sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Rivais hondurenhos chegam a acordo para acabar crise

O governo de facto de Honduras aceitou um acordo mediado pelos Estados Unidos que abre o caminho para a volta ao poder do presidente Manuel Zelaya, deposto em um golpe militar quatro meses atrás.

O acordo, fechado na noite de quinta-feira (madrugada de sexta-feira em Brasília), aconteceu depois de reuniões das partes com autoridades norte-americanas que viajaram esta semana para Tegucigalpa com o objetivo de pressionar pelo fim da crise, que representa uma dor de cabeça para a política externa do presidente Barack Obama.

"Esse é um triunfo da democracia hondurenha", disse Zelaya após os dois lados terem chegado a um acordo que, segundo ele, o levará de volta ao poder nos próximos dias.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, elogiou o acordo e disse que era uma vitória para a democracia na América Latina.

"Esse é um grande passo para o sistema interamericano e seu compromisso com a democracia", disse ela de Islamabad.

Zelaya foi retirado do poder e mandado para o exílio no dia 28 de junho, mas conseguiu voltar escondido ao país no mês passado, e desde então estava abrigado na embaixada do Brasil, que está cercada por tropas que prometem prender o presidente caso ele deixe o prédio.

O líder de facto de Honduras, Roberto Micheletti, que se mostrava irredutível sobre o retorno de Zelaya ao poder, amenizou sua posição após a mediação norte-americana.

"Autorizei minha equipe de negociação a assinar um acordo que marca o começo do fim dessa situação política no país", disse Micheletti a repórteres.

Ele disse que Zelaya poderia voltar à Presidência depois de uma votação no Congresso que seria autorizada pela Suprema Corte. O acordo também exigiria que ambos os lados reconhecessem o resultado da eleição presidencial de 29 de novembro, e iria transferir o controle do Exército para o tribunal eleitoral.

Se aprovado pelo Congresso, Zelaya poderia terminar seu mandato presidencial, que acaba em janeiro. Não ficou claro o que aconteceria com o restante do acordo se o Congresso votar contra a restituição de Zelaya.

Micheletti disse que o acordo criaria uma comissão da verdade para investigar os eventos dos últimos meses, e iria pedir aos governos estrangeiros que revertessem medidas punitivas como a suspensão de ajuda e o cancelamento de vistos de viagem a figuras proeminentes envolvidas no golpe e no governo de facto.

FIM DO ISOLAMENTO

Líderes de Estados Unidos, União Europeia e América Latina insistem que Zelaya possa terminar seu mandato e ameaçam não reconhecer o vencedor da eleição de novembro a menos que a democracia seja antes restaurada no país.

Uma equipe norte-americana, liderada pelo secretário-adjunto de Estado Tom Shannon e Dan Restrepto, o assistente especial de Washington para o Hemisfério Ocidental, sentou-se no início do dia alertou que o tempo estava correndo para se chegar a um acordo.

O país centro-americano está isolado diplomaticamente desde que Zelaya foi afastado durante a madrugada por soldados e colocado em um avião militar para o exílio.

Grupos de defesa dos direitos humanos documentaram abusos pelo governo de facto e dizem que eleições livres e justas seriam impossíveis depois que Micheletti burlou as liberdades civis e fechou temporariamente a mídia pró-Zelaya.

Obama reduziu parte da ajuda para Honduras depois do golpe, mas foi criticado por alguns latino-americanos por não fazer mais para obrigar o governo de facto do país a voltar atrás.

O impasse nas negociações fez Clinton enviar a delegação norte-americano para pressionar por um acordo negociado.

Msn notícias

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Nasa divulga imagem com mapeamento da energia do universo




A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira um mapa do universo distante construído a partir de um ano de observações de raios gama realizadas pelo satélite Glast (também conhecido como Fermi), que explora a energia que compõe o espaço. O mapa mostra a taxa na qual o observatório detecta os raios gama com energia acima dos 300 milhões de elétrons-volts - que equivalem a 120 milhões de vezes a energia da luz visível - em diferentes direções do céu.
Segundo a Nasa, durante seu primeiro ano de operações, o telescópio mapeou o céu distante com resolução sem precedentes e alta sensibilidade. O Glast identificou mais de mil fontes de raios gama, ajudando os cientistas a compreender melhor a estrutura de espaço e de tempo do universo.
As medições feitas pelo satélite levaram a Nasa a continuar acreditando nas previsões de Albert Einstein em que a radiação eletromagnética viaja no vácuo com a mesma velocidade. Por enquanto, a agência descartou a criação de novas teorias para o espaço-tempo.
O Glast foi lançado em 11 de Junho de 2008 em uma missão para estudar fenômenos astrofísicos e cosmológicos nos núcleos das galáxias, pulsares, matéria escura, além de outras fontes de alta energia.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

UFBA divulga locais de prova da 1ª fase do vestibular 2010


A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou nesta quarta-feira, 28, os locais onde serão realizadas as provas da primeira fase do vestibular 2010. Os estudantes que se inscreveram para os cursos tradicionais da instituição podem ter acesso ao cartão informativo através do site do processo seletivo (clique aqui para acessar).


As provas da primeira fase do vestibular serão realizadas nos dias 15 e 16 de novembro. Os resultados serão divulgados até o dia 7 de dezembro. Já as provas da segunda fase ocorrem entre os dias 13 a 18 de dezembro. As datas correspondem apenas ao processo seletivo referente aos cursos tradicionais da Ufba.


A seleção para os cursos de Bacharelados Interdisciplinares (BI), com duração de três anos, e para os Cursos Superiores de Tecnologia (CST), com duração de dois a três anos, será feita através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Informações sobre as datas e locais de prova do Enem devem ser acessadas no site do Ministério da Educação (clique aqui para acessar).



A Tarde Online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Wagner quer reformar secretariado até dezembro



O governador Jaques Wagner (PT) anunciou, nesta quarta, que vai antecipar para dezembro as mudanças no primeiro escalão do governo, em função da saída de oito secretários que disputarão as eleições do próximo ano. Embora o prazo legal para desincompatibilização seja até início de abril, Wagner pretende definir logo a sua nova equipe de auxiliares diretos.


“Gostaria que, pelo menos até dezembro, já estivéssemos com os secretários que, na maioria dos casos, vão acompanhar o governo até o final do meu mandato”, disse Wagner. Entre os que sairão está o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa (PT), candidato a deputado federal, que poderá ser substituído por Marcos Lima, o baiano que até o mês passado comandava a subchefia de Assuntos Parlamentares da Presidência da República.


Tocar campanha - Com a medida, Wagner visa entrar em 2010 com a máquina estadual azeitada e, assim, ter tranquilidade para tocar a campanha pela reeleição. O presidente Lula também pretendia fazer a reforma ministerial em dezembro, mas agora já fala em dispensar os ministros candidatos somente no prazo legal. “Ele tem mais experiência do que eu, está no seu segundo governo, e, além disso, não é o candidato. Então, o jogo é diferente”, comparou Wagner.


Embora a preocupação do governador seja a de assegurar a continuidade administrativa, Wagner pontuou que a substituição dos secretários que são candidatos, já em dezembro, “não é uma regra rígida para todos”. Mesmo sem citar nomes, deu a entender que os secretários que chegaram ao governo este ano, como Nelson Pelegrino (Justiça), Walter Pinheiro ( Planejamento) e João Leão (Infraestrutura) só devem se desincompatibilizar dos cargos em abril.


No grupo que é candidato, estão três detentores de mandatos federais que tentarão a reeleição – Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino, do PT, e João Leão, do PP – e dois estaduais, Valmir Assunção (PP), de Combate à Pobreza, que disputará a Câmara Federal; e Roberto Muniz (PP), da Agricultura, que quer renovar mandato de deputado estadual.


Estarão ainda na disputa os secretários de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence (PT), candidato a deputado federal, e do Meio Ambiente, Juliano Matos (PV), que sai para estadual.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bamim pode causar impacto para moradores da região


Rui Rocha, ambientalista desde 1990, é empreendedor da Ashoka e atua no Instituto Floresta Viva, ao Sul da Bahia. Natural de Valença, vive em Ilhéus desde 1996. Membro do Conselho de Meio Ambiente de Ilhéus, cidade onde vive com a sua familia, tem criticado desde janeiro de 2008 o projeto da BAMIN no Sul da Bahia, junto com ativistas e profissionais de todo o Brasil. É um dos membros da Rede Sul da Bahia Justa e Sustentável.

No artigo abaixo, ele alerta a comunidade do surf para a consciência ecológica em Ilhéus (BA), em plena época de Pan American Surfing Games.

1976. Eu completava dez anos de idade, e ganhei uma prancha de isopor do meu pai. Foi rápido - observando as imagens de surf na televisão, e mesmo dos primeiros surfistas em Morro de São Paulo, aprendi a ficar em pé na pranchinha, do meu tamanho.

Com o tempo, fui convivendo tão profundamente com a natureza da costa baiana e brasileira que o surf e a beleza desta costa se revelam hoje para mim, e creio, para tantos surfistas, como duas faces do mesmo santuário.

Anos depois, comecei a participar de campeonatos em Valença, pequenas competições na praia do Guaibim. A disputa pelo primeiro lugar movia o coração de muitos surfistas, mas a paz daquele esporte continuaria presente no meu coração, mesmo que o cenário fosse tomado de públicos estranhos, patrocínios e interesses diversos ao esporte.

Novamente assisto a cena - Ilhéus, município localizado no sul da Bahia, será cenário do Pan American Surfing Games, que reunirá, entre os dias 7 e 14 de novembro, na praia de Batuba, em Olivença, competidores de 20 países do continente.

A comunicação oficial do evento tem uma estratégia embutida - promover a imagem de empresas e entidades patrocinadoras, algo absolutamente natural em eventos deste tipo. A diferença deste campeonato é que uma das empresas patrocinadoras é a BAMIN, uma empresa de capital indiano e do Casaquistão (até onde se sabe) que tem foco na exportação de minério de ferro de Caetité - além do altíssimo impacto possível na região da jazida, o negócio se complica porque a idéia da empresa, junto com o governo da Bahia, é de escoar o produto pelas praias limpas da praia do Norte, mais precisamente a ponta da Tulha.

Importante balneário do povo grapiúna, esta costa ficou famosa em todo o mundo pela altíssima biodiversidade de suas florestas. Milhares de pessoas trabalham hoje nesta região com o turismo, a pesca e a agricultura familiar, a maioria produtores orgânicos.

Escolas como o Dendê da Serra e Rosa dos Ventos, ao lado do Parque do Conduru, formam crianças junto com a natureza preservada, ensinando-as o valor do meio ambiente desde as primeiras letras.

A propaganda do evento continua: serão mais de 300 surfistas classificados em seus países de origem através de competições qualificatórias que disputarão, em Ilhéus, o título de "melhor da América" em várias categorias.

A BAMIN, pegando carona no surf, quer nos vender a idéia de que a empresa está associada a um esporte movido física e espiritualmente pela natureza, desde os primórdios, na polinésia.

Vale a pena dizer para os surfistas locais e americanos de tantos países que virão para este evento aquilo que a empresa faz questão de omitir - Em busca do lucro da mineração, a empresa poderá comprometer uma área de proteção ambiental - a Lagoa Encantada, e muitos quilômetros de praias poderão ser poluídos com o pó de ferro, além dos impactos da zona portuária em um local atualmente muito preservado.

Baleias, tartarugas, golfinhos, corais e uma infinidade de peixes estão já sentindo uma presença estranha nesta costa, com as investidas da Bamin sobre os oceanos, em pesquisas do fundo, tentando mostrar a viabilidade técnica de um mal negócio para Ilhéus - transformar a maravilhosa costa do Norte em um pátio de minérios.

Para beneficiar a quem? Os surfistas de toda a região estarão curiosos, durante o campeonato, para saber quem são os melhores surfistas da América. Nós, do outro lado da mídia, sabemos que o evento tem um outro propósito - melhorar a imagem de uma empresa que quer destruir o encanto do nosso litoral em fração de meses, movidos pelo dinheiro do ferro, litoral que foi feito com muito carinho ao longo de milhões de anos.

Fica a pergunta no meio das ondas de Batuba, em Olivença - a Bamin deve mesmo explorar o ferro de Caetité, mesmo causando tanto impacto para os moradores daquela região ? A sua logística faz sentido pela APA da Lagoa Encantada, destruindo uma das mais belas paisagens do litoral americano? Enquanto esperarem as ondas, no outside, os atletas ficarão se perguntando o que eles e elas têm a ver com tudo isso. E é óbvio que têm!

Por Rui Rocha

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Bahia terá novo sistema de gestão escolar


AGECOM


Um acordo firmado, nesta terça-feira (27), entre os governos estaduais da Bahia e do Espírito Santo, vai permitir a implantação de um sistema online de gestão escolar no estado baiano. A nova ferramenta, a ser aplicada a partir do ano letivo de 2010, permitirá um melhor gerenciamento integrado das 1.640 escolas da rede estadual de ensino.

O protocolo de intenções - assinado pelo vice-governador, Edmundo Pereira e pelos secretários da Educação, Osvaldo Barreto (BA), e Haroldo Correia (ES) - prevê a liberação, por parte do estado capixaba, do direito de uso gratuito do sistema à Bahia. “Por ser um estado maior que o Espírito Santo, com mais de 400 municípios, a Bahia certamente será beneficiada com esta parceria, que trará mais conhecimento aos gestores de nossas escolas”, afirmou o vice-governador.

O Sistema de Gestão Escolar, como é denominado, vai garantir o monitoramento diário e em tempo real das escolas estaduais e dos mais de 40 mil professores e 1.300 estudantes baianos. Por meio da ferramenta, será possível acompanhar o desempenho dos alunos, suas notas e frequência, e o banco de dados de recursos humanos lotado nas instituições de ensino. Merenda, transporte escolar e infraestrutura também receberão um melhor acompanhamento.

“Com foco na gestão da escola, o sistema vai permitir à SEC atuar de forma pronta e imediata na resolução dos problemas das instituições. O acesso diário e constante aos dados escolares permitirá, sobretudo, o desenvolvimento de mais projetos educacionais”, explicou Osvaldo Barreto, que considera o acordo “histórico para a rede estadual de ensino”.



A iniciativa da SEC em importar o sistema foi inspirada no êxito do Espírito Santo, que utiliza o mecanismo desde 2008 em cerca de 600 escolas. “Por meio dele, conseguimos acompanhar, via web, quantas acrianças estão matriculadas por turma, por sala, por escola e quais professores dão aula”, informou o secretário capixaba.

Haroldo Correia revelou ainda que o Sistema de Gestão Escolar tem proporcionado mais agilidade, economia e eficiência nos serviços prestados pela secretaria às instituições estaduais de ensino. Além disso, conta com o apoio dos profissionais da rede, que aprovaram a iniciativa e a enxergam como “uma ferramenta de melhoria da educação”.

“Assim como o sistema está sendo útil para nós, vai ser bem mais útil para Bahia, diante do tamanho da rede de ensino do estado, que tem mil escolas a mais que o Espírito Santo. Tenho certeza de que a secretaria vai ter mais controle da rede e, com isso, poderá tomar decisões com mais segurança”, enfatizou.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Venezuela denuncia espionagem da Colômbia

A Venezuela apresentou uma denúncia acusando a agência de segurança da Colômbia de espionar em seu território, no mais recente disparo numa troca de tiros diplomática entre os dois vizinhos andinos.

A Venezuela não deu detalhes sobre como a agência de segurança de Bogotá estava espionando, mas a acusação foi feita depois que as relações entre os dois países pioraram ainda mais com o assassinato de 10 membros de uma equipe de futebol amadora da Colômbia na fronteira com a Venezuela.

Os laços já estavam desgastados desde o começo deste ano, quando o presidente venezuelano, Hugo Chávez, suspendeu as relações com Bogotá e reduziu o comércio bilateral em represália ao plano da Colômbia de permitir que tropas norte-americanas tivessem mais acesso a suas bases militares.

"A Venezuela exige que a Colômbia suspenda todas as atividades dos agentes do Departamento de Segurança Administrativa (DAS) dentro da Venezuela", disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado, na segunda-feira, que acusava a agência de se engajar "em conspiração e plano para desestabilizar" o país.

Bogotá e Caracas costumam se desentender sobre o conflito guerrilheiro colombiano e o tráfico de cocaína na fronteira, mas seu comércio anual de 7 bilhões de dólares costuma ser interrompido apenas temporariamente.

Chávez, um crítico persistente dos EUA, diz acreditar que as bases colombianas podem ser usadas pelos norte-americano para lançar um ataque contra seu país. O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, alega que o acordo é uma extensão da cooperação já existente com os EUA para conter a insurgência e o narcotráfico.

Autoridades venezuelanas já atacaram a DAS no passado. Em setembro, o ministro do Interior do país acusou a agência de traficar cocaína da Colômbia.

A Colômbia disse no mês passado que iria desmantelar a DAS, que está no centro de uma série de escândalos sobre grampos ilegais dos opositores de Uribe, de jornalistas e juízes.

Ex-funcionários da DAS também estão sendo investigados sob acusações de que forneceram detalhes de lideres sindicalistas e de ativistas de direitos humanos aos esquadrões de morte paramilitares.

Msn notícias

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

A comparação não é um bom negócio

Um dos maiores erros cometidos por nós seres humanos é a comparação. A medição de si mesmo de acordo com os padrões, os feitos ou as realizações das outras pessoas. Desde pequeno somos comparados aos nossos irmãos, aos filhos dos vizinhos ou a qualquer outra pessoa. Este espírito comparativo continua durante a adolescência e a idade adulta, tornando-se traumatizante porque passamos a maior parte de nossas vidas tentando competir com os outros, comparando nossas realizações com outras pessoas do nosso meio, e tentando viver de acordo com os seus padrões de aceitação.

Sempre que você compara os seus talentos e habilidades com os outros, quer favorável ou desfavoravelmente, desperdiça a oportunidade de se tornar melhor tentando tornar iguais pessoas que são totalmente diferentes.

Quando éramos crianças minha família e eu viajávamos de carro e tínhamos o hábito de ficar pedindo para que o pai ultrapassasse todo mundo. Torcíamos para que ele conseguisse e comemorávamos muito fazendo caretas para o carro que acabávamos de deixar para trás. Mas teve um dia que um carro passou por nós tão rápido que eu e o meu irmão ficamos de boca aberta.

Embora o pai estivesse "liderando" todos os outros carros aos olhos deles nós estávamos tendo sucesso, por que estávamos viajando bem mais rápido do que eles. Quando comparado ao desempenho do nosso carro a sua verdadeira capacidade, não estávamos sendo bem sucedidos porque estava viajando abaixo da sua capacidade máxima constituída pelo fabricante.

A lição aqui não é que o verdadeiro sucesso não é medido pelo quanto você fez ou realizou em comparação ao que outros fizeram; o verdadeiro sucesso é o que você fez comparado ao que você poderia ter feito. Em outras palavras, viver em plenitude é competir com você mesmo.

Em vez de sermos nós mesmos, ficamos preocupados em ser o que os outros acham que deveríamos ser. Sempre existirão pessoas que iremos superar e outras que nos superarão. Se competirmos com nós mesmo, e não com os outros, então não importa quem está atrás ou na frente; nossa meta é nos tornar tudo aquilo que somos capazes de ser e de realizar, e isto se torna a medida da nossa satisfação. Todas as experiências que você terá durante a sua vida, não eliminarão a sua capacidade de fazer tantas vezes quantas forem preciso.

Por: prof. Menegatti

fonte: www.algosobre.com.br

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

IEAT realiza décima primeira edição da Feira de Educação

Será realizado de 20 a 23 de outubro em Caetité, a 11ª Feira de Educação do Instituto de Educação Anísio Teixeira, com o tema: "Caetité - Problemas e soluções ambientais". O movimento está sendo considerado o primeiro evento carbono zero do sertão baiano. Durante os quatro dias debates, conferências, exposições, circo cultural, vídeos, esporte, poesia, literatura e arte como instrumento pedagógico, estarão chamando a atenção da comunidade de toda a região. A exemplo dos anos anteriores, a Feira deve atrair um grande número de participantes e visitantes.

fonte: www.faroldacidade.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Conferência de Copenhague: especialistas apreensivos quanto a resultados concretos


A menos de dois meses para o início da Conferência de Copenhague — na qual os países tentarão formalizar um acordo sobre as emissões de gases poluentes que substituirá o Protocolo de Kioto — o clima entre os especialistas no setor é de receio e apreensão. Na visão deles, a redução drástica das emissões de carbono é o ponto chave das negociações, mas conseguir que todos os países participantes estabeleçam metas quantitativas concretas parece ser uma tarefa cada vez mais difícil.

A 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima reunirá representantes dos setores público e privado de cerca de 200 países desenvolvidos e em desenvolvimento. Além de estabelecer novos compromissos e incentivos para a redução das emissões de gases do efeito estufa, espera-se que sejam firmados acordos de cooperação científica e financiamentos que incentivem o uso da tecnologia verde e promovam a estabilidade climática.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da Universidade de São Paulo (USP) Pedro R. Jacobi explica que a transição ao baixo carbono já acontece em países que se deram conta das oportunidades que isso pode promover e da importância do avanço tecnológico e científico em uma perspectiva de inovação. Ele ressalta que a mesma política já se verifica em empresas de maior porte que veem nisso uma chance de bons negócios. “O grande desafio é avançar para acordos de cooperação para mudanças no paradigma energético e desenvolvimento de tecnologias que coloquem a era do combustível fóssil como algo do passado”, argumenta Jacobi.

Embora tenha expectativas “razoáveis” com relação ao encontro de Copenhague, Jacobi ressalta que não se pode desconsiderar a importância da reunião. “Seria fundamental que se tomassem decisões ambiciosas, pois isto firmaria uma agenda que enfatizasse a inexorável rota rumo ao baixo carbono. Acordos internacionais que efetivamente avançassem nessa direção seriam um sopro de otimismo”, defende Jacobi.

O presidente do Conselho de Estudos Ambientais da Fecomercio, José Goldemberg, lembra que a adesão e o comprometimento dos países ricos é fundamental para que o encontro de dezembro resulte em bons frutos para o clima. “As expectativas para a Conferência de Copenhague são baixas devido ao fato de que a lei americana que estabelece limites para as emissões do país ainda não foi aprovada pelo Congresso. Os Estados Unidos não ratificaram o Protocolo de Kioto e não reduziram suas emissões desde 1992, quando assinaram a Convenção do Clima. Se algo não mudar até dezembro, a Conferência marcha para o fracasso”, ponderou.

A tarefa do Brasil

Jacobi argumenta que a posição do Brasil na reunião do clima é ambígua, pois o país tem o desafio de buscar articular o momento de desenvolvimento em que se encontra com a necessidade de dar respostas que garantam a inserção no pacto ambiental. “Caberá ao Brasil ser muito preciso no que se considera que os países desenvolvidos terão de contemplar nas suas agendas, notadamente a transferência de tecnologia que não transforme os países que dela dependam em reféns do avanço tecnológico. Mas o Brasil também terá de demonstrar que tem uma agenda de desenvolvimento e inovação própria e/ou articulada com os países mais desenvolvidos”, afirmou Jacobi.

O professor do curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da USP Sergio de Almeida Pacca defende que o Brasil deva se unir com os outros países em desenvolvimento para buscar metas de redução que se encaixem com as suas necessidades de desenvolvimento. “O Brasil deve chamar a atenção dos países desenvolvidos que já poluíram muito no passado, mas não deve deixar de admitir que também tem responsabilidade pelas emissões, principalmente por causa do desmatamento”, argumenta Sergio.

E para poder cobrar uma postura dos demais países, o Brasil precisa levar para o encontro a lição de casa feita, segundo o coordenador da campanha de clima do Greenpeace, João Talocchi. Segundo ele, a lição de casa consiste em pelo menos três fatores: a proposta de desmatamento zero até 2015, a garantia de que pelo menos 25% da eletricidade consumida no país seja gerada a partir de fontes renováveis de energia, e uma proteção de 30% das áreas marinhas até 2020. Talocchi lembra, no entanto, que na última terça-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não pode assumir uma meta de desmatamento zero. Na ocasião, Lula disse que “nem que fosse careca o Brasil pode assumir uma meta de desmatamento zero, porque sempre vai haver alguém que vai cortar alguma coisa”. Para Talocchi, além do desmatamento zero, o governo poderia fazer muito mais pelo clima como investir em novas tecnologias limpas em setores como transporte e agrícola.

“Além da lição de casa, é preciso cobrar uma posição mais ambiciosa dos países desenvolvidos que sempre contribuíram para as emissões e que têm uma responsabilidade histórica. Não basta eles comprarem créditos de carbono, é preciso que também façam uma redução drástica das emissões e que contribuam financeiramente para que os países pobres ou em desenvolvimento possam se adaptar e construir uma economia de baixo carbono”, afirmou Talocchi, que defende ainda que os créditos de carbono sejam feitos por setores da economia e não por indústrias isoladas.

fonte: www.opiniaoenoticia.com.br

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

REG Debate: "O Pré-Sal tem que ser nosso!"


REG DEBATE:

A Residência Estudantil de Guanambi(REG) tem o prazer de convidar a todos para participar de um debate acerca da temática do Pré-Sal. Questão de interesse nacional (e internacional), os recursos advindos do Pré-Sal deve atender as demandas do Povo Brasileiro, portanto, é de suma importância o debate para uma maior compreensão sobre como deve se portar o nosso País na exploração do Petróleo.

Nesse sentido, devemos nos organizar com o objetivo de combater as iniciativas daqueles que pretendem entregar o País à iniciativa privada.

"O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO JÁ!"

LOCAL: Residência Estudantil de Guanambi - PRAÇA GENERAL INOCÊNCIO GALVÃO, N°27, 2° ANDAR - LARGO DOIS DE JULHO - SALVADOR/BA

DIA -
14/10/09 (QUARTA) - HORÁRIO: 19h30min

FACILITADOR: HUMBERTO GUANAIS (QUÍMICO)


"Sonho que se sonha só, é só um sonho que sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade!" (Raul Seixas)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 13 de outubro de 2009

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Humanos são enjaulados no zoologico de Salvador

O Dia das Crianças contou com algumas opções de lazer em vários pontos da cidade, mas no Parque Zoobotanico de Salvador, em Ondina, as crianças tiveram uma grande surpresa. No lugar de onças, ursos e leões, elas encontraram humanos em uma das jaulas do zoológico. “Meu Deus mãe! Por que eles estão presos lá dentro? Eles fizeram alguma coisa grave?”, espantou-se Lara Souza, de 7 anos.

A intenção, no entanto, não era só a de causar surpresa, mas conscientizar crianças e adultos sobre o aprisionamento de animais. “O que queremos é mostrar para as pessoas que o zoologico não deveria ser apenas um local de diversão, de entretenimento, mas um espaço de reabilitação e preservação dos animais”, diz o presidente do Instituto Abolicionista Animal, Heron Gordilho, que junto com universitários de diversas áreas do conhecimento, realizou a ação de conscientização para o Dia das Crianças.

Na opinião do estudante de direito da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Gilmar Freire, os animais deveriam ficar em seu habitat. “Uma vez recuperado, os animais deveriam retornar ao seu habitat natural porque, assim como nós, humanos, eles também têm seus direitos”, diz Freire, que integra a equipe que promove ações em defesa dos animais.

A ação realizada no zoológico contou com o apoio de muitos pais, a exemplo do vendedor Dinaldo Rodrigues, 32 anos. “É importante porque mostra que todos nós somos a mesma coisa. Não somos melhores que nenhum desses bichos que estão aqui dentro”, disse. Mas, houve também quem discordasse. “Isso é palhaçada desses estudantes que não têm o que fazer”, disse um senhor, sem querer se identificar.

A Tarde Online

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Enem 2009 – nova data da prova será em dezembro

Enem 2009 - as novas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009) já têm nova data: 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira, 6, após reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro. No encontro entre os ministros, ficou definida a participação da Força Nacional e da Polícia Federal em todas as etapas da logística da prova.

“A Polícia Federal vai acompanhar todo o processo Enem 2009, desde a saída da prova do cofre do Inep até a distribuição das provas, que deverá ser feita pelos correios”, disse Haddad. Caso seja acertada a participação dos correios na logística do Enem, a distribuição do material impresso será feito por meio de uma operação especial, “cercada de garantias para que as provas cheguem aos destinos corretamente”, nas palavras do ministro.

A partir de agora, a equipe do setor de inteligência da Polícia Federal vai elaborar os detalhes do monitoramento de cada etapa da logística do Enem 2009. “O exame é um ícone nacional e o desafio do Estado é zelar para que o instrumento seja aplicado de maneira adequada”, enfatizou Haddad.

O ministro ressaltou que a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC tem mantido contato com as universidades que tinham vestibular marcado para o primeiro fim de semana de dezembro, para que entrem em consenso sobre nova data. Entre as universidades federais que aplicariam vestibular nesses dias e já confirmaram adequação à nova data Enem 2009 estão a de Juiz de Fora, de Santa Catarina e a Universidade de Brasília.

Ainda nesta terça-feira houve uma reunião entre representantes do Ministério da Educação, do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) e da Fundação Cesgranrio, que vão aplicar a prova Enem 2009, para definir detalhes de correção e divulgação do resultado do exame.

Rede notícia

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tensão marca chegada da OEA a Honduras


A missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que chega hoje a Honduras deve se deparar com o aumento da tensão e a intransigência do governo de facto de Roberto Micheletti, que não aceita a restituição do presidente Manuel Zelaya, deposto em 28 de junho. Além de encontrar uma negociação ainda crua, na qual os dois principais lados têm demonstrado intransigência, novos sinais indicavam ontem um aumento da tensão política no país.

Primeiro, o decreto que estabeleceu o estado de sítio continua vigente em Honduras, embora Micheletti tenha anunciado na segunda-feira a sua revogação. Segundo, o governo de facto decidiu ontem antecipar o encerramento do ano escolar de 30 de novembro para 31 de outubro e a aprovar automaticamente os estudantes para o período seguinte. Com isso, indicou que um conflito pode ser desencadeado e, portanto, seria melhor manter os estudantes em casa.

Ontem, ao fim de dois dias de conversas com os diferentes atores da crise, uma delegação de deputados do Parlamento Europeu constatou que Zelaya está disposto a aceitar o Acordo de San José, mesmo com as limitações previstas a sua atuação na presidência. Já Micheletti rejeita 3 dos 12 pontos do acordo, entre os quais o retorno de Zelaya e a convocação de uma Assembleia Constituinte.

O presidente de facto também tem complicado as negociações com propostas alternativas, como a indicação de um terceiro nome para a presidência, em uma tentativa de ganhar tempo. "A base de uma solução negociada tem de ser o Acordo de San José para que possa haver uma eleição livre e transparente (em 29 de novembro) e a reinserção internacional de Honduras", afirmou o espanhol José Ignácio Salafranca Sánchez, deputado europeu pelo Partido Popular.

Da embaixada brasileira, Zelaya dá sinais de que desconfia cada vez mais de seu interlocutor - Micheletti foi seu correligionário no Partido Liberal e o articulador do golpe que o derrubou. Uma das principais preocupações de Zelaya é com as idas e vindas na posição do governo de facto.

O Estado de São Paulo
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Quando Mais é Menos

Com todo o poder, dinheiro, independência e liberdade que conquistaram nas últimas décadas, as mulheres estão se sentindo menos felizes agora do que nos anos 60. Cinco pesquisas mundiais diferentes revelaram os mesmos e tenebrosos resultados: independentemente de classe social, estado civil, de ter filhos ou não, em todos os lugares, as mulheres estão se sentindo cada vez menos felizes. E os homens, mais. Será que a revolução feminista acabou beneficiando mais os homens do que as mulheres?, sibila Maureen Dowd, minha víbora favorita, no "New York Times". As mulheres vão se sentindo menos felizes à medida que vão envelhecendo, enquanto com os homens acontece o contrário. Elas começam a vida mais felizes do que eles, e terminam menos. Sob a ditadura da boa aparência, o peso da casa, de marido e filhos, e agora da competência profissional e da carreira, elas sofrem mais a ação do tempo. Na América obcecada por beleza e juventude, as Barbie s Frankenstein se multiplicam.

As pesquisas revelam também que a menor contribuição para a felicidade das mulheres vem dos filhos. Algumas, poucas, já admitem que seria melhor não ter tido filhos, ou que foram eles os destruidores de sua felicidade.

O principal motivo da felicidade dos homens é a prosperidade, pré-crise, é claro. E o alívio nas contas, porque as mulheres passaram a participar mais do orçamento familiar. Cada vez menos mulheres são dependentes de homens, e eles acham ótimo. E embora hoje os homens ajudem mais nos trabalhos da casa e com os filhos, isto não as fez mais felizes. Elas passaram a trabalhar tanto, a fazer tanto, que têm cada vez menos tempo para sua especialidade: sentir.

Para competir no mundo corporativo masculino, as mulheres se exigem mais, são mais rigorosas com os outros e com elas mesmas do que os homens, são mais passionais e estressadas do que eles. As pós-feministas reconhecem a insatisfação feminina e tentam explicá-la como um paradoxo: é justamente esta recém conquistada abundância e liberdade de escolhas que as faz menos felizes. Mais liberdade, menos felicidade. Afinal, o que querem as mulheres?

Por: Nelson Motta

fonte: www.aldeianago.com.br

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Correios, Força Nacional de Segurança e PF vão participar de aplicação do Enem


MEC vai contratar empresa sem licitação para aplicar a prova. Força Nacional de Segurança e PF cuidarão da segurança.

O Ministério da Educação vai contratar uma outra empresa em caráter de emergência, sem licitação, para aplicar e corrigir as provas do Enem. Órgãos do próprio governo também vão ajudar na realização do exame. Os Correios vão participar da distribuição das provas. A Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal, por sua vez, serão responsáveis pela segurança.

O MEC estuda duas datas para a aplicação do Enem: o último fim de semana de novembro ou o primeiro fim de semana de dezembro. Em último caso, o ministério estuda realizar o exame em um dia de semana e decretar feriado estudantil.

Ao todo, 68 universidades têm convênio com o MEC para usar os pontos do Enem no processo de seleção. O presidente da Andifes, Alan Barbiero, que representa instituições federais de ensino superior, disse que as universidades podem atrasar em 15 dias o início das aulas. Ele deixou claro, no entanto, que a decisão cabe a cada universidade.

O MEC se comprometeu a anunciar a nova data do Enem na próxima quarta-feira (7).

G1
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Micheletti suspende estado de sítio em Honduras


O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, anunciou nesta segunda-feira o fim do estado de sítio no país.

A medida foi imposta no dia 26 de setembro, cinco dias após a volta do presidente deposto, Manuel Zelaya, a Honduras. Na época o país vivia uma onda crescente de protestos organizados pela oposição.

A medida do dia 26 justificou o fechamento de emissoras de rádio e TV oposicionistas. Mas a decisão do governo foi criticada até por seus simpatizantes, que diziam acreditar que o estado de sítio prejudicava os planos de realização de eleições em novembro.

Em entrevista a uma emissora de televisão hondurenha, Micheletti havia afirmado anteriormente que havia "paz no país" e que Honduras queria voltar à normalidade.

Na entrevista ao Canal 5, Micheletti também defendeu as eleições como o melhor caminho para resolver a crise em Honduras. "Se ocorrerem as eleições no país, transparentes, e elegermos o novo presidente, então será possível falar de qualquer cenário, de qualquer solução", afirmou.

O presidente interino disse ainda que a aspiração de Zelaya de voltar ao poder só pode ser analisada se houver alguma decisão judicial nesse sentido porque "não se pode restituir uma pessoa que está com problemas legais no país".

"De qualquer forma, a Corte Suprema de Justiça é que teria de tomar a decisão", completou Micheletti.

Msn notícias

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Novo Enem deve acontecer na segunda quinzena de novembro, diz MEC


Data não está fechada e pode sair após reunião do ministro com reitores.

Provas estão prontas e guardadas em cofre no Inep.

A nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve acontecer em novembro, provavelmente na segunda quinzena, afirmou o Ministério da Educação (MEC) neste sábado (3). Os técnicos do órgão não descartam que o teste seja feito em um dia de semana e o ministério não quer o exame em dezembro. A data pode ser fechada com os reitores das universidades federais em reunião com o ministro Fernando Haddad, nessa segunda- feira (5).

O novo teste já está pronto e protegido em um cofre do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O exame tem o mesmo número de questões da prova anterior, que vazou nesta semana e foi adiada.

Haddad esteve reunido neste sábado com a equipe do MEC e o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, para discutir procedimentos para a nova prova –como as questões da reprodução gráfica, do manuseio do material e da distribuição.


Rompimento do contrato

O órgão estuda romper o contrato após novas denúncias de fraude. Aplicadores do exame na Grande São Paulo e em Salvador teriam guardado as provas em casa – uma falha de segurança considerada de extrema gravidade.

Na sexta, a presidente do Connasel, Itana Marques Silva, disse que “não houve fragilidade na segurança” da prova e que todos os critérios estabelecidos pelo MEC “foram atendidos.”

O contrato firmado entre Inep e consórcio prevê que a contratada indenize o órgão em caso de "acesso indevido a informações sigilosas ou de uso restrito do Inep" por pessoas estejam trabalhando na execução dos serviços.

O texto obriga também o Connasel a "manter sigilo sobre quaisquer informações a que tenha acesso em virtude dos trabalhos a serem executados ou de que tenha tomado conhecimento em decorrência da execução do objeto", sob pena de ser proibido de participar de licitações e contratos do Inep por dois anos, além do pagamento de indenização por perdas e danos.

G1


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A deputados brasileiros, Zelaya critica papel dos EUA após golpe em Honduras


Deputados brasileiros que se reuniram nesta quinta-feira (1º) com o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, disseram ter ouvido dele críticas a atuação dos Estados Unidos na crise política hondurenha.


“Ele [Zelaya] disse que os Estados Unidos cumpriram um papel importante em não reconhecer o regime golpista [...], mas disse que se [os EUA] adotassem uma política mais efetiva nesta questão, no dia seguinte o governo interino cairia”, disse ao G1, por telefone, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), um dos integrantes da comissão.

Os EUA criticaram o golpe de estado e manifestaram apoio à volta de Zelaya ao poder desde o começo. O país cortou ajudas econômicas a Honduras e patrocinou a fracassada mediação do presidente da Costa Rica, Óscar Arias.

Algus países latino-americanos, como Cuba, acusaram Washington de não se empenhar efetivamente na resolução da crise.

Quando Zelaya voltou ao país, em 21 de setembro, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse que seu retorno poderia ser uma "oportunidade" para o diálogo. Mas, uma semana depois, o embaixador dos EUA na OEA (Organização dos Estados Americanos), Lewis Amselem, qualificou o retorno como "irresponsável e tolo".

'Isolado'

Segundo Valente, Zelaya disse que o governo interino em Honduras está “isolado” e que sua “sustentabilidade é precária” e que as propostas levadas a ele por emissários do presidente interino Roberto Micheletti seriam "inaceitáveis".


“Ele disse que a saída [para a crise política] seria adotar o plano de voltar ao governo para concluir o mandato e para derrotar o golpismo. Isso o satisfaria. Para isso, tem que ter um tempo para que haja democracia, a propaganda livre. Para que tenha acesso ao povo.”

De acordo com Valente, Zelaya negou que estivesse incentivado protestos de seus apoiadores pelas ruas de Tegucigalpa desde a embaixada brasileira, como acusam representantes do governo interino. “Zelaya disse que não prega violência e disse que a violência está sendo pregada pelo regime, com o fechamento das únicas rádios que o ouviam e apoiavam. Hoje ele está impedido de falar ao povo hondurenho.”

Sem resposta

Durante o dia, o grupo de parlamentares, formado ainda pelos deputados Raul Jungmann (PPS-PE),Cláudio Cajado (DEM-BA), Marcondes Gadelha (PMDB-PB), Maurício Rands (PT-PE) e Bruno Araújo (PSDB-PE), reuniu-se com a Mesa Diretora do Congresso hondurenho e com os ministros da Suprema Corte.

Segundo Ivan Valente, tanto ministros quanto parlamentares hondurenhos não conseguiram responder a pergunta dos deputados brasileiros sobre por que não adotaram os processos legais para tentar afastar Zelaya do poder e apoiaram o golpe.

"Ao mesmo tempo", disse o deputado, "tanto o Parlamento como a Suprema Corte, garantiram que não haverá nenhum tipo de violência contra a embaixada brasileira." De acordo com Valente, os parlamentares hondurenhos falaram ainda em ampliar o prazo do ultimato dado ao governo brasileiro sobre o refúgio dado a Zelaya, que permanece na embaixada do Brasil há dez dias.

"Nós colocamos para eles que o Brasil não tem prazo, já que os tratados internacionais garantem a inviolabilidade da embaixada", disse Valente.


G1

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MEC cancela prova do Enem


O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste final de semana, disse a assessoria de comunicação social do MEC, que confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo”, de que a prova teria vazado.

Haddad concederá entrevista nesta quinta, na sede do MEC, em Brasília, para explicar os procedimentos com relação ao Enem. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.

Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.

O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.

G1
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Vazamento de prova do Enem será investigado, diz Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse na manhã desta quinta-feira (1) ao Bom Dia Brasil, da TV Globo, que será feita uma investigação para saber em que momento da impressão da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu o vazamento. Segundo ele, há fortes indícios de que "houve a subtração de um exemplar" da prova. O teste, que ocorreria no próximo fim de semana, foi cancelado na madrugada desta quinta-feira.

“Este exemplar da prova está comprometido. A equipe técnica constatou que o material correspondia a alguns itens da prova. Será feita uma investigação para identificar em que momento da impressão da prova um exemplar foi furtado. É a primeira vez que [isso] aconteceu em uma prova do Enem”, afirmou. “Nós vamos ter que fazer junto ao consórcio [que aplica o exame] uma investigação para chegar aos responsáveis e prendê-los. Isso não pode acontecer, em virtude da vigilância severa.”

Segundo o ministro, outra prova será realizada assim que se concluir a impressão das novas questões. Haddad disse que ficou “feliz” pelo fato de os estudantes não terem feito a prova. “Em primeiro lugar eu fico feliz não te

Inep

O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, disse ao G1, por telefone, que, a princípio, o órgão não cogita mudanças em sua diretoria por causa do vazamento. Fernandes, que estava em São Paulo, a caminho de Brasília para participar da entrevista que o ministro deve conceder no final desta manhã.

Cancelamento

O MEC cancelou a prova, informou a assessoria de comunicação social do MEC, que confirmou também que a decisão partiu do ministro Fernando Haddad, após conhecer denúncia feita pelo jornal “O Estado de São Paulo”, de que a prova teria vazado.

Haddad concederá entrevista nesta quinta, na sede do MEC, em Brasília, para explicar os procedimentos com relação ao Enem. O MEC tem uma segunda versão da prova, mas ainda não está confirmado se essa versão poderá ser utilizada.

Cerca de 4,1 milhões de candidatos realizariam o exame. A expectativa do MEC é realizar a próxima prova, que tem como responsável o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 45 dias.

O jornal “O Estado de São Paulo” denunciou que foi procurado por um homem que disse ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado (3) e no domingo (4), e que queria vender o material por R$ 500 mil.

rem feito a prova, você imagina o que seria cancelar a prova depois de realizá-la. Seria um trauma muito grande [para os alunos]”, disse o ministro. “Quem está inscrito permanece inscrito, basta aguardar nova data. [O estudante] deve usar o tempo que ganhou com esse incidente para estudar.”

G1
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments