sábado, 31 de maio de 2008

MST desocupa CDA na Bahia com vitória


30/05/2008


O MST decidiu pôr fim à ocupação que fazia desde o dia 12 de Maio na CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário), em Ondina, depois de uma grande assembléia, realizada nesta quinta-feira, em Salvador (BA).


Os Sem Terra promoveram esta ocupação, com cerca de 500 pessoas, a fim de pressionar o governo do Estado para o cumprimento do acordo realizado em abril do ano passado, quando o MST realizou uma marcha com 5.000 pessoas de Feira de Santana a Salvador e foi recebido publicamente pelo Governador Jaques Wagner. "Nos colocamos à disposição da luta, reconhecendo o direito legítimo de expressão e reivindicação dos movimentos para que as políticas públicas avancem de fato" afirmou Luiz Anselmo, coordenador do órgão.


Em março deste ano, o MST ocupou a Seagri com cerca de 3.000 pessoas, pressionando pelo cumprimento dos itens acordados. O governo havia sinalizado com novos prazos que até então não tinham sido cumpridos."Para nós, trabalhadores rurais e militantes sociais, ficar parados durante 20 dias é um sacrifício muito grande. Mas esta ação foi muito importante porque pudemos esmiuçar nossos projetos e reivindicações, ponto a ponto, para romper os entraves burocráticos e avançar em sua implementação", comenta Lúcia Barbosa, da coordenação nacional do MST.


A maior parte das reivindicações (que já tinham sido aprovadas há mais de um ano) teve sua implementação iniciada ou acelerada. Entre os pontos está assistência técnica e capacitação; recuperação de 5.000 casas; construção de 3.000 casas; 11.013 ligações elétricas; 1.000 km de estradas; implementação de cinco pontos de café; apoio às cadeias produtivas.


mst.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 30 de maio de 2008

FARC-EP


As FARC-EP, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo, divulgou no último domingo dia 25/05 uma nota em que confirmava a morte de seu emblemático líder Manuel Marullanda Vélez, fundador da guerrilha há 44 anos. O comunicado foi lido por Timoleón Jiménez "Timochenko", também membro do secretariado do grupo que congrega outros 7 guerrilheiros.


Mesmo com as recentes perdas - além de Marullanda as FARC-EP perderam nesse ano Raul Reyes e Ivan Ríos - é difícil estabelecer algo sobre o fim da guerrilha: "juramos vencer", disse Timochenko no vídeo divulgado domingo. Alfonso Cano, antropólogo e principal ideólogo do movimento, assumirá o posto de comando com a morte do "comandante en jefe" Manuel Marullanda.


Contexto - As Forças Armadas Revoucionárias da Colômbia, de inspiração marxista-leninista, contam com um número de combatentes que varia de 8.000 a 18.000, segundo estimativas. Atuam principalmente nas áreas rurais do sudeste e nas planícies da base da Cordillheira dos Andes dominando de 15 a 20% do país. Os governos da Colômbia, Estados Unidos e da União Européia definem as FARC-EP como terroristas enquanto que Brasil, Equador, Bolívia não adotam esse título. Cuba e Venezuela preferem caracterizá-los como forças insurgentes.


Opinião - Diante de um governo criminoso e fantoche dos Estados Unidos como o colombiano, as FARC-EP aparecem como alternativa revolucionária socialista para um país empobrecido, recheado de forças para-militares de direita e narco-traficantes. O coro da mídia fascista ajuda a descaracterizar um movimento que nasceu da insurgência camponesa marginalizada ao longo de séculos em um país extremamente desigual.


Longa vida aos guerrilheiros!


Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Grupo de índios é fotografado pela 1ª vez no Acre



Fotografias de um grupo isolado de índios na Amazônia foram divulgadas pela primeira vez por um funcionário da Funai, que sobrevoou a região em uma missão financiada pelo governo do Acre.
O grupo fotografado é o maior dos quatro isolados que existem apenas no Acre. Segundo Meirelles, há registro da presença deles na região desde pelo menos 1910.
"Não sei nada deles, e a idéia é continuar não sabendo", diz Meirelles.
As fotos mostram as malocas do grupo e índios pintados com urucum. Uma delas registrou o momento que membros do grupo tentam acertar o avião do fotógrafo com flechas.
"Enquanto eles estiverem nos recebendo a flechadas, e eu já levei uma na cara, estarão bem. O dia que ficarem bonzinhos, já eram...", disse Meirelles.

Meirelles diz que já foi confirmada a existência de mais de 20 grupos isolados mas que dada a extensão da Amazônia, esse número pode de fato chegar a 40.
Meirelles, que trabalha na Amazônia desde os anos 70, defende que esses povos sejam deixados como estão, já que escolheram permanecer isolados, mas acredita que as pessoas precisam saber que eles existam e que estão sob forte ameaça.
"O futuro deles depende da gente, ou a gente preserva as regiões acidentadas [onde eles vivem] que não servem para agricultura, só servem para serem preservadas, ou essa gente vai acabar."
Segundo o especialista da Funai, os índios que vivem na divisa do Acre com o Peru estão ameaçados pelas atividades predatórias na Amazônia peruana, como a exploração ilegal de madeira e a invasão de terras.
"Tudo que é ilegal que você pode imaginar, acontece na Amazônia peruana. Do lado brasileiro, a gente consegue isolar, evitar invasões, mas a coisa está pegando do lado de lá [do Peru]."
Ele diz ter provas de que pelo menos dois grupos do Peru passaram para a Amazônia brasileira. "São pelo menos duas aldeias com 15 ou 20 casas, mas esses daí você não fotografa. Eu já andei a pé por lá, mas quando você sobrevoa, esse pessoal desaparece."
"Por mim, eles são bem-vindos, mas o meu medo é que essa migração gere conflito [com outros índios estabelecidos no Brasil]."
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Racionamento de Água em Guanambi: A Culpa é de São Pedro ou da Falta de Planejamento dos Órgãos Competentes?


A região de Guanambi está vivenciando uma das maiores secas das últimas décadas e a situação se agrava a cada dia. A barragem de Ceraíma que é reservatório de água de Guanambi, Pindaí, Candiba, Morrinhos, região de Ceraíma etc. está com sua capacidade de água bem abaixo de seu potencial. A barragem tem capacidade para 58 milhões de m³ e atualmente está com apenas 8 milhões de m³ .

A Câmara de Vereadores de Guanambi está promovendo algumas discussões a respeito, inclusive foi criada uma comissão de vereadores para tratar do tema. Em uma destas discussões, na Câmara, foi decidido que será transportada a água da barragem do Poço do Magro para os colonos de Ceraíma, que estão com o abastecimento de água comprometido. Este projeto é uma parceria entre Prefeitura municipal de Guanambi, Câmara de Vereadores de Guanambi, Embasa e Codevasf. Em longo prazo, a discussão é a construção de uma adutora para trazer água do Rio São Francisco até a região, este projeto seria de autoria do Governo do Estado.

A seca é tão grave que está circulando carro de som na cidade de Guanambi informando que a distribuição de água foi reduzida em duas horas a cada dia. Há também a solicitação para que o “povo” denuncie quando as pessoas estiverem lavando calçadas, motos, carros etc. para que os órgãos competentes tomem as decisões cabíveis.

O engraçado de tudo isso (se é que tem graça) é que a culpa sempre é jogada para o POVO, enquanto que os órgãos competentes, como a Codevasf, embasa e prefeitura se omitem da responsabilidade. É fácil de perceber isso, pois se faz campanha para denunciar as pessoas que estão lavando calçadas, carros etc.. Aqui cabe uma pergunta: porque então estes órgãos nunca fizeram uma campanha de conscientização do bom aproveitamento da água? Os colonos de Ceraíma estão encontrando muitas dificuldades em seus cultivos, mas quem os colocou lá foi exatamente a Codevasf. E agora a alternativa que resta é bloquear a água dos colonos? O sistema de irrigação dos colonos de Ceraíma é do tipo alagação, ou seja, a água é fornecida ininterruptamente. Portanto, porque os responsáveis pela distribuição de água não planejaram um sistema de irrigação mais econômico?

Infelizmente as respostas para estas questões continuam sendo um enigma. Será que é falta de vontade? Será que tudo é politicagem? Ou será que é falta de planejamento? O que se sabe é que é bem mais cômodo jogar a culpa para o povo, ao invés de assumir as responsabilidades pelos erros e falta de planejamento cometidos.

Enquanto não há respostas para estas questões, vamos torcer para que as discussões saiam do papel e se consolidem na prática para que o problema de abastecimento de água seja solucionado. Caso contrário, devemos torcer muito para que São Pedro faça hora extra.

Edmilson Nascimento (Júnior) – morador da R.E.G.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Mata atlântica cada vez menor

Acabam de ser divulgados números preocupantes sobre o estado atual do mais devastado dos biomas brasileiros. A nova edição do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica revela que, embora o ritmo de desmatamento tenha diminuído, restam apenas 97.596 km² dos 1,3 milhões de km² da mata – isso equivale a apenas 7,26% da cobertura vegetal original. Em alguns estados, a tendência é a redução das áreas de mata. O atlas está disponível na internet e foi elaborado por uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Para a elaboração do documento, foram usados dados gerados por satélites entre 2000 e 2005, em 16 dos 17 estados onde há mata atlântica, correspondentes a 98% do bioma – apenas o Piauí não foi avaliado. A mata atlântica está mais ameaçada na Bahia, em Minas Gerais e Santa Catarina, onde ela ainda ocupa áreas significativas, mas que têm sido alvo preferencial do desmatamento. Já os demais estados cobertos por esse bioma, como Rio de Janeiro e São Paulo, contribuíram para que o percentual nacional de derrubada dessa mata fosse reduzido em 69%. Essa redução, no entanto, não é de se surpreender, já que quase não há mais o que desmatar nesses estados, como aponta Marcia Hirota, diretora de gestão do conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica. “Boa parte do que restou da mata se encontra em locais de relevo acidentado, de difícil exploração”, esclarece Hirota. Segundo a pesquisadora, as ações do poder público, dos órgãos governamentais, das ONGs e da sociedade mais conscientizada também contribuíram para reduzir o ritmo do desmatamento

Desmatamento formiga
Isso não significa, porém, que cessaram as pressões sobre o bioma. “No Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, prevalece o chamado ‘desmatamento formiga’, pequeno demais para ser detectado pelos satélites, mas que não deixa de causar estragos”, alerta Hirota. “Geralmente, ele é feito para a construção de empreendimentos imobiliários”. Os dados divulgados no atlas contrariam as estimativas recentes do governo federal de que existe ainda 20% de cobertura vegetal característica de mata atlântica no Brasil. A divergência se explica pelo método usado nas duas estimativas: o governo considera os estados intermediários de regeneração da floresta; já o atlas leva em conta apenas as áreas com mata original

Andressa Spata Ciência Hoje On-line 28/05/2008

Postado por Emerson C. Nascimento (morador da R.E.G)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 28 de maio de 2008

"Fazendo Media" pede apoio para manter sua sede


O site Fazendo Media, mantido por profissionais e estudantes de Comunicação Social, História e Educação, está lutando para manter a sua sede, no centro do Rio de Janeiro. Voltado à análise crítica da mídia e de suas relações com o poder político-econômico, o Fazendo Media é composto pelo site e por um jornal impresso, com periodicidade mensal.


Marcelo Salles, um dos coordenadores do projeto, escreveu uma nota explicando as dificuldades de manter a publicação e solicitando a contribuição de quem quiser garantir a sua continuidade. Marcelo relata:“Em março deste ano alugamos uma salinha no centro do Rio, em parceria com a revista Consciência.Net. O endereço, para quem quiser nos visitar, é: Rua do Ouvidor 50, 5° andar. É quase esquina com a Av. Primeiro de Março.


A conquista desse espaço é uma vitória para o Fazendo Media, que conseguiu alugar sua primeira sede após cinco anos de trabalho. Entretanto, corremos sério risco de perdê-la. Em nossa última reunião mensal, realizada sexta-feira passada, dia 16 de maio, chegamos à conclusão de que nosso "caixinha" seria suficiente apenas para o pagamento de mais dois meses de aluguel"."A receita projetada com a venda de assinaturas não se confirmou e, como não temos anúncio (a não ser os do Google, que até hoje não conseguimos sacar), a triste solução será entregar as chaves.


Entretanto, como este fazendomedia.com possui 2 mil visitantes únicos por dia e circula por um número incalculável de pessoas via correio eletrônico, antes de desistir da sala vou fazer um apelo a cada um de vocês que me lê: faça uma assinatura do Fazendo Media impresso ou uma doação de qualquer valor. Sua contribuição pode ser decisiva para a continuidade do nosso trabalho, cujo objetivo final é a democratização dos meios de comunicação no Brasil”.Há duas formas diretas para ajudar a manter o Fazendo Media:


Assinatura:Um ano (doze edições): R$ 45,00
Dois anos (vinte e quatro edições): R$ 85,00

Conta para depósito:Caixa Econômica Federal
Agência: 0222Conta: 3131-2Operação: 013
Fonte: mst.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Genes de tigre-da-tasmânia ressuscitados

Seqüências genéticas desse animal já extinto são implantadas com sucesso em camundongos.


A extinção de um animal pode não representar o fim da possibilidade de estudar as funções biológicas de seus genes. Seqüências genéticas do tigre-da-tasmânia, extinto na década de 1930, foram implantadas com sucesso em embriões de camundongos. Essa é a primeira vez que o DNA de uma espécie extinta é usado para produzir uma resposta funcional em outro organismo.
Até agora os pesquisadores eram capazes apenas de analisar in vitro seqüências de genes extraídas de animais extintos. “Essa pesquisa foi essencial para darmos um passo adiante e examinarmos a função de genes já extintos em um organismo inteiro”, afirmou à imprensa Andrew Pask, pesquisador da Universidade de Melbourne (Austrália) e coordenador do estudo, que teve também autores da Universidade do Texas (Estados Unidos).
Sabe-se muito pouco sobre o tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus), também conhecido como lobo-da-tasmânia. Por ser considerado uma ameaça aos rebanhos dessa ilha ao sudeste da Austrália, o animal foi caçado até sua extinção em vida selvagem, por volta do ano 1900. O último desses marsupiais carnívoros morreu em cativeiro no zoológico da cidade de Hobart, na Austrália, em setembro de 1936.
Os pesquisadores isolaram parte do DNA de espécimes do tigre preservados há mais de 100 anos em etanol no Museu Victoria, em Melbourne. Eles escolheram o gene Col2a1, por ser relativamente conservado entre os mamíferos. Depois de se certificarem de que o DNA realmente pertencia ao animal, o material foi injetado em embriões de camundongos. Os genes foram reativados e assumiram a função de desenvolver a cartilagem que mais tarde formaria os ossos dos roedores.
Os resultados da pesquisa, publicados esta semana na revista PLoS One, mostram que o gene Col2a1 tem a função de desenvolver ossos e cartilagens nos tigres-da-tasmânia, da mesma forma que seu similar age em camundongos. Para os cientistas, o estudo tem enorme potencial para o desenvolvimento de novos biomedicamentos e para o maior entendimento da biologia dos animais extintos.
*
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 27 de maio de 2008

Xenofobia faz imigrantes deixarem casas na África do Sul


Milhares de estrangeiros que vivem na África do Sul procuraram refúgio em delegacias de polícia e igrejas em meio a uma onda de ataques contra comunidades de imigrantes na cidade de Johanesburgo e arredores. Segundo a polícia, pelo menos 20 pessoas morreram desde que a violência começou, há uma semana.

De acordo com a ONG Médicos Sem Fronteiras, cerca de seis mil pessoas deixaram suas casas temendo ataques na região de Johanesburgo.

Dois mil procuraram refúgio em uma delegacia de polícia no centro da cidade.

Segundo relatos, houve mais ataques nesta segunda-feira, com barracos em assentamentos de imigrantes sendo incendiados.

O correspondente da BBC na África do Sul, Peter Biles, disse que a Cruz Vermelha sul-africana lançou um apelo por US$ 130 mil em doações para ajuda de emergência aos afetados pela violência.

Segundo o correspondente, a entidade disse estar preocupada com a possibilidade de que os ataques xenófobos se alastrem por outras áreas.

Sem controle Policiais usaram gás lacrimogêneo e balas de borracha numa tentativa de impedir que gangues de jovens armados atacassem estrangeiros e destruíssem suas propriedades.

Algumas das vítimas foram queimadas e outras espancadas até a morte. Durante a noite de sexta-feira, mais de 50 pessoas foram levadas para hospitais com ferimentos de bala e faca.

Uma igreja onde cerca de mil imigrantes do Zimbábue procuravam refúgio foi atacada.

"Nós consideramos que a situação está tão grave que a polícia não tem mais controle sobre o que está acontecendo", disse o bispo da igreja atacada, Paul Veryn.

Muitos estrangeiros se dirigiram a delegacias de polícia, levando todos os pertences que podiam carregar, em busca de proteção.

Uma mulher oriunda do Zimbábue disse à BBC que preferia voltar para seu país a perder seus dois filhos para as gangues.

Problemas sociais A onda de violência começou há cerca de uma semana no distrito de Alexandra. Imigrantes vindos de países vizinhos foram cercados por homens levando armas e barras de ferro e gritando "expulsem os estrangeiros".


Pessoas do Zimbábue, Moçambique e Malauí fugiram para bairros próximos.

Casas foram queimadas e lojas saqueadas, e a violência se espalhou para outras áreas da cidade.

Desde o fim do apartheid, o sistema de segregação racial que vigorava na África do Sul, milhões de imigrantes se dirigiram ao país em busca de trabalho e proteção.

Mas eles acabaram sendo considerados por muitos como responsáveis por alguns dos problemas sociais da África do Sul, como a alta taxa de desemprego, a falta de moradia e um dos níveis de criminalidade mais altos do mundo.

O presidente sul-africano Thabo Mbeki disse que vai organizar um painel de especialistas para investigar as causas da violência, enquanto o líder do partido governista, Jacob Zuma, condenou os ataques.

FONTE: BBC.COM
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A ofensiva


A REG prepara uma nova ofensiva para os meses de junho, julho e agosto. Visando a obtenção de uma casa própria que possa abrigar em Salvador os estudantes carentes de Guanambi serão realizadas na comunidade durante esses meses diversas atividades, como: panfletagem, abaixo-assinado, faixas nas ruas, campanha na mídia local, além do tradicional boca-a-boca.



Essas manifestações têm como objetivo divulgar o nome e a causa da Residência do Estudante de Guanambi perante a população do município, para que a partir daí, o povo possa tomar ciência de que esse anseio é plenamente legítimo, urgente e necessário.




Nunca é demais lembrar que quando o povo quer, tudo pode acontecer. Casa própria já!




Wanderson Pimenta (morador da REG)




Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 24 de maio de 2008

Juvenal,um brasileiro




Se alguém quiser entender o verdadeiro sentido da palavra populista, basta ligar a TV Globo naquela novela das 8 que começa às 9. Populista é o jeito que as pessoas com ódio do populacho encontraram para se referir a alguém que é popular, que – horror! – fala a língua e conhece a alma do povo. Eis que pontifica por lá, no horário paradoxalmente nobre, o extrovertido Juvenal Antena. Ele é o líder da Portelinha – uma favela plana que tem muito mais cara de subúrbio. Juvenal é o populista clássico, já que é extremamente popular. Leva a vida com a intensidade do linguajar trôpego e das emoções sinceras. Tem uma filha moreninha e namoradas sapecas. É roliço, falastrão, torrado de sol – um cativante personagem dos trópicos.

É como se Lula e Antonio Carlos Magalhães tivessem tido um filho juntos, como se Zeca Pagodinho se encontrasse com Macunaíma não no bar, mas numa sessão do Senado em que estivesse presente o impoluto Agripino Maia, o apologista dos torturadores.

Juvenal preside um confessionário para a massa, uma espécie de Casas Bahia do sentimento, com farto crediário e intrínseca credibilidade. Dirime pendengas, fornece benesses, administra justiça – a seu jeito, bem entendido. Assiste os pobres, paterno e paternalista. É um coronel do asfalto, mestre naquela política que dá pão e samba e cobra o beija-mão. Está em campanha, acuado por um adversário new face. Vai perder – está escrito. Mas também dá para adivinhar que Aguinaldo Silva vai deixar no ar aquela suspeita de que plus ça chance, plus c’est la même chose.


Fonte: Carta capital
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Reação ao estímulo


O sangue que escorreu do braço do engenheiro da Eletrobrás Paulo Fernando Rezende, ferido por indígenas na terça-feira 20, turvou novamente o diálogo com os interessados na construção de hidrelétricas no rio Xingu. Rezende foi atingido após discursar a favor da usina de Belo Monte a uma platéia de ribeirinhos, ambientalistas e indígenas que participavam do Encontro Xingu Vivo para Sempre, em Altamira (PA). No dia seguinte, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar a agressão.


A idéia das usinas é antiga e nunca foi aceita pelos indígenas. Em 1989, num debate sobre a mesma obra (então chamada de Kararaô), a índia Túria, da etnia caiapó, hostilizou e encostou um facão no rosto do presidente da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes. O episódio repercutiu Brasil afora e o Banco Mundial desistiu de financiar a obra.Hoje, a usina de Belo Monte é um dos projetos prioritários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, focado em suprir a carência energética brasileira. Como ficou claro em Altamira, há muita animosidade. Em nota, a comissão organizadora do encontro lamentou a agressão, que “não representa o espírito democrático de diálogo”. A antropóloga e professora da PUC/SP, Carmen Junqueira, estuda populações indígenas há 40 anos e falou à CartaCapital.


Carta capital:um debate terminar em agressão física é sinal de incapacidade dos índios para se defender com palavras?

Carmen Junqueira: Na história indígena, não há registro de ataques que não sejam para se defender. Eles estão se defendendo de uma ameaça ao seu hábitat. Não sabemos o que foi dito, o que foi questionado e como foi respondido. O índio reage quando estimulado.

CC: A perspectiva de hidrelétricas no Xingu não é nova. Por que não se criou um ambiente de diálogo entre os indígenas e a sociedade?

CJ: A contradição não é entre indígenas e não indígenas. É entre duas formas de distribuir a riqueza do País. É muito difícil dialogar com o desenvolvimentismo a qualquer custo. Há uma enormidade de brasileiros, não apenas indígenas, preteridos nesse processo.

CC: Quem deve ser punido pela violência contra o engenheiro?

CJ: Houve uma agressão que não se justifica do ponto de vista humano. A organização falhou, pois em um evento tenso como esse não poderia haver armas. Os caiapó são enfezados, são muito inteligentes, entendem bem o português, conhecem madeireiros e toda a malandragem do homem branco. Não devia ser permitido que entrassem com facões.

CC: É possível existir um debate razoável?

CJ: Índio não é criança. É preciso um ambiente em que verdadeiramente exista negociação, e isso não está acontecendo. Conheço esses engenheiros há anos. Eles não movem um milímetro suas intenções, enquanto os índios são constantemente iludidos.


Fonte: Carta Capital.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

O preço que se paga por falar a verdade


Há muito tempo que eu suspeito dessa idéia de que vivemos numa democracia, num país livre e que temos liberdade de expressão. Aliás, quanto mais desigual uma sociedade, mais os detentores do poder falam em democracia. Quanto mais neoliberal a economia de uma nação, mais se fala em liberdade.

A democracia brasileira exclui mais de 35 milhões de pessoas. Só para se ter uma idéia, esse número equivale a população da Argentina. Exclui porque a suposta democracia nacional impede essas pessoas de terem acesso aos direitos mais básicos, como: saúde, educação, habitação, segurança pública e liberdade de opinião. Assim sendo, falar em democracia no Brasil é, no mínimo, contraditório.

Pois bem. Vamos ao que interessa.

Guanambi, 21 de maio de 2008 – Nesse dia, em “nossa querida” cidade, aparece no site www.faroldacidade.com.br a seguinte notícia: “MST invade terras do ‘Projeto Estreito’ em Sebastião Laranjeiras”. Como simpatizante da causa dos TRABALHADORES SEM TERRA, não pensei duas vezes em ler a matéria. Veja http://www.faroldacidade.com.br/?lk=faWepZXh06QQU&id=10079&ct=1.

Ao terminar de ler o texto, me deparo com o seguinte comentário: “É mais um absurdo desse abominável grupo de irresponsáveis denominado"Sem terra" que nem existe juridicamente,para fugirem de processos na justiça.E o que é pior vivem ás custas do dinheiro público,dos nossas suadas contribuições impostas pelo governo em forma de impostos.Com um agravante, é apoiado pelo PT e pelo presidente LULLA. Chumbo grosso neles!!!!!!!”, assinado por um sujeito denominado Paulo Carvalho Morais. Logo enviei um comentário em que questionei o termo “invade” usado pelo site e fiz um contraponto às palavras do SR. Morais. Recebi como resposta do administrador do site, o seguinte:

“Ao invés de questionar o termo mais apropriado da manchete do site para a referida matéria, gostaria que o caro internauta tentasse explicar as razões para a "invasão ou ocupação" da referida área”. Então percebi que havia mexido num vespeiro, mas tive que responder: “Em primeiro lugar, o papel de esclarecer as razões para a ocupação cabe a mídia e não a mim, mero leitor. Creio ser preciso antes de publicar um texto jornalístico checar as informações de antemão e ouvir as duas partes, o que não foi feito”. Lascou...

A ira dos doutos – Lembra daquele papinho que ouvíamos sobre liberdade de expressão? Jogue fora. Primeiro, porque para se falar a verdade é preciso pagar um preço: a exclusão. Segundo, ninguém quer ser excluído, sendo assim, é melhor ficar calado. Até porque, em boca fechada não entra mosquito nem besouro sem asas. A resposta que me deram nessa minha segunda intervenção foi forte. Cheguei a conclusão de que estavam me cozinhando a “banho-maria”. Veja a resposta:


"Caro Wanderson da REG: Você entra em contradição quando diz que não é seu papel esclarecer as razões da ocupação (invasão), mas logo em seguida faz uma defesa velada do movimento. Afinal qual é a sua? Quanto ao seu comentário maldoso sobre o farol da cidade e ao nosso trabalho reitero que o valor da nota a qual você se refere foi o mesmo que eu sempre cobrei por mais de 20 anos para defender a Residência dos Estudantes de Guanambi em Salvador. Acho que você não era nem nascido. Criticar uma matéria considero natural, porem não sabia que era proibido divulgar um release de orgão público sem nada cobrar por isso. Continue estudando”. Percebi que o “jornalista” havia lido algo mais do que meus simples comentários. Ele havia lido isso: http://blogdareg.blogspot.com/2008/05/o-farol-da-campanha-ou-o-jornalismo-de.html.

A polêmica está à solta. Espero que possamos refletir sobre o que significa liberdade de opinião. A alusão à Residência do Estudante de Guanambi (REG) foi golpe baixo, nítida tentativa de coação. Revela o jogo sujo do poder em nossa sociedade: a tática perversa do “uma mão lava a outra”. Quem não se sujeita a essa prática é perseguido. Minha convicção de que a verdade não foi mesmo feita para ser dita se reforçou. Declaro aqui a instauração do “observatório da imprensa” regional. Fernando Alves “Repórter”: continue estudando também!





Wanderson Pimenta (morador da REG)

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments


Lula intervém em discussão entre Minc e Maggi

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu intervir no bate-boca entre o futuro ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR). Em reunião que pretende fazer com os dois, no máximo até terça-feira, dia em que Minc tomará posse, Lula vai pedir que eles suspendam as agressões mútuas. Um auxiliar do presidente disse ao jornal "O Estado de S. Paulo" que, a cada desaforo de um para o outro, Lula reclama: ?Será que esses dois não percebem que isso prejudica a imagem do País lá fora, justamente num momento tão bom para os nossos negócios?? Foi Minc quem puxou a briga. Logo que aceitou o chamado para suceder a senadora Marina Silva, na semana passada, atacou Maggi, um importante aliado de Lula, defensor intransigente do agronegócio. De Paris, onde estava e de onde concedeu entrevistas, Minc elegeu Maggi como ?inimigo da floresta? e insinuou que o governador só não planta soja nos Andes porque não pode.Maggi reagiu dizendo não ter terras nos Andes e que é folclore a informação, circulante nos meios ambientais, de que é o maior plantador individual de soja do mundo. Minc rebateu insinuando que Maggi era um piromaníaco. E, na quarta-feira, anunciou que o desmatamento aumentou 60% em Mato Grosso no mês de abril, antecipando anúncio oficial que será feito na segunda-feira. Maggi contestou os dados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

China e Rússia condenam escudos antimísseis dos EUA
Os presidentes da China, Hu Jintao, e Rússia, Dmitri Medvedev, assinaram hoje em Pequim um comunicado conjunto no qual criticam duramente os escudos antimísseis dos Estados Unidos.
"As duas partes afirmam que o estabelecimento de um sistema defensivo global de mísseis, com seu desdobramento em certas partes do mundo e planos para esta cooperação, não ajudará a apoiar o equilíbrio e a estabilidade estratégias. Além disso, prejudica os esforços internacionais de controle de armas e não-proliferação nuclear", diz o documento.
Washington pretende instalar dez plataformas de lançamento de mísseis interceptores na Polônia e um sistema de radar controlador na República Tcheca. O objetivo será evitarem possíveis ataque de países como o Irã, gerando críticas da Rússia, aliada próxima a Teerã, com quem compartilha interesses econômicos e estratégicos.
Apesar de China e Rússia já terem condenado em ocasiões anteriores o escudo antimísseis americano, os dois países ainda não tinham feito uma condenação conjunta.
A cooperação energética e militar também está incluída na agenda da visita de Medvedev, durante a qual China e Rússia concluirão um acordo avaliado em US$ 1 bilhão para o fornecimento de urânio semi-enriquecido russo à China e a construção neste país de uma planta de enriquecimento do mineral.
O reforço da cooperação militar, depois que os dois exércitos começaram a fazer exercícios juntos em 2005, será outro dos assuntos presentes nas conversas.
Em matéria militar, Medvedev manifestou sua intenção de assinar um acordo de proteção da propriedade intelectual de armamento - uma de suas principais exportações para a China - depois que Moscou afirmou recentemente que alguns equipamentos militares chineses eram mera cópia dos seus.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Divulgação



FUNDAÇÃO PEDRO CALMON CONVIDA:


Em maio, o Ciclo de Conferências “Memória dos Movimentos Sociais da Bahia” traz como tema a história dos movimentos de trabalhadores no estado. Convidamos você a participar, na última quinta-feira deste mês, dia 29, da Conferência “Movimento de Trabalhadores na Bahia”, que terá a participação de Thaiz Silveira Braga, Especialista em mercado do trabalho e trabalho informal na Bahia; Martiniano José dos Santos, Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/BA) e José Antonio da Silva, Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG). A Conferência terá início às 17h.


Programação - O Ciclo de Conferências segue até o mês de novembro, com os seguintes debates: Movimento Negro na Bahia; Movimento de Trabalhadores na Bahia; Movimento de Luta Pela Terra na Bahia (MST); 40 anos do Movimento Estudantil; Movimento de Gay, Lésbicas, Travestis e Transgêneros na Bahia (GLBTT), Movimento Ambientalista na Bahia, Movimento Contra Intolerância Religiosa e o Movimento Comunitário dos Bairros Populares.

Movimento de Trabalhadores na Bahia
Data: 29 de maio de 2008 (quinta-feira)
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris)
Horário: 17h

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Marina Silva: "A Amazônia está acima de nós"


A magricela Marina Silva, 50, senadora petista do Acre, já perdeu três quilos desde que entrou no olho do furacão, após surpreender ao presidente Lula na semana passada com o pedido de demissão do cargo de ministra do Meio Ambiente.


- Estou só a tala - diz com exclusividade a Terra Magazine.


Ao deixar o ministério, a ex-seringueira e ex-empregada doméstica alfabetizada aos 17 anos, conseguiu gerar, dentro e fora do País, uma repercussão que suplantou aquelas que ocorriam eventualmente com a queda de algum titular do Ministério da Fazenda.


Ela espera do sucessor Carlos Minc, como demonstração de continuidade da política ambiental, que resista à pressão do governador Blairo Maggi, do Mato Grosso, que atua contra a manutenção da resolução do Conselho Monetário Nacional que, a partir de 1º de julho, obriga o sistema financeiro a exigir regularidade ambiental como condição para o crédito rural na Amazônia.


- Além da manutenção da implementação da resolução do Conselho Monetário Nacional, que lute firmemente contra a alteração do código florestal, que levaria a mais desmatamento na Amazônia. É necessário manter e fortalecer as operações de combate ao desmatamento - insiste a ex-ministra.


Marina Silva disse que quando se ocupa um espaço de poder, mesmo sendo algo pequeno, como uma coluna de jornal, sofremos a tentação de querer olhar as pessoas de cima para baixo.
- Aprendi, e não foi agora, mas com muitas pessoas ao longo da vida, como Chico Mendes e dom Moacir Grechi, que a gente tem que olhar de baixo para cima. De baixo para cima a gente consegue enxergar o que está acima de nós. A Amazônia está acima de nós. E com esse olhar a gente é capaz de enxergar que, para fazer algo que seja bom, é preciso se colocar numa perspectiva de serviço, que também pode ser o gesto de abrir o caminho para que outro ocupe o seu lugar. Eu já disse que é melhor ver o filho vivo no colo de outro a vê-lo jazer no próprio colo.
A partir de hoje a senadora passa a cumprir licença de 10 dias para descanso. Vai passsar o final de semana no seu "Acre querido", mas nega a disposição para ser candidata a governadora do Estado.


- Temos bons nomes: Binho Marques, Jorge Viana e Tião Viana. Não estou pensando nas próximas eleições, mas naquilo que será o futuro das próximas gerações.


Fonte: Terra Magazine
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

MANIFESTO DE APOIO AOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DO MST DA BAHIA E DO BRASIL

MANIFESTO DE APOIO AOS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DO MST DA BAHIA E DO BRASIL PELA PERSISTENTE LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES DA CIDADE E DO CAMPO E DA SOBERANIA DA NAÇÃO


Nós, estudantes, professores, pesquisadores, que trabalhamos em ações em áreas de reforma agrária nos manifestamos em solidariedade aos companheiros trabalhadores e trabalhadoras do campo que lutam persistentemente em defesa das reivindicações da maioria da população brasileira que almeja terra, trabalho, educação, vida digna e soberania da nação.

Manifestando-nos exigindo que Governo Wagner cumpra com seu mandato delegado pelo povo baiano, atendendo imediatamente as reivindicações encaminhadas por aqueles que vêm contribuindo para a construção de um projeto de sociedade popular, independente, democrática e soberana, sociedade essa sem exploradores onde o trabalho que dignifica o ser humano tenha supremacia sobre os interesses mesquinhos e perversos do capital.

Responsabilizamos o Governo Wagner por não ter assentado as famílias que vivem hoje debaixo da lona preta, correndo risco de vida e por não ter atendido as reivindicações indispensáveis para enfrentar a questão da miséria e da pobreza no campo, o que leva os companheiros do MST a ocuparem a sede da Coordenação do Desenvolvimento Agrário na Bahia, para serem ouvidos e atendidos em suas justas reivindicações expressas em pontos entregues e acordados com o Governo quando da Marcha realizada em 2007 entre Feira de Santana e Salvador.
Concordamos, apoiamos e exigimos que a pauta de reivindicação colocada pelo MST na Bahia, que prevê entre outras coisas, demarcação de terras, construção de casas, reformas, infra-estrutura nos assentamentos, o assentamento de famílias, a liberação de recursos públicos para assistência técnica, educação, saúde e vida digna no campo seja IMEDIATAMENTE ATENDIDA.

PELA UNIÃO DOS TRABALHADORES DA CIDADE E DO CAMPO ASSINAMOS ESTE MANIFESTO PREOFESSORES, ESTUDANTES E PESQUISADORES DE AÇÕES INTERDISCIPLINARES EM ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA.


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 20 de maio de 2008

Sem Terra permanecem acampados na CDA da Bahia


Trabalhadores do MST continuam acampados na CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário), em Salvador, na Bahia.


Desde de 12 de maio, 500 sem terra permanecem no local para combrar o cumprimento de acordos firmados com o Governo Estadual.Os acordos são referentes a investimentos em infraestrutura nos assentamentos de Reforma Agrária da Bahia e foram estabelecidos em abril de 2007.


Em março deste ano, o acordo foi reafirmado pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário de agricultura Geraldo Simões, que garantiram a reforma de cinco mil casas, construção de três mil, construção e recuperação de estradas e convênios de assistência técnica. Porém, até agora, nenhum desses pontos foi cumprido.


No estado, mais de 10 mil assentados e 30 mil acampados estão há um ano e meio aguardando o cumprimento destes acertos. Os trabalhadores exigem uma audiência com Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Secretaria de Agricultura, Casa Civil, Casa Militar e SEMARH.


Fonte: mst.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Desigualdade Social na Criminalidade


Todos nós sabemos que pessoas que possuem diploma de nível superior têm direito de prisão especial até o julgamento, mas será que isso é correto? Porque que um criminoso sem escolaridade superior tem direito a uma prisão comum e um criminoso com escolaridade superior tem direito a prisão especial?

Carl Marx disse: “aquele que tem a oportunidade de ingressar nos estudos científicos deverão ser os primeiros a pôr seus conhecimentos a serviço da humanidade”.

Sabe-se que o ensino superior é mantido por impostos que todos nós brasileiros pagamos, portanto, o cidadão que teve oportunidade de ter uma formação superior tem uma dívida com a sociedade. Mas o que a lei brasileira faz é justamente o contrário, ele beneficia o criminoso de nível superior que se comporta contra a sociedade que o financiou.

Na minha concepção, fazendo uma análise social, esta lei é mais uma prova que a lei no Brasil só favorece a elite.


Edmilson Nascimento (Júnior) - morador da R.E.G.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

508 ANOS DO DESCOBRIMENTO: AVANÇO OU RETROCESSO?


A ex-ministra do meio-ambiente, Marina Silva, pediu demissão porque não tinha mais forças dentro do ministério, ou seja, suas propostas de defesa ambiental não eram compatíveis com o projeto de “desenvolvimento do Governo Lula”. Será que defender a Amazônia é um requisito para qualificar uma ministra como incompetente para o cargo?


Quando o Brasil foi “descoberto” pelos “queridos” portugueses iniciou-se a devastação da Mata Atlântica e da Amazônia simbolizada pela extração do Pau-Brasil. Passaram-se 508 anos e a devastação continua a todo vapor: O Bom dia Brasil desta terça-feira (20/05/2008), exibido pela Rede Globo de Televisão, divulgou que o IBAMA apreendeu 340 caminhões carregados de madeira de lei (Jatobá) na madrugada do mesmo dia. Imagine quanta madeira não é retirada da Amazônia em um ano.


Com a demissão de Marina Silva faço uma pergunta: qual deve ser o perfil de um ministro ou ministra do meio-ambiente? Deve ser um perfil de combate, comprometido de fato com a preservação do meio ambiente, ou deve ter um perfil mais flexível, emitindo licenças ambientais com mais agilidade, permitindo a devastação da Amazônia em prol de um falso desenvolvimento?


Ao novo ministro do meio-ambiente, Carlos Minc, desejo muita garra e muito oxigênio (enquanto ainda restam algumas árvores para produzi-lo) para enfrentar este novo desafio de preservação ambiental e que ele não seja corrompido pelo falso discurso de desenvolvimento, uma vez que não pode haver desenvolvimento destruindo o meio-ambiente sem renová-lo.


Edmilson Nascimento (Júnior) - morador da R.E.G.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

VIVA A PETROBRAS?


Há pouco tempo o Brasil conquistou a auto-suficiência em petróleo devido ao trabalho da PETROBRAS. Este marco foi muito comemorado pelo governo e por muitos Brasileiros. Hoje, muitos jornais das grandes emissoras de televisão, divulgaram com grande satisfação que a empresa PETROBRAS ultrapassou o valor de ações da poderosa Microsoft e já é a terceira maior empresa das Américas. Temos que comemorar, afinal de contas estamos fora das especulações do preço do petróleo: Será?

Sempre ouvimos dizer que quando os preços das mercadorias sobem é devido ao aumento do preço do barril de petróleo, o qual é cotado em dólar. Porém, porque o inverso não ocorre? Já que o Brasil é auto-suficiente em petróleo e que o Real está mais valorizado que antes, porque não ocorre a queda dos preços das mercadorias?

Claro que estes cálculos não são tão simples assim, porém é de se questionar o porque que as mercadorias continuam subindo apesar da valorização do Real e desvalorização do dólar.

Portanto, como brasileiro que sou, deveria comemorar a valorização da “nossa” PETROBRAS, mas como os nossos representantes políticos não enxergam dessa forma, tenho que analisar esta notícia como mero consumidor. Desta forma, não tenho motivos para comemorar, uma vez que o alimento, educação, saúde e transporte estão cada vez mais caros.


Edmilson Nascimento (Júnior) - morador da R.E.G.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 18 de maio de 2008

O farol da campanha, ou o jornalismo de esgoto


O principal site/portal de notícias da região de Guanambi, o "faroldacidade.com.br", do repórter Fernando Alves, insiste numa linha propagandista, no mínimo, estranha.


Como se não bastasse ser quase o veículo oficial da gestão do atual prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, o Farol da Cidade estampa em sua página principal, neste domingo, uma reportagem sem o mínimo de interesse jornalístico sobre uma suposta obra de esgotamento sanitário realizada pela Prefeitura Municipal de Caetité. Veja aqui, http://www.faroldacidade.com.br/?lk=faWepZXh06QQU&id=10041&ct=%.


Basta ler o texto e a sensação que se tem é curiosa: qual a importância para o leitor saber que uma prefeitura anda por aí canalizando esgoto? Detalhe: não há crítica nenhuma, somente mera divulgação, publicidade barata disfarçada de jornalismo.


O site poderia disponibilizar ao lado da matéria o valor pago pela nota. Deveria ter o mínimo de respeito por quem quer ler algo que sirva para alguma coisa.


Wanderson Pimenta (morador da REG)



Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

Haddad quer acertar agenda com portugueses para implantar nova ortografia


O ministro brasileiro da Educação, Fernando Haddad, disse nesse sábado à Lusa que o Brasil quer acertar com Portugal uma agenda para implantar as medidas propostas no acordo ortográfico, após a aprovação pelo Parlamento português na sexta-feira (16) do segundo protocolo modificativo.O governo brasileiro recebeu com muita satisfação a decisão da Assembléia da República de Portugal de aprovar o segundo protocolo modificativo, que abre caminho para a entrada em vigor do acordo ortográfico em Portugal."O acordo ortográfico simboliza o sentimento de unidade dos países de língua portuguesa e permitirá o aprofundamento da cooperação e integração internacional entre os países membros da CPLP", declarou Haddad à Lusa.O ministro brasileiro disse que quer marcar duas reuniões com a sua homóloga portuguesa, Maria de Lurdes Rodrigues, uma em Lisboa e outra em Brasília, para acertar o cronograma de implantação das medidas estabelecidas no acordo ortográfico.

Nesse encontro, o ministro apresentará a Portugal a proposta elaborada pela Comissão para Definição da Política de Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa (COLIP), que prevê o início da reforma ortográfica da língua portuguesa no Brasil já a partir de janeiro de 2009.Esta proposta prevê um prazo de transição de três anos para que a nova ortografia seja plenamente adotada no país.O ministro informou ainda à Lusa que já ordenou à Secretaria de Educação Básica a produção de um manual com as medidas do acordo ortográfico e instruções para os professores, que será distribuído pela Rede Pública de Educação Básica em todo o Brasil.A Academia Brasileira de Letras também recebeu com entusiasmo a decisão da Assembléia da República de Portugal, considerando a aprovação como um "marco histórico"."Inscreve-se, finalmente, a língua portuguesa no rol daquelas que conseguiram beneficiar-se há mais tempo da unificação de seu sistema de grafar, numa demonstração de consciência da política do idioma e de maturidade na defesa, difusão e ilustração da língua da lusofonia", afirmou o presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni.Na opinião do acadêmico Marcos Vilaça, que presidiu a ABL entre 2006 e 2007 e cuja gestão incentivou a aceleração do processo para a aprovação do acordo, Portugal acaba de dar "prova de grande maturidade e modernidade"."A simplificação do emprego do idioma vai possibilitar o incremento das relações culturais na comunidade lusófona", destacou.

Fonte: www.uol.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 17 de maio de 2008

Governo prepara nova CPMF para financiar gasto da Saúde


Em reunião na próxima segunda-feira, o governo poderá criar um novo imposto, além de aumentar um já existente --o IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, que é cobrado sobre o fumo--, visando à obtenção de verbas para a Saúde, informam os colunistas Guilherme Barros e Vinicius Torres Freire, em reportagem publicada na Folha deste sábado.

O novo imposto teria alíquota de 0,08% (a alíquota da CPMF era de 0,38%) e renderá ao menos R$ 8,7 bilhões, considerando que a arrecadação média do governo tende a aumentar neste ano. Já o IPI --que atualmente possui alíquota de 25% do valor do maço-- deverá sofrer um aumento ainda maior.

A criação de um novo imposto e o aumento do IPI seriam uma "reação" do governo ao projeto de lei que regulamentou a Emenda Constitucional 29, que prevê mais recursos para a Saúde, já aprovado pelo Senado e em tramitação na Câmara.

Com a aprovação do projeto, o governo teria de destinar R$ 10 bilhões a mais para a Saúde. Esse valor sairia da verba orçamentária do governo, o que não agrada o presidente Lula, que não gostaria de ser obrigado a vetar a lei, se a mesma fosse aprovada pela Câmara.

Desde janeiro deste ano, quando a CPMF deixou de ser cobrada, o governo procura formas para suprir os R$ 40 bilhões perdidos em arrecadação. Uma delas foi o aumento da alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre financiamentos, o que deverá cobrir cerca de 25% da perda com a CPMF prevista para 2008.

FONTE: Folha Online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Laser faz hoje 48 anos


O físico americano Theodore Maiman (n. 11 de Julho de 1927, m. 5 de Maio de 2007) desenvolveu o primeiro trabalho com Laser em 16 de Maio de 1960. Ao criar a primeira máquina capaz de gerar um raio laser, provavelmente ele não imaginava que sua invenção, em tão pouco tempo, passaria a ser utilizada em múltiplas e tão distantes funções como aplicações como ferramentas cirúrgicas, compact disc players, sistema de miras para armamento e espectroscópios (instrumentos destinados a formar espectros de radiação eletromagnética, baseado na dispersão desta por um prisma ou por uma rede de difração). A máquina de Maiman funcionava com um rubi e produzia luz vermelha.
*
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Nilo Coelho decreta estado de emergência e discute crise da água


O Prefeito de Guanambi Nilo Coelho decretou neste dia 13, situação de emergência no município, considerando que a irregular distribuição da precipitação pluviométrica deixou a Barragem de Ceraíma e Poço do Magro com índices abaixo da média. A decisão se deu em função da grave crise de abastecimento de água, já admitida oficialmente pelos órgãos governamentais envolvidos, Codevasf e Embasa. O Prefeito revelou-se preocupado com a situação, já que o município é quem concede a licença para a Embasa administrar o sistema.



Reunião:

Com o objetivo de debater a situação e soluções para o problema da água, Nilo Coelho convocou uma reunião em seu Gabinete na tarde deste dia 13, que contou com a presença do Diretor Regional Dr. Paulo Ledo, Gerente local Alain Marquesini, representante do SHR João Batista Júnior, Diretor do Distrito da Codevasf Péricles Carvalho, Promotor Público Dr. Adalto e os técnicos Walmir Joaquim Oliveira, Frederico Ernesto Coelho e Lauleste Castro da Codevasf, além do Chefe de Gabinete do Prefeito Dr. Euclides Júnior, Procurador Jurídico Dr. Vá Boa Sorte e a Controladora Interna Dra. Adriana. No encontro, o Prefeito cobrou um posicionamento da Embasa e da Codevasf com relação a medidas que podem ser adotadas a curto, médio e longo prazo para evitar um colapso no sistema. Tanto a Embasa como a Codevasf apontaram indicadores que mostram que a água de Ceraíma não atende a demanda da população por muito tempo. Outro tema bastante debatido foi a utilização da água da Barragem do Poço do Magro. A Embasa alega possuir um laudo atestando a má qualidade da água. A Codevasf contesta e insiste que a Embasa deve aplicar os 6 milhões de reais repassados por ela na construção da Barragem, hipótese que conta com a simpatia do Prefeito Nilo Coelho."acredito que construir a Adutora é uma solução viável e mais barata para aproveitar Poço do Magro" pondera o Prefeito.O Diretor Regional Paulo Ledo afirmou que no próximo encontro marcado para quinta-feira irá apresentar uma proposta emergencial.O Gestor do Convenio pela Codevasf Walmir Oliveira afirma que "a prioridade é resolver o problema emergencial e a Embasa precisa construir a Adutora e ai sim buscar recursos para o tratamento". O Prefeito Nilo Coelho pretende junto com a Codevasf e embasa apresentar um diagnostico completo da situação ao Ministro da Integração Gedel Vieira Lima, que visita a Exposição Agropecuária de Guanambi na próxima sexta-feira.

FONTE: Farol da Cidade
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Violência contra o MST na Chapada


Violência - Um dos acampamentos do MST, denominado Santa Rosa, situado na fazenda do mesmo nome (de 600 hectares) no município de Maracás, na Chapada Diamantina, teve todas as barracas de lona queimadas no fim de semana, supostamente por dez homens armados.
A área está sendo disputada com o dono da fazenda, Wilson Andrade, a quem s sem-terra acusam de ser o responsável pela ação. Andrade não foi encontrado ontem, para rebater a acusação.


Conforme Arlindo Macedo de Oliveira, lider do MST em Maracás, o fazendeiro estaria ameaçando, há dias, as 50 famílias que já estão no local há oito meses. No momento do incêndio, a maioria dos sem-terra estava cuidando da roça. A ação foi registrada na Delegacia de Polícia de Maracás e denunciada na Ouvidoria Agrária. Os sem-terra disseram que vão armar novos barracos em substituição em substituição dos queimados, mas temem que os pistoleiros retornem à fazenda.



Fonte: Biaggio Talento (A Tarde)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 11 de maio de 2008

O marco zero da mentira




Histórias de um tropeiro sem mula que virou governador: o que era para ser o marco da fundação de uma cidade se tornou um monumento que conta a história de uma trajetória política.

Aconteceu em “nossa querida Guanambi”, cidade do interior da “Bahia de Todos nós”, estado da República Federativa Brasil, “o País de todos”.

Há mais de um século, “à sombra do juazeiro e do umbuzeiro”, tropeiros da região se encontravam no incipiente comércio do lugarejo de “Beija-Flor”, encravada no meio das centenárias cidades de Caetité, de um lado e Palmas de Monte Alto, do outro. Ali nascia Guanambi, que em tupi-guarani, quer dizer Beija-Flor.

Dia 11 de abril de 2008: o novo dia da mentira – Nesse festivo dia se deu a inauguração do “Memorial Casa de Dona Dedé” e do referido marco. Os portais de informação do município conclamavam: “Uma grande multidão compareceu ao ato inaugural do memorial numa clara demonstração de apoio a atual administração municipal que além de investir na infra-estrutura da cidade também se preocupa com o resgate e preservação do patrimônio que faz parte da história do seu povo”, alardeou o site Farol da Cidade.



Voltando ao nosso marco, que é o objeto desse texto e que, aliás, completa um mês hoje, pouco se pode entender a seu respeito, principalmente com relação ao conteúdo da placa que se encontra pregada no monumento: em um texto mal escrito, até certo ponto tosco, Nilo Coelho ou seus correligionários, não se sabe ao certo o responsável, imprime a idéia de que a história de Guanambi está intimamente ligada à trajetória política do César da cidade, do cacique regional, do “último dos coronéis”, ou ainda, como diz a referida placa “o tropeiro que se tornou governador”, ou seja, o próprio Nilo. No mesmo texto, há a referência enfadonha à palavra “trabalho”, numa alusão clara à atual gestão do prefeito que tem como lema a frase: “Estamos Trabalhando”.



É simples desconstruir o texto: basta apresentar um contraponto a cada assertiva contida nele. Primeiro: Nilo Coelho nunca foi tropeiro. Segundo: ele não se tornou Governador, ou seja, o que ocorreu foi o fato do cargo cair no seu colo quando o governador eleito nas urnas, Waldir Pires, saiu candidato à Vice-Presidente da República junto a Ulysses Guimarães. Inclusive, para uma série de analistas, deixar o governo da Bahia nas mãos de Nilo, o vice, foi um dos piores erros cometidos por Waldir em sua trajetória política. Terceiro: se apropriar da palavra “trabalho”, da forma como é feita por ele, é nada mais nada menos que usurpar do próprio povo palavra tão cara a este. Há quem diga que Nilo Coelho nunca trabalhou em Guanambi, visto que seus negócios e seus latifúndios se encontram quase todos em outras regiões ou estados. Aliás, suas viagens freqüentes não deixam dúvidas quanto a isso.



Diante de tal constatação podemos perceber o quanto somos ridicularizados pelos que nos governam: tanta pompa, tanta auto-referência patrocinada por nós mesmos. “Guardamos um silêncio bem parecido com a estupidez”. Parece-me, que no Brasil, a verdade não foi feita para ser dita.




Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 10 de maio de 2008

A origem do Dia das Mães


A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".


Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.


Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.


Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.


"Não criei o dia das mães para ter lucro"
O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.


Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.


No Brasil
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Fonte: Ciência Hoje
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Atacante Tatu disputará Série B por time paulista


Depois de muita especulação durante as últimas semanas, o destino do atacante Tatu já está definido. O artilheiro do Campeonato Baiano pelo Vitória da Conquista embarca para São Paulo, onde assina contrato com o São Caetano.
Tatu mostrou-se feliz com a negociação com o Azulão, mesmo não divulgando o clube que iria defender. "É um clube de expressão nacional e que pode me dar a oportunidade de mostrar meu futebol para todo o país", revelou o jogador, na última quarta-feira.Rômulo André Lopes, o Tatu, é natural de Guanambi e tem 23 anos. Revelado no próprio Guanambi, chegou ao Vitória da Conquista em 2007 e ganhou visibilidade no Baianão deste ano, marcando 16 gols, sagrando-se artilheiro do Estadual ao lado de Souza, do Fluminense, e recebendo o "Troféu Armando Oliveira" como um dos melhores atacantes da competição.Tatu faz parte de um pacote de reforços apresentado pelo São Caetano para a disputa da Série B. O time paulista já havia apresentado o meia Rosembrick, ex-Santa Cruz, e o atacante Vandinho, no Noroeste-SP. O curioso é a dupla que poderá formar o ataque do Azulão: Tatu e Tuta, que também foi contratado recentemente pelo time do ABC paulista.
Postado por Emerson C. Nascimento ( Morador da R.E.G )
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 9 de maio de 2008

AVE, RÉPTIL OU MAMÍFERO?





  1. Não há nada igual. Quando exemplares do ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) foram enviados da Austrália para a Inglaterra, em 1798, causaram tamanho espanto que os cientistas britânicos consideraram se tratar de uma farsa.
    Não é para menos, pois o estranho animal desfila uma lista de características inusitadas. Para começar, é um mamífero que põe ovos. Em seguida, combina um couro espesso que permite a permanência em águas geladas com um bico semelhante ao de um pato – bico que tem um sistema sensorial usado para buscar alimentos na água. O macho conta ainda com esporão capaz de disparar poderoso veneno para afugentar predadores ou competidores.
    Tudo isso tem aguçado, desde o século 18, o interesse da ciência pelo representante da ordem dos monotrematas. Agora, um grupo internacional acaba de dar a mais valiosa contribuição ao conhecimento do ornitorrinco, com o seqüenciamento de seu genoma.
    Publicada na edição de 8 de maio da revista Nature, a análise revela que as características únicas do animal não se resumem ao seu exterior, mas são também destacadas geneticamente. A seqüência foi comparada com as do homem, camundongo, cão, gambá, frango e lagarto.
    Os pesquisadores descobriram que o genoma do ornitorrinco tem aproximadamente o mesmo número de genes que codificam proteínas que o genoma dos demais mamíferos – cerca de 18,5 mil. Ele também compartilha mais de 80% de seus genes com outros mamíferos cujos genomas foram seqüenciados.
    Bico de pato à parte, os cientistas verificaram no genoma do animal, além de detalhes de mamíferos, características comuns aos répteis. A principal foi a presença de genes associados à fertilização de ovos. Outra é a presença de poucos receptores olfativos, diferente dos demais mamíferos.
    O grupo também descobriu que o veneno produzido pelo animal deriva de duplicações em determinados genes durante a evolução, que foram herdados de ancestrais répteis.
    “À primeira vista, o ornitorrinco aparenta ser resultado de um acidente evolucionário. Mas, independentemente de sua aparência estranha, a seqüência de seu genoma é muito valiosa para compreender como os processos biológicos fundamentais dos mamíferos evoluíram. Comparações de seu genoma com os de outros mamíferos levarão a novas descobertas a respeito da história, estrutura e funcionamento do nosso próprio genoma”, disse Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, nos Estados Unidos, que financiou parte do estudo.
    “Com o seqüenciamento, poderemos identificar quais genes foram conservados, quais foram perdidos e quais se transformaram durante a evolução dos mamíferos”, disse Richard Wilson, da Escola de Medicina da Universidade Washington, um dos autores da pesquisa.
    O artigo Genome analysis of the platypus reveals unique signatures of evolution, de Wesley Warren e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em http://www.nature.com/.
    Fonte: www.ultimosegundo.ig.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Na despedida de Joel, Fla vacila e é eliminado


Caio Júnior disse, em sua apresentação no Flamengo, que corria "grande risco" de ser campeão mundial neste ano. Não corre mais. Na despedida de Joel Santana, que lhe entregará o comando do time nesta quinta-feira, os rubro-negros perderam por 3 a 0 para o América-MEX, no Maracanã, e foram eliminados da Copa Libertadores.

A partida desta quarta, no Rio de Janeiro, foi antecedida por uma grande celebração de despedida para Joel, que assumirá a seleção da África do Sul. Com a bola rolando, no entanto, a festa foi dos mexicanos, que haviam perdido por 4 a 2 em casa e agora estão nas quartas-de-final da competição continental.

Observado por seu novo treinador, Caio Júnior, o Flamengo perdeu uma série de oportunidades no primeiro tempo e viu o América sair na frente. Aos 20min, Cabañas bateu de fora da área e contou com desvio na zaga para balançar a rede. Aos 38min, boa troca de passes deixou Esqueda na cara de Bruno para ampliar.

O placar ainda beneficiava os donos da casa, por conta dos gols marcados no México, mas a história se repetiu após o intervalo. O Maracanã viu seu time desperdiçar algumas oportunidades até que Cabañas, aos 38min, bateu falta e balançou a rede após desvio na barreira. O Fla foi para cima, mas não conseguiu evitar a eliminação.

Fonte: Farol da Cidade
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Maracujá gigante é colhido em Mato Grosso do Sul

Fruta de 1,2 kg foi colhida por uma dona-de-casa, no quintal de sua casa, em Sonora. Ela pretende fazer geléias, doces e saladas de frutas com o maracujá.


A dona-de-casa Maria Zilio Gabineski colheu um maracujá de 1,2 quilo, no quintal de sua casa, em Sonora (MS). Maria ganhou do irmão a muda, e agora o pé está carregado de frutos enormes. “Colhi um que estava mais maduro, provei e é muito gostoso”, diz. A dona-de-casa pretende fazer geléias, doces e saladas de frutas com os maracujás gigantes. (Foto: Elaine Sampaio/Jornal de Sonora (MS))

Postado por Emerson C. Nascimento (Morador da R.E.G)

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

terça-feira, 6 de maio de 2008

A mais antiga árvore viva do mundo


Abeto vermelho com mais de nove mil anos foi encontrado na Suécia

Um abeto vermelho de 9.550 anos foi descoberto em uma região montanhosa no noroeste da Suécia. Trata-se da mais antiga árvore do mundo já encontrada com vida. Para determinar a idade da árvore, os cientistas empregaram a técnica de datação por isótopos radioativos de carbono. O mesmo método foi usado em outros abetos vermelhos também encontrados na montanha Fulu (província de Dalarna) e revelou que as árvores têm cerca de 300, cinco mil e nove mil anos. Segundo Leif Kullman, professor de geografia física da Universidade de Umea, na Suécia, os abetos vermelhos só conseguiram sobreviver por tanto tempo graças a dois fatores principais. “Primeiramente, essas árvores são capazes de desenvolver um novo tronco a partir das raízes assim que o anterior morre”, explica Kullman. “Além disso, o abeto vermelho mostrou-se bastante resistente às mudanças climáticas ao longo de tanto tempo”, completa. Kullman destaca que, durante 10 mil anos, a temperatura do planeta aumentou gradativamente. Nos últimos cem anos, essa elevação tem sido mais rápida, até nas áreas montanhosas. “Agora precisamos descobrir como essa espécie reagirá às mudanças climáticas em curso atualmente”, avalia. Os pesquisadores também buscam entender como essas árvores chegaram à Suécia. Acredita-se que elas tenham migrado durante a Era do Gelo na forma de sementes que se originaram mil quilômetros a leste, acima de uma área coberta por gelo no interior da Escandinávia. “Minha pesquisa indica que os abetos vermelhos passaram os invernos em locais a oeste ou sudoeste da Noruega, onde o clima não era tão rigoroso, para mais tarde se espalhar rapidamente ao longo da faixa costeira sem gelo”, diz Kullman. E completa: “De alguma forma eles também foram bem-sucedidos em encontrar seu caminho para as montanhas suecas.”
*
Andressa Spata
Ciência Hoje On-line 30/04/2008
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Professor que menosprezou QI dos baianos pede desculpas e deixa cargo



Menos de uma semana depois de afirmar que "baianos têm QI baixo" e que "berimbau é instrumento para quem tem poucos neurônios", o coordenador de medicina da UFBA (Universidade Federal da Bahia) deixou o cargo.Em nota distribuída à imprensa no último domingo (4), Antônio Dantas, 69, pede desculpas pelas declarações.
Para justificar o mau desempenho do curso de medicina da instituição no Enade, avaliação dos cursos superiores, Dantas havia dito que os estudantes baianos tinham "déficit de inteligência" em comparação com os de outros lugares e que sofriam "contaminação" por causa do sistema de cotas.
A UFBA está na lista dos 17 cursos de medicina sob supervisão do MEC (Ministério da Educação) por mau desempenho na prova.
"Por força de um estado emocionalmente comprometido e por uma profunda tristeza, uma irritação incomum e um assomo de destempero arrastaram-me a uma manifestação inadequada, da qual expressamente me redimo", diz o texto. "Ela não reflete o que vem do meu íntimo, não traduz o meu pensamento, o que, aliás, vem sendo reconhecido e externado pelas pessoas que me conhecem."
Em alguns trechos da nota, o professor afirma que as declarações foram dadas por pressão de jornalistas - como quando disse que o berimbau, um dos símbolos da Bahia, é o "típico instrumento de quem tem poucos neurônios". "Fui incisivamente indagado por jornalistas acerca do meu gosto musical, o que certamente foi feito para criar polêmica", justifica.


Fonte: www.uol.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Com goleada e ajuda do Bahia, Vitória é campeão


O Vitória goleou o Itabuna, neste domingo, por 5 a 1, e conquistou o bicampeonato Baiano, seu 24º título Estadual na história, com ajuda do principal rival, o Bahia, que bateu o Vitória da Conquista por 5 a 0.

Curiosamente, o Bahia ficou a um gol da conquista do título. Vitória e Bahia terminaram empatados com dez pontos e três gols de saldo, mas com vantagem rubro-negra no número de gols marcados: 16 a 11. O Conquista foi terceiro com oito pontos, enquanto o Itabuna ficou em quarto, com seis.

Durante a semana, as duas principais equipes do Estado foram derrotadas e se complicaram no quadrangular final da competição. Na última rodada, porém, fizeram valer sua tradição e conquistaram três pontos importantes para a decisão do Estadual.

A equipe do técnico Vágner Mancini não se deu conta do Itabuna. Rodrigão marcou os dois primeiros do time rubro-negro: um aos 32min do primeiro tempo e outro logo no primeiro minuto da etapa final. Marcos também balançou as redes em duas oportunidades, aos 5min e aos 12min do segundo tempo.

Três minutos depois, Lei descontou para os visitantes. Mas foi em vão. Bida ainda receberia lançamento e fecharia o placar, com o quinto gol dos donos da casa.

O Bahia, torcendo por um empate do Vitória, pelo menos fez sua parte, com direito a três gols do mesmo jogador. Pantico foi o nome do jogo, aos 40min de jogo, aos 5min e aos 16min da segunda etapa. Para sacramentar a vitória, em vão para o Bahia, mas providencial para o principal rival, Cristiano e Charles ainda deixaram seus tentos.

FONTE: Farol da Cidade
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 4 de maio de 2008

Natália


Vamos falar de pesticidas
E de tragédias radioativas
De doenças incuráveis
Vamos falar de sua vida
Preste atenção ao que eles dizem
Ter esperança é hipocrisia
A felicidade é uma mentira
E a mentira é a salvação
Beba deste sangue imundo
E você conseguirá dinheiro
E quando o circo pegar fogo
Somos os animais na jaula
Mas você só quer algodão doce
Não confunda ética com éter
Quando penso em você eu tenho febre
É complicado estar só
Quem está sozinho que o diga
Quando a tristeza é sempre o ponto de partida
Quando tudo é solidão
É preciso acreditar num novo dia
Na nossa grande geração perdida
Nos meninos e meninas
Nos trevos de quatro folhas
A escuridão ainda é pior
Que essa luz cinza
Mas estamos vivos ainda
E quem sabe um dia
Eu escrevo uma canção pra você
Quem sabe um dia
Eu escrevo uma canção pra você
*
Letra: Renato Russo
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments