segunda-feira, 27 de julho de 2009

"Não lhe dou nenhuma esperança"


O título resume bem a conversa de dois estudantes, um da REG e outro da Aceb, com o prefeito de Guanambi, o ex-governador Nilo Coelho. Ao ser indagado sobre a possiblidade de a Prefeitura Municipal de Guanambi adquirir para os estudantes uma casa na capital, o prefeito deixou bem claro: "não lhe dou nenhuma esperança", enfatizou.


"Cortesia com o chapéu dos outros" - Segundo o prefeito, a crise pegou em cheio os municípios brasileiros. O FPM (Fundo de Participação dos Municípios) caiu e a folha de pagamento está sufocando o poder público: "estou sufocado, esse mês foram vários cortes, não temos dinheiro pra comprar casa, Lula anda fazendo cortesia com o chapéu dos outros", disse ao se referir à redução do IPI, feita pelo governo, que é a principal fonte que o nutre o FPM.


"Não dou carta branca nem pra minha mãe, pra minha mulher" - Os estudantes propuseram que poderia ser feito um financiamento da casa, via Caixa Econômica, caso a prefeitura desse carta branca, o que recebeu de pronto uma resposta de Nilo: "não dou carta branca nem pra minha mãe, pra minha mulher", respondeu rispidamente. No entanto, o prefeito disse que os estudantes podem ficar tranquilos: "enquanto eu estiver aqui, vai ter convênio, não se preocupem!".


A reunião foi encerrada após pouco mais de cinco minutos de conversa. "Não vai ter casa própria: uma, porque não tem dinheiro; outra, porque não posso comprar, não é permitido; e porque Salvador? porque não outra cidade?", insistiu. Em seguida, os estudantes foram convidados a retornarem numa próxima oportunidade, "com mais tempo". E a pergunta que não quer calar é:


Retornar para quê?


Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: