segunda-feira, 31 de maio de 2010

Boletim de desempenho do Enem sai nesta segunda

Os mais de 2,5 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 poderão acessar seus boletins de desempenho a partir da segunda-feira (31). Ao entrar no sistema, o aluno terá as cinco notas do exame e poderá comparar com a média do Brasil, por faixa e gráficos.

O estudante conseguirá verificar seu desempenho para cada área do conhecimento (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias), mais a redação.

Para visualizar o boletim, o aluno precisa ter em mãos o número do CPF e a senha, gerada no momento da inscrição ao Enem no ano passado. Caso o aluno tenha perdido a senha, poderá recuperá-la pelo sistema que gera o boletim.

O aluno terá acesso ao boletim individual de resultados pela página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Correio 24 Horas
Postado por Talita Jéssica
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 29 de maio de 2010

Vulcões forçam retirada de milhares no Equador e na Guatemala



Milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas casas e buscar refúgio após dois vulcões entrarem em erupção na Guatemala e no Equador.

As erupções provocaram o fechamento dos principais aeroportos dos dois países.

Na Guatemala, pelo menos duas pessoas morreram em consequência da entrada em atividade do vulcão Pacaya, incluindo um repórter de TV que cobria a erupção.

Outras 50 pessoas ficaram feridas desde a quinta-feira, quando o Pacaya começou a expelir lava, pedras e detritos. Três crianças estão desaparecidas.

No Equador, o vulcão Tungurahua forçou a evacuação de sete vilas próximas e fechou o aeroporto e as escolas de Guayaquil, a maior cidade do país.

Acredita-se que não há relação entre as duas erupções.

Estado de emergência

O presidente da Guatemala, Ávaro Colom, declarou estado de emergência na região de Escuintla, na Cidade da Guatemala e em outras áreas no entorno da capital.

Pelo menos 1.700 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas por causa da erupção do vulcão, localizado a cerca de 30 quilômetros ao sul da capital.

A Cidade da Guatemala ficou coberta por cinzas – em algumas áreas, havia até sete centímetros de cinzas acumuladas - , obrigando o fechamento do principal aeroporto internacional do país.

Sismólogos advertiram para a possibilidade de novas erupções do Pacaya nos próximos dias.
No Equador, a erupção do Tungurahua expeliu nuvens de fumaça a até 10 mil metros de altura.

Fortes ventos levaram a fumaça para cima de Guayaquil e forçaram as autoridades de aviação a fechar o aeroporto da cidade, o mais movimentado do país.

Milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas na região do vulcão, 150 quilômetros a sudeste da capital, Quito.
Fonte: BBC Brasil
Postado por: Talita Jéssica
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Matemático aponta Brasil e Espanha com mais chances de ganhar o Mundial

Se os cálculos matemáticos do suíço Roger Kaufmann estiverem certos, as seleções de Brasil e Espanha são as que mais têm chances de ganhar a Copa do Mundo da África do Sul.

De acordo com as estimativas de Kaufmann, publicadas em seu site, o Brasil tem 15,4% de chances de se sagrar campeão desta Copa, enquanto as possibilidades da Espanha são de 15,2%.

Reunindo informações como a classificação da FIFA, a média de gols marcados em partidas como seleções visitantes e locais, além de considerar os próximos jogos, o suíço gerou resultados para a Copa 2010 com base em seu sistema “dinâmico de análise” para o esporte.

Segundo Kaufmann, a seleção da Coreia do Norte é a que menos possui condição de vitória no Mundial, com 0,1%. Por sua vez, para Honduras, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Japão o porcentual é de 1% de chances de chegar à final e vencê-la.

O estudioso admite, porém, que estas porcentagens podem mudar assim que seja realizado o primeiro jogo.

Fonte: http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/05/28/matematico-aponta-brasil-e-espanha-com-mais-chances-de-ganhar-o-mundial.jhtm

Postado por Anderson Nascimento
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Lula defende fim de arsenais nucleares e critica ações pós-crise

Em um discurso duro na abertura do 3º Fórum Mundial de Aliança de Civilizações na manhã desta sexta-feira (28) , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil manterá seus esforços pela paz no Oriente Médio, iniciativa que foi criticada pela diplomacia americana na quinta-feira (27). Lula também fez nova análise do comportamento dos países desenvolvidos durante e após a crise financeira mundial.

"A existência de armas de destruição em massa torna o mundo mais inseguro", disse Lula, cujo pronunciamento vai na direção oposta aos comentários da secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton. Na quinta-feira (27), ela disse que as ações tomadas por países para ajudar a encontrar uma solução diplomática para a crise nuclear iraniana tornaram o mundo mais perigoso.

Lula começou seu pronunciamento criticando as afirmações de que existam diferenças inconciliáveis entre nações. Para ele, essas teses só servem de pretextos para ações bélicas preventivas, enquanto a diplomacia brasileira aposta no "entendimento que faz calar as armas".

"O mundo precisa de um Oriente Médio em paz. O Brasil não está alheio a essa necessidade. Defendemos um planeta livre de armas e o cumprimento do Tratado de Não-Proliferação (Nuclear)", disse Lula na abertura do evento.

O presidente lembrou que recentemente esteve no Irã com o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, onde mediaram um acordo de troca de combustível nuclear com Teerã. No entanto, o acordo não impediu que potências ocidentais, que suspeitam que o Irã busca armas atômicas, seguissem pressionando por novas sanções ao país.

"Esse é um conflito que ameaça muito mais a estabilidade de uma região importante do planeta. Acreditamos que a energia nuclear deve ser um instrumento para promoção do desenvolvimento e não uma ameaça", disse.

Crise financeira
O presidente foi duro também ao falar dos países desenvolvidos que, para ele, resistem a promover mudanças que deem maior protagonismo ao mundo em desenvolvimento após a crise financeira global.

"A crise financeira que se abateu sobre todos mostrou o quão necessário será contar com organizações multilaterais poderosas, à altura de um mundo cada vez mais diverso e multipolar. Mas constatamos grande resistência à mudança", disse.

"Incapazes de assumir seus próprios erros, alguns governantes buscam transferir o ônus da crise para os mais fracos. Adotam medidas protecionistas que oneram bens e serviços e, ao mesmo tempo, se mostram lenientes com os paraísos fiscais, responsabilizam imigrantes pela crise social. A comunidade internacional precisa reagir". disse.

Ele defendeu mais oportunidade para os países em desenvolvimento para que haja crescimento econômico num mundo globalizado. Segundo o presidente, este fórum é a oportunidade para reformar mentalidades.

"É necessário oferecer oportunidade de crescimento econômico para quem já não tem esperanças", disse o presidente que lamentou que ainda existam governos resistentes às mudanças e atribuem o ônus da crise mundial aos países mais fracos, em desenvolvimento.

Para Lula, a tolerância e a igualdade de oportunidades são fundamentais para um ambiente de concórida e de paz. "A exclusão, o preconceito e a pobreza só alimentam cenários de tensão e de conflito", disse o presidente.


Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/05/lula-defende-fim-de-arsenais-nucleares-e-critica-acoes-pos-crise.html

Postado por Anderson Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

JUIZ ORDENA E POLÍCIA FEDERAL DESPEJA QUILOMBOLAS DE TERRAS QUE TRADICIONALMENTE OCUPAM


Na manhã de hoje, a Comunidade Quilombola de Barra do Parateca, município de Carinhanha, Bahia, foi surpreendida por uma operação violenta da Polícia Federal. Dez 10 homens, fortemente armados, destruíram casas, roças de abóbora, feijão, milho, mandioca, batata, melancia e expulsaram animais em área ocupada pela comunidade, com 250 famílias, há mais de cem anos.

A operação ocorreu por ordem do Juiz da Vara Federal de Guanambi, que deferiu liminar de reintegração de posse em favor de João Batista Pereira Pinto, Juiz Estadual da Comarca de Carinhanha, município vizinho. O beneficiário da decisão nunca comprovou a posse da área em litígio, mas vem cercando terras tradicionalmente utilizadas por quilombolas e extrativistas da região do Médio São Francisco.

Essas terras integram a Reserva Legal do Projeto de Colonização de Serra do Ramalho, de propriedade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, e também fazem parte da área a ser titulada em nome da comunidade através do procedimento em curso na referida autarquia, por serem terras ocupadas por remanescentes de quilombos (art. 68 do ADCT da Constituição Federal).

O cumprimento desta decisão judicial aconteceu em plena greve dos servidores federais do Poder Judiciário, onde nenhum ato com implicações processuais poderia estar sendo realizado, por configurar claro cerceamento de defesa, haja vista a impossibilidade de reversão do ato pelos quilombolas e o INCRA.

No direito brasileiro a concessão de liminares em ações de reintegração de posse deve ser uma medida excepcional, de urgência, a ser conferida somente em favor de quem comprova ser posseiro e cumpridor da função social da posse e da propriedade, conforme a Constituição. Isto tem que ser muito bem justificado e comprovado, o que não vem sendo exigido pelos juízes quando as partes são fazendeiros poderosos.

Na Bahia, é recorrente a emissão de decisões judiciais que ignoram tais exigências da Constituição, liminares são concedidas de modo arbitrário explicitando posições ideológicas da magistratura cujas raízes são bem conhecidas em nossa história. Resultado: ao invés de agir em prol da realização de direitos fundamentais, o Poder Judiciário, fiel a uma mentalidade patrimonialista, viola os direitos das populações camponesas que cumprem, efetivamente, a função social da terra.

Em pleno século XXI, quando a humanidade vê-se perplexa diante da fome, da ameaça de destruição do meio ambiente, da guerra, dos horrores do processo de colonização racista, o Poder Judiciário continua operando como uma máquina de construção da miséria. A opção pela destruição de alimentos e casas, realizando cotidianamente despejos forçados de multidões de posseiros, trabalhadores e comunidades negras rurais que resistem e lutam para tirar seus direitos do papel é, no mínimo, irracional.

Salvador, 26 de maio de 2010

AATR – Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Estudo: conflito entre Ocidente e árabes reside na ignorância


O conflito entre os países ocidentais e os árabes reside na ignorância que cada região tem sobre a outra, concluiu um estudo divulgado nesta quinta no Rio de Janeiro, na véspera do III Fórum da Aliança das Civilizações.

O documento, elaborado pela Fundação Anna Lindh, evidenciou que o conhecimento das duas regiões uma da outra é pouco e assimétrico, o que se transformou "no principal argumento dos que atiçaram o ódio" em conflitos como os da Palestina, Iraque e Afeganistão.

"Se ocorre um choque não será de culturas, mas de ignorâncias. Se temos problemas é porque há desconhecimento", sustentou o presidente da Fundação Annna Lindh, André Azoulay, na conferência na qual se mostraram as conclusões preliminares do estudo, que será apresentado oficialmente em setembro.

Azoulay, que é um dos co-fundadores da Aliança das Civilizações e conselheiro do Governo do Marrocos, ressaltou que o desconhecimento cultural serviu de base para a "instrumentalização" das religiões, para transformá-las em um "elemento de ruptura" entre os povos.

O relatório, que se baseia em entrevistas com 13 mil famílias em países europeus e da região árabe, revelou que o desconhecimento e desinteresse do norte rumo ao sul é arrasador e, no sentido oposto, também se aplicam clichês.

"Em enquetes com ocidentais, a maioria disse que não admirava nada dos árabes ou respondeu que não sabia. Por outro lado, quase todos os muçulmanos deram respostas sobre o Ocidente", explicou a analista Dalia Moogahed, do centro Gallup para estudos muçulmanos.

Apesar de seu maior conhecimento, os árabes também têm ideias equivocadas sobre seus vizinhos. Por exemplo, acham que os europeus consideram a individualidade como o valor mais importante, enquanto na realidade, os habitantes desses países disseram que o valor que buscam incutir em seus filhos é a solidariedade familiar.

Moogahed detalhou alguns resultados considerados surpreendentes do estudo, como que os dois povos associam o Mediterrâneo a ideia de "hospitalidade" em lugar de "conflito".

No entanto, admitiu que é preciso mais trabalho para analisar estes resultados, já que "muitos europeus não incluem em sua ideia mental da região mediterrânea os países do sul".

As duas regiões, em sua maioria, também acham que a origem dos problemas entre ocidentais e árabes é política e, portanto, evitável.

A Anna Lindh foi fundada em 2005 com o apoio de 43 países das regiões mediterrâneas e europeia e seu objetivo é melhorar o conhecimento e o respeito entre as diferentes culturas da área.

O III Fórum da Aliança das Civilizações, que será realizado amanhã e no sábado no Rio de Janeiro, foi precedido hoje por várias sessões de debates.

Na inauguração oficial estarão amanhã o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras autoridades.

O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que em 2004 propôs o diálogo da Aliança das Civilizações, com o apoio da Turquia, tinha previsto chegar hoje ao Rio de Janeiro para participar do Fórum, mas teve que suspender sua viagem na última hora para seguir de perto as medidas contra a crise econômica na Espanha.

Fonte: EFE - Agência EFE

Postado por Sidnalva Flores

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

PRPPG divulga lista com resultados do Edital Pibic 2010/1


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou nesta quinta-feira (27 de maio) o resultado do Edital 2010/1 do Pibic. A lista com os orientadores contemplados, correspondente ao período de 1 de agosto de 2010 a 31 de julho de 2011, pode ser consultada no endereço eletrônico www.sisbic.ufba.br. A PRPPG informará o resultado do Pibiti 2010-2011 logo após a divulgação do resultado do novo edital do CNPq para esta modalidade de bolsa.
Portal UFBA
Postado por Rosana
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 25 de maio de 2010

Posse do diretor Carlos Elísio no IF BAIANO - Campus Guanambi


Ontem (24), aconteceu a solenidade de posse do novo Diretor do Instituto de Federal Baiano - Campus Guanambi, Professor Carlos Elísio Cotrim. O evento foi prestigiado por professores, estudantes e funcionários da instituição, bem como por diversas autoridades: O Reitor do IFBaiano, Sebastião Edson Moura; representante da Câmara Municipal de Guanambi, Vereador Dr. Ruy Azevedo; Diretor da 30ª Dires, Dr. Edson Luís Lélis; representante da DIREC-30, Deuzani Cristina Lobo; Vereador José Carlos Lélis - Latinha; Secretário de Infra-Estrutura, Geovane Mercês; entre outras autoridades.O novo diretor disputou o cargo com o professor Alberto Oliveira e a eleição ocorreu no dia 04 de maio. O lema de campanha do professor Carlos Elízio foi “Mudar é Preciso”, na qual o candidato defendeu a gestão democrática com orçamento participativo e transparência, valorização do servidor, aumento da empregabilidade dos alunos formados, geração e aplicação de tecnologias nos sistemas produtivos e a política pedagógica da educação crítica e com conteúdo.Carlos Elízio é graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1984), graduado em Formação de Professores de Disciplinas Especializadas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutor na área de recursos hídricos pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes áreas: irrigação, pivô central, irrigação por aspersão, irrigação localizada e irrigação por pivô central.

Fonte: www.blogdolatinha.blogspot.com

Jaderson
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O império manda, as colônias obedecem

Por Frei Betto e João Pedro Stedile

Após a Segunda Guerra Mundial, quando as forças aliadas saíram vitoriosas, o governo dos EUA tentou tirar o máximo proveito de sua vitória militar. Articulou a Assembléia das Nações Unidas dirigida por um Conselho de Segurança integrado pelos sete países mais poderosos, com poder de veto sobre as decisões dos demais.
Impôs o dólar como moeda internacional, submeteu a Europa ao Marshall, de subordinação econômica, e instalou mais de 300 bases militares na Europa e na Ásia, cujos governos e mídia jamais levantam a voz contra essa intervenção branca.
O mundo inteiro só não se curvou à Casa Branca porque existia a União Soviética para equilibrar a correlação de forças. Contra ela, os EUA travaram uma guerra sem limites, até derrotá-la política, militar e ideologicamente.
A partir da década de 90, o mundo ficou sob hegemonia total do governo e do capital estadunidenses, que passaram a impor suas decisões a todos os governos e povos, tratados como vassalos coloniais.
Quando tudo parecia calmo no império global, dominado pelo Tio Sam, eis que surgem resistências. Na América Latina, além de Cuba, outros povos elegem governos antiimperialistas. No Oriente Médio, os EUA tiveram que apelar para invasões militares a fim de manter o controle sobre o petróleo, sacrificando milhares de vidas de afegãos, iraquianos, palestinos e paquistaneses.
Nesse contexto surge no Irã um governo decidido a não se submeter aos interesses dos EUA. Dentro de sua política de desenvolvimento nacional, instala usinas nucleares e isso é intolerável para o Império.
A Casa Branca não aceita democracia entre os povos. Que significa todos os países terem direitos iguais. Não aceita a soberania nacional de outros povos. Não admite que cada povo e respectivo governo controlem s eus recursos naturais.
Os EUA transferiram tecnologia nuclear para o Paquistão e Israel, que hoje possuem bomba atômica. Mas não toleram o acesso do Irã à tecnologia nuclear, mesmo para fins pacíficos. Por quê? De onde derivam tais poderes imperiais? De alguma convenção internacional? Não, apenas de sua prepotência militar.
Em Israel, há mais de vinte anos, Moshai Va nunu, que trabalhava na usina atômica, preocupado com a insegurança que isso representa para toda a região, denunciou que o governo já tinha a bomba. Resultado: foi sequestrado e condenado à prisão perpetua, comutada para 20 anos, depois de grande pressão internacional. Até hoje vive em prisão domiciliar, proibido de contato com qualquer estrangeiro.
Todos somos contra o armamento militar e bases militares estrangeiras em nossos países. Somos contrários ao uso da energia nuclear, devido aos altos riscos, e ao uso abusivo de tantos recursos econômicos em gastos militares.
O governo do Irã ousa defender sua soberania. O governo usamericano só não invadiu militarmente o Irã porque este tem 60 milhões de habitantes, é uma potência petrolífera e possui um governo nacionalista. As condições são muito diferentes do atoleiro chamado Iraque.
Felizmente, a diplomacia brasileira e de outros governos se envolveu na contenda. Esperamos que sejam respeitados os direitos do Irã, como de qualquer outro país, sem ameaças militares.
Resta-nos torcer para que aumentem as campanhas, em todo mundo, pelo desarmamento militar e nuclear. Oxalá o quanto antes se destinem os recursos de gastos militares para solucionar problemas como a fome, que atinge mais de um bilhão de pessoas.
Os movimentos sociais, ambientalistas, igrejas e entidades internacionais se reuniram recentemente em Cochabamba, numa conferência eco lógica mundial, convocada pelo presidente Evo Morales. Decidiu-se preparar um plebiscito mundial, em abril de 2011. As pessoas serão convocadas a refletir e votar se concordam com a existência de bases militares estrangeiras em seus países; com os excessivos gastos militares e que os países do Hemisfério Sul continuem pagando a conta das agressões ao meio ambiente praticadas pelas indústrias poluidoras do Norte.
A luta será longa, mas nessa semana podemos comemorar uma pequena vitória antiimperialista.

Frei Betto é escritor e João Pedro Stedile integra a direção da Via Campesina

http://carosamigos.terra.com.br/


postado por Angelo Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 23 de maio de 2010

ADAB COMEÇA CAMPANHA CONTRA AFTOSA NA BAHIA


A campanha de vacinação contra febre aftosa já começou na Bahia.

Até o dia 31 de maio todos os pecuaristas devem vacinar seu rebanho e declarar a vacinação nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) estrategicamente localizados nos municípios baianos. Na última etapa da campanha em 2009, 97,04% das 10.288.420 cabeças existentes em todo o Estado foram imunizadas, registrando um número recorde de vacinação desde a criação da Agência há 10 anos.

“Isso reflete todo um esforço entre criadores, associações, sindicatos, Governo do Estado e Ministério da Agricultura, pela adesão ao Programa Nacional Contra a Febre Aftosa no país”, comenta o secretário da Agricultura, Eduardo Salles. Para ele a segunda etapa da campanha do ano passado resultou num excelente patamar, mas agora é o momento de melhorar ainda mais os índices de vacinação.

De acordo com o Diretor da Adab, Cássio Peixoto, além do apoio das iniciativas pública e privada, a parceria com o Ministério da Agricultura foi fundamental para direcionar, de forma segura as ações de defesa sanitária no Estado. “A Bahia entende as atividades de defesa como suporte e passaporte para o sucesso da agropecuária. Daí os investimentos em tecnologia e publicidade para divulgar a importância da vacinação dos animais e sua posterior declaração, garantindo a sanidade do rebanho baiano”, aponta Peixoto.

Para o Diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, outro grande incentivo para melhorar os índices de imunização dos animais foi a redução dos limites da Zona Tampão no final do ano passado. Há 13 anos a Zona Tampão foi instituída pelo MAPA como forma de proteção contra a entrada da doença na Bahia. Pecuaristas dos municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova, Buritirama, Pilão Arcado e Mansidão, ficavam impedidos de comercializar seus animais para outras partes do Estado.

Mas, em março deste ano, o Governo da Bahia, do Piauí e o MAPA assinaram um pacto federativo, estabelecendo uma série de ações para extinguir definitivamente a Zona Tampão no Estado. “Agora é a vez de buscar os 100% de vacinação do rebanho já que temos o apoio de todos os elos da cadeia produtiva. Certamente, trabalhando em conjunto nesta etapa de maio, a agropecuária na Bahia alcançará índices ainda melhores”, finaliza Rui Leal.

Fonte: CRMV-BA

Postado por Monique Ciríaco Fernandes



Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Morre "Seu Pedro" - O Jornalista do Sertão


Faleceu no final da manhã desta quinta-feira, (20), em Salvador, o jornalista Pedro Diedrichs, editor do Jornal Vanguarda, com sede em Guanambi. "Seu Pedro" estava em coma há vinte e dois dias após se submeter a uma cirurgia no Hospital das Clínicas para amputação do pé direito, devido ao diabetes, sua maior inimiga. O corpo está sendo transladado para Guanambi onde será velado e sepultado nesta sexta-feira.

Muito polêmico, o jornalista era admirado por muitos devido as suas iniciativas na comunidade em prol das entidades sociais, tendo criado o Conselho de Segurança Pública - Consep, sendo voluntário da Apae, membro do Conselho Comunitário, entre outros. Mas, também era odiado por outros por sua língua afiada que recheada as páginas do Jornal Vanguarda.

Pedro Diedrichs, Iniciou sua carreira como jornalista em 1967 através do Jornal do Comércio, de Manaus, Amazonas, antes tendo participado da revista "Urubu", nos anos 1965 / 1966. Escreveu inúmeros artigos e crônicas que estão espalhados pela Rede Mundial de Computadores, inclusive no Farol da Cidade.

Seu Pedro escreveu sobre tudo, até mesmo sobre sua morte e como deveria ser o seu velório, texto que passamos a reproduzir abaixo.

Farol da Cidade

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cientistas americanos criam célula com genoma sintético

Cientistas americanos dizem ter desenvolvido a primeira célula controlada por um genoma sintético. Os especialistas do J. Craig Venter Institute, com sede nos Estados de Maryland e Califórnia, dizem esperar que a técnica possa criar bactérias programadas para resolver problemas ambientais e energéticos, entre outros fins.

O estudo será publicado nesta quinta-feira na edição online da revista científica Science. Para alguns especialistas, ele representa o início de uma nova era na biologia sintética e, possivelmente, na biotecnologia.

A equipe de pesquisadores, liderada por Craig Venter, já havia conseguido sintetizar quimicamente o genoma de uma bactéria. Eles também haviam feito um transplante de genoma de uma bactéria para outra.

Agora, os especialistas juntaram as duas técnicas para criar o que chamaram de "célula sintética", embora apenas o genoma da célula seja sintético - ou seja, a célula que recebe o genoma é uma célula natural, não sintetizada pelo homem.

"Esta é a primeira célula sintética já criada. Nós dizemos que ela é sintética porque foi obtida a partir de um cromossomo sintético, feito com quatro substâncias químicas em um sintetizador químico, seguindo informações de um computador", disse Venter.

"Isto se torna um instrumento poderoso para que possamos tentar determinar o que queremos que a biologia faça. Temos uma ampla gama de aplicações (em mente)", disse.

Os pesquisadores planejam, por exemplo, criar algas que absorvam dióxido de carbono e criem novos hidrocarbonetos. Eles também estão procurando formas de acelerar a fabricação de vacinas.

Outros possíveis usos da técnica seriam a criação de novas substâncias químicas, ingredientes para alimentos e métodos para limpeza de água, segundo Venter.

Fonte: BBC Brasil

Postado por Fernanda Fiuza
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Porções em quadros da 'Última Ceia' aumentaram com o passar dos séculos!


Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, afirma que o tamanho das refeições mostradas em vários quatros da "Última Ceia" foram aumentando com o passar dos anos, refletindo o aumento do tamanho das porções ingeridas em refeições através dos séculos.

Especialistas em obesidade estudaram 52 das pinturas mais famosas desta cena bíblica, criadas no último milênio, para analisar o tamanho da ceia. Entre as obras analisadas está "A Última Ceia" de Leonardo Da Vinci e representações criadas pelo pintor alemão renascentista Lucas Cranach e por Rubens.

A conclusão foi de que os acompanhamentos, pão e pratos colocados diante de Jesus e dos apóstolos aumentaram, progressivamente, em até dois terços.

Os pesquisadores afirmam que a descoberta sugere que o fenômeno - servir porções maiores em pratos maiores - ocorreu de forma gradual no decorrer do milênio.

"Os últimos mil anos testemunharam aumentos dramáticos na produção, disponibilidade, segurança, abundância e capacidade de adquirir alimentos", afirmou o professor Brian Wansink, que liderou a pesquisa junto com seu irmão Craig Wansink.

"Acreditamos que, assim como a arte imita a vida, estas mudanças foram mostradas em pinturas sobre o mais famoso jantar da história", acrescentou.

A pesquisa foi publicada na revista especializada International Journal of Obesity.

Postado por Danyllo.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

UFBA divulga prazo para pedido de isenção no vestibular

A Universidade Federal da Bahia já divulgou o prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição para o vestibular 2011.
O prazo para se inscrever é de 18 a 27 de maio. Podem solicitar a isenção estudantes que tenham concluido ou estejam por concluir todo o ensino médio em estabelecimento da rede pública federal, estadual ou municipal. Serão concedidas 8000 (oito mil) isenções do pagamento da taxa de inscrição no Vestibular 2011.
Havendo mais de oito mil pedidos de isenção do pagamento da taxa, terão preferência os estudantes que tenham obtido maior média aritmética global nas disciplinas de Português e de Matemática, nas séries integralmente cursadas no Ensino Médio.
Interessados devem acessar a página do vestibular-UFBA (http://www.vestibular.ufba.br/welcome.html)
Lá você pode se inscrever, consultar o edital de isenção e ter acesso ao calendário do vestibular UFBA 2011.
Postado por: Ben
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 18 de maio de 2010


Denúncias levaram a ação contra pesca e caça ilegais.
Foram interceptados 850 kg de pescado e outros 32 animais silvestres .


Fiscalização na confluência dos Rios Negro e Branco, no Amazonas, levou à apreensão de cerca de 850 quilos de peixe e 32 animais silvestres mortos e vivos (quelônios e porcos-do-mato), segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (17) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A ação contra a caça e a pesca ilegal aconteceu graças a denúncias. Os infratores receberam mais de R$ 66 mil em multas.

A área fiscalizada se estende entre os municípios de Manaus e Barcelos e inclui partes da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, Parque Estadual Rio Negro, Parque Nacional Anavilhanas, Reserva Extrativista do Rio Unini e Parque Nacional do Rio Jaú.

Os animais vivos foram soltos no Rio Negro e os abatidos (20 porcos-do-mato) foram doados às comunidades ribeirinhas de Remanso, Moura, Caioezinho e Bacaba. A ação ocorreu entre 30 de abril e 8 de maio.



POSTADO POR: Thaynara O. Aranha

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Década de 2020 deve consolidar poder dos BRICs



Os anos 20 deste século podem marcar a consolidação do fortalecimento de países emergentes como potências econômicas e políticas, em um mundo cada vez mais multipolar. Segundo acadêmicos e instituições de pesquisa, os chamados BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) serão peças-chave dessa nova ordem.

Em 2020, com 3,14 bilhões de habitantes (40% da população mundial naquele ano, segundo projeções da ONU), eles devem chegar mais perto das economias do G-7, após terem crescido a taxas muito superiores às de nações ricas.
O National Intelligence Council, entidade do governo americano ligada a agências de inteligência, prevê que já em 2025 todo o sistema internacional - como foi construído após a Segunda Guerra Mundial - terá sido totalmente transformado.
"Novos atores - Brasil, Rússia, Índia e China - não apenas terão um assento à mesa da comunidade internacional, mas também trarão novos interesses e regras do jogo", afirma a instituição
"Muito provavelmente, por volta de 2020 vamos nos dar conta de que existe um equilíbrio muito maior no mundo em termos econômicos e políticos com o fortalecimento de países emergentes como China, Índia, Brasil e Rússia. Com um maior poder econômico, virá também um maior poder político e uma participação ativa desses países em organismos internacionais", disse à BBC Brasil Stepháne Garelli, professor da Universidade de Lausanne, na Suíça, e autor de um estudo que traça cenários para 2050.
Conceito complexo
O conceito de sistema multipolar é complexo e, ainda que boa parte dos analistas concorde que o mundo caminha para isso, o tempo que levará para que a China tenha voz no Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil tenha um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU ou o Banco Mundial seja dirigido por um russo ou indiano variam muito.
Mas a discussão já não se limita mais ao meio acadêmico. Diferentes aspectos do que pode vir a ser um mundo multilateral (ou multipolar) já começam a aparecer em discursos de autoridades que estão no centro do processo de tomada de decisões internacionais.Um exemplo recente vem de Gordon Brown, o primeiro-ministro britânico, que, às vésperas do encontro do G-20, em Londres, declarou no Brasil que "o tempo em que poucas pessoas mandavam na economia acabou".
Também às vésperas do encontro, o diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, disse em entrevista a uma TV francesa que "soluções globais supõem que a governança de instituições como o FMI seja mais legítima, mais democrática, com espaço para os países emergentes e pobres".
Reunião do G-20
A reunião do G-20, grupo que une países emergentes aos países-membros do G-8, pode ser vista como um sinal dessas mudanças. A voz dos emergentes no cenário de crise ganha especial relevância.
Segundo boa parte dos analistas ouvidos pela BBC Brasil, eles não apenas serão menos afetados do que os países desenvolvidos pela crise, como também podem se recuperar mais rapidamente.
Essa possível recuperação mais rápida se baseia em alguns pilares que serão também propulsores do crescimento de longo prazo.
"A situação das economias desses países é muito diferente. Mas, de maneira geral, os BRIC estão mais bem posicionados para a recuperação do que muitas outras economias", disse Markus Jaeger, responsável por análises de longo prazo no Deutsche Bank.
Para Alfredo Coutinho, analista mexicano da agência Moody's nos Estados Unidos, a crise revela ainda a vulnerabilidade das economias desenvolvidas e deixa clara a necessidade de equilíbrio na economia global.
"É uma oportunidade para as economias emergentes, que devem liderar a recuperação", disse Coutinho.
Crise
Em entrevista à BBC Brasil, Jim O'Neill, economista-chefe do Goldman & Sachs, que criou a sigla BRIC em 2001, prevê que a crise até mesmo acelere a escalada dos emergentes, e diz que já em 2020 a economia desses quatro países encoste nas dos países do G-7, o grupo das atuais nações mais ricas do mundo.
Não faltam céticos em relação à projeção de O'Neill. John Bowler, diretor do Serviço de Risco por País (CRS na sigla em inglês) da Economist Intelligence Unit é um deles.
"Acho que esse processo será mais demorado. Há uma série de obstáculos à confirmação dessas projeções tanto no campo econômico quanto político", disse Bowler.
Apesar das ressalvas feitas por muitos dos ouvidos pela BBC Brasil, o "otimismo" de O'Neill não é isolado.
Um relatório da consultoria Ernst&Young, Global Megatrends 2009, por exemplo, afirma que "a fome de crescimento, junto com a rápida industrialização das economias e populações em expansão, põe os emergentes no caminho da recuperação mais rapidamente, e os países do BRIC são claramente os atores principais".
Essa fome de crescimento vem, em parte, da nova classe média que tem revolucionado o consumo nesses países. Segundo o Banco Mundial, 400 milhões de pessoas se encaixavam nessa categoria em 2005 nos países em desenvolvimento. Em 2030, deverão ser 1,2 bilhão de pessoas.
"A classe média, principalmente dos países do BRIC, será o novo motor da economia mundial", prevê Stepháne Garelli, da Universidade de Lausane e diretor do índice de competitividade, publicado pelo Institute of Management Development, que avalia 61 países em 312 critérios.
"É uma classe média ávida por comprar seu primeiro carro, seu primeiro celular de última geração. Não é conservadora como a classe média do atual mundo rico. Ela quer 'comprar felicidade'", acrescentou.
Padrão de vida
O valor do PIB dará posição de destaque a esses países no ranking global de economias, mas não será suficiente para levar as populações desses países a padrões de vida próximos ao dos países hoje considerados ricos.
O PIB per capita da Índia, por exemplo, deverá praticamente dobrar num período de 15 anos até 2020, segundo um estudo do departamento de pesquisas do Deutsche Bank. Ainda assim, representará apenas 40% da renda per capita nos Estados Unidos.
De olho em indicadores como o PIB per capita, Françoise Nicolas, economista do Instituto Francês de Relações Internacionais, prevê a ascensão das "superpotências pobres".
"Será um mundo multipolar bizarro. Os BRIC serão superpotências pobres com mais peso econômico, mas o discurso ainda não estará no mesmo nível dos países ricos", prevê Nicolas.
Além da pobreza, esses países enfrentam outros desafios, como a proteção ao meio ambiente.
"Eles querem ter maior poder de decisão e, ao mesmo tempo, em certas questões como o meio ambiente, querem continuar a ser tratados como países emergentes, que não podem cumprir as mesmas exigências dos ricos", disse Thomas Klau, chefe do escritório de Paris do Council of Foreign Relations.


Fonte: BBC Brasil


Postado por: Sidnalva
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 16 de maio de 2010

Aparelho ajuda cientistas a 'enxergar' gordura dentro do corpo



Um estudo realizado na Grã-Bretanha está fornecendo imagens inéditas para que cientistas analisem com mais precisão os efeitos do excesso de gordura no organismo.

Graças a um aparelho especial de ressonância magnética, que permite realizar imagens do corpo inteiro de um paciente, o painel interdisciplinar que realiza a pesquisa pode visualizar com clareza o depósito de gordura em torno de órgãos vitais de pessoas acima do peso.

"Esse tipo de imagem mostra como a gordura se distribui pelo organismo, o que é fundamental para entender a relação entre a genética e os fatores ambientais na obesidade", explicou à BBC Jimmy Bell, chefe do grupo de imagem metabólica e molecular do Imperial College, em Londres.

"Até agora a medição da quantidade de gordura no organismo era feita de maneira indireta, através de recursos como a bioimpedância ou o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC)."

Talita Jéssica.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Obama anuncia reformas e critica empresas 3 semanas após óleo vazar


O presidente Barack Obama disse nesta sexta-feira (14) que compartilha a indignação das vítimas da maré negra no Golfo do México, e denunciou o "ridículo espetáculo" das empresas de petróleo no Senado culpando-se mutuamente; também anunciou que revisará os procedimentos de autorização das perfurações no mar.

"Hoje anunciamos um reexame dos procedimentos ambientais para a exploração e desenvolvimento de petróleo e gás", afirmou Obama à imprensa, enquanto que os executivos da BP lutam para conter o vazamento de mais de três semanas, embora tentem minimizá-lo"A exploração de petróleo doméstico continua sendo parte da estratégia geral de energia, que agora será mais clara", afirmou.

"Mas é absolutamente essencial que haja a necessária salvaguarda de proteção para que uma tragédia como essa não aconteça de novo"Atacando com veemência as sociedades petroleiras vinculadas à contaminação, o presidente disse que não gostou do que "considera um espetáculo ridículo durante as audiências no Congresso sobre este tema", realizadas peos representantes das companhias na terça-feira passada.

Ele assinalou anteriormente que viu com os próprios olhos a raiva e a frustração de seus compatriotas no Golfo durante sua visita à região em 2 de maio passado.

"Deixem-me dizer a eles que é uma raiva e uma frustração de que compartilho", enfatizou.

Postado Por Maikon Guimaraes Fernandes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments