução cubana, em "Biografia a duas vozes"


"A nossa revolução é um exemplo do que significa acreditar nos homens, porque nossa revolução começou do nada. Não tínhamos uma única arma, não tínhamos um único tostão, os que iniciaram a luta eram completamente desconhecidos e, ainda assim, enfrentamos aquele poderio" Em discurso em 1987, publicado em "Che na Lembrança de Fidel" (Casa Jorge Editorial, 1997).
fonte: Uol últimas notícias.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Acredite se quiser!


UFBA é Top 1000 no ranking mundial de universidades


A Universidade Federal da Bahia classificou-se entre as Top 1000 no Ranking Mundial de Universidades com base em indicadores da Web, divulgado em janeiro deste ano, num honroso 751.º lugar. Posicionou-se no Top 20 da América Latina como a 18.ª no ranking, 11.ª entre as instituições brasileiras e sétima entre as universidades federais.
A melhor classificada entre as instituições do Brasil é a Universidade de São Paulo, na 114.ª posição no Ranking Mundial e segunda no Ranking da América Latina. Entre as federais, a Universidade Federal de Santa Catarina foi a melhor classificada (234.º lugar no mundo e quinta latino-americana).
No mesmo bloco da UFBA, situam-se importantes instituições de conhecimento, de diferentes países, tais como Universidade de Aveiro, Universitat Passau, Université Paris X Nanterre e a tradicional Universitá degli Studi di Perugia, na Europa, a Clark University e os famosos Vassar College e Wellesley College, nos EUA, Tokai University e Korea University, na Ásia.
Decisivo para o bom posicionamento da UFBA foi o volume de citações de seus pesquisadores no Google Scholar no ano de 2007. O Ranking Mundial de Universidades e Institutos de Pesquisa na Web é patrocinado pelo CSIC, do Ministério de Ciência e Tecnologia da Espanha, e credenciado pela União Européia. O Catálogo de 2008 avaliou 14.876 universidades e centros de pesquisa independentes de 191 países.
No contexto de indicadores da Web, o MIT (Massachusetts Institute of Technology) foi consagrado como a melhor instituição de conhecimento do mundo, seguido das universidades de Stanford, Harvard, Penn State e Berkeley, respectivamente nas cinco primeiras posições. O ranking pode ser consultado no sítio http://www.webometrics.info/.


Fonte: Portal Ufba
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Tatu, jogador guanambiense, acusa atleta do Bahia de racismo


O episódio aconteceu no jogo entre o Vitória da Conquista e Bahia, pelo Campeonato Baiano de Futebol, no ultimo sábado. Com gols de Elias e Reinaldo Aleluia, o Bahia venceu o Vitória da Conquista no Estádio Lomanto Júnior por 2 a 1, no último sábado (2).


No entanto, a partida só terminou mesmo na delegacia. Alguns atletas e diretoria do Vitória da Conquista acusam o tricolor Reinaldo Aleluia de ter feito ofensas racistas ao atacante adversário Tatu durante o intervalo do jogo. “Ele me xingou, eu xinguei ele.


Quando eu estava saindo, ele falou: Você é macaco, vai morrer aqui no Vitória da Conquista e eu já estou podre de rico”, alega Tatu.Colegas de equipe do Vitória da Conquista também foram à delegacia como testemunhas. “A gente chegou no vestiário no primeiro tempo, vi o Tatu chorando e procurei saber o que estava acontecendo. Ele disse: O Aleluia me chamou de “macaco”.


No segundo tempo, eu procurei Aleluia perguntei se ele tinha chamado e ele confirmou comigo', conta Artur, zagueiro do Conquista.O acusado também foi ouvido na delegacia, acompanhado de outro outros jogadores e diretores do Bahia. Já em casa, em Lauro de Freitas, Aleluia recebeu a equipe da Rede Bahia e assegurou que é inocente.“Foi um mal entendido do atleta do Conquista.


Talvez ele queira justificar a derrota do time dele daquela forma para o presidente, agindo daquela maneira. Não tem como eu desfazer de um companheiro de trabalho da mesma raça que eu”, disse.Aleluia ainda completou: “Ele já caiu em contradição porque a princípio ele tinha acusado o Rogério, depois reverteu e falou que fui eu que acusei ele de “macaco”.


Nós estamos vivendo em um país onde estamos na luta contra o racismo e não teria porquê eu desfazer de um amigo meu negro porque eu também sou negro”.


Fonte: Jornal da Manhã
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Álbum da Chapada Diamantina





As fotos foram tiradas na Chapada Diamantina, município de Lençóis, no interior da Bahia. Ainda bem que a grande imprensa americana ainda não descobriu esse destino turístico. Caso contrário, teríamos um McDonald's no meio de alguma trilha. É o lugar perfeito para contemplação.

Fonte: viomundo.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Eleições norte-americanas: qual o rumo do "Grande" país?




A disputa na corrida presidencial estadunidense esquenta a cada dia.
Cada candidato com sua proposta e seu discurso. Democratas e Republicanos, prévias nos estados, estados com maior importância, temos escutado isso nos noticiários frequentemente, mas será que entendemos quem são eles?

Republicanos:

McCain... o que precisamos saber sobre ele? nada... como a imagem ilustra parece ser mais um...
Romney... não nos trás nada d+. Eles têm os mesmos ares Republicanos de todos os outros desse partido.

Democratas:
Hillary Clinton(mulher do ex-presidente Bill Clinton (caso Mônica Levinsk- o boquete da casa branca)... representa a volta de um perfil diplomático, boas relações com as todas as nações do mundo, sorrisos nos encontros e sugando da economia dessas nações que mantem boas relações diplomáticas!
Esse país que invade países com "missões de paz"...(todos conhecem esse discurso barato e fedido) e tiram tudo que é possível deles...
É o mesmo país que se engasga numa gota de esperma... um boquete que derruba um presidente...

Agora... ao Senhor Barack Obama depositamos um voto de confianca... Negro...
parece ser a possibilidade de mudanca nessa nação tão grande na economia e tão pequena na ética... nas relações internacionais onde só querem lucro!
VIVA O OBAMA!!!

Quem sabe o movimento dos panteras negras não se sente a vontade para gritar mais uma vez?
A revolução negra não morreu...
(mas isso também seria esperar demais de um paizinho tão pobre ideologicamente!)

Thiago Teixeira(morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments