segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Radialista ataca a REG mais uma vez!


Em seu programa de rádio local, que vai ao ar das 11 às 13h, o polêmico radialista atacou a Residência dos Estudantes de Guanambi novamente. O pronunciamento desafiador ocorreu há poucos minutos.

Agradecemos ao radialista Clóves Jr. por, democraticamente, permitir a leitura da Nota de Esclarecimento ao vivo!

Casa Própria para REG: nossa vitória, vitória do povo!

Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Nota de Esclarecimento


A REG, Residência dos Estudantes de Guanambi em Salvador, vem através desta nota agradecer, desde já, aos vereadores do município de Guanambi pela unanimidade na aclamação da emenda ao Plano PluriAnual que dispunha sobre a aquisição da Casa Própria para a REG em Salvador, votada na última segunda-feira, dia 23 de novembro. O pleito necessita agora da sanção do prefeito municipal.

Esta emenda, aprovada com louvor pelos legítimos representantes do povo, tem sido atacada covardemente por um radialista local em programa que vai ao ar semanalmente das 11h às 13h. Tal radialista vem promovendo uma campanha voraz contra a REG, entidade estudantil existente em Guanambi desde 1976 e que luta, historicamente, pelo acesso dos estudantes de baixa renda à universidade. Ressaltamos que o posicionamento deste radialista é absolutamente minoritário dentro da imprensa local bem como na sociedade de Guanambi.

A REG já beneficiou centenas de pessoas no nosso município, beneficia atualmente outras dezenas, e a compra da casa, que é bandeira histórica da nossa comunidade, irá beneficiar durante muito tempo outras centenas de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Reputamos absolutamente falsas todas as acusações dirigidas à REG pelo supracitado radialista. É temerário, no Estado Democrático de Direito, a ofensiva promovida pelo aludido cidadão contra a comunidade estudantil guanambiense tentando deslegitimar a luta histórica do nosso povo.

Os atos da REG nas ruas de Guanambi não significam nada mais do que o exercício pleno da cidadania. Aliás, todas as nossas manifestações pacíficas em praça pública foram proferidas com a prévia autorização do poder público municipal. Portanto, nunca fomos para as ruas para promover desordem, como alega o mencionado sujeito.

Sabemos que o desafiador tem usado do seu programa de rádio para vociferar contra a REG na tentativa de influir na decisão do prefeito municipal. Tal radialista está tentando criar uma conjuntura desfavorável à sanção da emenda, através de informações capciosas e provocativas, tentando induzir a comunidade local.

Acreditamos que o manipulador não conseguirá êxito em sua empreitada. O nosso povo é bastante inteligente para não se deixar levar pela lábia de forasteiros. O prefeito de Guanambi, eleito democraticamente pela maioria absoluta dos votos, tem ampla independência para definir pela sanção ou pelo veto, conforme as necessidades da nossa comunidade.

A REG é patrimônio do povo de Guanambi. Está na luta há mais de 30 anos! Nunca estivemos tão perto da conquista da casa própria. Não vai ser um reles difamador que irá derrubar a vontade dos estudantes e da comunidade. Não vai ser um sujeito antidemocrático de tal estirpe, que irá deslegitimar a nossa luta. E, deixamos claro, que estamos abertos ao debate, em qualquer horário ou local, no mais amplo espírito da democracia e da cordialidade. Casa Própria para a REG: nossa vitória, vitória do povo!


Salvador-Ba, 27 de novembro de 2009

REG – Residência do Estudante de Guanambi



Assinam também esta nota:

UNE – União Nacional dos Estudantes
UEB – União dos Estudantes da Bahia
ACEB – Associação das Casas de Estudantes da Bahia
REPAMA – Residência dos Estudantes de Palmas de Monte Alto
REC – Residência dos Estudantes de Caetité
RECA – Residência dos Estudantes de Caculé
Diretório Acadêmico de Administração - UNEB/Guanambi
Diretório Acadêmico de Educação Física - UNEB/Guanambi
Diretório Acadêmico de Enfermagem - UNEB/Guanambi
Diretório Acadêmico de Pedagogia - UNEB/Guanambi
Diretório Acadêmico de Enfermagem - UFBA
Representação das Residências Universitárias da UFBA
Coletivo "O Estopim"

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Governo vai cancelar 1,7 mil bolsas do ProUni

A primeira fiscalização feita pelo Ministério da Educação (MEC) no Programa Universidade para Todos (ProUni) identificou 631 alunos que recebiam bolsas para estudar em faculdades particulares e, ao mesmo tempo, estavam matriculados em universidades públicas. O pente-fino descobriu ainda que 598 estudantes tinham automóveis caros, 561 mostraram ter rendimento incompatível com o ProUni e 34 já tinham diploma de curso superior. No total, 1.766 estudantes não mais receberão a bolsa do governo.

O ProUni é um programa do governo federal que dá bolsas a alunos carentes em universidades particulares. Quase 400 mil estão incluídos. A análise feita pelo ministério também levou ao desligamento de 15 instituições que ofereciam vagas em quantidade abaixo do acertado com o governo. Desse total, seis entidades têm fins lucrativos e se aproveitaram da isenção de tributos.

A secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, explicou que nem todos se beneficiaram das bolsas de forma fraudulenta. Uma parte dos alunos aumentou a renda ao longo do curso. Quando esses salários chegaram a cifras incompatíveis com o programa, os estudantes foram desligados.

Porém, os que receberam o benefício de má-fé terão os nomes encaminhados à Advocacia-Geral da União (AGU). Eles deverão ser processados e, se condenados, obrigados a ressarcir os cofres públicos. Os nomes das instituições serão encaminhados à Receita Federal e elas poderão ser obrigadas a pagar ao governo o que deixaram de recolher em função do benefício. Mas as faculdades sem fins lucrativos não sofrerão punição, pois não dispunham de novas reduções de tributos. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Aprovado o Plano Plurianual de Guanambi (incluindo emenda da Casa Própria p/ a REG)


Foi aprovado na noite desta segunda-feira, 23 o Projeto de Lei 034/2009 de autoria do Poder Executivo que versa sobre o Plano Plurianual para o período 2010-2013. Tal propositura estabelece as diretrizes e ações da administração pública municipal para as despesas de capital.


O PPA traça critérios e estabelece políticas públicas que buscam o crescimento econômico de forma continuada no município. Transformado em Lei, está intrinsecamente ligado a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) o que possibilita uma aplicação de recursos públicos, de maneira mais eficaz.


Na mensagem enviada à Câmara pelo prefeito municipal, este enfatiza que a elaboração do PPA teve como base, dados socioeconômicos e financeiros que refletem as prioridades, demandas e necessidades do município e sua efetiva execução trará significativos impactos na melhoria da qualidade de vida do cidadão, na geração de emprego e renda, no desenvolvimento regional, preservação do meio ambiente dentre outros ganhos.


De autoria do vereador Ruy Azevedo, foi aprovada uma Emenda Aditiva ao Projeto PPA, que item orçamentário para aquisição da Casa própria da REG - Residência dos Estudantes de Guanambi em Salvador. Contudo, a Emenda estabelece que o estudante beneficiado terá que assinar um Termo de Compromisso de forma que o ex morador seja contribuinte da Casa, por um tempo correspondente ao que ele usufruiu. A Emenda foi aprovada por unanimidade.


Farol da Cidade
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 2 comments

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projetos da REG


A Residência dos Estudantes de Guanambi realizará mais uma série de projetos durante os meses de janeiro e fevereiro de 2010. Dentre estes, destacamos a reedição do Cursinho Pré-vestibular da REG, que por sinal, já é bastante conhecido da comunidade guanambiense.


São os outros projetos:


-- Feira de Saúde em praça pública;


-- Seminário sobre o meio ambiente na Serra Geral.


Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Conselho de Segurança e capitalismo falharam, diz Ahmadinejad


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta segunda-feira (23) que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e os organismos internacionais como Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI) falharam em suas missões.


Ahmadinejad visitou o Congresso Nacional nesta noite. Na entrada e na saída do presidente iraniano dois deputados seguraram uma faixa na qual estava escrito “Holocausto nunca mais”, em referência a pronunciamentos de Ahmadinejad negando o massacre de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.


Após ouvir palavras pedindo paz dos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), Ahmadinejad fez duros ataques ao Conselho de Segurança da ONU.

“As ordens criadas desde a Segunda Guerra Mundial falharam. O Conselho de Segurança da ONU não consegue desempenhar seu papel. Ele não conseguiu trazer segurança para o mundo. As condições atuais são piores do que anos atrás”, disse o presidente iraniano.


Para Ahmadinejad, o poder de veto de alguns países é o principal problema do órgão. “Podemos dizer que a estrutura principal do Conselho de Segurança da ONU é contra a paz porque é baseada na discriminação. Porque alguns países têm direitos de veto? Basta olhar para os conflitos no mundo nesses 60 anos e teremos a intervenção destes países, que nunca foram julgados. Foram mortas milhares de pessoas e os autores destes males no mundo têm direito de veto e imunidade. Essa configuração é injusta”. Ele defendeu que o Brasil passe a integrar o órgão e que o poder de veto acabe.


Ele destacou que a questão palestina está sem solução há 60 anos e novamente ressaltou que o Conselho de Segurança não conseguiu atuar para resolvê-la. Ahmadinejad enfatizou que a criação do Estado de Israel no Oriente Médio foi um instrumento que tem provocado a instabilidade na região.

“Temos de pensar de onde começou o caso palestino. Foi na Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra ocorreu na Europa e o povo palestino não tinha nenhum papel e não estamos contentes com as formas como as coisas aconteceram. (...) Compreendemos, porém, que povo palestino não teve nenhum papel na Segunda Guerra com a morte de 60 milhões. Se temos que condenar e julgar alguns temos que condenar aqueles que começaram esta guerra e não pessoas que não tem nada a ver”, disse o presidente iraniano.


Ahmadinejad questionou qual seria a reação do povo brasileiro se tivesse que pagar pelos crimes da Segunda Guerra Mundial. “Acho que nenhum brasileiro deveria aceitar que para a compensação dos crimes na Europa o Brasil sofresse com isso. O Brasil não foi culpado da segunda guerra mundial. O mesmo acontece na Palestina e tem que se respeitar o direito dessas pessoas”.


Capitalismo


Os ataques do presidente iraniano atingiam também os organismos financeiros internacionais. Para ele, a crise econômica mostrou a falência do sistema capitalista. “A ordem do capitalismo no mundo está chegando a seu fim. Uma ordem que cria tanto frutos só deu aproveitamento para poucas pessoas e não para toda a humanidade”. Para Ahmadinejad, o Banco Mundial e o FMI fracassaram por não terem apresentado respostas para a crise econômica.


“Outros países que tiveram impacto nesta crise mundial causada pelo capitalismo e que estão sofrendo não tem papel na produção dela. Eles fazem erros e nós temos que pagar. Isso é injusto e temos que trocar”.


G1
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Titulação de quilombos tem participação da UFBA


Nesta sexta-feira (20 de novembro), Dia Nacional da Consciência Negra, em ato público na Praça Castro Alves, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina 30 decretos para a titulação de comunidades de quilombos em 14 estados. No estado da Bahia serão tituladas três comunidades: Jatobá em Muquém do São Francisco; Lagoa do Peixe e Nova Batalhinha em Bom Jesus da Lapa.

Os relatórios técnicos dessas comunidades, instrumentos para a titulação, foram elaborados por meio do Convênio Incra/UFBA/UNEB, sob a coordenação dos professores Guiomar Germani (Mestrado em Geografia/UFBA), Gilca Garcia de Oliveira (Faculdade de Ciências Econômicas/UFBA) e Valdélio Silva (UNEB).

Portal da UFBA
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 19 de novembro de 2009


Para comemorar o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), promove uma série de atividades em todo o País.


A principal delas ocorre em Salvador (BA), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos. Em ato público na Praça Castro Alves, serão assinados 29 decretos para a titulação de comunidades de quilombos de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.


São 29 comunidades, que receberão a titulação de cerca de 335 mil hectares. Destaque para as 600 famílias da comunidade Kalunga, de Goiás, que receberão 253 mil hectares, em área localizada nos municípios de Monte Alegre, Teresina e Cavalcante. De 2003 até hoje foram expedidos 59 títulos regularizando 174 mil hectares em benefício de 81 comunidades e 4.133 famílias quilombolas.


Também será lançado o Selo Quilombola, marca que será atribuída aos produtos artesanais criados por comunidades de remanescentes de quilombos de todo o País como forma de agregar identidade cultural e valor econômico a essa produção.
Educação

Outras atividades marcam a data, como o lançamento da Fase 2 do A Cor da Cultura, projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira por meio de programas audiovisuais, fruto da parceria entre SEPPIR, Ministério da Educação, Fundação Cultural Palmares, Fundação Roberto Marinho, Petrobras e Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN).


Iniciado em 2004, o projeto está apoiado na Lei nº 10.639/03, que estabelece o ensino da história da África e dos negros brasileiros nas escolas de todo o País. Por meio do novo contrato, a Petrobras destinará R$ 9 milhões para a implementação da nova fase do projeto, que inclui ações presenciais, de comunicação, monitoramento e de produção e distribuição de novos conteúdos.
Lula e Valmir Assunção recebem medalha em Salvador.


O presidente Luis Inácio Lula da Silva e o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia (SEDES), Valmir Assunção, vão receber a medalha Zumbi dos Palmares em Salvador.


Valmir Assunção foi o primeiro negro e nordestino a integrar a direção nacional do MST e é hoje uma das suas principais expressões. Assumiu o primeiro mandato de deputado estadual em 2005 com o compromisso de lutar pela destinação das terras devolutas para a reforma agrária e pela Igualdade Racial.


Foi vice-líder da bancada do PT, presidiu a Comissão Especial de Assuntos da Comunidade Afro-descendente, vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural e membro das comissões especiais da Fome e do Cacau.


Em janeiro de 2007, assumiu a pasta inédita de secretário do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (SEDES), uma responsabilidade respaldada pelos 68 mil e 302 votos, que o fizeram deputado estadual mais votado do PT na Bahia.


As ações desenvolvidas pela SEDES atestam o comprometimento com a política de desenvolvimento social, com recorte racial e de gênero, do Governo Lula na Bahia. São mais de 30 milhões investidos em vários programas e projetos com destaque para o Programa de Povos e Comunidades Tradicionais. A solenidade de entrega da medalha acontece na quinta-feira (dia 19) para Valmir Assunção e sexta-feira, dia 20, para o presidente Lula, sempre a partir das 19 horas.


Agecom
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Livro Ditadura Militar na Bahia será lançado dia 16

Na próxima segunda-feira, dia 16, será lançado, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, às 19 horas, o livro “Ditadura Militar na Bahia: novos olhares, novos objetos, novos horizontes”. O livro é um subsídio para todos os que enfrentaram a Ditadura Militar e/ou estudam este período da história da Bahia e do Brasil.

O livro, organizado pelo historiador Grimaldo Zachariadhes e prefaciado pelo deputado federal Emiliano José (PT-BA), foi editado pela EDUFBA e contém textos de 13 autores. Nele é reconstituída a atuação da oposição legal (Ala jovem do PMDB) e revolucionária (AP, PCBR, MR8, VAR – Palmares); das igrejas católicas e protestantes; do movimento estudantil; das jornadas de cinema da Bahia, além de abordar os apoiadores e implantadores do golpe e da repressão.

O lançamento coincide com os 30 anos do “II Congresso Nacional de Anistia”, ocorrido em Salvador entre 15 e 18 de novembro de 1979, que serão relembrados pelo professor Joviniano Neto, autor do texto inserido no livro sobre o mesmo e que, à época, presidiu o congresso.


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Vazamento em mina de urânio de Caetité é confirmado


O vazamento de solvente de urânio nas Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), em Caetité, ocorrido no último dia 28, foi confirmado, neste terça-feira, 10, pela empresa.

A INB informou que 500 litros de solvente extravasaram da unidade de extração de urânio e que foram contidos dentro da área de operação da usina. "Todo esse material já foi removido e o incidente não provocou danos nem aos trabalhadores nem ao meio ambiente", diz a nota oficial.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) estaria inspecionando o local, de acordo com a empresa.

O acidente não foi comunicado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão responsável pelo licenciamento da empresa, conforme informou a A TARDE a assessoria de Comunicação da Superintendência Regional do Ibama, em Salvador.

A Tarde

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Universitários são desestimulados a fazer o Enade



Estudantes fazem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste domingo, 8. Na Bahia, 49.088 universitários fazem a prova. No Brasil esse número é de 1,1 milhão. O clima no Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, antes da aplicação do exame, era de que a maioria iria realizar a prova, mas integrantes do Diretório de Estudantes da Ufba tentavam convencer os alunos a boicotar a avaliação. Eles distribuíram adesivos dizendo "Nota zero para o Enade, boicote já. Por uma avaliação de verdade".


O estudante de Direito da Ufba, Wanderson Pimenta, aderiu ao boicote. Ele deixou a sala com o tempo mínimo de 30 minutos e disse que respondeu apenas uma pergunta sobre quilombolas "por simpatizar com a causa". "O Enade é uma forma de mascarar as falhas do ensino superior, tentando colocar a culpa no ensino da universidade, sendo que a culpa não é só da universidade, mas também da política pública do país". Ele defende que o Ministério da Educação (MEC) faça um outro tipo de avaliação que também observe aspectos como pesquisa e extensão nas universidades.


Enquanto Wanderson se negou a realizar a prova, alguns alunos ficaram chateados ao chegar atrasados. Foi o caso da aluna de Contabilidade da Unicenid, Edvânia dos Santos, que saiu às 9h de Candeias de ônibus, no meio do caminho seguiu de táxi, mas chegou com um minuto de atraso e encontrou os portões fechados.


O coordenador da prova no Odorico Tavares, Manoel Calazans, disse que quem não realizou o exame não terá o diploma de conclusão do curso liberado. "Não tem como justificar a ausência. O aluno que não chegou a tempo será convocado para o Enade do ano seguinte e fará uma prova diferenciada com questões do ano anterior". O exame também é voltado para estudantes do primeiro ano de faculdade.


*Com redação de Paula Pitta A TARDE On Line
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Eduardo Galeano defende MST em festival literário


Convidado para fazer a palestra de abertura da 5ª edição da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (PE), a Fliporto, o escritor uruguaio Eduardo Galeano defendeu, nesta quinta-feira (5/11), a existência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de defender o presidente venezuelano, Hugo Chávez. Falando para uma plateia aproximada de cem pessoas, Galeano disse que o trabalho vem sendo desvalorizado no mundo atual. "Sofre quem defende sua forma de sobrevivência, daí minha opinião de que os MST deveria ganhar medalhas e não represálias", afirmou.


Sobre Chávez, o escritor uruguaio defendeu a disposição do presidente venezuelano em garantir as reservas naturais de petróleo. "Isso não é comum em mandatários de países que dispõem de um manancial como esse", afirmou ele, acreditando que Chávez vem sendo bombardeado de críticas justamente por suas virtudes. Durante um encontro de líderes em abril, em Trinidad e Tobago, Hugo Chávez presenteou o presidente americano, Barack Obama, com aquele que é considerado a obra-prima de Galeano, Veias Abertas da América Latina (Paz e Terra).


O livro, aliás, provoca reações distintas em seu autor. "Se me abriu as portas do mundo, tornando-me conhecido, ao mesmo tempo me tornou seu refém pois, mesmo publicado há mais de 30 anos, continuo ligado a ele."


Portal do MST
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Homenagem à memória de Carlos Marighella


O governo federal e o Governo do Estado fazem nesta quarta-feira (4), às 18h, na Biblioteca Central dos Barris, uma homenagem póstuma à memória de Carlos Marighella, cuja morte completa 40 anos nesta data. O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Diretos Humanos da Presidência da República, e o secretário Nelson Pelegrino, da Justiça da Bahia, vão entregar uma placa ao deputado federal Emiliano José, que estará representando a família de Marighella, presente em São Paulo, na ocasião, para outras homenagens ao ex-militante, cuja história de vida se mistura à história das lutas políticas do século passado.

Carlos Marighella nasceu em Salvador, em dezembro de 1911, e, aos 18 anos, entrou para as fileiras do Partido Comunista, iniciando uma vida dedicada à causa dos trabalhadores e do socialismo. Foi preso pela primeira vez em 1932, por fazer críticas ao interventor do governo federal na Bahia, Juracy Magalhães.

Em 1936, no combate à ditadura de Vargas, foi novamente preso. Anistiado em abril de 1945, participou do processo de redemocratização do país e da reorganização do Partido Comunista na legalidade. Eleito deputado federal constituinte pela Bahia, Marighella teve seu mandato cassado no governo Dutra, levando-o novamente à clandestinidade em 1948, condição em que permaneceria até ser morto, por policiais, em 04 de novembro de 1969.


AGECOM
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Eleição presidencial divide partidos no Estado da Bahia

O ano pré-eleitoral acelera a formação de alianças partidárias, mas não garante a unidade nos partidos. A divisão interna em legendas de expressão intermediária, na Bahia, como o Partido Republicano (PR) e o Partido Verde (PV), mostra que as brigas internas não são privilégio dos grandes partidos.

Aparentemente, a diferença está na forma de tratar a questão. Enquanto o PT, por exemplo, puniu com a suspensão o deputado federal Luíz Bassuma por lutar contra o aborto, PR e PV apostam no debate na Bahia, pelo menos até que as conveniências das eleições proporcionais não resolvam, sozinhas, o assunto. A divisão dentro do PR cria um abismo entre os interesses de dois grupos distintos dentro da Assembleia Legislativa do Estado (AL).

Com uma bancada de seis deputados, apenas dois dividem com o presidente da legenda, senador César Borges, a postura de oposição na Casa. Elmar Nascimento e Sandro Régis apoiam claramente a candidatura do ex-governador Paulo Souto (DEM), do grupo de origem de Borges.

Os deputados Pedro Alcântara – líder do partido –, Ivo de Assis, Reynaldo Braga e Gilberto Brito votam com a bancada governista. “Não considero o PR um partido dividido, já que, em nível nacional mantém a unidade no apoio ao presidente Lula”, assinalou Borges.

Solução próxima - “Na Bahia, respeito o voto individual dos deputados, que escolheram um líder que apoia o governador Wagner, mas a posição do partido é de oposição”, assinalou Borges, que já viu sair da legenda dois dos seus mais ferrenhos opositores, os deputados Angelo Coronel, hoje no PP, e o ex-presidente da legenda, José Carlos Araújo, que ingressou no PDT. Para o senador, os ajustes virão. “É uma questão de tempo, circunstância e raciocínio político”, diz.

As eleições proporcionais, que vão exigir dos deputados o apoio do partido, em 2010, vão criar o ambiente propício a que se refere o senador. Para que sejam eleitos, os candidatos terão que contar com o percentual de votos capitalizado pelas legendas.

No caso do PR, que tende a coligar-se com o DEM, mas flerta com o PMDB, os republicanos que votam com Wagner ficariam em maus lençóis. Certamente é nesse jogo de conveniências que se poderia aplicar o que o senador chamou de “raciocínio político”. “Vamos contar com a responsabilidade de cada um”.

O Partido Verde (PV), cujo maior expoente baiano é o ministro da Cultura Juca Ferreira, vive na Bahia fase de expectativas positivas com a adesão à legenda da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. É a virtual candidatura dela que tem justificado a divisão dentro do partido. Para o grupo ligado ao presidente Ivanilson Gomes, o momento vivido pelo PV respalda o lançamento de candidatura própria ao governo do Estado. Ligado às esquerdas, que tem apoiado na Bahia, o PV considera ter capital político para lançar um candidato.

A Tarde Online

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments