segunda-feira, 31 de março de 2008

Infeliz "Anivérsario"!!!!(Parte 1) Ditadura inacabada: Golpe completa 44 anos, mas crimes do período continuam arquivados



“Embora tenha acontecido há mais de 30 anos, você vive e revive a tortura. Ela nunca acaba”. O desabafo é de Janaína Teles, que aos 5 anos, viu os pais machucados e extremamente debilitados. “Eles estavam meio verdes, não pareciam meus pais! Nem a voz era mais a deles”, relata. Janaína estava acompanhada de seu irmão, Édson, de 4 anos, e eles não puderam receber o carinho dos pais, pois estes não possuíam força física para beijar ou abraçar os filhos. Viviam a ditadura militar e estavam no DOI-CODI, comandado pelo coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Os pais sobreviveram, tal qual os irmãos, e desde setembro de 2006 movem junto com a tia uma ação declaratória contra Ustra, acusando-o de seqüestro e tortura em 1972 e 1973. O processo não implica pena ou indenização financeira. Tem aspectos éticos e políticos e pede a declaração da ocorrência de danos morais e à integridade física.
....(segue o texto)
Fonte:www.outrosolhos.com.br (com adaptações)
http://www.outrosolhos.com.br/2007/04/03/ditadura-inacabada-golpe-completa-43-anos-mas-crimes-do-periodo-continuam-arquivados/
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 30 de março de 2008

EXEMPLO QUE VEM DA CHINA



Vejo na TV minuto, do metrô: o governo chinês proibiu sacola de plástico. Vai multar o lojista que desobedecer. Qualquer coisa na China envolve números astronômicos. Na Última Hora, jornal popular que a ditadura militar assassinou, Sérgio de Andrade, o Arapuã, na coluna Ora, Bolas!, brincou certa vez: a China ia entrar na Guerra do Vietnã e até já havia enviado um pelotãozinho de reconhecimento com 1 milhão de homens...

Com um quinto dos 6 bilhões de humanos, os chineses se vêem às voltas com nada menos que 3 bilhões de sacolas plásticas POR DIA! Se cada uma tiver 10 gramas, são 30 milhões de quilos diariamente jogados no meio ambiente. E se cada uma custar 1 centavo? São 30 milhões de reais por dia. O governo chinês sugere ao povo que volte a usar cestos e sacolas duráveis.

É bom prestar atenção no que os chineses fazem, eles têm mais de 5.000 anos de experiência.


FONTE: Caros amigos, ano XI nº: 132 março 2008

Danyllo Pereira Souza (Morador da R.E.G.)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 20 de março de 2008

Você sabia?

Em 1933, um ano após visitar universidades e instituições de pesquisas nos Estados Unidos, Einstein renunciou a seus cargos na Alemanha, onde os nazistas já estavam no poder, e fixou residência em território americano. Passou a ensinar no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, do qual se tornaria diretor. Em 1940 adotou a cidadania americana.
Durante esse período, o desenvolvimento de armas nucleares e as manifestações cada vez mais freqüentes de racismo no mundo constituíram as principais preocupações de Einstein. Os físicos alemães Otto Hahn e Lise Meitner tinham descoberto como provocar artificialmente a fissão do urânio. Na Itália, as pesquisas de Enrico Fermi indicavam ser possível provocar uma reação em cadeia, com a liberação de um número cada vez maior de átomos de urânio e, em conseqüência, de enorme quantidade de energia. Fermi, que acabara de chegar aos Estados Unidos, e os físicos húngaros Leo Szilard e Eugene Wigner pediram então a Einstein que entrasse em contato com a Casa Branca. Ele escreveu então uma carta ao presidente Franklin Roosevelt em que alertava para o risco que significaria para a humanidade a utilização pelos nazistas da tecnologia nuclear na fabricação de armas de grande poder destrutivo. Logo após receber a mensagem, o chefe de estado americano deu início ao projeto Manhattan, que tornou os Estados Unidos pioneiros no aproveitamento da energia atômica em todo o mundo e resultou na fabricação da primeira bomba atômica.


http://www.fisica.com.br/Cientistas/AlbertEinstein.htm
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 5 de março de 2008

Ser ou não ser, eis a questão

O problema da REG não está na REG. Está na Prefeitura Municipal de Guanambi!

Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 4 de março de 2008

"É, nóis!"

"As novas gerações e os meninos da REG atual são exemplos de que acreditamos na construção de uma sociedade mais justa e fraterna."

Fonte: blogdolatinha.blogspot.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Mulher-sem-terra!


Dia da Mulher: Qual o sentido dessa data?


A mulher Sem Terra é duplamente oprimida, pela exploração do capital e por ser mulher. Não enfrentam somente as privações sobre seu próprio corpo impostas pela sociedade capitalista machista, mas também a dura caminhada pela sobrevivência na luta pela terra que lhes pertence e pela terra que é hoje devastada pela ambição produtivista imposta pelo capitalismo.


É por sabermos dessa condição que temos o 8 de março como dia de luta contra a opressão da mulher e do sistema que agudiza tal opressão. É nessa data também que apresentamos, principalmente, a pauta nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no que diz respeito ao modelo agrícola. Isso porque são sobretudo as mulheres quem sofrem o impacto do atual modelo agroexportador baseado na pilhagem da natureza e no sufocamento da produção camponesa por conta das grandes transnacionais.


É nesse momento que mulheres Sem Terra de todo o país mobilizam-se para o enfrentamento com o agronegócio, buscando mostrar à sociedade a existência de um projeto alternativo de agricultura, baseado na produção camponesa em pequenas propriedades que respeitem a biodiversidade, além de um projeto alternativo de sociedade, livre de critérios produtivistas e da cega lógica capitalista que torna impossível condições igualitárias para homens e mulheres.


8 de março é dia de lutar!


Entre o fim de fevereiro e o começo de março as mulheres socialistas do início do século XX na Rússia, na Europa e nos Estados Unidos celebravam seu dia de luta a partir de acontecimentos importantes: greves, manifestações, enfrentamentos.Em plena Guerra Mundial, em 1917, na Rússia, as mulheres socialistas realizaram seu Dia da Mulher no dia 23 de fevereiro, pelo calendário russo.


No calendário ocidental, a data correspondia ao dia 8 de março. Neste dia, em Petrogrado, um grande número de mulheres operárias, na maioria tecelãs e costureiras, contrariando a posição do Partido, que achava que aquele não era o momento oportuno para qualquer greve, saíram às ruas em manifestação; foi o estopim do começo da primeira fase da Revolução Russa, conhecida depois como a Revolução de Fevereiro.


Ao longo dos anos, o 8 de março foi se tornando um dia de valorização do fútil, da beleza, do comércio, da confraternização, porém cultivamos o princípio de sua criação como um momento em que as mulheres vão às ruas para se manifestar, fazer suas reivindicações.


Fonte: mst.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments