sábado, 31 de janeiro de 2009

A bandeira da discórdia




Era para ser um simples ato público de divulgação da REG e da campanha da "Casa Própria", mas terminou em polêmica. Na última segunda-feira de janeiro, dia 26, por volta das 9h, começamos os trabalhos. Com música ao vivo, distribuição de panfletos e discursos feitos pelos estudantes, além de faixas sobre a temática e duas bandeiras. Entre estas bandeiras, havia a de um dos mais famosos lutadores do povo, "Che" Guevara.

A ira - Ao encerrar o ato às 11h30min, voltamos para casa, quando fomos surpreendidos por comentários negativos feitos pelos radialistas Bonny Silva e Edmundo Macedo, no "Jornal da Cidade", programa que ambos apresentam das 11 da manhã às 13 da tarde, na Rádio Cultura AM de Guanambi. Dirigimo-nos até a Rádio, pedimos espaço ao vivo para rebater as acusações, o que foi prontamente atendido pelos locutores.

Fomos acusados de "partidarização" pelo fato de utilizarmos a bandeira com a imagem de "Che", de estarmos no "caminho errado", de que a nossa luta era "errada", de que os estudantes de Guanambi em Salvador não deveriam ser "priorizados" etc.

Por volta das 12h, entramos no ar para desmentir as acusações. Em primeiro lugar, a utilização da imagem de Guevara se deve a condição de ícone das lutas sociais, papel encarnado pelo argentino durante os anos de 1950 e 60, e, portanto, é infundada a idéia de "partidarização". Em segundo lugar, devido a nossa experiência com o movimento, acreditamos estar no caminho da luta, que deverá nos levar à consecução dos nossos objetivos, e se é o "caminho errado", só o tempo dirá.

Acreditamos que não existe essa de "luta errada" ou "luta certa", pois luta é luta, seja aqui ou na China. Não acreditamos que estamos sendo "priorizados", mas que existe sim o reconhecimento da nossa organização, e deixamos bem claro que apoiaremos qualquer luta que seja desencadeada pelos estudantes, seja a dos guanambienses em Conquista, em Montes Claros, em Belo Horizonte, em Manaus ou em Nova Iorque.
Portanto, foi fácil desconstruir todas essas infâmias frente a frente aos nossos algozes, que tentaram desqualificar o movimento de todas as formas. Deixamos a mensagem para o povo de Guanambi de que a liberdade de expressão deve ser exercida com responsabilidade, o que não estava sendo feito principalmente por Edmundo Macedo, o "formador de opinião", título que ele concedeu a si próprio.

A luta continua, apesar do fascismo - Cientes da nossa vitótia no debate, saímos do programa, e ao chegar em casa, novas acusações estavam sendo feitas. Fomos à emissora novamente, mas desta vez o programa já havia acabado e o bate-boca continuou no estúdio. Edmundo Macedo, irredutível, destilou todo o seu ódio contra nós. Deixamos a sala de cabeça erguida, mas antes, enfatizamos que ele era um irresponsável e desinformador da pior espécie. Foi pouco para um imbecil daquela estirpe, mas o julgamento dele está sendo feito pelo povo nas ruas da cidade. Aos de sua qualidade, "Seu" Edmundo, deixamos a seguinte frase:

"Nem um passo atrás que não seja para tomar impulso!" (Ernesto "Che" Guevara de La Serna)

Wanderson Pimenta (morador da REG)




Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Lula: O povo pobre do Brasil não vai pagar por uma crise que não nasceu aqui

Os cinco presidentes sul-americanos reunidos ontem à noite no Fórum Social Mundial de Belém mandaram um recado claro para os países responsáveis pela crise financeira mundial: ela não será paga com o sacrifício dos mais pobres.

Num encontro histórico, que lotou o Centro de Convenções Hangar, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Hugo Chaves (Venezuela), Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai) foram unânimes em afirmar que o enfrentamento da crise passa pela integração regional, pelo fortalecimento dos Estados nacionais e pela execução de políticas públicas com fortes investimentos governamentais.

"O povo pobre do Brasil não vai pagar por uma crise que não nasceu aqui", afirmou Lula, que foi ovacionado por vários minutos ao iniciar sua fala.Ele lembrou dos tempos em que o FMI (Fundo Monetário Internacional) ditava regras aos países da região. "Agora o FMI que diga ao Obama e aos países da Europa o que ele devem fazer para acabar com a crise deles", ironizou.

Entre as medidas para contar o avanço da crise no país, Lula anunciou investimentos públicos para a construção de 1 milhão de casas populares nos próximos dois anos e falou dos projetos da Petrobrás para geração de emprego e renda.“A crise não nasceu por causa do socialismo bolivariano do Hugo Chávez. Não nasceu por causa da Constituição de Evo Morales.

A crise nasceu porque durante os anos 80 e 90 eles defenderam a lógica de que o Estado não podia nada e que o ‘deus mercado’ ia desenvolver o país e fazer justiça social. Esse 'deus mercado' quebrou por falta de controle, por irresponsabilidade”, afirmou Lula.Durante o debate, Chávez, Correa, Lugo e Morales reafirmaram a necessidade de se promover a integração latino-americana.

Eles pediram a união entre os países da América Latina para superar a crise financeira internacional e apresentar ao mundo um novo modelo de desenvolvimento. “Um outro mundo é possível, necessário e está nascendo agora na América Latina”, disse Chávez.Nesta sexta-feira (30), Lula se reuniu com o comitê internacional do Fórum Social Mundial e em seguida almoça com a governadora do Pará, Ana Julia Carepa.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Trecho contido no Prefácio de "Por quem os sinos dobram", de E. Hemingway

"Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos seus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano;
E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por Ti". (John Donne)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

sábado, 24 de janeiro de 2009

2° Intensivo da REG: sucesso absoluto!


O 2° Intensivo para o vestibular da UNEB realizado pela REG, superou as expectativas mais uma vez. Pelo segundo ano consecutivo, a comunidade estudantil de Guanambi compareceu em massa nas aulas ministradas, primeiramente no Colégio Luiz Viana, e depois, na Escola Estadual Getúlio Vargas. A média de frequência chegou a 45 estudantes por dia, ou seja, duas salas de aula cheias!

Gostaríamos de agradecer a comunidade guanambiense por prestigiar mais esse evento protagonizado pela REG. Agradecemos ao Colégio Luiz Viana, pela disponibilização de suas salas na primeira semana de aula. Também agradecemos profundamente a disponibilidade da Diretora do Getúlio Vargas, Dilma, em nos receber quando alguns colégios de Guanambi nos fecharam as portas. E como não poderia deixar de ser, agradecemos aqueles estudantes que, mesmo não sendo moradores da REG, como Ana Regina, Jé e Deivid ajudaram a construir mais esse trabalho!

Residência do Estudante de Guanambi: casa própria já!

"Nem um passo atrás que não seja para tomar impulso"!


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Liberdade de expressão!


"A liberdade de expressão é, tradicionalmente, considerada a pedra angular dos regimes democráticos. (...) Hoje, no entanto, todos entendem que a expressão pública do pensamento passa, necessariamente, pela mediação das empresas de comunicação de massa, cujo funcionamento exige graus crescentes de capitalização. Aquele que controla tais entidades dispõe, plenamente, da liberdade de expressão. Os demais membros da coletividade, não!"


Fábio Konder Comparato (professor universitário)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Malcolm X


"Liberate our minds, by anny means necessary!" (Libertação de nossas mentes por qualquer meio necessário).


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 18 de janeiro de 2009

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Lula defende referendo convocado pelo presidente da Bolívia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje o referendo para ratificar a nova Constituição na Bolívia, que deve ocorrer em 10 dias, como uma forma democrática de propor mudanças no país.


Presidente brasileiro declara apoio a Morales

'O Evo [Morales], ao propor um referendo e antecipar as eleições e garantir apenas uma reeleição, está dando um exemplo democrático que muita gente que governou esse país não deu em outros tempos', disse.

O referendo está marcado para 25 deste mês. A mudança na Constituição boliviana causou vários protestos, no ano passado, em cidades comandadas por opositores de Morales. .

Lula comparou a eleição de Evo Morales à de Nelson Mandela para a presidência da África do Sul. Segundo Lula, a exemplo de África do Sul, a Bolívia também foi governada por muito tempo por uma minoria.

'A maioria negra [na África do Sul] descobriu que na democracia prevalece a vontade da maioria, não a vontade do poder econômico ou da minoria, e Mandela mudou a história da África do Sul. Na Bolívia ocorreu o mesmo: a maioria se descobriu. O povo boliviano descobriu que, tendo uma maioria indígena, poderia eleger um presidente índio', disse Lula.

O presidente foi à Bolívia para a inauguração de trechos do Corredor Oceânico, que vai ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico. Ele também deve assinar acordos com o governo boliviano para a construção de estradas naquele país e discutir questões sobre energia, combate ao narcotráfico e comércio bilateral.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

sábado, 10 de janeiro de 2009

Boicote!



Clique na imagem para ampliá-la.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PT abre pré-seleção para bolsas na Escola de Medicina de Cuba


Como vem ocorrendo desde 1999, o Governo cubano oferece bolsas de estudo para a Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), através de várias organizações brasileiras, entre as quais o Partido dos Trabalhadores.


Estas bolsas cobrem todos os gastos com o curso, alojamento e alimentação, além de incluírem uma pequena ajuda de custo. Ficam a cargo do estudante as passagens aéreas, tanto agora quanto durante o curso.Para o ano de 2009, o governo cubano ofereceu ao PT 8 vagas (4 para homens e 4 para mulheres).


Cabe à SRI realizar o processo pré-seletivo que indicará as pessoas que ocuparão estas 8 vagas. A seleção final é feita pelo governo cubano. Lembramos que a pré-seleção não gera direito adquirido. Ou seja: a pré-seleção apenas relaciona às pessoas que serão submetidas ao processo seletivo final.


Os pré-requisitos definidos por Cuba (os dois primeiros) e pelo PT (os dois últimos) para participar da pré-seleção são:- ter no máximo 25 anos no momento de iniciar o processo seletivo;- ter concluído o ensino médio (ou equivalente), com obrigatoriedade das matérias de Biologia, Física e Química em todos os anos;- ter estudado todo o período escolar em escola pública;- ter no mínimo 2 (dois) anos de filiação partidária e apresentar carta de recomendação de instância partidária, ou seja, setorial, diretório ou comissão executiva de âmbito municipal, estadual ou nacional.


Esclarecemos que não se trata de recomendação de um membro da instância, mas sim recomendação aprovada em reunião da instância partidária.Além destes pré-requisitos, conforme os termos do comunicado enviado pelo Governo cubano, deve-se enviar a seguinte documentação:- cópia autenticada da certidão de nascimento;- certificado de conclusão do ensino médio, com firma reconhecida da assinatura do diretor da escola;- histórico escolar do ensino médio, com firma reconhecida da assinatura do diretor da escola;- exame de HIV, com firma reconhecida da assinatura do médico responsável;- no caso das mulheres, exame de gravidez, com firma reconhecida da assinatura do médico responsável;- atestado de saúde física e mental, com firma reconhecida da assinatura do médico responsável;- certidão negativa de antecedentes penais e civis;- fotocópia da identidade;- passaporte original válido;- 6 fotos (duas no tamanho 4x4 e quatro no tamanho 2x2).- ficha de contatos, contendo números de telefones, correio eletrônico e endereço postal.Com relação estrita à pré-seleção, a Secretaria de Relações Internacionais vai analisar o conteúdo da seguinte documentação:- histórico escolar do ensino médio, com firma reconhecida da assinatura do diretor da escola;- atestado de saúde física e mental, com firma reconhecida da assinatura do médico responsável;- certidão negativa de antecedentes penais e civis.


A classificação dos candidatos que atendam os pré-requisitos será feita com base em suas notas, contidas no histórico escolar. Em caso de empate, a Comissão Executiva Nacional do PT terá a responsabilidade do desempate.A documentação deve ser postada no correio até o dia 20 de janeiro, sem prorrogação.


Depois de verificadas pela Secretaria de Relações Internacionais, a documentação será enviada para Brasília no dia 27 de janeiro. Portanto, a SRI não aceitará documentos que, mesmo postados até o dia 20 de janeiro, cheguem após o dia 27. Para evitar problemas com a entrega, solicitamos que enviem com aviso de recebimento (AR).


Uma vez concluída a pré-seleção, a lista será enviada à Embaixada de Cuba, a quem caberá realizar a seleção final. Esta seleção incluirá uma entrevista com o/a candidato/a, bem como análise da documentação entregue. O Governo cubano, através de sua Embaixada, pode requisitar o reenvio e/ou atualização de algum documento.O endereço para o envio da documentação é:


Partido dos Trabalhadoresa/c Secretaria de Relações Internacionais – Gabriela Cordeiro


Edifício Toufic – Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, Entrada 256CEP: 70302-000Brasília - DFPara tirar dúvidas ou obter mais informações, escreva para sri@pt.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Mini-avião de espionagem nas mãos das FARC


No dia de hoje (terça), as Farc enviaram com exclusividade para a redação da ANNCOL na península escandinava, imagem de um avião espião derrubado nas montanhas do oriente colombiano.


Vocês amigos leitores tirarão suas próprias conclusões sobre a intensidade do conflito colombiano e de todas as técnicas possíveis para fazer inteligência nas selvas e montanhas.



Em Uribe e seu bando de Bogotá não se pode confiar. Por que tanto desespero de Santos (min. na defesa) e do general Padilla em saber as coordenadas de entrega dos seis prisioneiros nas mãos das Farc?



Agência de Notícias Nova Colômbia (ANNCOL)
Tradução: Blog da REG
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Somos todos Palestinos!


Mais uma vez a humanidade é surpreendida com uma ofensiva militar do Estado Terrorista de Israel contra o heróico povo palestino. Mais uma vez a pátria das oliveiras é atacada.A invasão militar da Palestina pelos sionistas israelenses semeia, desde 1947/1948, o ódio, a violência e a discórdia na região.


Rios de sangue jorram constantemente nas ruas de Gaza, Nablus, Ramallah e outras cidades Palestinas. Milhares de mortos, milhares de torturados, milhares de presos.Em 2002, fizemos chegar a bandeira do MST em Ramallah, no quartel-general da Autoridade Nacional Palestina-ANP.


Entregamos nossa bandeira nas mãos de Yasser Arafat, e presenciamos a destruição da sede da ANP pelo exército de Israel. Ali, diante da poeira das bombas sionistas, reafirmamos nosso compromisso de defender a luta do povo palestino.Também participamos, junto com a Via Campesina, das manifestações do "Dia da Terra" e do Fórum Social Palestino.


Em 2007, em nosso V Congresso, 18 mil trabalhadores e trabalhadoras sem terra manifestaram novamente nosso apoio à causa palestina.A cada ano uma cidade destruída por Israel, um vilarejo, um bairro, várias casas, prédios, centenas de oliveiras. A cada ano mais prisões, torturas e mortes de homens, mulheres, jovens, idosos, crianças palestinas.


O que faríamos se algum governo colonialista e invasor de nossa pátria destruísse nossas casas, matasse nossos filhos, torturasse nossos parentes, prendesse nossos amigos? E se isso acontecesse todos os dias durante sessenta anos? De 1948 a 2008, sessenta anos de dor, sofrimento e injustiças.


Enquanto milhares de pessoas no mundo se preparam para encontrar/reencontr ar seus familiares para as festas de final de ano, centenas de palestinos em Gaza não terão festas, nem comemorações.Muitos palestinos de Gaza não poderão abraçar seus filhos na noite de 31 de dezembro, não poderão abraçar os pais, pois filhos e pais engrossam as estatísticas dos mortos nos bombardeios dos últimos dias.


Muitas famílias não terão o direito de enterrar seus mortos, pois os corpos foram despedaçados pelas bombas ou ainda estão desaparecidos no meio dos escombros.Famílias inteiras destruídas. Mais de 360 mortos, mais de 1500 feridos.Alguns pedem aos palestinos: "calma", "paciência"!


Outros falam em cessar a violência de "ambos os lados"!Nós, do MST, pedimos aos palestinos: continuam lutando, continuem resistindo, com todas as suas forças, pois vocês são para nós tudo aquilo que a humanidade construiu de melhor, vocês palestinos representam com sua luta os mais íntegros e dignos sentimentos humanos, vocês são a prova viva de que é possível enfrentar o imperialismo em condições muito desfavoráveis e, ainda assim, vencer.


Companheiros e companheiras de Gaza, palestinos e palestinas que sonham e combatem pelo seu direito à autodeterminaçã o nacional, enquanto existir uma única pedra, uma única oliveira, uma única criança, haverá esperança e haverá continuidade da luta.


Continuem existindo, pois sua existência, depois de sessenta anos de genocídio, só reafirma nossa certeza de que nada, nem ninguém, pode deter a marcha de um povo pela sua libertação.Também reafirmamos que o povo palestino tem o direito de se defender diante do genocídio praticado pelo governo de Israel.


Enquanto terminamos este texto, vemos notícias de protestos de trabalhadores, estudantes, jovens, organizações sociais que, em Israel, estão se mobilizando contra o governo e a classe dominante daquele país. Esta aliança entre trabalhadores de todo o mundo é a nossa mais poderosa arma contra o sionismo/imperialis mo.


Expressamos mais uma vez nossa admiração e respeito pela resistência palestina, nas suas diversas expressões políticas e ideológicas.Que a unidade nacional de todas as forças populares, democráticas e anti-imperialistas da Palestina consiga derrotar mais uma vez o agressor sionista.


Estamos e estaremos juntos e vigilantes, agora e durante todo o próximo ano, fortalecendo nesta luta prolongada a solidariedade com o povo palestino.


VIVA A LUTA DO POVO PALESTINO!

DEFENDER GAZA DE MAIS ESSA AGRESSÃO SIONISTA/IMPERIALISTA!


MST - SP
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 3 de janeiro de 2009

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Raul Castro convoca a preservar a essência da Revolução


Santiago de Cuba, 2 jan (Prensa Latina) O presidente cubano, Raúl Castro, pediu no 50º aniversário da Revolução a ter presente que sua essência é dos humildes, pelos humildes e para os humildes.


Ao resumir o ato pelo triunfo de 1º de janeiro de 1959, Raúl indicou a necessidade de não amolecer diante dos cantos da sereia do inimigo e de ter consciência de que este nunca deixará de ser agressivo, dominador e traiçoeiro.


Os dirigentes do país, expressou, não devem se afastar jamais dos operários, camponeses e do povo, ao falar da necessidade de que a militância impeça a destruição do Partido Comunista de Cuba.


“Aprendamos da história, se atuarem assim contarão sempre com o apoio do povo, inclusive quando se equivocarem em questões que não violem princípios essenciais”, asseverou.Em tal sentido o presidente cubano falou que se impõe a reflexão sobre o futuro e os próximos 50 anos, os quais qualificou de permanente luta tendo em conta as atuais turbulências do mundo contemporâneo.


A respeito recordou palavras do líder da Revolução, Fidel Castro, quando expressou que “este país pode se autodestruir, os que não podem o destruir são eles, nós sim, e seria nossa culpa”.Sobre o tema afirmou falar em nome de todos os que lutaram desde os primeiros disparos nos muros do Moncada, os que cumpriram missões internacionalistas e caíram nas guerras de independência e na mais recente guerra de libertação.


"Se os atos dos dirigentes não estão à altura dessas condutas não contarão sequer com a força necessária nem a oportunidade para retificar, pois faltará autoridade moral outorgada pelas massas aqueles que não cedem na luta", disse.


Augurou que seriam incapazes de preservar a obra fruto de muitas gerações de cubanos e se isso chegasse a acontecer –assegurou- os cubanos saberão dar a briga e na primeira linha estarão os mambises de hoje, que não se desarmarão ideologicamente nem deixarão cair a espada.


Prensa Latina
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Cháves:Revolução Cubana foi "mãe" de libertadores

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que a Revolução Cubana - que completa 50 anos nesta quinta-feira - foi a "mãe" de todos os movimentos libertadores da América Latina e representou a "vanguarda da dignidade dos povos" do continente.
O governante promoveu uma cerimônia em homenagem à data, na qual depositou flores e uma bandeira de Cuba na sepultura de Simón Bolívar, no Panteão Nacional de Caracas.
Em seu discurso, Chávez lembrou que, em 1958, houve o fim da ditadura do general Marcos Pérez Jiménez, motivado por um espírito revolucionário similar ao que, um ano depois, derrubou o ditador cubano Fulgencio Batista.
Para Chávez, no entanto, ao contrário do que ocorreu em Cuba, os seus antecessores no Governo venezuelano "traíram o povo" e se transformaram em "marionetes do império dos Estados Unidos".
A cerimônia contou com a presença do comandante da revolução, Ramiro Valdés, e o do embaixador da ilha em Caracas, Germán Sánchez.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Posse do prefeito e dos vereadores


Hoje, às 19 horas, ocorrerá a posse dos eleitos em 2008. A "nova" gestão comandará o município de Guanambi por 4 anos.


Prefeito: Nilo Coelho

Vice-Prefeito: Charles Fernandes


Vereadores: Sivaldo Manoel Martins, Ruy Fernandes de Azevedo, Vandilson Medeiros Alves, José Elder Guimarães, Agostinho Armindo Paes, Joventino Rodrigues Malheiros, Edilmar Ladeia (Nenzinho), Hugo Costa, Carlos Jackson Vieira, Eponina de Azevedo Gomes, Edvaldo Donato (Vá Donato), José Carlos Lelis (Latinha), João Vitor Bonfim. Além dos suplentes Agostinho Lira, Adão Oliveira e Ivani Santana (Coligação Muito mais por Guanambi), Péricles Carvalho, Victor Boa Sorte e Alípio Guimarães (Coligação Guanambi de todos nós).


Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments