sábado, 29 de novembro de 2008

Vale a pena conhecer!



Fritjof Capra é um físico teórico e escritor que desenvolve trabalho na promoção da educação ecológica.
Capra recebeu, em 1966, seu doutorado em física teórica pela Universidade de Viena e tem dado palestras e escrito extensamente sobre as aplicações filosóficas da nova ciência. Atualmente vive com a esposa e a filha em Berkeley, Califórnia, onde é o diretor do centro de educação ecológica.
Capra tornou-se mundialmente famoso com seu O Tao da física, traduzido para vários idiomas. Nele, traça um paralelo entre a física moderna (relatividade, física quântica, física das partículas) e as filosofias e pensamentos orientais tradicionais, como o taoísta de Lao Tsé, o Budismo (incluindo o zen) e o Hinduismo. Surgido nos anos 70, O Tao da física busca os pontos comuns entre as abordagens oriental e ocidental da realidade. Recibido com enormes críticas pelo campo ortodoxo tanto da religião, quanto das ditas ciências atuais, as quais desprovaram das prospostas de Capra em seu livro.
Outro livro seu tornou-se referência para o pensamento sistêmico: O Ponto de Mutação, cujo nome foi extraído de um hexagrama do I Ching. Nele Capra compara o pensamento cartesiano, reducionista, modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos, e o paradigma emergente do século XX, holista ou sistêmico (que vê o todo como indissociável, de modo que o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo), em vários campos da cultura ocidental atual, como a medicina, a biologia, a psicologia e a economia.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Chega a 109 o número de mortos em SC


O número de mortes causadas pela chuva que atinge Santa Catarina desde o fim de semana passado já chega a 109, segundo a Defesa Civil divulgou neste sábado (29). Mais de 78 mil pessoas deixaram suas casas. Pelo menos 19 permanecem desaparecidas. Ao todo, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetas pelas chuvas.

Os óbitos ocorreram Brusque (1), Gaspar (15), Blumenau (24), em Jaraguá do Sul (13), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (5), Rancho Queimado (2), Ilhota (37), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).

Doações Contas foram abertas por bancos em nome do Fundo Estadual da Defesa Civil, de Santa Catarina e recebem doações.

Veja as contas para doações:

- Caixa Econômica Federal: Agência 1877, operação 006, conta 80.000-8 - Banco do Brasil: Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7 - Besc: Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0 - Bradesco S/A: 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1
- Itaú: Agência: 0289, Conta Corrente: 69971-2 O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil e o CNPJ, 04.426.883/0001-57.

As empresas ou pessoas de outros estados que tiverem interesse em fazer doações para as vítimas das enchentes de Santa Catarina devem entrar em contato com o Departamento Estadual de Defesa Civil do Estado, pelo número (48) 4009-9885.

As principais necessidades são de alimentos, água e produtos de higiene pessoal. Os catarinenses devem ligar para 199 ou para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional mais próxima do seu município.

G1
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Lula diz que "o mundo se curvará aos biocombustíveis"


Brasília, 24 nov (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu hoje em que "o mundo se curvará aos biocombustíveis, pois acabará por comprovar que poluem menos,"geram emprego e ajudarão o povo a viver melhor".

Lula reiterou a defesa da bioenergia em seu programa de rádio semanal, no qual apresentou um balanço da Conferência Internacional de Biocombustíveis realizada na semana passada, em São Paulo, com delegações de 100 países.

"A conferência foi um sucesso total, extraordinário, e o mais importante é que há quase uma unanimidade de que precisamos apostar definitivamente em uma nova matriz energética para reduzir as emissões de gases poluentes", assinalou.

Lula insistiu em que o Brasil apresentou ao mundo alternativas viáveis, como o etanol de cana-de-açúcar e os automóveis que funcionam indistintamente com gasolina ou álcool, que em dezembro chegarão a 7 milhões.

"É tecnologia provada e comprovada", apontou o presidente, que disse crer que "é só questão de tempo para que o mundo aceite que o caminho rumo a uma redução das emissões passa pela bioenergia".

Ele reiterou que, "ao contrário do que os Estados Unidos produzem com milho", o etanol de cana-de-açúcar não tem influência alguma nos preços dos alimentos e o Brasil "comprovou nessa conferência que isso não é verdade", afirmou.

O Brasil "tem terra, água e sol para produzir biocombustíveis e produzir alimentos" e o aumento da comida no mundo se deveu "à especulação nos mercados futuros", alegou.

Lula admitiu que a discussão sobre a viabilidade dos biocombustíveis ainda não acabou, mas disse que "o Brasil está disposto a seguir nesse debate, seja cientificamente ou tecnologicamente".

Especificou, além disso, que a bioenergia é "geradora de muitos empregos, recupera a terra, não polui e tem produtividade".

Também reiterou que seu Governo está disposto a manter a colaboração com países da África e América Central, aos quais ofereceu a tecnologia necessária para a produção de etanol, pois "assim se ajudará o desenvolvimento, se gerará emprego e se fará com que as pessoas vivam um pouco melhor".
G1
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Chávez deixa porta aberta para reeleição

O presidente Hugo Chávez disse na segunda-feira que o Partido Socialista Unido da Venezuela, que ele fundou e dirige, pode promover uma nova reforma na Constituição para permitir a reeleição por tempo indeterminado.


Chávez, que chegou ao poder em 1999, tentou realizar a mesma reforma no ano passado, como parte de um pacote que lhe daria mais poderes, mas foi rejeitado num referendo."Se o Partido Socialista Unido, discutindo, considerar conveniente, poderia (propor a reforma). Se uma parte importante dos venezuelanos que me seguem considera conveniente, bom, isso é com eles", disse Chávez a jornalistas na noite de segunda-feira.


Ao longo de seus dez anos no governo, Chávez afirmou em várias ocasiões que pretende permanecer no poder até 2021 ou além. Na entrevista coletiva, porém, o presidente disse que não tomaria a iniciativa da reforma, que precisaria ser submetida a consulta popular.


"Restam-me a partir o próximo 2 de fevereiro quatro anos e governo. Se Deus e a Virgem quiserem, se me acompanhar a boa saúde, e se todas as outras condições e considerações (forem cumpridas), vou acelerar a marcha nestes quatro anos para realizar o projeto socialista."


Uma vez no poder, Chávez já promoveu mudanças na Constituição e foi reeleito em 2006. Em dezembro de 2007, porém, sofreu sua primeira derrota eleitoral, no referendo constitucional. De acordo com o presidente, ele foi vencido por uma margem de apenas 10 a 15 mil votos.


A reforma, além de permitir uma nova candidatura em 2012, ampliaria o mandato presidencial de 6 para 7 anos e daria mais poderes ao Executivo em vários assuntos, como na capacidade de nomear autoridades regionais e administrar reservas internacionais.


No domingo, os aliados do presidente elegeram 17 dos 22 governadores da Venezuela, mas a oposição conseguiu vitórias importantes em grandes centros urbanos.Chávez costuma transformar as votações em uma espécie de plebiscito sobre a sua gestão e sobre a revolução socialista no país, que tem muitos programas sociais patrocinados pelo dinheiro do petróleo.


Ana Isabel Martinez, da Agência Reuters


A Tarde Online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 25 de novembro de 2008


No dia 24/11/08 os senadores estavam discutindo a decisão de alguns governadores de submeter uma liminar ao Superior Tribunal Federal-STF para caçar a medida aprovada há poucos meses referente ao piso salarial dos professores públicos que gira em torno de R$950,00.
Esta iniciativa por parte de alguns governadores reflete o verdadeiro interesse de grande parte dos políticos em relação à educação.
Aqui podemos fazer uma análise simplificada da questão educacional no Brasil: Não precisa ser nenhum doutor em economia para se chegar à conclusão que o desenvolvimento de uma nação está intimamente ligado ao nível educacional de sua população. Assim como, não precisa ser doutor para analisar que para se formar pessoas capacitadas e reflexivas, com conhecimento técnico-científico é preciso que a educação pública tenha em seu quadro de funcionários professores capacitados e bem remunerados para se dedicarem exclusivamente à docência.

A educação no Brasil nunca foi das melhores, mas, já tivemos muitas chances de aperfeiçoá-la. Porém, o que vem acontecendo desde a década de 90 é justamente o caminho inverso. O governo de Fernando Henrique Cardoso foi marcado como sendo o maior avanço do neoliberalismo no país, levando a educação ao status de mercadoria. Isso foi determinado no momento em que a educação deixou de ser responsabilidade exclusiva do Estado, passando a ser uma mercadoria com intervenção do capital privado, ou seja, a educação deixou de ser um direito social para virar um bem comerciável.

O PROUNI, que é o programa “sensação” do momento, veio com a falsa justificativa de que era de inclusão social. Na verdade, o PROUNI foi criado para diminuir a inadimplência que acabava com o comércio da educação, levando as universidades privadas à falência. A ironia cabe justamente neste ponto: As Universidades públicas há muito tempo estão em falência de recursos, de assistência estudantil, de tecnologia de ponta etc. Então porque não se investe nestas universidades? Sou Totalmente a favor das classes menos favorecidas nas universidades, porém nas universidades públicas, gratuitas e de qualidade, pois a educação tem que voltar a ser um direito social a qual o Estado deva financiar.

Portanto, esta medida contra o piso salarial dos professores das escolas públicas, representa uma medida que vai de encontro às classes menos favorecidas, contra a inclusão social e democratização da educação. Até quando os políticos vão continuar mentindo nas campanhas dizendo que estão preocupados com a educação do país? Até quando nós cidadão vamos permitir que estes políticos decidam os caminhos de nossas vidas? Até quando nós cidadãos vamos ficar omissos perante as questões sociais?

Edmilson Nascimento (Júnior) – Morador da R.E.G.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Vale vai tomar US$ 1 bi com banco de fomento da Coréia do Sul











SÃO PAULO - O Korea Eximbank, banco de fomento ao comércio exterior da Coréia do Sul, irá liberar uma linha de US$ 1 bilhão para a Vale do Rio Doce. Os recursos darão suporte financeiro aos projetos da empresa brasileira, possibilitando a manutenção estável dos embarques de produtos minerais para o país asiático



."O acordo irá nos permitir trocar informações sobre projetos de mineração com uma grande companhia global e ainda reforçar a participação das empresas coreanas em projetos de matéria-prima na América do Sul", comunicou o banco coreano.




No ano passado, a sul-coreana Posco, quarta maior siderúrgica do mundo, importou 46 milhões de toneladas de minério de ferro, sendo 23% desse volume oriundo do Brasil.



Em nota divulgada na noite de ontem, a Vale informou já dispor de linhas de crédito de longo prazo com instituições governamentais do Brasil e do Japão e que esses recursos ainda não foram utilizados.



A mineradora não revelou, entretanto, quais projetos receberão recursos coreanos.(Valor Online, com agências internacionais)


Fontes:Matéria extraida de Valor Online, com agências internacionais.



Anexos: imagens retiradas do site da câmara de comércio e industria japonesa do Brasil, e



Thiago Teixeira(morador da REG)


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

HOJE É 20 DE NOVEMBRO! Dia da Consciência Negra: Humanifique-se!

Por Roberta Ayres Torres (Jornalismo - UNICID) 19/11/2005 às 00:41
(Com modificações realizadas pela equipe de edição do Blog da REG)


O "Dia Nacional da Consciência Negra" é uma data para o povo brasileiro lembrar que a luta por uma sociedade igualitária, democrática, unida e livre de preconceitos é necessária para o desenvolvimento da nação.



Anti-Racismo



Dia 20 de Novembro não é somente mais uma data no calendário; é o Dia Nacional da Consciência Negra, uma data que visa lembrar a resistência dos negros à escravidão e ao racismo. Foi neste dia que Zumbi, líder e guerreiro do Quilombo dos Palmares, foi capturado, morto e decapitado, tendo sua cabeça exposta em Recife com a função de intimidar os escravos a seguirem seus passos. Zumbi tornou-se símbolo não só da resistência negra no Brasil, mas da luta pela liberdade humana. Até hoje, suas conquistas históricas surtem efeitos e inspiram centenas de movimentos sociais que travam batalhas contra o preconceito.

Malcon X



Durante todo o mês, entidades como o Movimento Negro Unificado organizarão eventos com o intuito de discutir e combater o racismo. Alguns dos temas que serão abordados são as cotas para negros nas universidades, discriminação racial no campo profissional, a exploração sexual da mulher negra e o racismo nos veículos de comunicação. Além disso, o movimento procura orientar as crianças negras a não desenvolverem o auto-preconceito, ou seja, julgar-se inferior perante a sociedade.



Zumbi
O racismo ainda é a forma mais clara de discriminação no Brasil, apesar da pesquisa de opinião realizada pela Fundação Perseu Abramo em 2003 ter mostrado que somente 4% dos entrevistados reconheceram que são racistas. São dados como este que comprovam que o racismo no Brasil manifesta-se de forma camuflada e subliminar, pois pouco se discute sobre o assunto. A imagem do negro na mídia, nos livros, nas universidades e no setor profissional ainda é inferiorizada perante o branco. O papel desempenhado pelos negros nas novelas televisivas é um exemplo deste racismo silencioso: os negros são sempre aquelas personagens submissas à personagem branca, nunca o inverso.



As leis brasileiras anti-racismo, previstas na Constituição de 1988, consideram a prática de racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão. Porém, a criação e aplicação de leis são insuficientes para acabar com o racismo. É necessário criar um vínculo entre governo e sociedade a fim de discutir e analisar o tema de forma aberta. Mas, acima de tudo, é dever da sociedade brasileira se conscientizar de que a cor da pele não interfere na capacidade e nem no caráter do indivíduo.




Fonte: CMI Brasil - centro de mídia independente


Thiago Teixeira (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Chanceler do Equador diz que a situação com Colômbia é muito difícil

Quito, 17 nov (EFE).- A chanceler equatoriana, María Isabel Salvador, disse ser "muito difícil" a situação atual com a Colômbia, país com o qual mantém rompidas as relações diplomáticas desde março, publicou hoje a imprensa local.

"Sem dúvida a situação com a Colômbia é muito, muito difícil e vemos como todos os dias e todas as semanas acontece algo na fronteira e isso é extremamente grave", disse a ministra em entrevista publicada hoje no jornal "El Universo".

Segundo ela, essa não é só a opinião do Equador, pois é possível observar isso também em "um relatório pontual sobre o Plano Colômbia solicitado pelo vice eleito dos Estados Unidos, Joseph Biden, quando era ainda presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, ao Escritório Geral de Contabilidade do Congresso".

No relatório, segundo ela, se evidência que "infelizmente o Plano Colômbia não conseguiu cumprir os objetivos para os que foi designado e que tem uma influência nefasta sobre seus vizinhos e, de maneira especial, sobre o Equador porque há setores do território colombiano que não são controlados pelo Governo".

"O Equador está fazendo seu maior esforço, estamos reforçando nossas Forças Armadas para que esse controle seja cada vez mais efetivo e o que está fazendo a Colômbia para controlar sua fronteira sul?", questionou.

A chanceler lembrou que o presidente do Equador, Rafael Correa, foi muito claro ao dizer que o país "responde com tudo a qualquer ingerência de grupos armados irregulares colombianas, ou seja, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), paramilitares, Águias Negras, crime organizado".

Nesse sentido, a chanceler disse que "jamais o Equador fará o que fez a Colômbia, que para atacar os irregulares foi capaz de ir contra a soberania de outro país".

No dia 1º de março, a Colômbia lançou uma operação em território colombiano contra uma base que as Farc tinham instalado em Angostura. O episódio gerou o rompimento das relações diplomáticas entre ambos os países. EFE
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 16 de novembro de 2008

Abstenção do 1° dia do vestibular da Ufba é 7,44%

Ao todo, 3.224 estudantes faltaram ao primeiro dia de aplicações de prova do Vestibular 2009 da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Isso significou a ausência de 7,44%. O número total de candidatos é de 43.330 inscritos.

Somente em Salvador, a abstenção foi de 7,33%, com 2.446 faltosos dentre 33.358 candidatos inscritos no processo seletivo. Nos pólos
de vestibular do interior do estado, foram 778 ausentes, refletidos num índice de abstenção de 7,8% dos 9.972 inscritos.

As informações são do Serviço de Seleção e Orientação da Ufba (SSOA).

Atarde online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Stédile vê que governo abandonou a Reforma Agrária


Para João Pedro Stedile da Direção Nacional do MST, a crise financeira contribuiu para o bloqueio da Reforma Agrária enquanto o governo Lula a transformou em um mero programa assistencial.


Em uma coletiva de imprensa, Stedile disse que o governo optou pelo agronegócio e as forças do capital financeiro na disputa por terras no país. Por isso, segundo ele, "a Reforma Agrária deixou de ser um plano nacional que democratize o acesso as terra”.


Ele citou dados do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), segundo os quais o governo brasileiro até agora assentou 18.630 famílias enquanto a meta seria de 80 mil.Stedile ainda disse que produção de etanol fez com que o cultivo de cana avançasse sobre a área da Amazônia legal.


Também denunciou o monocultivo de eucalipto na região do Maranhão como uma ameaça ambiental. Esses e outros monocultivos, como o do milho e da soja, são citados por Stedile como causas da concentração de terras no país. Para ele as políticas econômicas do governo tornaram o Brasil um país agroexportador.


mst.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Brasil é 110º em participação da mulher na política




O Brasil está entre os 24 países que dão as mesmas oportunidades de educação a ambos os sexos, segundo um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM). O País também está entre os 36 países que promovem políticas de saúde que beneficiam igualmente homens e mulheres.
Apesar disso, o Brasil está apenas em 73º lugar no ranking que mede a igualdade entre os sexos. Segundo o relatório do FEM, as brasileiras ainda têm pouca participação e oportunidade na economia do País, em comparação com os homens.
Mas é no campo político que o Brasil tem o seu pior desempenho: é o 110º do mundo, em uma lista de 130 países. De acordo com o FEM, há pouca participação das mulheres em relação aos homens no Congresso e no Executivo.
Noruega e IêmenO Brasil ganhou uma posição no ranking geral de igualdade entre os sexos, em relação à lista de 2007. O relatório compara as oportunidades que mulheres e homens têm em quatro áreas: educação, saúde, economia e política.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, a melhor aconteceu devido ao aumento no número de matrículas de mulheres na educação primária.
"Novas estatísticas sobre matrícula na educação primária ajudam a colocar o Brasil entre os 24 países que fecharam completamente o buraco de disparidade entre os sexos na educação."
Na América Latina e Caribe, o Brasil é o país com o 17º melhor desempenho no ranking. De acordo com o FEM, a Argentina (24º no mundo) e Cuba (25º) são os países que melhor promovem a igualdade entre os sexos na região. O México está em 97º lugar.
Em comparação com os países emergentes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil está atrás da Rússia (42º no ranking) e China (57º), mas supera a Índia (113º).
O relatório afirma que a Noruega é o país que melhor promove a igualdade entre os sexos, seguido por Finlândia, Suécia (que liderou o ranking de 2007), Islândia e Nova Zelândia.
Os países onde as mulheres têm menores oportunidades na sociedade são Benin (126º), Paquistão, Arábia Saudita, Chade e Iêmen (130º).
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Todos pela Humanização da Saúde !



A humanização é um movimento com crescente e disseminada presença, assumindo diferentes
sentidos segundo a proposta de intervenção eleita. Aparece, à primeira vista, como a busca de um ideal, pois, surgindo em distintas frentes de atividades e com significados variados, segundo os seus proponentes, tem representado uma síntese de aspirações genéricas por uma perfeição moral das ações e relações entre os sujeitos humanos envolvidos. Cada uma dessas frentes arrola e classifica um conjunto de questões práticas, teóricas, comportamentais e afetivas que teriam uma resultante humanizadora.
Nos serviços de saúde, essa intenção humanizadora se traduz em diferentes proposições:
melhorar a relação médico-paciente; organizar atividades de convívio, amenizadas e lúdicas, como as brinquedotecas e outras ligadas às artes plásticas, à música e ao teatro; garantir acompanhante na internação da criança; implementar novos procedimentos na atenção psiquiátrica, na realização do parto — parto humanizado — e na atenção ao recém-nascido de baixo peso — programa da mãe-canguru —; amenizar as condições do atendimento aos pacientes em regime de terapia intensiva; denunciar a "mercantilização" da medicina; criticar a "instituição total" e tantas outras proposições.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 9 de novembro de 2008

Obama lá. E aqui?

Fernando Conceição *

E no Brasil, quando vamos ter um(a) presidente(a) da República

negro(a)? A pergunta procede porque se hoje há um consenso nas
declarações públicas, de cima a baixo, a começar de Lula, festejando a
vitória de Barack Obama lá no norte, quantas gerações ainda o Brasil
aguardará para sentir o mesmo orgulho visto mundo afora pelo exemplo
dado pela vigorosa democracia estadunidense? Quantas décadas ainda
serão necessárias para que se geste aqui um(a) candidato(a) com
similares back-ground e antecedentes étnicos, para o(a) qual sejam
oportunizadas - como os Estados Unidos agora enfatizam - condições
iguais e equitativas de disputa política pelo poder real?

É muito gostoso, confortável até, palpitar sobre a vida e a sociedade
alheias. Mas, e a nossa? Os Estados Unidos tem uma minoria negra que
em sua história em média nunca ultrapassou os 13% no conjunto da
população. Óbvio que não foi essa minoria, de cujo percentual deve ser
subtraído um expressivo número de abstêmios e contrários, tão somente
ela a responsável pela consagração de Obama. Ressalte-se, ademais, que
ao se definir "negro" pelos critérios ali adotados estamos falando do
clássico conceito de Oracy Nogueira (Tanto Preto Quanto Branco, 1954),
isto é, considera-se negro quem tem antepassado afrodescendente até a
quinta geração, independentemente do seu fenótipo. Por esse viés,
entre aqueles 13% se inclui inclusive gente que em terra brasilis
seria considerada loira. Tá bom: morena, cravo-e-canela. Aqui já se quis ser
tudo, menos negro, como demonstrou o recenseamento do IBGE na década
de 1980, quando a tabulação dos resultados encontrou mais de 120
auto-definições para os entrevistados que não poderam se declarar
simplesmente brancos.

Nessas plagas, onde os afrodescendentes em toda a história senão
expressiva maioria populacional sempre beiraram pelo menos os 40%, o
critério de definição são os caracteres físicos, aparentes, como
argumentou Nogueira. Na medida em que a sociedade estadunidense, após
o fim da escravidão com a sanguinolenta guerra civil de 1861-65 (há um
ensaio de Edmund Wilson sobre o tema, Sangreira Patriótica, 1962),
construiu nas tensas relações raciais o princípio dogmático "separates
but equals" (separados, mas iguais), os negros vítimas de violenta
segregação e da lei de Lynch foram como "forçados" a se organizar em
auto-defesa, minoria que sempre foram. Essa organização, se
problemática e faccionada, no geral resultou em ganhos. Que se
aceleraram a partir de 1954, depois de a Suprema Corte declarar
inconstitucional a doutrina "separados, mas iguais". Esse foi o
importante fato jurídico inaugural de impulso ao amplo movimento de
"direitos civis". O pastor Martin Luther King Jr. e o presidente John
Fitzgerald Kennedy, ambos depois assassinados por fanáticos radicais,
são os emblemas desse movimento.

O que surpreende e deixa o mundo encantado com a eleição de Obama é
justamente a percepção geral de quanto nos Estados Unidos a "raça" é e
sempre foi fator de dissenso, de tensões extremas. A guerra civil ou
de secessão que quase destrói o país, resultando na morte de 2% da
população (em números de 2008 seriam quase 6 milhões de pessoas!)
poderia ser evitada se Abraham Lincoln, presidente de 1861 a 1865
(também assassinado), não se empenhasse em acabar com a escravidão
negra, estratégica opção econômica. De meados da década de 1950, por
mais de 15 anos ininterruptos os EUA foram internamente engolfados por
uma sucessão de batalhas, concomitantemente jurídicas, legais e
civilmente públicas, com mais tumultos de rua e mais assassinatos, a
exemplo de Malcolm-X e do senador Bob Kennedy, provável sucessor do
irmão ex-presidente. Tais conflitos, registrados na imprensa do mundo
todo, num momento histórico externamente delicado das guerras fria e
do Vietnã, levaram o presidente Lindon Johnson (1963-1969) ordenar em
1967 um amplo diagnóstico, feito pela "Comissão Kerner", por ele
nomeada. Sete meses depois, o veredito que impactou a mentalidade
nacionalista de suas elites: "Nossa nação está caminhando para
dividir-se em duas sociedades, uma negra, outra branca - separadas e
desiguais".

A ascensão de Obama comprova que as instituições políticas, sociais e
econômicas daquele país de contrastes, por sua elite de mando souberam
ler e compreender o alerta da "Comissão Kerner". Tomaram a si, com a
implementação de um conjunto de políticas de ação afirmativa, a
responsabilidade de evitar o que predizia tão chocante diagnóstico. A
decisão de evitar o pior não foi fruto de iniciativas restritas aos
sucessivos governos a partir de Kennedy, Johnson e Richard Nixon
(1969-1974), este o que agiu para a efetiva implantação de políticas
para as minorias. Oferecer, principalmente aos negros, meios que
oportunizavam a igualdade de condições para competir em espaços antes
restritos a não-negros, esta é a ciência que está na base da vitória
eleitoral que muda para sempre a história do mundo moderno, pelo peso
e pela importâcia dos Estados Unidos.

Muito teriam a aprender as elites brasileiras de mando, se não apenas
se regozijassem pelo exemplo dado pela democracia americana, há muito
louvada desde Tocqueville. Aos que nos últimos tempos por aqui
excomungaram as ações afirmativas focadas aos negros, apelando para um
suposto (mas desinformado) fracasso de tais politicas naquele país (o
ataque começou com a eleição em 1981 de Ronald Reagan), eis aí a prova
inconteste. ´


Para os recalcitrantes contrários a qualquer tipo de
avanço que resulte na ascensão de negro(a)s brasileiro(a)s a postos de
relevância política ou econômica, sem nisso admitir as sutilezas do
racismo pátrio na exclusão daqueles não apenas dos quadros partidários
importantes, mas da direção de empresas cotadas na Bolsa ou mesmo das
redações dos jornais, para aqueles restará sempre o consolo de que em
nosso país o povo, inclusive a patuléia negra, é pacífico. Que se
matem nos guetos e sejam exterminados nas favelas. Em nossa sociedade, de homens
cordiais, nunca houve ou haverá algo minimamente remoto à guerra civil
ou às batalhas campais daquele país curioso, mas distante, lá de cima
do norte. Afinal, deus é brasileiro.

----------------------------------------------------
* Autor de "Mídia e Etnicidades no Brasil e nos Estados Unidos: Entre
Zumbi dos Palmares e Malcolm X, Entre Folha de S. Paulo e The New York
Times" (2005). Foi visiting scholar na New York Univesity e na
University of California (1998-1999), e bolsista Fulbright (1994) nos
Estados Unidos. É pesquisador-visitante na Freie Universität Berlin (Alemanha), em pesquisa pós-doutoral/Capes.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 7 de novembro de 2008


De um tempo para cá, vários laboratórios começaram a entender como acoplar bactérias a dispositivos minúsculos e usá-las como motores do conjunto. Os problemas envolvidos são não triviais, incluindo ligar, desligar e orientar os "motores". Mais recentemente, um time da école polytechnique de montréal, liderado pelo professor de engenharia da computação Sylvan Martel, conseguiu guiar conjuntos nano-físico-biológicos dentro de correntes sanguíneas, usando como motores bactérias que têm em si, naturalmente, partículas magnéticas e, do lado de fora, sis tema de ressonância ma gnética como guias.
A equipe de Martel já havia feito experiências reais em porcos e agora mostrou que pode fazer o mesmo em réplicas de sistemas venosos humanos. A conjunção cápsula [de 1.5mm] e bactéria usada chega a atingir a fantástica velocidade de 10cm/s e pode vir a ser usada, no futuro próximo, para entrega de medicamentos exatamente onde eles são necessários no corpo humano.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Cidade perde 90% de lavoura por causa da seca


90% das lavouras de milho e feijão estão perdidas no município de Antônio Cardoso, que fica a 22km de Feira de Santana. Quem depende da terra para sobreviver, sofre com os prejuízos. Do que foi plantado, quase nada dá para aproveitar.


No roçado de dona Adélia Santos, a terra seca afetou a produção de batatas. “A situação está difícil. Não há nada para colher”. A palma cultivada pelo vizinho não foi capaz de sustentar os animais. Seu Eraldo Hermenegildo foi obrigado a levar o gado para outra fazenda. “Estou com medo dos animais morrerem”.

Diante da situação, o município, de doze mil habitantes, decretou estado de emergência. Por meio de uma parceira com o Ministério da Integração Nacional, o Exército está cadastrando as famílias para receberem água por meio de carros-pipa.


“Existe um cálculo que foi imposto pelo Ministério da Integração. São 20 litros de água por pessoa diariamente. Em cima desse cálculo, a gente vai verificando as necessidades”, explica o militar Antônio Maynard. Além de Antônio Cardoso, outros cinco municípios da região decretaram estado de emergência.

fonte: ibahia.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Robodoc: o cirurgião do futuro já chegou às salas de operações

Uma cobra mecânica que é capaz de penetrar pelos orifícios naturais do corpo - e não por uma incisão - para realizar cirurgias é apenas um dos aparelhos que cientistas acreditam que servirão para transformar as técnicas cirúrgicas tradicionais.
Com a aproximação de uma recessão mundial e a pressão que isso gera sobre os orçamentos de saúde, o momento pode parecer estranho para a promoção de cirurgias de alta tecnologia.
Robôs, afinal, não são baratos. O preço médio de venda do sistema Da Vinci, do grupo Intuitive Surgical, é de US$ 1,35 milhão.
[...] dezenas de milhares de procedimentos de próstata, cardíacos e outros já são realizados por robôs, e especialistas prevêem que as máquinas serão cada vez mais usadas para tratar doentes nas décadas futuras.
Em um laboratório universitário junto ao Museu da Ciência de Londres, pesquisadores trabalham em uma nova geração de aparelhos de alta tecnologia que conduzirão a cirurgia robotizada minimamente invasiva ao próximo patamar.

Fonte: www.terra.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Wagner anuncia reforma no governo

O governo da Bahia passará por uma reforma no seu quadro de secretários e deve começar 2009 com uma nova configuração política. O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner (PT), na manhã de segunda-feira, 3, ao desembarcar da aeronave da American Airlines, que inaugurou a primeira linha direta da companhia ligando Salvador e Miami, nos Estados Unidos.

A informação surgiu depois de uma semana tumultuada quando Wagner e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, principal liderança peemedebista na Bahia, discutiram o futuro da aliança PT-PMDB no Estado.


O chefe do Executivo baiano não apresentou detalhes sobre quais os setores e partidos serão afetados pela reforma do secretariado e apenas afirmou considerar "natural que, daqui até dezembro, a gente faça algumas modificações para a segunda metade do governo". Entre as mudanças pode estar o desligamento do PMDB das duas secretarias que comanda, a da Infra-estrutura e da Indústria, Comércio e Mineração.


DECISÃO - A reforma, segundo o governador, seria feita entre os meses de março e abril, entretanto, foi adiada em função da proximidade das eleições. De qualquer modo, a mudança de secretariado acontecerá em um momento decisivo para a aliança PT-PMDB nos âmbitos estadual e federal.


No pleito em Salvador, os petistas foram tratados como adversários pelos peemedebistas, que se aproximaram do DEM no segundo turno. Agora, o PT convive com a expectativa de que os democratas passem a integrar a administração municipal do prefeito reeleito João Henrique Carneiro (PMDB).

Por outro lado, o PSDB, principal opositor ao governo do presidente Lula, inclusive na disputa pela Presidência da República em 2010 , integra a base de apoio do governador e no segundo turno na capital baiana se aproximou do candidato petista, o que gerou especulações sobre a entrada efetiva dos tucanos no governo Wagner, assumindo alguma secretaria.

Além disso, a Assembléia Legislativa está em pleno processo de reconfiguração das comissões e de disputa pela presidência da Casa.Apesar de o governador não adiantar por onde começarão as mudanças, a expectativa nos bastidores do poder e dos partidos é que a reforma atinja além das secretarias sob o comando do PMDB, as secretarias de Relações Institucionais (Serin) e, principalmente, do Desenvolvimento Urbano (Sedur), ambas nas mãos do PT.

"As especulações são um reconhecimento do trabalho do governo nas áreas de habitação e saneamento. Antes, ninguém ouvia falar da Sedur. Em um ano e meio da nossa gestão, o orçamento da secretaria passou de pouco mais de R$ 100 milhões para R$ 700 milhões, e o número de convênios saltou de 28 mil para 26 mil. Este cenário transformou a Sedur em atrativo para os outros partidos", afirmou Afonso Florence, titular da secretaria, destacando que não cogita a sua saída e "em nenhum momento fui posto em estado de alerta pelo governador.

Contudo, sou um homem de partido, sempre estive e estarei no projeto de governo, estando à frente de uma secretaria ou não", ressaltou.

TUCANOS - Principal nome do PSDB citado nas conversas de bastidores como possível novo secretário, o ex-candidato a prefeito de Salvador Antônio Imbassahy não quis comentar o anúncio do governador. Já outro tucano, o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo enfatizou que o PSDB não pleiteia cargo algum e que o partido continuará na base do governo independentemente da reforma do secretariado. "O governador é livre para tomar suas decisões e convidar quem quiser", disse.

Leonardo Leão, A Tarde online

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Trezentos trabalhadores são internados com suspeita de intoxicação

Trezentos funcionários de uma fábrica de calçados em Itapetinga deram entrada no Hospital Cristo Redentor com suspeita de intoxicação. Eles apresentavam dores de estômago, diarréia e vômitos. Com a demanda, a unidade hospitalar precisou convocar 50 médicos, enfermeiros, policiais e voluntários para ajudar no atendimento.
Amostras da água e comida servidas na empresa foram coletadas pela Vigilância Sanitária para exame, que deve ficar pronto nesta segunda-feira, 3. Funcionários da fábrica relataram outros casos semelhantes que aconteceu há mais de uma semana. Nenhum paciente está em estado grave. Os casos começaram a ser registrados a partir desta sexta-feira, 31.


Fonte: A TARDE online.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments