sábado, 27 de setembro de 2008

DENUNCIADO CANDIDATO A PREFEITO DE CAETITÉ ACUSADO DE COMPRAR VOTOS

O candidato a prefeito do município de Caetité, sudoeste da Bahia, José Silveira Rocha, mais conhecido como "Tota", da coligação "Caetité cada vez melhor", vai ter que se explicar na Justiça eleitoral, a denuncia de compra de votos apresentada pela coligação opositora. A partir da data de notificação ele terá cinco dias para apresentar defesa no processo de numero 158/2008, que corre no cartório eleitoral da comarca da cidade. A denuncia diz que o candidato citado teria sido flagrado em uma conversa que foi gravada por um dos interlocutores prometendo dinheiro e emprego, sendo comprovada à acusação ele poderá responder por crime eleitoral e corre o risco de ter cassado o registro da sua candidatura. O Site JJSHOW se coloca a inteira disposição da parte citada para quaisquer esclarecimentos.


Fonte: Joaquim José Show http://www.jjshow.com.br/?lk=faWepZXh06QQU&id=6680



Pesquisado por Thiago Teixeira(Morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

TODOS QUEREM O APOIO DE LULA


A eleição para prefeito de Salvador está a cada dia mais disputada. Com a divulgação das últimas pesquisas observou-se uma considerável ascenção do candidato do PT Walter Pinheiro.


Outro ponto a se destacar é o fato de que o Tribunal Regional Eleitoral - TRE decidiu por 5 votos a 1 que apenas o candidato do PT (Walter Pinheiro) poderá usar as imagens e gravações de voz do presidente Lula. Este fato, aumenta substancialmente a probabilidade de Pinheiro ganhar a eleição no próximo 5 de outubro.

Um dos mais prejudicados com a decisão do TRE é o candidato a reeleição João Henrrique do PMDB, o qual foi obrigado a tirar as imagens e gravações de voz do presidente Lula de sua campanha eleitoral

A decisão do TRE esquentou os ânimos de alguns políticos. O presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, disse que a decisão poderá desmobilizar a base aliada do Governador Wagner na Assembléia Legislativa e que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Já o advogado do PT, Wandilson Costa, disse que a vitória foi uma conquista judicial.


O fato é que todos estão querendo o apoio de Lula, pois o mesmo alcançou a maior marca de popularidade da história de um presidente no Brasil: 77%.


Portanto, a decisão do TRE poderá representar a vitória do candidato Walter Pinheiro a prefeito de Salvador.


Fonte: Jornal A Tarde (25/09/2008)


Edmilson Nascimento (Júnior) - morador da REG
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Situação da Odebrecht se agrava no Equador com embargo de bens


QUITO, 23 Set 2008 (AFP) - O presidente do Equador, Rafael Correa, ordenou o embargo dos bens da construtora brasileira Odebrecht e proibiu a saída de seus representantes do país, pois se recusaram a pagar uma indenização por danos, de acordo com um decreto divulgado pela TV local.


A Odebrecht ainda não reagiu às medidas do governo Correa.


"Já chega de abusos, não vamos aceitar que qualquer destas empresas internacionais venham enganar este país".


O Estado reclama uma indenização pela paralisação da central hidrelétrica San Francisco, construída pela Odebrecht, que saiu de serviço por problemas técnicos, acrescentou a Teleamazonas.


Correa também suspendeu os direitos constitucionais dos funcionários Fábio Andreani Gandolfo, Fernando Bessa, Luiz Antonio Mameri e Eduardo Gedeon, da Odebrecht. Os quatro estão privados do direito de transitar livremente pelo território nacional.


O presidente proibiu ainda a saída dos quatro funcionários do país e ordenou a militarização das obras da empresa brasileira, entre as quais uma estrada, um aeroporto e outra hidrelétrica.


Segundo o ministro da Defesa, Javier Ponce, os militares já iniciaram uma operação para ocupar todas as instalações da Odebrecht.


San Francisco, a segunda hidrelétrica equatoriana, cuja paralisação ameaça o abastecimento energético do país, parou de funcionar um ano depois de ser entregue, por problemas nas turbinas.


Segundo o decreto presidencial, a Odebrecht "não cumpriu, eficientemente, seus trabalhos" no Equador e "se negou, de forma irresponsável, a indenizar (o Estado) pelos prejuízos".


O Executivo considerou que houve, na unidade San Francisco, "inesperadamente, uma série de danos, com a conseqüente crise energética, originada pelo deficiente trabalho técnico" da companhia.


Nesse sentido, defendeu que é necessário "intervir urgentemente" nos projetos da Odebrecht, para evitar "um estado de comoção interna diante da possibilidade de apagões de luz generalizados no país e das deficiências nos serviços de risco e aeroportuários".


O embargo dos bens móveis e imóveis da empresa foi determinado "com a finalidade de empregá-los para superar a emergência" energética pelo desligamento de San Francisco, há quase dois meses.


Duas semanas atrás, o Equador deu um ultimato à empresa para que reparasse de imediato os danos em San Francisco, com capacidade para gerar 350 megawatts, ou se preparasse para "deixar o país"."


Se a Odebrecht não acolher, imediatamente, todas e cada uma das exigências, que não são dádivas para o Estado equatoriano, que se prepare para deixar o país; que se prepare, porque todos os contratos que tem com o Estado serão encerrados", alertou no início do mês o presidente do Fundo de Solidariedade, responsável pelo tema, Jorge Glass.


Uma semana mais tarde, o próprio Correa classificou os contratos com a construtora brasileira como "tremendamente lesivos" para o Estado.


"Arrumem rápido o que fizeram (na hidrelétrica San Francisco) e arrumem rápido o restante dos contratos, que são tremendamente lesivos para o país. Não apenas deixem o país. Não descansarei até divulgar ao mundo o que têm feito nesse país", advertiu.


uol
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O que é Permacultura?

Permacultura é algo fácil de identificar com um monte de desejos pessoais profundos entre aquelas pessoas que sonham com paz, harmonia e abundância. Mas leva-se muito tempo para entender. Não se sinta desencorajado o leitor que está ansioso por conhecer a Permacultura ou aquele que julgava tê-la compreendido: os conceitos estão dados e são até bastante claros. A verdade é que as coisas mais importantes da vida exigem tempo e dedicação, tanto mais quando representam quebras de paradigmas.
Assumir para nossas vidas aquilo que é radicalmente novo não é tarefa fácil – no mais das vezes enfrentamos nossos próprios limites de compreensão e aceitação. Por isso, é preciso coragem, fé e determinação para tornar-se um permacultor. E tomar o tempo como aliado.Nas palavras de Bill Mollison de que mais gosto, a Permacultura é “uma tentativa de se criar um Jardim do Éden”, bolando e organizando a vida de forma a que ela seja abundante para todos, sem prejuízo para o meio ambiente.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 21 de setembro de 2008

Presidente da Nicarágua diz que EUA prepararam plano para matar Chávez

Manágua, 20 set (EFE).- O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, acusou os Estados Unidos de arquitetarem um plano, com a cumplicidade das Forças Armadas de Caracas, para matar seu colega e principal aliado na região, Hugo Chávez, informou hoje o escritório de imprensa do Governo nicaragüense."Quem quer matá-lo? As forças mais tenebrosas do império (americano) e as forças mais tenebrosas da Venezuela", disse o chefe de Estado da Nicarágua em um ato realizado ontem.Comandado por Rosario Murillo, mulher de Ortega, o escritório de imprensa do Governo disse que, segundo o presidente do país, os planos "para tentar matar Chávez" foram arquitetados na Venezuela e já foram descobertos pelas autoridades."Este plano que estava sendo preparando utilizaria um avião de combate e oficiais da Força Aérea venezuelana a serviço do império e da oligarquia para bombardear um local em que Chávez estaria", assegura a nota divulgada neste sábado."E para eles não importaria se no lugar morressem 100, 200 ou 500 pessoas", destacou o Governo nicaragüense.
O presidente da Nicarágua disse ainda que Washington e as Forças Armadas venezuelanas querem matar Chávez porque o chefe de Estado venezuelano "é um homem bom, está do lado dos povos e quer a unidade latino-americana".No ato de ontem, Ortega reiterou sua solidariedade e apoio às medidas tomadas por Chávez contra os que estiveram "conspirando" contra o Governo de Caracas, em alusão à decisão do colega de expulsar os diretores da organização Human Rights Watch (HRW) para a América Latina.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 20 de setembro de 2008

Já não há favoritos em cenários de 2° turno em Salvador


Pela primeira vez uma pesquisa de intenção de votos revelou empate técnico em hipotéticos cenários na disputa do segundo turno das eleições para a Prefeitura de Salvador.De acordo com a pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, se a disputa no segundo turno acontecer entre o deputado federal ACM Neto (DEM) e o prefeito João Henrique (PMDB), os percentuais de votos seriam de 43% e 42%, respectivamente. No embate entre o candidato democrata e Walter Pinheiro (PT), cada um ficaria com 43% dos votos. Contra Antônio Imbassahy (PSDB), Neto teria 42% e o tucano 40%.


Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%, a pesquisa ouviu a opinião de 830 eleitores de Salvador com idade maior de 16 anos nos dias 17 e 18 deste mês. Os votos em branco ou nulos somam 13% e o percentual de indecisos é de 1%.


ACM Neto, que lidera a pesquisa com 27% (ver matéria abaixo), disse estar satisfeito com a pontuação, mas revelou não estar pensando no segundo turno. “É uma segunda eleição”, definiu. O candidato lembrou que a estratégia para um segundo embate seria tomada de acordo com o adversário.


Para Imbassahy, os números revelam a disputa acirrada que está sendo travada este ano nas eleições majoritárias para a Prefeitura de Salvador. ”Esta é uma eleição de voto pensado. O eleitor está avaliando mais profundamente em quem vai votar“, disse. Quarto lugar na pesquisa do Instituto Datafolha, o candidato tucano disse estar convencido não só de que vai estar no segundo turno, mas tem a certeza da vitória.


A assessoria de imprensa do candidato João Henrique divulgou nota informando que, ao saber dos números, ele teria afirmado que a pesquisa do Instituto Datafolha é a que mais se aproxima da realidade das ruas, onde ele percebe cada vez mais o crescimento de sua candidatura. “Estamos disputando o segundo turno, tecnicamente empatado com o primeiro colocado”, comemorou.


A TARDE tentou falar com os candidatos Walter Pinheiro e Hilton Coelho (PSOL), mas nenhum dos dois foi encontrado.


Primeiro turno - A pesquisa revelou que no primeiro turno ACM Neto tem 27% (variação de 24% a 30%, de acordo com a margem de erro) das intenções de voto e está empatado tecnicamente com o candidato peemedebista João Henrique, que tem 22% (entre 19% e 25%). Walter Pinheiro aparece em terceiro com 20% (de 17% a 23%), seguido de Antônio Imbassahy, com 14% (intervalo de 11% a 17%), e Hilton Coelho, com 3% (entre 0% e 6%).


Com relação à última pesquisa feita pelo Datafolha no início do mês, nos dias 4 e 5, ACM Neto perdeu, e João Henrique ganhou um ponto percentual. Pinheiro foi quem mais cresceu, e Imbassahy foi quem mais perdeu pontos (quatro pontos a mais para o petista e a menos para o tucano). Hilton Coelho (PSOL) oscilou um ponto para cima, de 2% para 3%.


Os candidatos com maior intenção de voto são aqueles que também têm os maiores índices de rejeição. Em crescimento, a rejeição de ACM Neto chegou a 36%; João Henrique diminuiu, de 36% para 33%. Hilton, em terceiro, tem 29%; e Imbassahy, 27%. Pinheiro continua sendo o menos rejeitado, com 18%. Dos entrevistados, 4% rejeitaram todos os candidatos. Já os que votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum são 2%. Indecisos são 4%.


De acordo com o cientista político Paulo Fábio Dantas Neto, os números da pesquisa confirmam encurtamento moderado da distância entre ACM Neto e seus adversários, o posicionamento cada vez mais acirrado de João Henrique e Pinheiro na disputa por um lugar no segundo turno e a perda de intenção de voto de Imbassahy. Dantas aponta três hipóteses mais prováveis de segundo turno: Neto x João: Neto x Pinheiro; Pinheiro x João. “Há também números de outros institutos que colocam Imbassahy no páreo. Entre as três hipóteses mais prováveis, eu não arrisco qualquer palpite”, diz.


Valmar Hupsel, do A Tarde
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Esquerda demonstra unidade em ato solidário à Bolívia


A solidariedade ao povo boliviano e o apoio ao presidente Evo Morales reuniu as principais forças de esquerda do país em uma manifestação em frente ao consulado da Bolívia, em São Paulo, no final da tarde desta quinta-feira. O cônsul da Bolívia, Jaime Valdívia, recebeu o manifesto das entidades e agradeceu o apoio.


O ato reuniu 250 militantes e dirigentes políticos das entidades mais representativas do país. Desde a jornada unificada de maio de 2007, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda não participavam em conjunto de uma manifestação. “Demos uma demonstração de unidade e reação rápida em um momento em que o povo boliviano está em resistência”, afirmou o integrante da coordenação nacional do MST, José Batista de Oliveira.


A manifestação condenou a participação dos Estados Unidos nos ataques contra a democracia na Bolívia e defendeu a expulsão do embaixador americano em La Paz, Philip Goldberg. Ele se reuniu 15 dias antes do começo ataques, a portas fechadas, com o governador Rúben Costas, de Santa Cruz, que faz oposição ao governo.As entidades que participaram da manifestação marcaram uma reunião nesta sexta-feira para organizar um comitê em solidariedade ao povo boliviano e ao presidente Evo.


Junia Gouveia, da direção da Intersindical, acredita que “é preciso que esse ato seja um primeiro momento: a América Latina se levantará em solidariedade ao povo boliviano”.“A burguesia e os meios de comunicação gostam de falar de democracia, mas não respeitam quando os governos beneficiam o povo”, questionou Valter Pomar, da secretaria de relações internacionais do PT. “A solidariedade internacional deve estar acima de tudo em qualquer circunstância”, defendeu Batista. “Se necessário, estaremos na rua de novo na próxima semana”.


As entidades que convocaram o ato foram Via Campesina, MST, MTST, Intersindical, Conlutas, CMS (Coordenação Dos Movimentos Sociais), CUT, Marcha Mundial Das Mulheres, UNE, Pastoral Operaria Metropolitana De São Paulo, Consulta Popular, Serviço Pastoral Dos Migrantes, MTL, Grito dos Excluídos Continental, PSOL, PSTU, PCB, Refundação Comunista, o PT, o PC do B.


mst
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Trabalho infantil no Brasil cai pouco e ainda há 1,2 milhão de crianças vítimas de exploração




A questão do trabalho infantil no Brasil ainda é dramática: mais de 1,2 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 13 anos ainda eram vítimas de exploração em 2007, segundo levantamento da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) divulgado nesta quinta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mas, apesar do número alarmante, a incidência de crianças trabalhadoras caiu de 4,5% da população desta faixa etária, em 2006, para 4%, em 2007. Ou seja, 171 mil delas deixaram de trabalhar. A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de trabalho para menores de 14 anos. Para Renato Mendes, gerente do Programa Internacional para Erradicação do Trabalho Infantil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a queda no índice da exploração é significativa, embora não haja motivo para contentamento. "A redução ainda é tímida e lenta perto do que o Brasil pode reduzir. E se não houver um trabalho constante, o trabalho infantil pode voltar a crescer", afirma. Ele destaca que a melhora nos indicadores é resultado das políticas públicas. "Não só do Bolsa Família ou dos programas do governo federal, mas também daquilo que os municípios, os Estados e a sociedade civil fazem". Os dados da Pnad revelam ainda que os meninos negros ou pardos, de famílias de baixa renda (até um salário mínimo) e que moram em áreas rurais do Norte-Nordeste formaram o perfil médio do trabalhador mirim. Mais da metade das crianças de 5 a 13 anos morava no campo e, consequentemente, 60,7% delas trabalhavam em atividades agrícolas. Entre jovens com mais de 14 anos, a proporção de pessoas no trabalho agrícola cai para 32%. Os mais novos foram as principais vítimas do trabalho sem remuneração (60%), sendo que, em todas as regiões do país, a presença de crianças trabalhando sem qualquer tipo de contrapartida foi muito mais incidente nas atividades agrícolas (83,6%) do que nas não-agrícolas (18,7%). Quase metade das crianças ocupadas de 5 e 13 anos (44,2%) trabalhou até 14 horas por semana e 6,6% delas chegaram a ter uma jornada de 40 horas ou mais. Apesar disso, 94,7% delas também foram à escola, praticamente a mesma porcentagem obtida entre as crianças que não trabalhavam (95,7%). "Na década de 90, o trabalho infantil era contraditório com a escola, porque não havia uma oferta educacional como há hoje. Agora ele convive paralelamente, as crianças trabalham no contra turno", explica o especialista da OIT. Ir à escola não significa educação de qualidade ou aprendizagem.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Proximidade de frota americana preocupa, diz Lula





O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje estar preocupado com a proximidade da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos da fronteira marítima brasileira. Lula lembrou que já teve chance de abordar o assunto com o presidente norte-americano, George W. Bush, e que o chanceler Celso Amorim também tratou do tema com a Condoleezza Rice. "Obviamente que nós estamos preocupados", afirmou, em entrevista após participar da solenidade de batismo da plataforma P-53 da Petrobras, na área do Porto Novo de Rio Grande (RS).

"Eles (EUA) dizem que não é nada, é apenas uma coisa de pesquisa", prosseguiu Lula. "De qualquer forma, nós estamos preocupados porque é muito próximo da fronteira marítima brasileira e nós achamos que não precisamos de Quarta Frota", completou Lula, que também havia feito referência à presença da guarnição durante seu discurso no evento de batismo da P-53.
"O que precisamos é que a Marinha brasileira tome conta das nossas plataformas e do nosso pré-sal, porque nós somos um País tranqüilo, não falamos em guerra, falamos em paz, não queremos conflito, queremos desenvolvimento, e penso que é isso que conta na política externa brasileira", finalizou Lula. A Quarta Frota estava desativada desde a Segunda Guerra Mundial e foi colocada em operação no segundo trimestre deste ano, sendo recebida com críticas de movimentos ligados à esquerda na América Latina.
Fonte: Agencia Estado
Disponivel em:
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Educação Escolar Indígena

A educação escolar indígena é uma modalidade de ensino que vem recebendo um tratamento especial por parte do Ministério da Educação, alicerçada em um novo paradigma educacional de respeito à interculturalidade, ao multilinguismo e a etnicidade. Incumbido de coordenar as ações educacionais no país, por força do Decreto Presidencial 26/91, em articulação com as secretarias estaduais e municipais de educação, o Ministério da Educação vem implementando uma política nacional de educação escolar indígena, atendendo preceitos legais estabelecidos na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional de Educação.
Nessa legislação, estabeleceu-se como competência do Ministério da Educação a coordenação das ações de educação escolar indígena no país, por meio da definição de diretrizes curriculares para a oferta de educação escolar aos povos indígenas, assistência técnico-financeira aos sistemas de ensino para oferta de programas de formação de professores indígenas e de publicação de materiais didáticos diferenciados e elaboração de programas específicos para atendimento das necessidades das escolas indígenas, visando à melhoria nas condições de ensino nas aldeias.
A implementação dessa política tem como objetivo assegurar a oferta de uma educação de qualidade aos povos indígenas, caracterizada por ser comunitária, específica, diferenciada, intercultural e multilíngüe. Esta deverá propiciar aos povos indígenas acesso aos conhecimentos universais a partir da valorização de suas línguas maternas e saberes tradicionais, contribuindo para a reafirmação de suas identidades e sentimentos de pertencimento étnico.
Formar professores indígenas, membros de suas respectivas etnias, para que assumam a docência e a gestão das escolas em terras indígenas, é o principal desafio para a consolidação dessa nova proposta de escola indígena. Hoje estão em curso as primeiras experiências de formação de docentes indígenas em nível de licenciatura, dando seguimento aos cursos de magistério indígena, que promoveram a escolarização básica e a formação específica de professores indígenas em diferentes regiões do país.
A qualificação profissional dos docentes indígenas é condição fundamental para que de fato as comunidades indígenas possam assumir suas escolas, integrando-as à vida comunitária, de modo que possam responder suas demandas e projetos de futuro. Não há e nem pode haver um único modelo de escola indígena a ser desenvolvido em todo país. O Ministério da Educação tem procurado, junto aos sistemas de ensino, apoiar a consolidação de experiências particulares de organização escolar, discutidas e construídas a partir dos interesses e da participação de cada comunidade indígena, tal como preconiza a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) que foi ratificada pelo Brasil e entrou em vigor em julho de 2003.
Fonte:www.terra.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Brancos são excluídos de formulário de inscrição da UFBA


A ficha de inscrição para o vestibular 2009 da Universidade Federal da Bahia (UFBA) excluiu a raça branca de seu formulário de inscrição. Aos candidatos que se consideram 'brancos' só restou optar pela categoria 'outras' raças. As únicas opções disponíveis no formulário são: 'preto', 'pardo', 'índio descendente', 'aldeado' - no caso de índios que vivem em aldeias - e 'quilombolas'.
O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA, Maerbal Marinho, disse ao jornal O Globo que a omissão da raça branca é operacional. Ele afasta a possibilidade de racismo e justifica que a ficha lista apenas as etnias beneficiadas pelo sistema de cotas da universidade, que reserva 45% das vagas para estudantes de escolas públicas, com subcotas para os auto declarados negros e índios.
Na UFBA, os vestibulandos concorrem automaticamente pelo sistema de cotas. Basta apenas assinalar uma das cinco opções beneficiadas pela política de cotas na inscrição via internet.
Segundo O Globo, a ausência da opção para os 'brancos' provocou reações tanto de militantes negros e quanto de candidatos, que temem que a medida seja interpretada como racismo às avessas.
Duas universidades públicas baianas, UFBA e UNEB (Universidade do Estado da Bahia) reservam 45% das vagas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Esse percentual está dividido por etnias.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MST assina manifesto contra agressões fascistas na Bolívia


Um grupo de intelectuais, ativistas e lideranças de movimentos sociais e políticos de vários países divulgaram um manifesto em defesa do presidente da Bolívia, Evo Morales, e em repúdio às agressões fascistas contra a democracia.

O integrante da direção nacional do MST, João Pedro Stedile, assinou pelo movimento o manifesto , que repudia "atos de vandalismo organizados pela oligarquia e grupos fascistas de Santa Cruz, que tentam provocar uma guerra civil ou um golpe de Estado".



Depois de uma intensificação de atos de desrespeito ao governo de La Paz e de ameaças físicas ao presidente Evo Morales, os oposicionistas passaram à guerra aberta contra o Estado boliviano na semana passada. Foram atacados, destruídos e roubados pelos golpistas escritórios do governo federal e saqueadas feiras e mercados populares de indígenas.



A escalada de violência da oposição deixou pelo menos 30 pessoas mortas por grupos opositores armados.Com a escalada de violência das forças golpistas, o presidente expulsou o embaixador americano em La Paz, Philip Goldberg, que se reunira 15 dias antes, a portas fechadas, com o governador Rúben Costas, de Santa Cruz.



Goldberg representou os Estados Unidos na Bósnia de 1994 a 2000 e no Kosovo de 2004 a 2006, incentivando o desmembramento da Iugoslávia. No ano passado, posou em uma foto ao lado de um paramilitar colombiano.Abaixo, leia o manifesto e os nomes dos signatários. Para aderir, envie uma mensagem para anacecena@gmail.com .



A Bolívia enfrenta o maior atentado contra a democracia e a constitucionalidade. Repudiamos os atos de vandalismo organizados pela oligarquia e grupos fascistas de Santa Cruz, que tentam provocar uma guerra civil ou um golpe de Estado. Defendemos punição aos responsáveis e esperamos que a oposição mantenha seus pleitos por meios legais e democráticos. Não nos manteremos impassíveis frente a estes acontecimentos.



Estamos comprometidos com a democracia, a justiça e a autodeterminação dos povos e as defenderemos em qualquer parte do mundo. Hoje é na Bolívia. E Estamos com a Bolívia.

veja lista completa em: http://www.mst.org.br/mst/pagina.php?cd=5797
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 14 de setembro de 2008

Reflexões de Nietzsche


Há grandes pensadores que através de suas reflexões nos deixam confusos em relação a determinandos assuntos. Sempre fica uma dúvida: Concordo ou discordo? Dentre estes pensadores, Nietzsche tem uma capacidade de fazer com que as pessoas reflitam em suas práticas cotidianas.


"A bondade não é inerente ao ser humano, pois mesmo se fazendo o bem, o verdadeiro interessado na ação é o próprio agente (da bondade). O poder de manipulação está nas palavras, as quais costumam ser usadas de maneira sutil para esconder a verdadeira intenção de se autopromoverem"


Fonte: Reflexões de Nietzsche


Edmilson Nascimento (Júnior) - morador da REG


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Governador de Pando é preso por não obedecer estado de sítio


O governo da Bolívia anunciou a prisão do governador do Departamento de Pando, Leopoldo Fernández, por desacatar o estado de sítio decretado na quinta-feira após os conflitos de deixaram pelo menos 16 pessoas mortas e quase uma centena de feridos entre oposicionistas e partidários do presidente Evo Morales.

A detenção é uma das ações no meio da ocupação militar que está acontecendo desde as primeiras horas deste domingo, controlando Cobija, a capital do Departamento (Estado).

Os soldados já estavam no aeroporto, tomado na sexta-feira com choque com opositores que resultou em duas mortes. Mas agora eles estão pelo centro da cidade e várias áreas da cidade amazônica.

Os relatos dão conta que as tropas chegaram em dois aviões Hércules e com quatro tanques. Houve tiroteio com pistoleiros que apóiam o governador local.

O agora preso governador pediu que a população reagisse a tomada militar. "Resistirei" foi a frase que Fernández pronunciou sobre a medida de La Paz, estampada em vários jornais da região, que é fronteiriça ao Acre.

O estado de sítio determina que não aconteçam reuniões com mais de duas pessoas e há toque de recolher da meia-noite até a manhã - o que não estava acontecendo em Pando. Os militares tentam agora pôr em prática a decisão, afinal, as autoridades locais não a seguiam.

A ação deve complicar ainda mais o diálogo entre o presidente Morales e os governadores oposicionistas. Uma reunião estava marcada para este domingo à tarde, mas os políticos autonomistas afirmaram que se acontecesse uma morte mais romperiam a conversa.

"Antes de ir ou não à reunião em La Paz, queremos viajar a Pando para lhe dar nosso apoio", disse o governador de Santa Cruz, Ruben Costas, principal opositor a Morales. Ele deu a declaração ao lado dos colegas do Departamento de Tarija, Mario Cossío, e de Beni, Ernesto Suárez.

A ordem de prisão foi anuciada pelo ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, na noite de sábado. "Prenderemos Fernández", disse. "A prisão será, mais cedo ou mais tarde, por ele ter violado a Constituição", disse, acusando o político de liderar grupos "paramilitares e mafiosos" que mataram líderes camponeses.
Fonte: http://www.uol.com/
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Venezuela e bolívia X EUA: Confronto nada amistoso


Crise política entre Venezuela, Bolívia e EUA. O presidente Hugo Chávez expulsou nesta quinta-feira os diplomatas norte-americanos da Venezuela. A decisão, segundo Chávez, foi para apoiar o presidente boliviano, Evo Morales. Na quarta, 10 de setembro, Morales pediu ao embaixador norte americano, que se retirasse da Bolívia.Em resposta, o governo dos EUA também expulsou os embaixadores da Bolívia e da Venezuela de Washington e impôs ações contra os assessores do presidente Hugo Chávez.

Na avaliação de Luiz Felipe de Alencastro, professor da Universidade Paris-Sorbonne e colunista do UOL, "há uma preocupação grande em torno dessa crise, pois a questão deixou de ser só um assunto interno na Bolívia. Há uma inquietação de que a América Latina esteja entrando, de novo, em uma zona de instabilidade."
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Aquisição de notebooks pela UFBa causa polêmica


Os alunos do Bacharelado Interdisciplinar usarão o equipamento durante todo o curso


Notebooks ao custo de 200 dólares cada. É o valor estimado pelo reitor Naomar Almeida para a compra dos computadores portáteis que ele promete disponibilizar para os 980 alunos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar (BI) da Universidade Federal da Bahia, em 2009. Segundo a reitoria, o modelo ainda não está definido, mas deverá seguir o padrão de equipamentos recentemente adquiridos pelo Ministério da Educação para o ensino médio.
Cada aluno receberá o equipamento para uso individual enquanto durar o curso. O anúncio, feito nesta quarta-feira, causou burburinho entre os estudantes da instituição. A TARDE ouviu alunos e todos consideraram a ação secundária face às demais necessidades da UFBa. “Isto não faz sentido em uma universidade em que 4 ou 5 alunos precisam dividir material de laboratório em aulas práticas, por falta da infra-estrutura”, reclamou Guilherme Vieira, aluno do 4º semestre de Engenharia de Minas e Petróleo.
Janine Oliveira, 18 anos, colega de curso, concorda: “Há situações emergenciais, como a insegurança no campus. Se o reitor quer fazer a política de auxílio aos estudantes, deveria pensar em patrocinar participação em seminários e congressos e reformar as residências universitárias”, sugere a aluna. Aluno de Geografia, Anderson Tiara, 17 anos, classificou o ato como “discriminatório” em relação aos demais alunos da universidade. “O investimento não pode ser para um grupo, mas também para quem já está aqui dentro”, disse Tiara.
A TARDE tentou ouvir o reitor sobre as críticas feitas ao projeto, mas não conseguiu contactá-lo. Através da assessoria de imprensa, explicou apenas que o Bacharelado Interdisciplinar foi priorizado por ter aulas à distância, em que o computador é ferramenta essencial, como parte do seu programa didático.
A ação está associada à construção do prédio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos, unidade que acolherá os cursos de BI, equipado com tecnologia Wi-Fi.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Lula telefona para Morales e manifesta apoio ao governo boliviano



O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ligou na manhã desta quinta-feira para o presidente da Bolívia, Evo Morales, para tratar sobre a crise que atinge o país vizinho e que culminou na interrupção parcial de abastecimento de gás natural ao Brasil. O assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse que Lula manifestou apoio ao governo boliviano, além de preocupação pelo rápido restabelecimento da ordem “em respeito à lei do Estado Democrático do país”.



“Não tem havido nenhuma negligência por parte do governo brasileiro. Temos a esperança de que se encontre uma solução rápida para este problema a fim de evitar uma possível guerra civil’, declarou Garcia. Após a ligação a Morales, Lula falou também com os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez.

Durante a coletiva, Garcia ressaltou ainda que o governo brasileiro não irá tolerar, em nenhuma hipótese, a eventual chegada ao poder na Bolívia de um governo que não tenha sido eleito democraticamente. "Não toleraremos uma ruptura do ordenamento constitucional boliviano. O Brasil não reconhecerá nenhum governo que queira substituir ao governo constitucional da Bolívia", disse Garcia.


Em relação a declaração de Chávez sobre estar pronto a dar apoio armado ao país vizinho, Marco Aurélio ponderou, em coletiva nesta quinta-feira, que o momento é de apoio diplomático e não armado.


“Nós estamos com todos os mecanismos de deslocamento preparados para ir até o local [dar apoio diplomático]. Iremos assim que seja julgado necessário e quem definirá isso é o próprio governo da Bolívia”, disse.


O assessor reforçou ainda que o governo brasileiro tem duas preocupações centrais. “Um é que os interesses nacionais [segurança energética] possam ser afetados e que esta situação acarrete problemas ainda mais graves para a Bolívia como uma guerra”, declarou.
A crise política entre Morales e governadores do sul do país tem provocado conflitos violentos, com ameaça de interrupção no abastecimento de gás natural da Bolívia também para a Argentina.


Segundo a Petrobras, uma válvula de segurança do gasoduto da empresa Transierra, que abastece o Gasoduto Bolívia-Brasil, foi bloqueada por manifestantes na região de Yacuíba, e o campo de produção de Volta Grande, operado por outra concessionária, foi ocupado e sua produção paralisada.Segundo o secretário, Morales confidenciou a Lula que está "pessimista" com o nível das conversações com a oposição, mas que tem interesse em restabelecê-las plenamente.




Com informações da Reuters
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 9 de setembro de 2008

A DITADURA MILITAR NÃO ACABOU


No ia 14 de agosto de 2008, a Caros Amigos publicou em seu site (www.carosamigos.com.br) um vídeo referente a uma manifestação dos militares em repudio aos ministros da justiça e da Secretaria de Direitos Humanos, que defendem a punição para os autores de crimes contra a humanidade.
Na saída da manifestação, os militares encontraram com manifestações que gritavam "tortura nunca mais". um dos militares, o deputado federal e capitão da reserva do Exército Jair Bolsonaro, disse que " o erro foi torturar e não matar", concluindo com um palavrão.
No dia 18 de agosto o site da Caros Amigos foi invadido por hacker e ficou inativo por um dia.

Nesta matéria cabe duas reflexões:

A primeira é que os órgãos de defesa pública se mostram totalmente despreparados, ou seja, o foco principal não é a segurança das pessoas e sim a defesa de sua entidade, mesmo que se precise de tortura para isso.

A segunda reflexão é em relação ao nossos representantes políticos que nem se quer entendem de política, pois não respeitaram uma manifestação popular que é garantida pela Constituição Federal. Cabe lembrar que estamos em um ano eleitoral, portanto antes de ir para as urnas, devemos estar ciente da história política dos nossos candidatos e não apenas acreditar nas promessas de campanhas.


Edmilson Nascimento (Júnior) - morador da REG



Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Navios comprovam aumento no derretimento do Oceano Ártico

O derretimento dos gelos do Oceano Ártico, que pode atingir neste ano um nível recorde, foi constatado por satélites e também pelos navios cada vez mais numerosos que navegam suas águas neste período do ano.
"Podemos confirmar que há um desaparecimento importante das grandes massas de gelo na borda do mar pelo segundo ano consecutivo, e que o 'acidente' do ano passado não foi um acidente", afirmou Jean-Claude Gascard, que está a bordo da embarcação chinesa Xuelong, que cruza o mar de Beaufort.
Com somente 4,25 milhões de km2 de gelo no fim do verão, 2007 marcou um recorde de derretimento.
O Centro Nacional americano de Dados sobre Neve e Gelo (National Snow and Ice Data Center/NSIDC) afirmou no fim de agosto que os dados dos satélites mostravam uma superfície das grandes massas de gelo de 5,26 milhões de km2, ou seja, menos que os 5,32 milhões de km2 registrados em 21 de setembro de 2005.
Coordenador do programa europeu Damoclès, encarregado principalmente de identificar as mudanças do gelo do mar, Gascard afirma que em relação ao verão de 2007, "a diferença é também que em vastas áreas, resta uma camada de gelo muito fina". "O que resta é realmente muito pouco e o derretimento não acabou", disse, temendo temperaturas elevadas em setembro.
O Ártico está ficando sem gelos no verão, confirmaram os navegadores. "Podemos esperar que esta situação vai perdurar, ou até se intensificar, com o efeito estufa", afirmou Jean-Claude Gascard.
Fonte: Folha de SP
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Data histórica: 20/02 de 2002

Quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2002 foi uma data histórica. Durante um minuto, houve uma conjunção de números que somente ocorre duas vezes por milênio.Essa conjugação ocorreu exatamente às 20 horas e 02 minutos de 20 de fevereiro do ano 2002, ou seja, 20:02 20/02 2002.É uma simetria que na matemática é chamada de capicua (algarismos que dão o mesmo número quando lidos da esquerda para a direita, ou vice-versa). A raridade deve-se ao fato de que os três conjuntos de quatro algarismos são iguais (2002) e simétricos em si (20:02, 20/02 e 2002).
A última ocasião em que isso ocorreu foi às 11h11 de 11 de novembro do ano 1111, formando a data 11h11 11/11/1111. A próxima vez será somente às 21h12 de 21 de dezembro de 2112 (21h12 21/12/2112). Provavelmente não estaremos aqui para presenciar.
Depois, nunca mais haverá outra capicua. Em 30 de março de 3003 não ocorrerá essa coincidência matemática, já que não existe a hora 30.


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 6 de setembro de 2008

Mais Valia


(clique na imagem para ampliar)


Dentro do nosso cotidiano, isso está muito presente!

Vamos pensar antes de apertar a tecla verde no dia 5 de outubro!!

Thiago Teixeira(morador da REG)



Fonte da imagem: orkut do perfil "juventude de luta"
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Júlio César: "O Lula devia pensar duas vezes antes de falar"


Teresópolis (RJ) - O último dia de treinos da seleção brasileira na Granja Comary, em Teresópolis, antes da partida contra o Chile, começou quente. Questionado sobre as declarações dadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista coletiva na última quarta-feira, na qual o político elogiou Messi e criticou a indolência da equipe nacional, o goleiro Júlio César abriu fogo:


'Eu, como cidadão brasileiro e por ter votado nele, fiquei muito chateado, principalmente pelo que ele falou do Messi. Se ele gosta tanto, que vá morar na Argentina. Renuncie à presidência, vire cidadão argentino e concorra por lá. Quem sabe o Brasil não melhora um pouco com a saída dele?', questionou o titular da meta nacional, sem esconder sua irritação.


Para o camisa um do técnico Dunga, o momento delicado da seleção merecia apoio do principal político do país. 'Se ele dissesse uma palavra de apoio, seria uma motivação a mais para todos. Eu aprendi, desde pequeno, a pensar duas vezes antes de abrir a boca. O Lula devia pensar duas vezes antes de falar', sugeriu o goleiro da Inter de Milão.


Apesar de Júlio César ter afirmado que o grupo todo ficou bastante abalado com as declarações do presidente da República, os outros atletas questionados a respeito do assunto preferiram adotar um tom menos ofensivo no discurso.


'Ele é um torcedor e deu sua opinião. Nós queremos ficar focados apenas no nosso trabalho', minimizou o atacante Robinho, acompanhado pelo volante Josué. 'Não podemos levar em consideração o que o Lula falou, pois ele é um torcedor e pensou com o coração', comentou, emendando, na seqüência, uma retaliação ao político: 'Mas eu não vejo nenhum jogador da seleção cruzando o braço quando perde a bola', concluiu.


Histórico: Essa não foi a primeira vez que o presidente Lula fez um comentário sobre a seleção brasileira e recebeu a resposta na mesma moeda. Em 2006, ao participar de uma videoconferência com o então técnico Carlos Alberto Parreira durante a Copa do Mundo da Alemanha, o político perguntou se Ronaldo “Fenômeno” estaria gordo.


A resposta do atacante, que não participou da conversa, veio pouco depois: “Todo mundo diz que ele (o presidente) bebe. Assim como é mentira que estou gordo, deve ser mentira que ele bebe para caramba”. O caso ganhou contornos de um “mal-entendido” e acabou com um pedido de desculpas do jogador em seu site oficial.


gazetaesportiva.net
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Morre aos 75 anos o cantor Waldick Soriano


Morreu por volta das 5h30 desta quinta-feira (4) o cantor Waldick Soriano. A informação foi confirmada pela esposa dele, Walda Soriano, com quem ele vivia há 38 anos. "Fiquei sozinha. Fica um vazio muito grande. Ele era um ótimo pai e marido", lamentou a esposa. Segundo ela, o cantor deixa oito filhos registrados.


O corpo do cantor deve ser enterrado no Cemitério do Caju, mas o horário e o local do velório ainda não foram definidos.


A família conta que o compositor estava internado desde o último domingo (31) no Instituto Nacional do Câncer, no Rio. Aos 75 anos, ele tratava de um câncer na próstata há mais de dois. Por causa do seu estado de saúde, o cantor, que vivia em Fortaleza, veio para o Rio em abril.


A filha do cantor, Valquíria Soriano, informou que o cantor descobriu que estava com a doença muito tarde, quando ela já tinha se espalhado.


Nascido em Caetité, no sertão da Bahia, Waldick tem mais de 40 anos de carreira e entre os seus sucessos, do gênero brega, estão "Eu não sou cachorro, não" e "Tortura de amor". Antes de se tornar cantor, ele chegou a ser peão, motorista de caminhão e garimpeiro.

No ano passado, o cantor voltou aos holofotes e lançou CD e DVD embalado no documentário dirigido pela atriz Patrícia Pillar, “Waldick, Sempre no Meu Coração”, sobre sua vida.


G1
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Fartura para o agronegócio e migalhas para a agricultura familiar


O Ministério da Agricultura anunciou os dados totais dos recursos aplicados na agricultura durante as safras de 2006/07 e na última safra 2007/08, cuja colheita terminou em maio 2008. Dados do Banco Central (Bancn) BNDES, BB, BNB, BASA, Sistema Sicredi, evidenciam que o montante destinado ao agronegócio é imensamente superior ao destinado à agricultura familiar.


Durante a safra de 2006/07 apenas 13,72% dos investimentos e custeios da produção agrícola foram destinados à agricultura familiar. Na safra de 2007/08, a porcentagem é ainda menor, apenas 10,95%. Contabilidade preocupante. Isso porque a gricultura familiar é a principal responsável pela produção de alimentos.


Daquilo que chega à mesa dos brasileiros, mais de 60% vêm da agricultura familiar. Ela produz quase 70% do feijão, 84% da mandioca, 58% dos suínos, 54% da bovinocultura do leite, 49% do milho, e 40% de aves e ovos. Na produção de carne bovina, a pequena propriedade rural contribui com 62,3%; a média, com 26,4%; a grande propriedade, com 11,2%. A produção leiteira depende da pecuária familiar em 71,5%.


O latifúndio produz apenas 1,9%. As médias respondem por 26,6%.Além disso, segundo o IBGE, das 4,9 milhões de propriedades rurais existentes no país, 4,1 milhões dependem da mão-de-obra familiar, responsável por 38% da produção agropecuária do país. O campo emprega 17,9 milhões de pessoas.Propriedades de até 50 hectare absorvem 86% dos trabalhadores rurais. De cada 10 trabalhadores rurais, oito estão na produção familiar. A média propriedade absorve 10,2% e o latifúndio, 2,5%.


mst.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Waldick Soriano está em coma


O cantor Waldick Soriano está internado em coma numa unidade do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. Ele foi internado na noite de domingo, 31, por conta de uma inflamação, mas seu estado se agravou desde então.


A filha do cantor, Juliana Soriano, informou ao EGO que seu pai acordou na manhã desta segunda-feira, 1º, sem conseguir falar. "Hoje ele entrou em coma. Ele está vivo, mas respirando com a ajuda de aparelhos", disse.


Waldick tem 77 anos e sofre de câncer de próstata, que foi diagnosticado já em estágio avançado da doença, segundo contou Juliana. O cantor foi homenageado recentemente em um documentário dirigido pela atriz Patrícia Pillar, "Waldick, sempre no meu coração".


G1
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Na semana da Amazônia,Greenpeace faz protesto contra queimadas



A Organização Não-Governamental (ONG) Greenpeace faz manifestação hoje (3), às 9h30, na Praça dos Três Poderes, para pedir ações imediatas do governo contra o desmatamento e o uso de queimadas como prática agrícola na Amazônia.


Na semana passada, a organização registrou desmatamentos e queimadas ilegais realizadas sistematicamente no interior e no entorno das Unidades de Conservação (UCs) ao longo da BR-163, no Pará, e no norte de Mato Grosso. Durante o mês de agosto, foram observados 5.754 focos de calor na Amazônia, dos quais 341 em unidades de conservação e 515 em terras indígenas.


As atividades da Semana da Amazônia, promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente, continuam hoje. Às 15h, será aberto um encontro, no auditório do ministério, com palestra sobre Políticas para as Áreas Protegidas. Às 16h30, o tema do debate será Políticas Indigenistas e Meio Ambiente.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mulher ainda sofre preconceito na política.


Apesar de apresentar um crescimento significativo desde 1990, as mulheres ainda são minoria na política brasileira. A justificativa para o fato, segundo a pesquisadora Fabrícia Pimenta, mestre em Ciência Política pela UnB (Universidade de Brasília) e doutoranda em História na linha de pesquisa "Estudos Feministas e de Gênero", é de que as mulheres ainda sofrem preconceito.

"Há preconceito, com certeza. Contudo, a arena política, tradicionalmente vista como local de debates arraigados de valores patriarcais, tem sido, aos poucos, conquistado pelas mulheres. De um modo geral, já se pode falar da visibilidade, ainda que diminuta, feminina nos processos eleitorais, atividades no Parlamento, no aparelho estatal; enfim, no campo político brasileiro."
Para Pimenta, o Brasil está preparado para ter uma mulher na Presidência da República. "Creio que existem mulheres capacitadas para assumir a Presidência da República, contudo, caso uma mulher seja eleita para o cargo máximo do Executivo brasileiro, espera-se que ela aja com justiça social e igualdade, apresentando uma série de desafios urgentes que precisam ser enfrentados pela sociedade e pelo Estado, visando assegurar a concretização do que já foi conquistado pelas mulheres e buscando o que ainda falta alcançar."

A especialista ainda explicou as diferenças entre um homem e uma mulher na política brasileira. "No estudo 'A Mulher Brasileira no Congresso Nacional', Fanny Tabak afirmou que, geralmente, as mulheres que se inserem na vida política têm um baixo senso de eficácia e isso acarreta menor defesa de seus interesses. Segundo a autora, essas representantes defendem mais assuntos ligados à vida local que a nacional e são mais conservadoras. Para ela, são inúmeros os fatores que explicam a baixa participação feminina na arena política, dentre os quais os mais importantes são os padrões diferenciais de socialização política, as regras institucionais e as estruturas do Estado definidoras dos 'códigos culturais de representação'."

Em 1996, o Congresso Nacional instituiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral --que obrigava os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais. No ano seguinte, o sistema foi revisado e o mínimo passou a ser de 30%.

"Embora os movimentos feministas lutem pela paridade, ou seja, que as cotas sejam de 50%, esse percentual de 30% representa um ganho político quando consideramos a composição misógina da sociedade brasileira e a relações patriarcais que perpassam toda sua estrutura. O sistema de cotas obrigatórias para mulheres é um instrumento juridicamente consagrado em diversos países da Europa, África e América Latina", afirmou Pimenta.

Para a especialista, o sistema de cotas é um passo importante na história da participação das mulheres na esfera política. No entanto, segundo ela, o sistema não garante à mulher acesso ao poder, já que não há uma punição aos partidos que não cumprirem a regra.

"Considero este um passo importante na história da participação das mulheres na esfera política, pois alguns partidos passaram a fazer campanhas de filiação para atrair candidatas e forçou os partidos a incorporar em seus discursos algumas questões femininas. Entretanto, faço uma observação em relação ao sistema de cotas: este não garante às mulheres um real acesso ao poder, já que os partidos não recebem nenhuma sanção caso não atinjam o percentual estabelecido."
TATHIANA BARBAR da Folha Online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Após grampos,Lula afasta a cúpula da Abin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou hoje o afastamento de toda a cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A decisão foi tomada durante a reunião semanal de Coordenação Política. Ao final do encontro, realizado a portas fechadas no Palácio do Planalto, o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, telefonou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, para informá-lo da tomada da decisão.
» Veja: Mendes cobra ação de Lula » Garibaldi: Lula tomará providências» OAB pede responsabilização penal» Opine sobre as supostas escutas
A iniciativa do presidente ocorre após denúncias de que a Abin teria feito grampos clandestinos em gabinetes de ministros do STF, dos ministros José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) e Dilma Rousseff (Casa Civil), do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, além de parlamentares governistas e de oposição.
O afastamento da cúpula da agência de inteligência é provisório e permanecerá enquanto não forem concluídas as investigações da Polícia Federal e da própria sindicância interna aberta pela Abin. Pela legislação que rege os servidores públicos, a sindicância da Abin, por exemplo, terá prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, e será composta por três funcionários, incluindo técnicos em telecomunicações para tentar rastrear os grampos.
Entre os afastados estão o diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, e o diretor-geral adjunto da entidade, José Milton Campana. Delegado federal há 31 anos, Lacerda estava à frente da Abin desde outubro de 2007, quando deixou a diretoria-geral da Polícia Federal. O diretor-geral foi informado pelo próprio presidente Lula sobre o afastamento temporário.
Campana é comandante de Inteligência e diretor-geral adjunto da Abin. Funcionário de carreira, está há 33 anos na agência e foi integrante do extinto SNI, Serviço Nacional de Informações vigente no período militar.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Fim de semana de comícios em Guanambi

Dia 30/08/08:
acima, comício do candidato Nilo Coelho (PP), atual prefeito e postulante à reeleição, em Morrinhos.


Também no dia 30/08, à noite, comício do candidato Paulo Costa (PC do B), no Bairro Alvorada.

Fotos: iguanambi

Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Terra sobe 2000% no semi-árido baiano


O preço da terra no semi-árido baiano subiu 2000% em dois anos. Um hectare que era vendido por cerca de R$ 50 em 2006, já é encontrado por, pelo menos, R$ 1 mil. O mercado imobiliário rural da região atribui o aumento ao crescente interesse dos empresários do agronegócio sobre as áreas mais indicadas da Bahia para o cultivo de oleaginosas, utilizadas como matéria-prima para a produção de agrocombustível.


Segundo o corretor de imóveis, Guilherme Filho, a maior parte dos empresários não quer investir no plantio de mamona, planta típica do semi-árido baiano. Guilherme explica que, devido à divulgação do governo de que não é possível fabricar agrocombustível apenas com a mamona, os empresários apostam no pinhão manso.


Porém, muitos empresários estão comprando as terras apenas para vendê-la no futuro. Guilherme afirmou que todos acreditam que a valorização da área vai continuar e, por isso, “a demanda é tanta que está faltando terra para vender”, afirmou.A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri) afirmou estar preocupada com o crescimento do número de terras baianas de propriedade de empresários estrangeiros.


De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em 2007, menos de 1% das terras agrícolas da Bahia pertenciam a estrangeiros. Porém, a assessoria do órgão admite que os números estão defasados e que muitos empresários brasileiros compram imóveis em nome de grupos internacionais, ou seja, são usados como “laranja”.


http://www.mst.org.br/


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments