quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PT disputa cargos e limita ação de Wagner


Além de ter de articular as alianças político- administrativas com vistas a 2010 com PP, PDT, PSC e outros partidos, o governador Jaques Wagner (PT) terá de controlar a sede do PT por espaço e cargos no governo depois do rompimento com o PMDB, que deixou três secretarias. Na noite desta quarta, 12, o governador recebeu lideranças da corrente do ex-Campo Majoritário (Articulação) para tratar do assunto, antes de conversar, nesta quinta, 13,, com representantes do PP, no início da tarde, e PDT, cujas lideranças se reúnem pela manhã com o ministro Carlos Lupi, em Brasília.


Das três secretarias vagas – Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio e Infra-Estrutura –, essa última é a que enche os olhos dos petistas, e, aliás, a que está na mira de todos os partidos que pretendem aliança com o PT, por tratar-se da que administra mais recursos. Até esta quarta, fonte do PP dava como certo que a pasta passaria aos comandos do deputado federal João Leão (PP).


“Estamos buscando recompor nosso espaço, pois perdemos Agricultura e Educação. Nada está 100% definido ainda, então, a partir do espaço que o governador disser que tem a oferecer, discutiremos um nome”, disse o deputado estadual J.Carlos, referindo-se ao deputado federal Geraldo Simões, substituído na pasta de Agricultura pelo deputado estadual Roberto Muniz (PP), ano passado; e ao recém-exonerado secretário Adeum Sauer, substituído por Osvaldo Barreto, em Educação.


J. Carlos, que fez um duro discurso contra o governo no Plenário da Assembleia na terça, criticando a presidência da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia), disse que tudo está nas mãos do governador, mas que a Infra-Estrutura é um espaço cobiçado. Cargos de segundo escalão, como a presidência do Derba (Departamento de Infra-Estrutura de Transporte da Bahia), também fazem parte dos anseios petistas. Nos quadros do ex-Campo Majoritário, há nomes como o de Edval Passos, atual presidente do Sebrae, e Neidiana Costa Pinto, procuradora do Estado.



Articulações – O deputado federal Mario Negromonte (PP), que se encontra com Wagner nesta quinta à tarde, não quis confirmar se estava fechado com João Leão a pasta de Infra-Estrutura. Limitou-se a dizer que “é natural que se amplie o espaço da legenda no governo”, lembrando que o PP tem 40 prefeituras, 38 vice-prefeitos e 400 vereadores na Bahia.


Uma fonte muito próxima ao governador, porém, revelou outra possibilidade para o PP: a entrada de Roberto Muniz no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), caso o conselheiro Otto Alencar venha a se aposentar em outubro, para sair candidato ao Senado na chapa majoritária de Wagner. A pasta de Agricultura seria, então, dada ao PDT.


O desafio maior é o PDT, que discute na manhã desta quinta se o melhor caminho é seguir Wagner ou o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). A legenda, que está dividida, e tem na Prefeitura de Salvador as pastas de Educação e Reparação, já esteve próxima de ocupar a secretaria de Ciência e Tecnologia, ano passado, em conversas, que não deram certo, entre o deputado federal Severiano Alves e o secretário estadual de Relações Institucionais, Rui Costa.
“O PDT não abre mão de estar na majoritária e de ter a pasta de Educação no Estado. E isso nós já temos garantido com o PMDB”, revelou Severiano, que é contra a aliança com PT.



Já o PR deixou claro, ontem, que não fará aliança com o PT para 2010 e que tem conversado tanto com o PMDB quanto com o DEM-PSDB. Como 4 dos 6 deputados estaduais votam com o governo, quando o partido se definir, os mesmos terão de decidir posição.

A Tarde Online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: