sábado, 28 de fevereiro de 2009

Curso aborda o desenvolvimento das políticas culturais brasileiras!!


Estão abertas até o dia 13 de março as inscrições para o curso História das Políticas Culturais no Brasil, uma realização da Rede de Estudos em Políticas Culturais (Redepcult) e da Duo Informação e Cultura, também responsável pela coordenação técnica do curso. As aulas serão ministradas a distância (pela internet), no período de 23 de março a 20 de junho, por meio da plataforma de educação a distância da Duo Informação e Cultura (EAD/Duo). A coordenação de conteúdo é de Albino Rubim, professor titular da UFBA. Serão oferecidas 160 vagas para interessados de todo o Brasil. O curso tem como objetivo apresentar um panorama da Política Cultural do Brasil desde a época da colonização até os dias atuais, passando por períodos importantes como a era Vargas, a ditadura militar e os governos Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique e Lula. Nos vários módulos, os alunos poderão acompanhar o desenvolvimento das diversas políticas públicas para o setor cultural, de acordo com os contextos históricos, político e econômico de cada momento. O público-alvo são os dirigentes públicos, privados e do terceiro setor, gestores e produtores culturais e profissionais que atuem ou tenham interesse pela área cultural. Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina "Adaptação e Ambientação em EAD (Ensino a distância)", com o objetivo de quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada.


Disponivél em :


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

"Ditabranda": Movimento fará protesto em frente à Folha de São Paulo

A organização não-governamental Movimento dos Sem-Mídia (MSM) vai organizar um ato contra a Folha de S.Paulo em 7 de março, sábado, às 10h. A manifestação vai ocorrer em frente à sede do jornal, na rua Barão de Limeira, em protesto contra o uso do termo “ditabranda” pela Folha.

Em editorial publicado no último dia 17, o jornal da família Frias desqualificou o governo de Hugo Chávez, em favor do regime militar no Brasil. Segundo o texto, “as chamadas ‘ditabrandas’ — caso do Brasil entre 1964 e 1985 — partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça”.

A defesa da ditadura provocou uma enxurrada de cartas e e-mails de protesto ao jornal — que não só reiterou sua posição como também classificou como “cínica e mentirosa” a indignação dos professores Fábio Konder Comparato e Maria Benevides.
Segundo o blog Cidadania.com, entre as adesões ao protesto já constam o Fórum Permanente de Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo, além de professores da USP e da Unicamp.
Portal do PT
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ex-refém das FARC acusa Betancourt de ser "manipuladora e egoísta"


Bogotá, 24 fev (EFE).- A franco-colombiana Ingrid Betancourt, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) até julho, foi egoísta e manipuladora com seus colegas de cativeiro, disse hoje o americano Thomas Howes, outro ex-sequestrado pela guerrilha.


Ela "é uma pessoa que gosta de controlar e manipular" e "isso em cativeiro é uma coisa muito difícil", afirmou Howes em entrevista por telefone à rádio "La FM", de Bogotá.


O americano acrescentou que, nos anos de sequestro que dividiu com Betancourt, pôde perceber que a ex-candidata presidencial colombiana era "uma pessoa interessada nela mesma".


A colombiana chegou a extremos de "não querer compartilhar a comida em partes iguais", assegurou Howes, mas reconheceu que "é uma pessoa carismática, inteligente, muito divertida".
No entanto, destacou que Betancourt possui esse outro lado que "pode chegar a ser desagradável".


Howes foi resgatado em 2 de julho junto com os americanos Keith Stansell e Marc Gonsalves, Betancourt e 11 soldados das forças colombianas de segurança, em uma operação militar disfarçada nas selvas do departamento de Guaviare, leste. EFE
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Che Guevara!


"Nasci na Argentina, não é segredo para ninguém. Sou cubano e também sou argentino e, se não se ofenderem as ilustríssimas senhorias da América Latina, me sinto tão patriota da América Latina, de qualquer país da América Latina, que no momento em que for necessário, estarei disposto a entregar a minha vida pela libertação de qualquer um dos países da América Latina, sem pedir nada para ninguém, sem exigir nada e sem explorar ninguém."


(Che Guevara)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Epidemia de dengue causa mortes e caos

Epidemia de dengue causa mortes e caos em Itabuna onde mais de mil casos já foram notificados só nos dois primeiros meses deste ano. A situação obrigou o município a decretar estado de emergência na última terça-feira, 17. O município e a Sesab montaram uma estratégia de combate ao mosquito.
Os hospitais quase não têm mais estrutura para atender os mais de 100 pacientes com os sintomas. O caos foi ainda maior na quinta-feira, no Hospital de Base, onde apenas dois médicos se revezavam para atender vítimas de dengue e outros pacientes que chegavam ao setor de urgência e emergência.
Os hospitais Manoel Novaes, Cemepi (antigo Ipepi) e Calixto Midlej receberam, nesta semana, dezenas de crianças e adultos com sintomas da dengue clássica e hemorrágica.
A informação de funcionários do Calixto Midlej era de que cerca de 150 pacientes internados no segundo maior hospital da cidade eram vítimas da dengue, grande parte com quadro da versão mais perigosa da doença, a hemorrágica.
O início da semana foi marcado pelas mortes da professora Rita Santiago e de Hanna Vitória Santos Miranda, de quatro anos, por dengue hemorrágica. Hanna foi internada no Manoel Novaes na terça-feira, 17. Ela começava a cursar o “jardim II” no Colégio Adventista.
Após a dengue mostrar força, o secretário municipal de saúde, Antônio Vieira, concedeu entrevistas em que, finalmente, reconhecia o quadro grave de dengue no município. Vieira tentava negar, uma semana antes, que Itabuna enfrentava uma epidemia.
A realidade o desmentiu, assim como o decreto emergencial assinado pelo prefeito José Nilton Azevedo, o Capitão Azevedo (DEM), em que já se falava no “agravamento epidemiológico” da doença no município.
Fumacê
Prefeitura e governo do estado, através da Sesab, decidiram partir para uma guerra contra o mosquito da dengue, usando cinco carros-fumacê para aplicar o inseticida que mata o Aedes Aegypt na fase adulta.
A aplicação, em toda a cidade, começou na quarta-feira e foi reforçada pela chegada de mais três veículos para realizar o serviço. Até o início da manhã de sexta, segundo Edenílton Oliveira, da Fundação Nacional de Saúde, o inseticida havia sido aplicado em 12 bairros.
A aplicação do fumacê era feita apenas em quarteirões onde a rede de saúde notificava casos suspeitos da dengue. Segundo Edenílton, a aplicação não poderia ocorrer em toda a cidade, segundo recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A organização preconiza que o fumacê só deve ser aplicado a cada 12 meses, para que o mosquito não adquira resistência ao inseticida. A situação, descrita como de calamidade, obrigou as autoridades locais em saúde a contrariar a OMS.A aplicação é feita por cinco carros-fumacê da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Um carro é usado como reserva para os casos de quebra. Máquinas costais também são utilizadas em regiões de difícil acesso.
A recomendação dos técnicos em saúde é para que a população abra portas e janelas das casas no momento em que o fumacê estiver passando. O inseticida não faz mal à saúde do ser humano. As portas e janelas abertas facilitam a circulação do fumacê.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Câmara dos Deputados manifesta repúdio ao fechamento de escolas do MST no RS


CÂMARA DOS DEPUTADOS


Comissão de Direitos Humanos e Minorias Brasília, 19 de fevereiro de 2009


Nota oficial


Fechamento de escolas no Rio Grande do Sul: um apelo à razão


Em nome da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, vimos expressar nosso espanto e indignação em face da decisão injustificável do governo do Rio Grande do Sul, com base em acordo com o Ministério Público do Estado, de fechar escolas itinerantes do MST, subtraindo de imediato o direito à educação de cerca de 400 crianças.


Mais que uma decisão político/ideológica que visa a enfraquecer o MST pela via da criminalização, trata-se de clamorosa violação de direitos humanos. Violação do direito à educação, à organização política, à liberdade de expressão pelo ensino, dentre outros, previstos na Constituição, leis e tratados internacionais.


Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece que, além dos conteúdos universais mínimos, as escolas podem adaptar-se às distintas realidades dos alunos neste país tão grande e desigual.


Em contraste com a prioridade nacional levar a educação a todos como elemento fundamental de cidadania, a discriminação dos filhos de acampados e assentados da reforma agrária soa como desfaçatez, crueldade e regressão histórica.


A medida chama a atenção pela imprudência, pois tem o evidente condão de agravar conflitos, estimular ódios e rancores, processos judiciais e administrativos intermináveis, resultando em desperdício de recursos públicos e riscos à paz social.


Melhor fariam o Governo e o Ministério Público do Estado se procurassem garantir o cumprimento do conteúdo programático dessas escolas, provê-las da infra-estrutura necessária, atualizar e melhorar os salários dos educadores e fornecer o material pedagógico apropriado.


Apelamos, em nome desta Comissão, à governadora Yeda Crusius e ao Ministério Público do Estado para que reconsiderem tal decisão, até para evitar que se crie um caso emblemático de grave violação de direitos humanos a ser condenado em cortes internacionais, prejudicando assim a imagem do Estado e do País.


CÂMARA DOS DEPUTADOS

Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Deputado Pompeo de Mattos - Presidente


Portal do MST
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Reflexão do dia!!!



" A independência é o privilégio dos fortes, da reduzida minoria que tem o calor de auto-afirmar-se. E aquele que trata de ser independente, sem estar obrigado a isso, mostra que não apenas é forte mas também possuidor de uma audácia imensa. Aventura-se num labirinto, multiplica os mil perigos que implica a vida; se isola e se deixa arrastar por algum minotauro oculto na caverna de sua consciência. Se tal homem se extinguisse estaria tão longe da compreensão dos homens que estes nem o sentiriam nem se comoveriam em absoluto. Seu caminho está traçado, não pode voltar atrás, nem sequer lograr a compaixão dos seres humanos."



"Sou demasiado orgulhoso para acreditar que um homem me ame: seria supor que ele sabe quem sou eu. Também não acredito que possa amar alguém: pressuporia que eu achasse um homem da minha condição."


Friedrich Nietzsche.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Amazônia tem rios de três cores distintas; entenda a diferença entre eles

Rio Tapajós, que banha a cidade de Itaituba (PA) é um dos exemplos de águas claras.

Banco de areia entre as águas escuras do Rio Negro, no Parque Nacional de Anavilhanas.


Águas barrentas do Rio Solimões contrastam com o Lago de Coari, no Amazonas.


Coloração influencia ocorrência de plantas e animais nos rios.Encontros entre águas transformam-se em locais turísticos.

Um dos locais que mais encanta os turistas que vão para a Amazônia é o ponto onde se encontram as águas barrentas do Rio Solimões com as águas escuras e transparentes do Rio Negro.
A poucos quilômetros de Manaus, têm-se a impressão que dois mares – um de tinta branca e outro de tinta negra – teimam em não se misturar. O que pouca gente sabe, porém, é que a região é repleta de encontros entre rios de cores diferentes, e que o tom da água pode definir as espécies de peixes e de plantas que vivem por ali. Segundo o pesquisador Bruce Forsberg, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), há três tipos básicos de rios na Amazônia: os rios de águas brancas, águas negras e águas claras.

Águas brancas

Os rios de água branca, como o Solimões, são os que nascem em lugares muito montanhosos. “Tem que ter relevo na cabeceira. O Juruá e o Purus, por exemplo, têm cabeceira nos Andes”, explica Fosberg. A coloração barrenta da água vêm da terra que esses rios arrancam das montanhas quando descem.

A coloração “suja” da água não significa que ela não seja apreciada pelos peixes. Junto com o barro, muitos nutrientes ajudam plantas a crescerem no leito do rio, alimentando os animais aquáticos. “Os bagres migradores, por exemplo, desovam na cabeceiras dos Andes. Eles vivem nos rios de água branca”, conta o pesquisador.

Águas negras

Já nos rios de água negra ocorre o inverso. Eles nascem em locais baixos, e não levam sedimentos. “Eles passam por áreas com solos encharcados e áreas alagáveis. Isso tem muito na bacia do Rio Negro. São áreas que têm muito material orgânico”, ensina Fosberg. Alguns animais são exclusivos desses tipos de águas. “O [peixe] cardinal, por exemplo, só é encontrado no Rio Negro.”

Banco de areia entre as águas escuras do Rio Negro, no Parque Nacional de Anavilhanas.
Quem mora na Amazônia – e principalmente quem viajou para lá – percebe um fenômeno interessante nos rios de água negras: eles têm menos pernilongos. Segundo o pesquisador do INPA, isso ocorre porque as águas têm menos nutrientes, e não fazem muito o gosto dos insetos.

Águas claras

Em menor número, mas muito apreciados por suas belas praias, são os rios de águas claras. Eles nascem em locais de pouco relevo, e passam por poucos locais alagáveis. Isso faz com que a água seja límpida. É o caso do Rio Tapajós e do Xingu.

Encontros das águas

Na Amazônia, é possível observar vários encontros entre rios com águas de coloração diferente. Além da famosa confluência do Negro e Solimões, também se pode ver o encontro do Tapajós ou do Xingu com o Amazonas (claro com branco), ou do Rio Branco com o Rio Negro (branco com negro). Dependendo da época do ano, podem ser necessárias centenas de quilômetros para que as águas se misturem totalmente. Segundo Fosberg, isso ocorre porque os rios são calmos e muito grandes. “Um afluente pequeno se mistura poucos quilômetros rio abaixo”, conta.
Fonte:www.globoamazonia.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Para promotor, Fórum Social Mundial reúne "terroristas e marginais"


O Promotor do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul Gilberto Thums classificou o Fórum Social Mundial como encontro de "terroristas e marginais". As declarações foram dadas à edição de janeiro da revista Expansão.


Thums foi um dos promotores do MP gaúcho a pedir a extinção do Movimento Sem Terra." Com o Fórum, para onde vieram terroristas e marginais de tudo que é espécie pagos com dinheiro público, veio também o pessoal das Farcs, da Colômbia, para mostrar aos brasileiros que a forma de reivindicação não era a que estava sendo utilizada", declarou.


O Promotor também critica os intelectuais e os próprios colegas do Ministério na entrevista. "A intelectualidade é toda de esquerda. Mais é muito fácil ganhar R$ 20 mil por mês e ser de esquerda. No próprio Ministério Público temos procuradores da justiça ganhando R$21 mil, e são vermelhos, esquerdistas, são do PC do B, por exemplo", afirma.


No dia 10 de fevereiro, o Governo do Rio Grande do Sul e o MPE decretaram o fechamento de todas as escolas em acampamentos do Movimento Sem Terra. A medida interrompeu as aulas de 300 crianças em um acampamento em Sarandi, norte do estado.


A previsão é de que outras escolas sejam fechadas ainda este mês.O Fórum Social Mundial é organizado desde 2001 por inúmeras entidades e movimentos sociais de todo mundo. A sétima edição do FSM ocorreu em janeiro em Belém, no Pará.


Entre os "terroristas e marginais" participantes, estavam quatro chefes de estado.


Fonte: Portal do MST
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Madeireiras pagaram salário de funcionários do Ibama, acusa MPF


Empregados eram terceirizados e realizavam tarefas administrativas. Contratações irregulares teriam acontecido entre 1997 e 2004.

Uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) do Pará na última sexta-feira (17) acusa três ex-superintendentes do Ibama de Marabá de permitir que associações de madeireiros pagassem o salário de 14 funcionários terceirizados do órgão entre 1997 e 2004.

De acordo com Marco Mazzoni, um dos procuradores que ajuizou a ação, os funcionários ocupavam cargos administrativos. “Eles distribuíam processos, solicitações de licença, atos que eram de atribuição do Ibama”, afirma. Segundo o procurador, as investigações sobre o caso ainda estão em curso, e o MPF está avaliando como a contratação irregular pode ter causado prejuízos ao meio ambiente. “[Na função que os terceirizados exerciam] há uma série de situações em que se pode, por exemplo, retardar ou acelerar a instrução de um processo”, avalia.

O Ibama, por meio de nota divulgada à imprensa, afirma que ainda não foi notificado formalmente pela justiça, e que está colaborando com a investigação do Ministério Público. O comunicado ressalta que, atualmente, todos os funcionários terceirizados da unidade de Marabá foram contratados por meio de licitação pública.

Por escrito

Segundo o MPF, em setembro de 2007 os dirigentes do Ibama de Marabá fizeram um acordo verbal com a prefeitura do município paraense de Eldorado dos Carajás para que ela custeasse alguns funcionários para a instituição.

Investigações realizadas pelos procuradores apontam, contudo, que o pagamento era feito pela Associação das Indústrias Madeireiras de Eldorado dos Carajás (Assimec) e, posteriormente, pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras de Jacundá. Segundo o MPF, em ambos os casos o acordo do pagamento foi formalizado por escrito, em contrato.
Os procuradores também acusam os ex-dirigentes locais de praticarem nepotismo. Eles afirmam que, depois que acabou o convênio com as madeireiras, o Ibama local contratou, por licitação, uma empresa terceirizadora de serviços. Dos 14 funcionários contratados na época, quatro teriam parentesco com servidores do Ibama, acusa o MPF.

Fonte:www.globoamazonia.com

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Medida de regularização fundiária estimula desmatamento, diz Imazon


Medida Provisória 458 não incentiva produtividade, afirma ONG.Instituição é contra a doação de posses de até 100 hectares.

Estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) afirma que a regularização fundiária da Amazônia Legal, prevista como está na Medida Provisória (MP) 458, estimulará mais o desmatamento e agravará a violência decorrente da disputa para ocupar o mais rápido possível novas áreas.

Para o Imazon, se o governo insistir em doar as áreas de posse de até 100 hectares, não haverá incentivo para investimentos na produtividade agropecuária nas áreas já desmatadas, pois continuará sendo mais barato destruir a floresta.

Como defende a regularização das terras da Amazônia como única forma de evitar a continuidade do desmatamento na região, o Imazon decidiu sugerir ao Congresso que faça diversas modificações na MP, entre elas a exclusão da possibilidade de doação de áreas continuas de até 100 hectares. A entidade alega que todos os ocupantes de terra pública não classificados como clientes de reforma agrária e não pertencentes a populações indígenas, tradicionais ou quilombolas, devem pagar pela terra.

De acordo como o Imazon, como a MP trata de imóveis que são ocupados por no mínimo quatro anos (desde dezembro de 2004), os posseiros já usufruíram de terra pública sem pagar por isso. Nesse tempo, de acordo com o instituto, eles tiveram a oportunidade de produzir renda, utilizaram e venderam a madeira extraída e implementaram outras atividades econômicas, como a pecuária.

Fonte:www.globoamazonia.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O desafio de substituir Lula


"Queria que o Brasil, depois de mim, fosse governado por uma mulher e já existe a pessoa indicada: é Dilma Roussef". O apoio explícito que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu, no passado mês de novembro, à sua ministra-chefe da Casa Civil, embora seja necessário, é algo que pode "afetar muitíssimo" a candidatura da ex-guerrilheira como futura presidente do Brasil, segundo o ministro da Justiça, Tarso Genro. "É uma boa candidata, tem boa capacidade de administração, mas, sobretudo, tem o obstáculo maior que alguém que opta pela presidência pode ter: o apoio de Lula", assegura Genro.

Parece uma incongruência que ter o respaldo do líder mais carismático da América Latina seja contraproducente. Mas a sombra do mandatário pode pesar muito sobre ela. O titular da pasta da Justiça explica que, embora até agora "(a imagem de Lula) influenciou positivamente", é uma árdua tarefa suceder a alguém cuja imagem e influência é muito forte. Mas Dilma está capacitada para isso? "É uma boa candidata", se limita a repetir.

O ministro, que durante muito tempo foi considerado um possível sucessor do atual chefe de Estado, reconhece que, "como qualquer político que tenha certo amor por seu país", teve algum dia a aspiração de ser presidente. Não afirma, no entanto, que a preferência de Lula lhe desagrada. Genro, muito diplomático e comedido em seus comentários, já previa isso. "Eu sei que estas questões não se resolvem por meio das relações pessoais. Nos últimos 15 meses eu pude observar que o presidente Lula buscava uma candidatura que não caracterizasse uma polarização interna dentro do Partido dos Trabalhadores (PT). E eu, e mais quatro ou cinco companheiros, tivemos uma posição muito forte na direção anterior do partido".

Célebre por criar, como prefeito de Porto Alegre, o orçamento participativo; histórico líder do PT, partido do qual foi presidente, Genro é um peso pesado dentro do partido de Lula e já dirigiu quatro ministérios desde que Lula chegou à presidência da República, em 2003. Suas opiniões não são, portanto, insignificantes para a opinião pública brasileira. Tanto que Genro, que se reuniu nesta quarta-feira (18) em Madri com seu homólogo espanhol, Mariano Fernández Bermejo, muda o seu tom afável por um mais sério quando se refere às futuras eleições presidenciais."


É preciso ter respeito por nossos rivais; têm um candidato forte, José Serra (atual governador do Estado de São Paulo), e é um dos pesos pesados do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que representa o que sempre foi considerado como o setor de centro-esquerda do governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso". Um Executivo que, ele aproveita para sublinhar, "teve um mérito de dar solidez à democracia, mas que no campo das políticas públicas não teve êxito".

Sobre o futuro do Brasil sem Lula, Tarso Genro diz acreditar que a democracia em seu país está "tão consolidada que, dificilmente, uma pessoa que não esteja comprometida com a transparência, com a luta contra a corrupção, pode suportar a Presidência da República."

Fonte:www.uol.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Desmatamento na Amazônia extingue 26 espécies e ameaça 644, diz ONU


Floresta perdeu área equivalente à Venezuela até 2005.Relatório traça cenários sombrios para futuro do ecossistema.

O desmatamento da Amazônia provocou a extinção de 26 espécies de animais e plantas até 2006, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). No mesmo período, outras 644 espécies entraram na lista de animais e plantas ameaçados de extinção. Das 26 espécies extintas, dez estão na parte brasileira da floresta amazônica. Entre as espécies ameaçadas estão o macaco-aranha (Ateles belzebuth) e o urso-de-óculos (Tremarctos ornatus).

O relatório GEO Amazonia, que está sendo divulgado em um encontro do Pnuma em Nairóbi, no Quênia, destaca que o desmatamento da Amazônia continua acontecendo em ritmo acelerado. Em todos os tempos, a Floresta Amazônica sofreu desmatamento equivalente a 94% do território total da Venezuela, dado que havia sido antecipado no mês passado pelo jornal francês "Le Monde" e noticiado pela BBC Brasil. O relatório do Pnuma afirma que em cinco anos a Amazônia perdeu 17% da sua vegetação total nos nove países que possuem trechos da floresta tropical. A área total desmatada no período foi de 857.666 quilômetros quadrados.

Cenários pessimistas

O relatório afirma que três fatores vão influenciar na forma como a Amazônia vai se desenvolver no futuro: as políticas públicas, o funcionamento do mercado e o desenvolvimento de novas tecnologias. Baseado nesses três fatores, o relatório traça quatro cenários diferentes para o futuro da Amazônia no longo prazo, e nenhuma das hipóteses apresenta uma situação ideal.

"Isso significa que os protagonistas amazônicos não conseguiram imaginar um futuro no qual as políticas públicas, o mercado, a ciência e a tecnologia se desenvolvam, simultaneamente, de uma maneira suficientemente positiva de forma a promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia", diz o documento. Os quatro cenários traçados pelo Pnuma são:

- Amazônia emergente: um cenário em que o governo e as forças do mercado geram benefícios à região, mas a ciência e a tecnologia não avançam o suficiente para melhorar o aproveitamento de recursos naturais.
- À beira do precipício: o governo agiria para combater o desmatamento, mas a demanda do mercado por recursos e a falta de tecnologia apropriada seriam mais fortes do que o esforço público.
- Luz e sombra: ação pública e investimentos em tecnologias colaborariam contra o desmatamento, mas as forças do mercado exigiriam cada vez mais recursos naturais.
- Inferno ex-verde: um cenário em que a floresta ficaria submetida às demandas do mercado, sem ação governamental ou avanço tecnológico favorável ao desenvolvimento sustentável.

Savanização

Segundo o relatório, fatores internos e externos em cada um dos países estão provocando o desmatamento. Entre os fatores internos está o crescimento da urbanização da região e a exploração de recursos naturais. O Pnuma destaca qu,e em quatro dos países da região, mais de 50% da população amazônica é urbana.

Externamente, o aquecimento global continua afetando o ciclo de chuvas e afetando o equilíbrio do ecossistema. O relatório cita previsões feitas em outros estudos de que 60% da Amazônia pode se transformar em savana ainda neste século, devido ao aumento da temperatura média global - uma afirmação questionada por um novo estudo publicado na Grã-Bretanha na semana passada.

O relatório também afirma que a articulação de grupos e instituições que atuam na Amazônia ainda está apenas no começo. "Na maioria dos países da região, a Amazônia ainda não faz parte do 'espaço ativo' nacional, no entanto eles estão lentamente começando a articular a Amazônia no sistema político-administrativo, na sociedade e na economia nacional", diz o relatório do programa da ONU.

"O Brasil é o país que mais mostrou progresso nesta área. Por outro lado, o processo contínuo de descentralização, com diferentes níveis de progresso, visa a melhorar a governança ambiental por governos regionais e locais."

Fonte:www.g1.globo.com/noticias
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Novo governador da PB responde a processos na Justiça Eleitoral


José Maranhão (PMDB) é acusado de compra de votos. Peemedebista tomou posse após a cassação do mandato de Cunha Lima.

O novo governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB), tomou posse nesta quarta-feira (18), mas assim como Cássio Cunha Lima, que teve o mandato cassado na última terça, Maranhão também responde a processos na Justiça Eleitoral.

São oito processos tramitando no Tribunal Superior Eleitoral contra o governador empossado José Maranhão. Dois deles relativos às eleições de 2006, a mesma em que foram cometidas as irregularidades que levaram à cassação de Cássio Cunha Lima.
Contra José Maranhão, as acusações em um processo são de abuso de poder econômico e compra de voto. No segundo, de abuso de poder político e também de compra de voto.

“Esses processos não prosperaram porque eles são meras chicanas advocatícias, que já foram liquidados aqui na Paraíba, subiram para o Tribunal Superior Eleitoral em grau de recurso, mas até agora não prosperaram”, diz Maranhão.
A posse de Maranhão e do candidato a vice dele nas eleições de 2006 foi no plenário da Assembleia Legislativa. De lá, todos seguiram a pé até o Palácio da Redenção, a sede do governo da Paraíba, onde foram recebidos com festa por partidários e simpatizantes.

Nesta quarta, os advogados de Cássio Cunha Lima entraram com recuso no Supremo Tribunal Federal para suspender a cassação. Cássio, que não quis dar entrevista, e o vice, José Lacerda Neto, perderam os cargos por compra de votos com dinheiro de programa assistencial.

O presidente da Assembleia Legislativa, Artur Cunha Lima, primo de Cássio, chegou a assumir o governo interinamente. A bancada do governo também entrou com recurso no STF para pedir eleições feitas pelos próprios deputados.

Fonte:www.globo.com/noticias
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Construtores da hidrelétrica de Jirau recebem multa de R$ 950 mil


Enersus ergueu pequena barragem no Madeira sem autorização do Ibama.Há oito dias, eles já haviam sido multados em R$ 475 mil.

O Consórcio Energia Sustentável do Brasil (Enersus) foi multado nesta terçca-feira (17) em R$ 950 mil por construir uma barragem para a secagem de parte do Rio Madeira. Segundo o Ibama, os construtores não tinham licença para a realização dessa obra, que faz parte da construção da hidrelétrica de Jirau.

Segundo o superintendente do Ibama em Rondônia, César Guimarães, a licença que o Enersus tem hoje permite a abertura de estradas e a instalação de um canteiro de obras, mas não prevê alterações no rio. “Eles apresentaram uma série de documentos, mas a licença [para intervir diretamente no Madeira] ainda não havia sido liberada”, relata.

Para o presidente do Enersus, Victor Paranhos, as multas não têm embasamento jurídico. "Estamos absolutamente dentro da licença de instalação", afirma.

A pequena barragem, chamada de ensecadeira, ligaria a margem do rio a uma ilha da região. Nessa fase da obra, alguns trechos do rio precisam se manter secos para o início da construção da barragem maior, que sustentará a represa.
Essa já é a segunda multa ambiental aplicada ao consórcio pela obra de Jirau. No último dia 10 de fevereiro, uma autuação de R$ 475 mil foi aplicada pelo desmatamento de uma área de 18,7 hectares às margens do rio.
Fonte:www.globoamazonia.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Alemanha aprova projeto de lei que permitirá nacionalizar bancos


Proposta ainda pode ser alterada pelos parlamentares.Plano também aumenta período de garantia de dívidas.

O gabinete do governo alemão aprovou nesta quarta-feira (18) um projeto de lei que vai permitir a nacionalização dos bancos em situação precária devido à crise financeira mundial. A proposta faz parte do plano resgate bancário de 500 milhões de euro aprovado em outubro.

Segundo o projeto, o governo oferecerá durante cinco anos, em vez dos três colocados inicialmente, garantias para assumir a dívida das entidades financeiras afetadas. A nacionalização seria a última e extrema medida a ser aplicada.

O plano foi preparado usando como parâmetro o banco Hypo Real Estate (HRO), entidade que se encontra em situação mais crítica e que já recebeu 102 bilhões de euros (US$ 128.6 bilhões) em empréstimos e garantias governamentais.

A proposta ainda pode ser alterada pelos parlamentares antes da aprovação final. Se aprovado, o plano permitirá a nacionalização forçada de bancos em dificuldades até 31 de outubro deste ano. O pedido de nacionalização, no entanto, terá que ser feito até 30 de junho.

Fonte:www.globo.com/noticias
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

TRF-DF manda soltar acusado de matar Dorothy Stang


Fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão conseguiu habeas corpus.Ele estava preso desde dezembro de 2008.

O Tribunal Regional Federal do Distrito Federal (TRF-DF) concedeu nesta segunda-feira (16) habeas corpus ao fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, acusado de mandar matar a missionária americana Dorothy Stang, em crime cometido em fevereiro de 2005. Por dois votos a um, o TRF-DF concedeu liberdade a Galvão, que por meio de grilagem tomou posse de uma área pública de 3 mil hectares, cenário de um conflito de terra que teve como desfecho a morte de Dorothy.

Galvão estava preso desde dezembro de 2008, acusado de grilagem e estelionato. Com a decisão desta segunda-feira, o acusado responderá ao inquérito em liberdade. Segundo a assessoria do TRF-DF, a previsão é de que a Polícia Federal ainda leve dois meses para concluir as investigações. Essa é a segunda vez que Galvão consegue habeas corpus. Em 2006, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu o benefício depois de o fazendeiro passar um ano preso durante as investigações da morte da missionária.

Além das acusações por grilagem e pelo assassinato de Dorothy, o fazendeiro responde a ações por trabalho escravo, crimes ambientais e fraudes contra a Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).

Fonte:www.globo.com/noticias
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Chávez diz que vitória em referendo consolida socialismo na Venezuela


Diante de uma multidão de simpatizantes, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou, na noite deste domingo, que a vitória no referendo abre caminho para a consolidação de uma revolução socialista no país.

"Hoje começa o terceiro ciclo histórico, de 2009 a 2019 [...]. Abrimos a porta do futuro para continuar transitando a caminho da dignidade [...] e esse caminho não tem outro nome: é socialismo", afirmou Chávez ao dirigir-se a seus simpatizantes na varanda do palácio de Governo. O local havia sido cercado por uma multidão vestida de vermelho, a cor do chavismo, antes mesmo do anúncio da vitória.

"Os que votaram pelo 'sim' votaram pelo socialismo, pela revolução e por Chávez", acrescentou o mandatário. Ele discursou acompanhado das filhas, netos e ministros, em um ato que foi transmitido por cadeia nacional de rádio e televisão.

Chávez, que estava eufórico e afônico, disse que o referendo foi uma grande vitória do povo e da revolução, e que os venezuelanos haviam escrito uma "página memorável na história" do país. Segundo o primeiro boletim do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), com 94,2% das urnas apuradas, o "sim" levou 54,36% dos votos, aprovando a emenda constitucional que coloca um fim ao limite para a reeleição aos cargos públicos.

A medida habilita o presidente venezuelano a candidatar-se a um terceiro mandato presidencial nas eleições de 2012, para as quais ele já se proclamou "pré-candidato".

Oposição

O presidente parabenizou também a seus opositores pela disputa, e disse que a vitória também era dos que votaram "não", opção que, de acordo com o CNE obteve 45,63% dos votos. A participação, uma das mais altas dos últimos pleitos, foi de 67,05% dos cidadãos com direito a voto.

O presidente venezuelano contou que o primeiro a parabenizá-lo foi o líder cubano Fidel Castro. "Felicidades a você e para seu povo por uma vitória que, por sua magnitude, é impossível de medir", disse Fidel, de acordo com Chávez.

Imediatamente após o discurso do presidente, os partidos de oposição reconheceram a vitória do governo, mas, porém, denunciaram que a opção do "sim" levou vantagem devido ao uso da máquina do Estado durante a campanha eleitoral.

Omar Barboza, dirigente do partido Um Novo Tempo (centro-direita), disse que os opositores estão orgulhosos de terem alcançado mais de 5 milhões de votos e advertiu que a oposição "continuará na luta".

Thomas Guanipa, do partido Primeiro Justiça (direita) afirmou que nas eleições presidenciais de 2012, a oposição "alcançará uma mudança" no país.

A festa dos chavistas se estendeu durante toda a madrugada, com queima de fogos, caravanas e gritos de "Uh, ah! Chávez, não se vá".

Fonte:www.folha online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Trabalhador rural é executado no interior da Bahia

O trabalhador rural, José Campos Braga, de 56 anos, foi encontrado morto, no final da tarde da última quarta-feira (4/2) na área de Fundo de Pasto de Areia Grande, município de Casa Nova, no sertão baiano. Considerado referência na comunidade como símbolo de resistência na luta pela permanência na terra, José foi visto pela última vez no dia 30/2.

José Campos era pai de 10 filhos e resistia dentro da área, debaixo de uma lona, mesmo depois da derrubada de sua casa, em março de 2008.Na quinta-feira (5/2), seu corpo foi encaminhado à Polícia Técnica de Juazeiro. Segundo a comunidade, que está mobilizada no local, o enterro deve acontecer nesta sexta-feira (6/2).

O Ministério Público e a Ouvidoria Agrária do Estado já foram acionados para acompanhar e tomar as providências cabíveis sobre o caso.A comunidade de Areia Grande denuncia que há duas semanas grileiros tentaram entrar na área. O fato foi comunicado à polícia, mas nenhuma providência foi tomada. Desde o início dos conflitos, em 2008, pistoleiros rondam e fazem ameaças, todas denunciadas à polícia local.

Porém, de acordo com o delegado que assumiu recentemente o cargo, não existe nenhum registro dessas ocorrências. No final do ano passado, o Juiz de Casa Nova acolheu a ação de desapropriação proposta pela procuradoria geral do Estado, suspendendo as ações que tramitavam sobre o caso na comarca de Casa Nova.

As quase 400 famílias das comunidades da Areia Grande comemoraram o fato de não terem sido expulsas do local.As comunidades exigem a investigação e punição dos responsáveis, sobretudo a garantia da segurança e da vida dos trabalhadores, bem como o reconhecimento dos seus direitos territoriais sobre a área de Fundo de Pasto de Areia Grande.

Mais de 1.800 pessoas resistem no localMais de 336 famílias de quatro comunidades, do município baiano de Casa Nova, vivem tradicionalmente numa área de uso coletivo chamado de Areia Grande, que conta com mais de 13 mil cabeças de cabras e ovelhas, vivendo da apicultura, produzindo e plantando gêneros alimentícios para seu sustento e para comercialização. Este é um caso de uso sustentável da caatinga à beira do lago formado pela represa de Sobradinho.

A grilagem que se repeteDesde a década de 80, os agricultores familiares sofrem ação truculenta e violenta de grileiros, com a conivência do poder público local. O conflito estourou em março de 2008, quando efetivos da Polícia Militar, agentes da Polícia Civil, e a Polícia da Caatinga, sob supervisão de um Oficial de Justiça, entraram na área tentando expulsar, de modo brutal, as famílias.

Destruíram casas, inúmeros chiqueiros e currais, roçados, milhares de metros de cercados, e exigiram a imediata retirada de cerca de 3 mil caixas de colméias de abelhas instaladas no local há mais de cinco anos pelos apicultores das comunidades.Diante desta situação, as comunidades se mobilizaram para legítima retomada das terras de uso comum.

Foram realizadas várias ações como acampamentos, mobilizações e, sobretudo, pressão nos órgãos públicos (Governo do Estado, Ouvidoria Agrária, Ministério Público) para garantir os seus direitos de uso da terra. No final de 2008, o Juiz de Casa Nova suspendeu as ações que tramitavam sobre o caso ao acolher ação de desapropriação proposta pela procuradoria geral do Estado.

As informações são da CPT (Comissão Pastoral da Terra)

MST
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ex-governador solto pelas FARC critica Uribe e pede acordo


Da Reuters
Por José Miguel Gómez

VILLAVICENCIO, Colômbia (Reuters) - Um político colombiano que passou mais de sete anos se esquivando de bombas jogadas pelos militares contra seu cativeiro na selva disse na terça-feira, logo após ser libertado pelas Farc, que o presidente Álvaro Uribe em nada contribuiu com o fim do seu drama.


Alan Jara, ex-governador do Departamento do Meta, foi capturado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em 2001, depois de inaugurar uma ponte, e deixou o cativeiro na terça-feira, por iniciativa da guerrilha, numa operação humanitária que teve apoio logístico do Brasil.


"De todo coração sinto que o presidente Uribe não fez nada para garantir nossa liberdade", disse Jara, de 51 anos, logo depois de pousar no aeroporto de Villavicencio,após ser resgatado no meio da selva. Ele foi o quinto refém libertado pela guerrilha em menos de uma semana.


As Farc ainda mantêm consigo 22 reféns políticos, que o grupo pretende trocar por cerca de 500 guerrilheiros presos. "Um acordo humanitário é a única forma possível de salvar as vidas dos que ainda está lá", disse Jara.
Em quase sete anos de governo, Uribe recebeu bilhões de dólares dos EUA para combater a guerrilha e o narcotráfico. Bogotá recusa-se a desmilitarizar uma área onde seria negociada a troca de prisioneiros, conforme exigem as Farc.
Jara disse que temeu pela sua vida em pelo menos quatro ocasiões, quando o Exército colombiano bombardeou o acampamento onde ele estava.


"As bombas caíam muito perto de nós", disse ele, sentado ao lado da esposa, Claudia, e do filho de 15 anos. "Na selva, o mundo está de ponta-cabeça, os rebeldes me protegiam e o Exército me alvejava (...). O medo não era de que os rebeldes me matassem, e sim o Exército."

]
Jara disse ainda aos jornalistas que os sequestradores preferiam matar os reféns a vê-los resgatados pelo governo. Mas afirmou que não foi maltratado, embora sofresse com a umidade da floresta e com as longas caminhadas.
Para evitar fugas, Jara era acorrentado pelos tornozelos. Ele contou que dois companheiros de cativeiro passaram dois anos acorrentados um ao pescoço do outro, como punição.


O ex-governador contou ainda que conseguia acompanhar o calendário pelo cardápio do jantar. "Dá para dizer que dia é dependendo de ser macarrão ou lentilha. Se havia arroz e feijão, então no dia seguinte era arroz com ervilhas." Às vezes, contou ele, a refeição era incrementada por tatus, macacos ou gatos caçados pelos guerrilheiros.


Analistas dizem que as Farc ofereceram a libertação de seis reféns -- um ex-deputado regional ainda deve ser solto -- porque querem melhorar sua imagem internacional e criar condições para uma negociação, depois dos duros golpes sofridos no último ano, como a morte de dirigentes e a deserção de milhares de combatentes.


Jara disse, no entanto, que milhares de jovens continuam aderindo às Farc. "A única solução é política", disse ele. "As Farc não foram derrotadas por nenhum meio. Não sei que percepção há por aí, mas na selva há muitos (guerrilheiros), a maioria deles jovens, e para mim a única forma de sair disso tem de ser por meio de negociações."

(Reportagem adicional de Alonso Soto)

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

RESPOSTA (Por Thiago Teixeira) AS COLOCAÇÕES FALSAS E ELITISTAS DOS "guanambienses" no site Farol da cidade! TRECHO 1



A notícia esta disponivel nesse link abaixo:

http://www.faroldacidade.com.br/
?lk=faWepZXh06QQU&id=12232&ct=%

1ª PARTE: Vou Responder ao que citaram em relação a NECESSIDADE!
Guanambi, infelizmente oferta poucos cursos, e NECESSIDADE EXISTE!
A R.E.G. passa por fiscalização CRITERIOSA!! A NOSSA PRESTAÇÃO DE CONTAS TEM DE PASSAR PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICIPIO, sob pena de SUSPENSAO DO REPASSE DO BENEFICIO.
E NA CASA NAO EXISTE! repito NÃO EXISTE NINGUEM QUE NAO SEJA DA NOSSA CIDADE. se em outros tempos isso ocorria, LHE GARANTO AQUI PUBLICAMENTE QUE ISSO NAO OCORRE. Não tenho noção de quem é Eliana, ou qual seu perfil, mas eu não permaneceria na casa se ocorre coisas como vc colocou aqui!
Queremos falar pessoalmente com você e lhe convidar a visitar a Residencia quando você quiser! sem hora marcada! sem preparar nada!! mas quando for do seu gosto!
e...
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

RESPOSTA (Por Thiago Teixeira) AS COLOCAÇÕES FALSAS E ELITISTAS DOS "guanambienses" no site Farol da cidade! TRECHO 2

A notícia esta disponivel nesse link abaixo:

http://www.faroldacidade.com.br/
?lk=faWepZXh06QQU&id=12232&ct=%

2ª PARTE: Eu fui para a residendia fazer cursinho, para me preparar para o vestibular.

Fui aprovado em medicina morando na REG!! esse ano, mais um Morador da REG
foi aprovado em medicina.
Entao se da pra morar na casa, estudar e passar no vestibular de cursos concorridos,
como tem sido realidade na REG atual...(Medicina, Direito, Engenharia Eletrica, Fonod
acho que fica bem dificil questionar a casa e seus moradores sem nenhum criterio

como você o fez!!


E voce FRANCO, interesse imediato...??
voce foi realmente infeliz nas suas colocaçoes!

(discursinho podre da Elitizinha nao desodorizada!! vocêszinhos são o
ultimo sub-extrato da existencia de seres parecidos com HUMANOS)

Não tem obrigação? Os anseios, as necessidades e obrigações nascem da REALIDADE
QUE NOS CERCA!Se vocês, são LINDOS LUTADORES, existem pessoas que

quando lhe oferecem uma OPORTUNIDADE,
elas aproveitam bastante!!

Eu sou prova viva disso, e dentro na residencia tenho mais exemplos!!
Antes de fazer barulho, e ficar repetindo o que ACHAM, deveriam se informar.

Ter INFORMAÇÃO!
E a R.E.G. tem feito isso em guanambi, nas ferias!!
Levado INFORMAÇÃO A POPULAÇÃO, sem muito apoio para realizar nossas atividades,
mas ainda assim estamos trabalhando!!

MUITA OUSADIA DE VOCES FAZER ESSA AFIRMAÇÕES CALUNIOSAS

E MENTIROSAS!!

UM CONSELHO..."ACHISMO" .... vcs estao assistindo muito Big Brother!!


POR Thiago Teixeira de Souza, orgulho de ser morador da REG e esta presente na luta
em prol da REG!!

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

RESPOSTA (De Thiago Teixeira) AS COLOCAÇÕES FALSAS E ELITISTAS DOS "guanambienses" no site Farol da cidade! TRECHO 3



A notícia esta disponivel nesse link abaixo:

http://www.faroldacidade.com.br/
?lk=faWepZXh06QQU&id=12232&ct=%

Continuando...

Leiam um pouco mais, procurem se INFORMAR, porque ate agora, so foi

possivel observar DESINFORMAÇÃO E FALTA DO MINIMO ESCLARECIMENTO da parte de vossas senhorias!!

Como foi colocado de maneira feliz pelo colega Wanderson Pimenta,
Procurem a controladoria municipal,contas publicas são de livre acesso a população!
Antes de FAZER BARULHO,
usem das ferramentas que o estado e a consitituição nos dão! e fação uso deles! Olhe as contas!
Deveriam usar desse recurso para saber a situação da REG e tudo mais que se é pago
com dinheiro publico na nossa cidade, estado e pais!

E na esse trecho ai "a aprovação desse recurso em plena epoca do carnaval, "

E para Começar a pagar o aluguel do imovel, que no mês passado os moradores tiveram
de pagar o aluguel porque o convencio ainda nao tinha sido assinado!!

E CUIDADO COM O QUE VOCÊ ESCREVE AQUI Srtª " CARLA FERNANDA".

"a aprovação desse recurso em plena epoca do carnaval, "

Esse é um espaço publico...Levantar Falso... hum... CUIDADO!

A... Da proxima Vez coloque seus e-mails a disposição ai para ampliar o contato

o meu esta aqui
thiagoteixeiradesouza@hotmail.com

e o da REG
residenciagbi@gmail.com

Não PRESCISA CORRER!!

NÃO FUJAM


Grato:
THIAGO TEIXEIRADE SOUZA (MORADOR DA REG, 23 anos, ESTUDANTE
DE MEDICINA DAUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA = PORQUE A REG EXISTE!!)

Agradeço minha realização, a possibilidade que tive, a oportunidade, so foi possivel
por que a REG EXISTE!

E A LUTA NÃO PARA!!

"SE O PRESENTE É DE LUTA, O FUTURO NOS PERTENÇE!!" (CHE GUEVARA)

PERTENCERA AO POVO! AO ESTUDANTE CARENTE DE NOSSA CIDADE,
E POPULAÇÃO CARENTE!! QUE NUNCA OCUPOU O PODER!!

TODO PODER AO POVO !! (SEMPRE!!!)

e UM CHUTE NO TRAZEIRO GORDO DA ELITE!!

A BURGUESIA FEDE MESMO!!

POR Thiago Teixeira de Souza, orgulho de ser morador da REG e esta presente na luta em prol da REG!!
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Prefeitura assina convênio para repasse de recursos para a REG







O Prefeito Nilo Coelho assinou na manhã desta terça feira dia 3, convenio com a Associação dos pais e amigos da Residência dos Estudantes de Guanambi- REG (Sergio Amaral Baleero).




Pelo convenio, a Prefeitura irá repassar R$ 3.000,00 (Três mil reais) mensalmente para manutenção e desenvolvimento de suas atividades na casa. O ato de assinatura contou com a presença de residentes e o Presidente da Câmara Elder Guimarães que vem intermediando as negociações.




O Prefeito Nilo Coelho reafirmou seu compromisso de apoiar sempre iniciativas ligadas a educação. Elder Guimarães lembra que a Câmara sempre esteve presente no apoio a REG “Nossa Presidência intermediou as discussões que chegam a uma conclusão positiva para os estudantes da REG dos quais esperamos contribuições valiosas presentes e futuras para nossa comunidade”.




Por: Asses. de Imprensa PMG
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments