sexta-feira, 30 de julho de 2010

Crescimento do PIB dos EUA desacelera para 2,4% no 2º trimestre

A economia dos Estados Unidos cresceu 2,4% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, informou nesta sexta-feira (30) o Departamento de Comércio americano.

O resultado ficou pouco abaixo do esperado pelos analistas de Wall Street (entre 2,5% e 2,6%) e mostra uma desaceleração do ritmo de recuperação econômica na comparação com o primeiro trimestre.

Entre janeiro e março deste ano, O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos teve incremento de 3,7% (número revisado).

O ritmo de expansão entre março e junho esteve muito abaixo do aumento médio de 4,4% nos seis meses anteriores.

Grande parte da perda de ímpeto no segundo trimestre se deveu ao deficit no comércio exterior, segundo o governo americano.

O ritmo de crescimento mais lento diminui o número de contratações e faz com que as empresas mantenham a rédea curta nos preços, para aumentar suas vendas.

Na semana passada, o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, disse no Congresso que a entidade está pronta para aplicar mais medidas de estímulo se a economia do país "seguir não melhorando".

A pior recessão nos Estados Unidos desde a década de 30 foi mais profunda que o calculado anteriormente e isto se reflete em diminuições maiores da despesa dos consumidores e de moradia, de acordo com as revisões anuais de números feitas pelo Departamento de Comércio americano, também divulgadas nesta sexta-feira.

Desde o início da recessão, no último trimestre de 2007, até o segundo trimestre de 2009, a economia da maior economia do mundo se contraiu 4,1%. O cálculo anterior previa uma contração de 3,7%.

(Com informações de Efe e Valor)

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/07/30/crescimento-do-pib-dos-eua-desacelera-para-24-no-2-trimestre.jhtm

Postado por Anderson Souza do Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Uma única tempestade derrubou meio bilhão de árvores na Amazônia, diz estudo


Uma única, violenta e avassaladora tempestade que varreu toda a floresta amazônica em 2005 pode ter destruído meio bilhão de árvores, diz um estudo americano.

Embora tempestades sejam uma causa conhecida de mortes de árvores na Amazônia, o novo estudo - feito por especialistas da Tulane University, em Nova Orleans, em parceria com cientistas brasileiros do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e da Unesp - é o primeiro a oferecer uma contagem mais precisa.

Segundo seus autores, o trabalho revela perdas muito maiores do que se pensava, sugerindo que tempestades cumprem um papel bem mais importante do que se supunha na dinâmica da floresta amazônica.

Os cientistas advertem que, por causa das mudanças climáticas, tempestades violentas deverão se tornar mais frequentes na região, matando mais árvores e, consequentemente, aumentando as concentrações de carbono na atmosfera.

O estudo será publicado na revista científica Geophysical Research Letters.

Estudo

Uma pesquisa anterior tinha atribuído um aumento na mortalidade de árvores em 2005 na região a uma seca prolongada que afetou partes da floresta naquele ano. Mas o estudo recente identificou uma área não atingida pela seca onde houve grande perda de árvores (a região de Manaus).

Segundo os cientistas, entre 16 e 18 de janeiro de 2005, uma única linha de instabilidade com 1000 km de comprimento e 200 km de largura cruzou toda a bacia amazônica de sudoeste a nordeste, levando tempestades violentas, com raios e chuvas pesadas, provocando várias mortes nas cidades de Manaus, Manacaparu e Santarém.

Ventos verticais fortes, com velocidades de 145 km/hora, arrancaram ou partiram árvores ao meio. Em muitos casos, ao cair, as árvores atingidas derrubaram outras a seu redor.

Para calcular o número de árvores mortas, os pesquisadores usaram uma combinação de imagens de satélite, contagens feitas por especialistas em áreas pré-selecionadas da floresta e modelos matemáticos.

O uso associado de imagens de satélite e observações feitas no campo permitiu que os pesquisadores incluíssem quedas de grupos menores de árvores (menos de dez unidades) que não podem ser detectadas pelo satélite.

Os cálculos iniciais, relativos a áreas afetadas pela tempestade na região de Manaus, foram depois usados como base para se chegar ao número total de mortes em toda a floresta.

Os cientistas concluíram que entre 441 e 663 milhões de árvores foram destruídas em toda a floresta.

Nas regiões mais atingidas, cerca de 80% das árvores foram atingidas.

Linhas de instabilidade que se movem de sudoeste a nordeste na Amazônia são raras e pouco estudadas, disse Robinson Negrón-Juárez, da equipe da Tulane University.

Tempestades destrutivas que avançam na direção oposta, da costa nordeste para o interior do continente, são mais comuns - ocorrendo até quatro vezes por mês - e também provocam grandes quedas de árvores.

O que é bastante incomum são tempestades que cruzam toda a bacia Amazônica, como a de 2005, explicou Negrón-Juarez.

"Precisamos começar a medir a perturbação causada pelos dois tipos de linhas de instabilidade sobre a floresta", ele disse. "Precisamos dessas informações para calcular a perda total de biomassa nesses eventos naturais, algo que nunca foi quantificado".

Outro cientista da equipe, Jeffrey Chambers, acrescentou: "Com as mudanças climáticas, há previsões de que as tempestades aumentem em intensidade. Se começarmos a observar aumentos na mortalidade das árvores, precisamos ser capazes de estabelecer o que está matando as árvores".

Fonte: BBC Brasil

Postado por: Talita Jéssica

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Petroleiro japonês explode no Golfo Pérsico





Uma explosão danificou um petroleiro japonês quando a embarcação deixava o Golfo Pérsico hoje, pouco depois da meia-noite (horário local). Embora a causa seja desconhecida, a empresa de transporte japonesa Mitsui O.S.K. Lines, proprietária do M. Star, afirmou que o navio pode ter sido atacado. Se a informação estiver correta, trata-se de um raro atentado contra um petroleiro no Golfo ou no Estreito de Ormuz, local por onde passam cerca de 40% do petróleo transportado pelo mar em todo o mundo.

No passado, a Al-Qaeda realizou ataques contra infraestrutura petrolífera em terra nas proximidades da Arábia Saudita e um atentado suicida em 2002 contra um petroleiro francês na costa do Iêmen. A Mitsui O.S.K. Lines cogitou um "ataque de fora" enquanto a embarcação passava pelas águas do sultanato de Omã, na parte oeste do estreito, local congestionado entre Omã e o Irã, na boca do golfo. A explosão ocorreu na parte de trás da embarcação.

"Acreditamos que é muito provável que tenha sido um ataque", disse o porta-voz da empresa, Eiko Mizuno. "Não há nada que possa explodir naquela parte da embarcação." A explosão ocorreu na parte de trás do petroleiro, perto de uma área onde os botes salva-vidas são armazenados, e provocou cortes num tripulante que foi atingido por vidro quebrado. Uma das 31 pessoas a bordo informou ter visto um flash imediatamente antes do estouro, dando a entender que algo pode ter atingido o M. Star.

Yuki Shimoda, funcionário do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, afirmou que a pasta não suspeita de um ataque, mas que essa possibilidade não foi descartada. Carregado com 270 mil toneladas de petróleo, o petroleiro estava indo da ilha Das, nos Emirados Árabes Unidos, para o porto de Chiba, nas proximidades de Tóquio, informou o ministério, que declarou também que o navio é registrado nas Ilhas Marshall.

O Estreito de Ormuz é uma rota vital de navegação para petróleo bruto e outros bens que deixam o Golfo Pérsico e está distante das áreas onde piratas somalis geralmente atacam, embora contrabandistas operem na região entre o Irã e o enclave de Omã, do outro lado do estreito. O ministério japonês informou que nenhum de seus navios foi atacado por piratas na região. Autoridades de Omã não puderam ser contatadas para falar sobre o assunto. Representantes dos Emirados Árabes Unidos disseram não ter informações sobre o caso.

Fonte:Oestadão.com.br

Postado por: Sidnalva Flores

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 27 de julho de 2010

Endereços da internet podem acabar em até um ano


Especialistas e estudiosos da internet estão preocupados com a iminente escassez dos endereços IP. Segundo algumas previsões, esse tipo de endereço deve chegar ao seu limite em menos de um ano.


Endereços IP são números atribuídos a todos os dispositivos - computadores, telefones, carros, sensores sem fio etc - para que esses possam se logar à internet.


O atual sistema permite a criação de 4 bilhões de endereços na internet, e todos estarão esgotados em menos de um ano, segundo informou o presidente da associação responsável pelos registros de internet nos EUA, John Curran, ao blog "ReadWriteWeb".


Considerado um dos pais da internet, Vinton Cerf também se mostra preocupado com o futuro dos endereços IP. "Acho que estamos chegando ao limite no espaço de endereço IP para a internet", disse ele, segundo a CNN, observando que, se nada mudar, poderá se desenvolver um "mercado negro" para esses endereços de internet.


No sistema atual de atribuição de endereços IP, que parecem com uma série de quatro números (de 0 a 255) com pontos entre eles, só pode lidar com 32 bits de dados. Pesquisadores vêm trabalhando por mais de uma década no chamado IPv6, sendo v6 de "versão 6", que permitiria um número muito maior de endereços IP, lidando com 128 bits de informação. Mas, de acordo com relatórios sobre o tema, a adoção do novo formato tem sido lenta.


G1


Postado por Rosana Cunha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Com Neymar e Ganso, Mano convoca a seleção pela primeira vez

Com uma seleção renovada, que conta apenas com quatro jogadores que disputaram a última Copa do Mundo, Mano Menezes iniciou nesta segunda-feira, em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro, o trabalho com a Seleção Brasileira. O ex-treinador do Corinthians anunciou a primeira lista com os 24 convocados para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jérsei. Nela estão Neymar, Paulo Henrique Ganso e André, do Santos. E algumas surpresas como Ederson, do Lyon, o goleiro Renan, do Avaí, e o lateral Rafael, do Manchester United. O Santos liderou com quatro convocados, incluindo Robinho.

Usando um terno cinza e sentado ao lado do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, Mano Menezes chamou 12 jogadores que atuam no futebol brasileiro e outros 12 que estão no exterior. Dos convocados, 10 foram chamados pela primeira vez para a Seleção principal: os goleiros Renan e Jefferson, o lateral Rafael, os zagueiros Réver e David Luiz, os meias Ederson, Paulo Henrique Ganso e Jucilei, e os atacantes Neymar e André.

Mano listou 24 atletas porque vai cortar Hernanes ou Sandro, dependendo do resultado do duelo entre São Paulo e Internacional, pela semifinal da Libertadores. A apresentação da seleção para o amistoso será no dia 8 de agosto.

- A equipe que passar para a final terá seu jogador liberado, pois não seria justo porque jogaremos apenas um amistoso - disse Mano.

Do grupo que disputou a última Copa do Mundo, Mano Menezes chamou quatro jogadores: Daniel Alves, do Barcelona, Ramires, do Benfica, Robinho, do Santos, e Thiago Silva, do Milan.

O ex-técnico do Corinthians teve pouco tempo para montar a primeira lista já que foi convidado por Ricardo Teixeira na noite de sexta-feira. Antes, a entidade havia sondado Luiz Felipe Scolari e feito uma proposta oficial a Muricy Ramalho, que preferiu permanecer no Fluminense.

O treinador, acompanhado da mulher, Maria Inês, e da filha, Camilla, chegou ao Rio de Janeiro no início da madrugada. E se reuniu com Ricardo Teixeira na sede da CBF antes de anunciar a lista de convocados.

- Procuramos informações com colegas, profissionais, sobre os jogadores de clubes do Brasil. Hoje pela manhã finalizamos, horas antes de apresentar a convocação para vocês - disse Mano.

Jaderson


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 26 de julho de 2010

AIEA recebe carta do governo do Irã em resposta a acordo com Brasil e Turquia

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou nesta segunda-feira que recebeu a resposta de Teerã aos questionamentos do Grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia e França) sobre a proposta de troca de combustível nuclear feita pelo Brasil, Turquia e a República Islâmica.

"O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Yuyika Amano, recebeu hoje [segunda-feira] uma carta do governo iraniano sobre o fornecimento de combustível nuclear para o reator de pesquisa de Teerã", indicou Gill Tudor, porta-voz do organismo ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).
"A carta foi transmitida aos governos francês, russo e americano, assim como aos governos brasileiro e turco", acrescentou.

Pouco antes, a agência iraniana Fars havia anunciado a entrega pelo representante iraniano ante o organismo, Ali Asghar Soltanie. Segundo a Fars, a carta foi assinada pelo chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi. A AIEA não comunicou os detalhes.

O Grupo de Viena levantou uma série de questionamentos sobre a proposta de troca de combustível nuclear feita pelo Brasil, Turquia e Irã, chamada de Declaração de Teerã.

O representante iraniano na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, também confirmou que seu governo enviou a carta com detalhes sobre o acordo tripartite (Irã-Brasil-Turquia) e anunciou sua disposição de dialogar sobre a troca de combustível nuclear.
Segundo a agência iraniana "Fars", Soltanieh diz que o Irã entregou sua resposta em carta ao diretor da AIEA, Yukia Amano.

A confirmação de que a carta seria enviada à AIEA ocorreu durante um encontro entre os ministros das Relações Exteriores iraniano, Manuchehr Mottaki, brasileiro, Celso Amorim, e turco em Istambul na semana passada.

"Mottaki nos disse que enviará uma carta na segunda-feira de manhã [a Yukiya Amano, diretor geral da AIEA]", declarou Davutoglu durante uma entrevista coletiva à imprensa após o encontro tripartite.
Paula
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Uneb abre inscrições para isenção de taxa do vestibular 2011



A Universidade do Estado da Bahia abre a partir da próxima terça-feira (27), as inscrições para isenção da taxa do vestibular 2011. O prazo para as inscrições vai até o dia 1° de agosto.

Para se inscrever o vestibulando deve ter cursado o ensino fundamental e o ensino médio completo ou estar cursando, na rede pública de ensino, do Estado da Bahia.

Para efetivar a isenção, o interessado deverá solicitar a o benefício através do formulário de isenção on-line disponível na página

www.vestibular.uneb.br.

Os interessados devem preencher o formulário de isenção, de acordo com as orientações do edital, e efetuar o pagamento do boleto, no valor de R$5 reais. O pedido será efetivado mediante o pagamento da taxa. Por isso, o candidato deve guardar o comprovante de pagamento.

Mais informações: Copeve/Campus I - Tel.: (71) 3117-2389 ou www.vestibular.uneb.br


Postado por: Sidnalva Flores

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 25 de julho de 2010

trabalho escravo:uma herança perversa do capitalismo brasileiro

Uma das marcas registradas do capitalismo tropical é precisamente o grau superior de exploração da força de trabalho pelo capital. Isto explica, em parte, a sobrevivência de vestígios do antigo regime nas relações sociais modernas, especialmente no campo, até hoje carente e clamando por uma reforma agrária.

As empresas brasileiras praticam baixos salários e altas jornadas, nem sempre se pautam pelo respeito à legislação, em geral abominam os direitos sociais e a regulação das relações trabalhistas. Os capitalistas falam, é claro, em nome da liberdade (entre desiguais) e do liberalismo, da competitividade e do desenvolvimento. Afinal, jornadas longas, ampliadas pelas horas extras, “flexibilidade” e baixos salários foram “o verdadeiro motor do crescimento econômico brasileiro dos anos 1930 até os anos 1980”, conforme observou o sociólogo Sadi Dal Rosso (1).
A razão maior para a persistência desta herança perversa do capitalismo brasileiro é a força política da “Casa Grande”, concentrada sobretudo na intitulada bancada ruralista. Esta é hostil a toda e qualquer mudança progressista na legislação neste e noutros terrenos. Obstrui a aprovação da PEC do Trabalho Escravo, que prevê a expropriação da propriedade em que for constatada a prática de trabalho escravo, e vocifera até contra a “lista suja” promovida pelo Ministério do Trabalho para denunciar empresas e empresários flagrados neste tipo de crime contra a força de trabalho.

A isto se soma, como salientou o dirigente da Contag, a pobreza e ignorância das vítimas, em sua maioria trabalhadores sem-terra e sem emprego, migrantes analfabetos, duros e lesos, que se submetem por necessidade e ingenuidade à exploração inescrupulosa dos intermediários de mão-de-obra. Mesmo quando resgatados pelo poder público, o trabalhador “sem qualificação nem escolaridade” tende a se submeter à mesma situação degradante. “O Estado tem de ter políticas públicas para isto”, cobra Antônio Lucas.

O problema não é só no Brasil, onde se estima em algumas dezenas de milhares o número de vítimas. Estudo da Organização Mundial do Trabalho (OIT) estima em mais de 12 milhões o número de trabalhadores submetidos à condição de trabalho que pode ser caracterizada como forçado ou escravo no mundo. (Sapão)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 22 de julho de 2010

OMS anuncia nova abordagem para tratamento de crianças com HIV



A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirmou nesta terça-feira que mais crianças portadoras de HIV em todo o mundo estão recebendo tratamento. Foram 355 mil no ano passado, em comparação com 276 mil no final de 2008.

Segundo a agência da ONU, o resultado é encorajador, mas é preciso fazer mais para promover uma vida saudável para esses bebês e crianças.

Medicamentos

Novas recomendações da OMS dizem que mais vidas poderiam ser salvas se os medicamentos fossem introduzidos mais cedo.

Poucas crianças com idade inferior a 1 ano iniciam o tratamento para o HIV, em parte porque os testes necessários para esse grupo não estão disponíveis. Por isso, a OMS pede maior acesso ao diagnóstico infantil a partir de 4 a 6 semanas após o nascimento.

Sem o diagnóstico seguido de início imediato de tratamento, a agência estima que 1/3 dos bebês infectados irão morrer antes do primeiro aniversário e metade antes de completarem os dois anos de idade.

Mães

Cerca de 400 mil bebês são infectados todos os anos como resultado da transmissão vertical de mãe para filho. Para reduzir os riscos, a OMS também recomenda que as portadoras de HIV recebam antiretrovirais durante a gravidez, no parto e na amamentação.

De acordo com a agência, existem evidências que comprovam que o tratamento precoce e mais efetivo pode eliminar quase todas as transmissões verticais.




postado por Monique Ciríaco Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Lula diz que Brasil não deveria tratar heróis como 'vítimas'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (22) que o Brasil deveria valorizar as realizações de seus “heróis” ao invés de se concentrar em condenar aqueles que os perseguiram. Ao afirmar que os brasileiros não devem tratar os heróis como vítimas, Lula citou pessoas que morreram e foram torturadas durante a ditadura militar. O presidente foi homenageado nesta noite em Salvador (BA) com a Ordem Dois de Julho.
“Muitas vezes nós tratamos aqueles que deveríamos tratar como heróis apenas como vítimas. Vamos falar, por exemplo, de Gregório Bezerra. Ao invés de falar dos que o arrastaram, devíamos tratar de conhecer o Gregório Bezerra”, afirmou. Membro do então Partido Comunista do Brasil (PCB), Gegório Bezerra foi preso em Pernambuco, torturado e arrastado em praça pública em 1964 quando tentava organizar a resistência armada dos camponeses ao golpe militar.
Lula também citou Carlos Marighella, um dos líderes da luta armada contra a ditadura. “Nós podemos pegar o Marighella. Devíamos pegar as razões que fizeram o Marighella fazer o que fez”. O político e militante de esquerda foi o fundador do grupo Aliança Libertadora Nacional (ALN), que participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 1966.
Ao falar da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, o presidente defendeu a busca pela “reconciliação”. “Não há razão para o ser humano ter mágoa, ódio. A passagem, nossa pela terra é tão curta que temos que viver cada minuto da forma mais alegre possível”, disse.

Globo.com

terça-feira, 20 de julho de 2010

Sons emitidos pelo bebê podem auxiliar diagnóstico de autismo, diz estudo


Cientistas americanos acreditam ser capazes de distinguir bebês autistas a partir dos sons que eles produzem.

Usando tecnologia para análise das vocalizações emitidas por 232 crianças com idades entre dez meses e quatro anos, os especialistas da University of Kansas identificaram diferenças nos sons emitidos pelas que foram diagnosticadas como sendo autistas.

A tecnologia permitiu diagnósticos corretos em 86% dos casos.

Estudos anteriores indicaram uma associação entre características vocais e autismo, mas, até hoje, o critério voz nunca foi usado no diagnóstico da condição.

O estudo americano foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Autismo é o nome dado a um grupo ou "espectro" de condições caracterizadas pela inabilidade de comunicação ou empatia com o outro, falta de traquejo social, traços obsessivos e comportamentos repetitivos.

Universal

Os cientistas americanos analisaram quase 1.500 gravações com um dia de duração feitas através de aparelhos fixados nas roupas das crianças.

Mais de três milhões de sons infantis foram usados na pesquisa, diz o estudo.

Os pesquisadores se concentraram em 12 parâmetros específicos associados ao desenvolvimento vocal do bebê.

Entre eles, o mais importante foi a habilidade da criança emitir sílabas bem formadas a partir de rápidos movimentos da mandíbula e língua.

Os especialistas acreditam que esses sons constituem as fundações das palavras.

Nas crianças autistas com até quatro anos de idade, o desenvolvimento nesse parâmetro é mais lento.

"Essa tecnologia poderia ajudar pediatras a fazer testes de autismo para determinar se o bebê deve ser examinado por um especialista para diagnóstico", disse o pesquisador Steven Warren, da University of Kansas, um dos envolvidos no estudo.

Ele explicou que a nova técnica pode identificar sinais de autismo aos 18 meses de idade. Atualmente, a média de idade das crianças diagnosticadas com a condição nos Estados Unidos é 5,7 anos.

E quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais eficazes são os tratamentos, acrescentou o especialista.

Outro ponto forte da tecnologia, ele explica, é que ela se baseia em padrões sonoros ao invés de palavras e pode ser usada para testar crianças de qualquer país.

"Pelo que sabemos, os aspectos físicos da fala humana são os mesmos em todas as pessoas", disse Warren.

Fonte: BBC Brasil

Postado por: Fernanda Fernandes.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Durante voo, Bruno fala sobre desaparecimento de Eliza


Fantástico teve acesso a vídeo da transferência de Bruno após prisão.
Na gravação, goleiro se diz chocado com o amigo Macarrão.

Durante o voo em que foi transferido do Rio de Janeiro para a prisão em Minas Gerais, em 8 de julho, o goleiro Bruno falou sobre sua versão para o desaparecimento de Eliza Samudio. O Fantástico teve acesso ao vídeo, que mostra as declarações do ex-jogador do Flamengo sobre o caso. Nas imagens, Bruno ri do relacionamento sexual que ele teve com a modelo e diz que ficou chocado com as atitudes tomadas pelo amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão.

Veja o site do Fantástico

Na gravação, Bruno disse que ficou assustado quando viu o filho de Eliza com Macarrão e teria chamado a ex-mulher, Dayanne de Souza, para ajudá-lo com o bebê. "O que é isso, o que está acontecendo? Aí, ele me disse que tinha dado um dinheiro para ela e que ela tinha deixado a criança com ele [Macarrão]". Depois da conversa informal durante o voo, o advogado do jogador o orientou a não falar mais sobre o ocorrido.

No vídeo, ele tentou desqualificar Eliza. "Ela estava com quatro amigas. Eu e meus amigos. Nesse dia, ela ficou comigo e com meus amigos também. Só fiquei com ela uma vez, vinte minutos", disse o jogador no vídeo.

Nas imagens, ele relatou uma conversa com Eliza, dando sinais de que pretendia reconhecer a paternidade da criança. "Eliza, onde come um comem dois. Onde comem dois comem quatro. Se o filho for meu...Pra mim, era tranquilo."

Bruno contou que chegou a pensar em uma armação de Eliza. "Fiquei com medo. Ela já tinha armado contra mim no Rio de Janeiro", disse o jogador no vídeo.

Sobre o sumiço e as investigações que apontam para a execução de Eliza, ele disse que a polícia deve perguntar para o amigo Macarrão. "Não sei o que deu na cabeça dele [Macarrão]. Hoje, diante de todos os fatos que existem, é difícil acreditar nele. Estou chocado."

G1

Postado por Danyllo.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 18 de julho de 2010

Secretária do MEC sugere não antecipar escolaridade da criança

Para 2011, o CNE vai permitir que crianças de 6 anos ou a completar até 31 de dezembro possam seguir para o ensino fundamental

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou resolução que permitirá, em 2011, a matrícula no primeiro ano do ensino fundamental de crianças que completam 6 anos de idade até 31 de dezembro de 2010, antes a data limite era 31 de março.

Para 2011, o CNE vai permitir que crianças de 5 anos que já tenham  cursado dois anos na educação infantil possam seguir para o ensino  fundamental Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

No entanto, Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), sugere aos pais que eles não antecipem a escolaridade da criança, pois, segundo ela, a educação infantil é muito diferente do ensino básico de alfabetização. Para Maria do Pilar, o ideal seria que, a partir de 2012, as crianças que completarem seis anos após a data de corte repitam a pré-escola em vez de seguirem para o ensino fundamental.

De acordo com a secretária, este é apenas um período de transição já que neste ano a maioria das pré-escolas também passaram a adotar o corte em 31 de março, matriculando crianças com 4 anos completos até essa data. Logo, a partir de 2012, o corte do ensino fundamental volta a ser o já estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação.

No entanto, Sérgio Antônio da Silva Leite, psicólogo e professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entende que "a antecipação do ensino fundamental não é prejudicial para o desenvolvimento educacional da criança desde que a proposta curricular do primeiro ano seja adequada".

"Antigamente, entendia-se que a criança de até sete ou oito anos não estaria biologicamente preparada para aprender a ler e escrever, mas hoje a educação infantil, em geral, foi antecipada devido à inserção da mulher no mercado de trabalho e a necessidade de deixar as crianças em algum lugar. Com isso, os sistemas educacionais foram se desenvolvendo, se modernizando e se aproximando de uma perspectiva menos massacrante que a escola tradicional", explica o professor.

Sérgio defende que o primeiro ano do ensino fundamental teria que ser modificado para trabalhar mais com o lúdico, a criatividade, e, assim, facilitar o contato dos alunos com os códigos da escrita.

Desde 2007, quando o ensino fundamental passou a ter nove anos, o CNE orienta que as crianças devem estar com 6 completos ou a completar até 31 de março no ensino fundamental. No entanto, muitas crianças que fazem aniversário após esta data de corte já tinham cursado dois anos de pré-escola e para não repetirem mais um ano resolveu-se estender a data de corte para 31 de dezembro.

Na nova regra as crianças precisam ter cursado, no mínimo, dois anos de pré-escola. O texto deverá ser homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, para entrar em vigor.


Postado por: BEN

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Governos dão acesso precário a dados públicos, dizem especialistas

Governo federal, Estados e municípios com mais de 100 mil habitantes – em grande parte – já atendem à exigência de divulgação de dados sobre receitas e despesas públicas. Mas especialistas ouvidos pelo UOL Notícias consideram quase todos os portais de transparência ruins para navegar e para cruzar dados. Na prática, isso inviabiliza o acesso a informações detalhadas sobre cada esfera do poder.

“A usabilidade dos portais é ruim. Não permitem cruzamentos de dados, não há filtros nem detalhes sobre pagamentos, sobre licitações relativas a esses pagamentos. É um problema generalizado”, disse Claudio Weber Abramo, diretor executivo da Transparência Brasil. “Quase tudo é melhor no plano federal. Não só no Executivo, mas também no Legislativo e no Judiciário. Mas é pouco para dizer que são bons.”

Abramo afirma que os portais são fracos – ou “não ideais”, como o da Controladoria Geral da União (CGU) . do governo federal – também porque há poucos interessados nessas informações. “A demanda por eles também é pobre, não é só questão de publicar. Buscam esses dados apenas o setor privado, que precisa saber sobre o Estado para ter estratégias; a imprensa; e as ONGs, que têm ainda mais dificuldade”, diz.

Gil Castello Branco, secretário-geral do Contas Abertas, diz que os portais da transparência brasileiros vão bem sob o ponto de vista orçamentário, com a divulgação de dados de todas as áreas. “Mas no quesito usabilidade, nenhum passa de ano”, afirma.

Na quarta-feira (14), o Contas Abertas divulgou seu ranking do Índice de Transparência e colocou no pódio o portal da CGU; o “Prestando Contas”, do governo estadual de São Paulo; e o Portal da Transparência, de Pernambuco. As iniciativas tiveram 110 itens avaliados para que se chegasse ao resultado. Os Estados de pior classificação ficam no Norte e no Nordeste.

As vantagens dos dois primeiros colocados no ranking em relação aos demais são: inclusão de todas as fases da execução orçamentária, da aprovação do orçamento até o pagamento, e todos os itens da classificação orçamentária, indicando origem, finalidade e objetivo das despesas. Além disso, ambos prestam dados sobre os servidores, relação completa de cargos e funções e salários. A maioria deles não fornece nomes de servidores associados a seus rendimentos, supostamente por questões de segurança. Essa não é uma praxe no exterior, embora não seja condição essencial para a confecção de um bom portal.

Comparação com o exterior
“Mesmo assim eles estão longe do que se faz no Canadá ou nos Estados Unidos. Ali você tem muito mais possibilidades de avaliações”, diz Abramo. “Nesses países, você tem como chegar a conclusões que vão além dessa numeralha que os portais brasileiros oferecem. Muitos dos nossos nem oferecem o mínimo de informação: saíram às pressas porque tiveram de atender ao prazo do início de julho.”

Castelo Branco evitou comparar os portais brasileiros com os estrangeiros, mas afirmou que existem governos de outros países “que mostram apenas o que querem, com lindos gráficos para destacar o que precisam, e o resto em letras miudinhas”. “O fato, independentemente de comparação, é que os nossos portais ainda vão ser mais exigidos. Nosso regime democrático está consolidado e o povo se interessa mais.”

Abramo diz que além da transparência nos gastos públicos, uma meta a ser atingida é a de divulgação de metas de investimento dos governos. “Houve algumas iniciativas nesse sentido, como no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal). Mas são dados que deveriam chegar muito antes e que poderiam ser acompanhados em todos os Estados e nos municípios. Até agora, nenhum deles conseguiu isso.”

Fonte: Maurício Savarese/ Do UOL Notícias/ Em São Paulo.
Postado por Anderson Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Espanha lidera e Brasil cai para 3.º no ranking da Fifa


Depois de conquistar o seu primeiro título em Copas no domingo, a Espanha ultrapassou o Brasil no ranking mundial de seleções e assumiu a liderança da listagem, segundo divulgou a Fifa nesta quarta-feira.

Líder na última lista divulgada em maio, a seleção brasileira ainda foi ultrapassada pela Holanda, seu algoz na Copa da África do Sul que terminou com o vice-campeonato. Os espanhóis lideram com 1883 pontos, contra 1659 dos holandeses - que estavam anteriormente na quarta colocação - e 1536 do Brasil.

Um pouco mais atrás, com 1464 pontos, estão os alemães. Após conquistarem o bronze na Copa, eles subiram da sexta para a quarta colocação e deixaram Portugal e Itália para trás. Eliminados nas oitavas de final do Mundial, os portugueses caíram da terceira para a oitava posição, enquanto os italianos foram de quinto para 11.º.

A Argentina, mesmo goleada pela Alemanha por 4 a 0 nas quartas de final, subiu duas posições e está em quinto. Mas a grande evolução entre os primeiros colocados foi do Uruguai, quarto colocado na Copa: pulou de 16.º para a sexta colocação, uma na frente da Inglaterra.

Os sul-americanos, aliás, foram um dos mais beneficiados com o Mundial. Derrotado nas quartas pela campeã Espanha, o Paraguai ganhou 15 posições e foi para 16.º. O Chile também ultrapassou oito e está em décimo. Outra seleção que subiu bastante foi Gana, eliminada nas quartas pelo Uruguai, que foi de 32.º para 23.º. E os japoneses, após chegarem às oitavas, saltaram 13 colocações e chegaram ao 32.º posto.

Uma das maiores decepções da Copa, a França foi também uma das que mais despencou do ranking, caindo de nono para 21.º. Pior fez apenas a seleção de Camarões. Depois de perder seus três jogos no Mundial, o time de Samuel Eto'o foi da 19.ª colocação para a 40.ª.

Confira os 10 primeiros colocados do ranking da Fifa:

1.º Espanha, 1883 pontos

2.º Holanda, 1659

3.º Brasil, 1536

4.º Alemanha, 1464

5.º Argentina, 1289

6.º Uruguai, 1152

7.º Inglaterra, 1125

8.º Portugal, 1062

9.º Egito, 1053

10.º Chile, 988


Yahoo


Postado por: Rosana Cunha


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Itália terá primeira usina de hidrogênio do mundo


Investimento da empresa Enel no projeto será de 50 milhões de euros; companhia se prepara para oferta pública inicial de ações


A Enel anunciou hoje a primeira usina de energia de hidrogênio do mundo, reforçando suas credenciais para a oferta pública de uma participação minoritária em sua unidade de energias renováveis, prevista para outubro. A nova unidade localiza-se em Fusina, próxima a Veneza, com capacidade total de geração de 16 megawatts (MW) em energia elétrica. Os investimentos da Enel no projeto foram de cerca de 50 milhões de euros.
A Enel planeja vender uma participação minoritária na Enel Green Power no fim do ano e indicou outubro como a data para uma oferta pública inicial. A unidade de energia renovável está avaliada em mais de 12 bilhões de euros. A eletricidade produzida pela usina é suficiente para atender as necessidades anuais de cerca de 20 mil residências.
A unidade utiliza hidrogênio produzido principalmente como subproduto da unidade petroquímica de Porto Marghera, que está próximo de Fusina. Com isso, a Enel conseguiu resolver um dos principais desafios relacionados ao hidrogênio: obter o combustível limpo sem ter que usar grandes quantidades de energia para produzi-lo.
A Enel está impulsionando as operações verdes de sua unidade para tirar vantagem da atratividade do setor. No fim da semana, a Enel vai inaugurar uma outra unidade piloto na Sicília, que usa uma nova tecnologia de energia solar para gerar eletricidade. A unidade de Fusina usa 1,3 tonelada de hidrogênio por hora em sua geração. Ela compra o hidrogênio da Eni Spa.
No entanto, o hidrogênio como fonte para gerar eletricidade ainda não é competitivo em relação aos hidrocarbonetos tradicionais, custando quase cinco vezes mais que a energia produzida, por exemplo, por carvão. A decisão da Enel de investir na unidade de Fusina - a primeira do tipo em escala industrial - foi feita, em parte, para permitir que seus engenheiros testem a tecnologia de hidrogênio e adquiram experiência.


As informações são da Dow Jones.

Postado por: Sidnalva Flores
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Lula quer estreitar ainda mais as relações com a Africa do sul

O governo brasileiro firmou nesta sexta-feira (9) dois termos de cooperação com a África do Sul. Os acordos de troca de informações governamentais compõem, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os termos de colaboração mais profundos já assinados pelos dois países.

O presidente disse que espera estreitar ainda mais as relações com a África do Sul. Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (9), depois de encontro com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, Lula informou que pretende transferir para a África do Sul tecnologia brasileira em agricultura e a da TV digital.

Aviões militares
Há também interesse em firmar parceira com o governo sul-africano para construção de aviões militares. “Nós queremos que o presidente Zuma junte-se ao Brasil na construção do avião KC 139, que é o novo Hércules”, disse o presidente, sobre o projeto de um novo avião militar desenvolvido pelo Exército brasileiro. Segundo ele, o primeiro dos novos aviões deve estar pronto em 2015.

Lula disse ainda que a tecnologia de aviões capazes de voar sem tripulação interessa ao Brasil. De acordo com o presidente, a descoberta de poços de petróleo na camada pré-sal torna a proteção das fronteiras brasileiras ainda mais importante.

“Estamos de olho nos aviões e veículos não tripulados que a África do Sul produz”, disse ele. “Nós temos muita fronteira marítima, fronteira seca, temos o pré-sal a 300 quilômetros da nossa costa. Se a gente não tomar cuidado, é capaz de alguém querer ir lá.” (Gilmario)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 11 de julho de 2010

MEC prorroga inscrições do Enem para até 16 de julho

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que seriam encerradas nesta sexta-feira, para até o dia 16 de julho. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet.

Ministro diz que enchentes no Nordeste são responsáveis por prorrogação do Enem

Pela primeira vez, será obrigatório que o estudante informe o número do seu CPF. Não será aceito o número do documento dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade.

As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

No primeiro dia (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.

A taxa de inscrição será de R$ 35. Estudantes que cursam o 3º ano em escola pública não pagam. Outros candidatos interessados na isenção poderão fazer o pedido assinando uma declaração de carência.

Postado por Paula
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Inscrições para cursos técnicos seguem até sexta 09/07

Mais de 6 mil estudantes já se inscreveram para concorrer às 2.299 vagas em um curso técnico de nível médio na modalidade subsequente. As inscrições seguem até sexta-feira (9) e é voltada para estudantes que concluíram o ensino médio.

As vagas são para os cursos técnicos de Administração, Agropecuária, Agrimensura, Alimentos, Análises Clínicas, Artes Visuais, Documentação Musical, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Guia de Turismo, Informática, Instrumentos Musicais, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Mineração, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho e Vendas.

Para se inscrever o/a interessado/a deve acessar o Portal da Educação, clicar no banner inscrições online Educação Profissional ou ainda na notícia sobre a oferta de vagas e preencher o formulário, onde deve ser informado o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A seleção ocorrerá por sorteio eletrônico, no dia 14 de julho, às 15h, no Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, em Salvador. Todos/as os/as inscritos/as serão sorteados/das e classificados/as, mas a convocação obedecerá a ordem de classificação no sorteio eletrônico e a disponibilidade de vagas, por curso, nos centros. As matrículas serão realizadas de 19 a 21 de julho.

Interiorização - As vagas são para os Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional da capital e para as cidades de Alagoinhas, Amargosa, Andorinha, Capim Grosso, Caetité, Caculé, Campo Formoso, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itaberaba, Itororó, Maragogipe, Mucugê, Teixeira de Freitas, Ribeira do Pombal, Salvador, Serrinha e Wagner.

A oferta para estas cidades faz parte da estratégia adota pelo Governo do Estado em interiorização a Educação Profissional na Bahia proporcionando maiores oportunidades para que os jovens e trabalhadores/as possam se beneficiar do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade e cadeias produtivas, conquistando, assim, maiores oportunidades de inserção no mundo do trabalho e em seus locais de origem.

Em caso de dúvidas e sugestões escreva para: sorteiosuprof@sec.ba.gov.br. Acompanhe outras informações no www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com.

Confira em (http://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/canal_institucional/arquivos/lista_cursos_ep.pdf) a lista de cursos e municípios.

Faça sua inscrição em : http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/login.seam


postado por Monique Ciríaco Fernandes


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments