quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Gene defeituoso pode ser a causa da enxaqueca, diz estudo

Uma pesquisa britânica revelou que um gene defeituoso pode ser a causa das dores de cabeça características da enxaqueca. Os cientistas envolvidos na pesquisa acreditam que a descoberta pode levar a novos tratamentos para a doença. Segundo o estudo publicado na revista Nature Medicine, o mau funcionamento de um gene conhecido como Tresk faz com que fatores do ambiente ativem áreas do cérebro que controlam a dor, causando a enxaqueca.

A equipe responsável pela pesquisa, formada por especialistas de diferentes países, utilizou amostras de DNA de pessoas que sofrem da doença e de seus familiares.

Segundo o pesquisador da Universidade de Oxford Zameel Cader, que participou do estudo, o gene Tresk estava inativo nos pacientes, o que causava a enxaqueca. "O que nós queremos é encontrar um remédio que ative o gene", disse Cader à BBC.

"Estudos anteriores haviam identificado partes do nosso DNA que aumentam o risco na população em geral, mas eles não haviam encontrado genes que pudessem ser diretamente responsáveis pela enxaqueca", afirmou Cader.

Segundo o estudo publicado na revista Nature Medicine, o mau funcionamento de um gene conhecido como Tresk faz com que fatores do ambiente ativem áreas do cérebro que controlam a dor, causando a enxaqueca.

A equipe responsável pela pesquisa, formada por especialistas de diferentes países, utilizou amostras de DNA de pessoas que sofrem da doença e de seus familiares.

Segundo o pesquisador da Universidade de Oxford Zameel Cader, que participou do estudo, o gene Tresk estava inativo nos pacientes, o que causava a enxaqueca. "O que nós queremos é encontrar um remédio que ative o gene", disse Cader à BBC.

"Estudos anteriores haviam identificado partes do nosso DNA que aumentam o risco na população em geral, mas eles não haviam encontrado genes que pudessem ser diretamente responsáveis pela enxaqueca", afirmou Cader.
Fonte: BBC Brasil

Postado por: Fernanda Fiuza
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Livro mostra que meios de produção do país pertencem a 6% da população

Os meios de produção de riqueza do país estão concentrados nas mãos de 6% dos brasileiros. É uma das conclusões apresentadas no livro Proprietários: Concentração e Continuidade lançado em 2 de abril de 2009, na sede do Conselho Regional de Economia (Corecon), em São Paulo.
A publicação é o terceiro volume da série Atlas da Nova Estratificação Social do Brasil, produzida por Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e vários economistas do órgão. Do livro, consta um levantamento que revela que, de cada 20 brasileiros, apenas um é dono de alguma propriedade geradora de renda: empresa, imóvel, propriedade rural ou até mesmo conhecimento - também considerado um bem pelos pesquisadores.
Em entrevista coletiva organizada para o lançamento do livro, Pochmann afirmou que a concentração das propriedades no Brasil é antiga e remete aos tempo da colonização. Desde a concessão das primeiras propriedades agrícolas, passando pela industrialização ocorrida no século 20, até o aumento da atividade financeira, os meios de produção sempre estiveram sob controle da mesma e restrita parcela da população nacional.
"A urbanização aumentou o número de propriedades e de proprietários, mas não acompanhou o aumento da população. A concentração permanece. Nós [brasileiros] nunca vivemos uma experiência de democratização do acesso às propriedades no nosso país", disse.
De acordo com o livro, os proprietários brasileiros têm um perfil específico comum. A grande maioria tem entre 30 e 50 anos de idade, é de cor branca, concluiu o ensino superior, e não tem sócios.
Para Pochmann, o quadro da distribuição das propriedades brasileira é grave. O Brasil tem seus meios produção de riqueza mais mal distribuídos entre os países da América Latina, por exemplo. E isso não deve mudar em um curto prazo, segundo o economista.
"Estamos fazendo reforma agrária desde os anos 50 e nossa distribuição fundiária é pior do que a de 50 anos atrás; nossa carga tributária onera os mais pobres; a única coisa que vai bem é a educação", afirmou ele, citando dados que apontam que o percentual dos jovens que frequenta a universidade passou de 5,6%, em 1995, para cerca de 12%, em 2007.
Pochmann disse, porém que mesmo com o aumento dos índices da educação, ele ainda está muito aquém do encontrado na Europa, onde 40% dos jovens têm diploma universitário. Ressaltou também que a mudança da distribuição das propriedades por meio da educação é a forma mais lenta de justiça.
Agência Brasil, 3 de abril de 2009

Postado postado por Érica Ribeiro
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 26 de setembro de 2010

Justificativa eleitoral pode ser preenchida pela internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou mais uma ferramenta que vai facilitar a vida dos eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral no dia das eleições no primeiro e segundo turnos. É o preenchimento on-line e a impressão do Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Para acessar o documento, o eleitor deve entrar na página inicial do TSE, clicar no link Serviços ao Eleitor e depois em Justificativa Eleitoral. O tribunal ressalta, no entanto, que o eleitor só deve assiná-lo na presença de um mesário, no dia da votação, nos locais destinados ao seu recebimento.

Na entrega do requerimento, o eleitor deve apresentar o título ou um dos seguintes documentos com foto: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.

O eleitor que não puder realizar a justificativa no dia da votação tem até 60 dias após o pleito para entregar o requerimento em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral. Além disso, ainda pode encaminhá-lo, via postal, ao cartório da zona eleitoral onde for inscrito.

O cidadão que não votar nem justificar fica impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, ou empossar-se neles, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral.
Fonte: Atarde
Postado por : Sidnalva Flores
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Hugo Chávez promete eleição limpa na Venezuela



CARACAS (Reuters) - O presidente Hugo Chávez garantiu na sexta-feira que não há chance de fraude na eleição parlamentar de domingo na Venezuela, apesar das queixas nesse sentido de alguns adversários seus.

Chávez já promoveu cerca de uma dúzia de eleições desde que chegou ao poder, em 1998. Em geral, observadores internacionais consideram os pleitos corretos, mas os partidos de oposição eventualmente os denunciam.

Aliados de Chávez disseram nesta semana que alguns políticos de oposição já estão se preparando para protestar depois da eleição dos novos 165 deputados nacionais.

"Não há possibilidade de fraude", disse Chávez na TV estatal. "Esperemos os resultados na noite (de domingo), vocês sabem que eles são bem protegidos. Ninguém pode dizer, a não ser que seja irresponsável, que houve fraude."

Uma autoridade eleitoral crítica ao governo ecoou nesta semana as preocupações oposicionistas de que Chávez teria abusado dos recursos estatais, inclusive dominando a mídia, durante a campanha.

Mas esse funcionário afirmou que os mecanismos de votação estão no nível dos melhores do mundo. Nenhum líder oposicionista sugeriu que haverá manipulação direta dos votos.

Pesquisas e analistas anteveem um eleitorado dividido, talvez com alguns pontos percentuais de vantagem para o Partido Socialista Unificado da Venezuela (chavista) em relação à oposição.

Nesse cenário, devido a recentes alterações nos distritos eleitorais, favorecendo os políticos governistas, o PSUV ampliaria sua maioria parlamentar. Não está claro, no entanto, se obterá os dois terços necessários para fazer grandes reformas.

A eleição é um importante teste para o apoio a Chávez e à sua "revolução socialista" no país, maior exportador de petróleo da América do Sul. O presidente deve buscar um novo mandato em 2012.

UOL

Postado por Danyllo.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Guanambienses se destacam no Mundial de Jiu Jitsu Olímpico


As atenções do mundo do Jiu Jitsu estiveram voltadas para Salvador neste final de semana (28 e 29), com a realização do World Cup de Jiu-Jitsu Olímpico, na Associação Atlética Banco do Brasil, no bairro de Piatã em Salvador.
A competição, organizada pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu (FBJJ), faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico e teve como objetivo mostrar ao comitê Olímpico Internacional que o Jiu Jitsu esta organizado e pronto para fazer parte dos jogos Olímpicos.
A academia Roberto Audi com apenas dois atletas de Guanambi participaram, sendo eles: Naita "Audi" Frota e Ronildo Santos, (Ex projeto Bom de esporte e bom na escola), Naita pegou prata e Ronildo Bronze.
O evento contou com a participação de atletas de todo o Brasil e também de atletas norte americanos, suecos, Japoneses e de diversos outros paises.
Angelo Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Decretos ampliam autonomia financeira e administrativa dos institutos federais

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia terão, a partir de agora, mais autonomia financeira e de gestão. Isso significa mais liberdade para que as instituições remanejem seu orçamento, de acordo com suas necessidades. A medida consta de um dos três decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, 22, referentes à gestão dos institutos federais. “Ao investir nos institutos, estamos criando condições para que a população volte a pensar no setor produtivo e no desenvolvimento regional”, disse o presidente.
Os decretos assinados garantem que os recursos ainda disponíveis nas instituições não precisam ser devolvidos à União. Poderão ser aplicados no ano seguinte, desde que na mesma atividade para a qual foram destinados, mediante existência de superávit financeiro da União.De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a autonomia será dada aos institutos em troca do cumprimento do plano de metas firmado entre o MEC e os reitores em maio deste ano, que inclui o aumento do número de alunos por professor, estímulo a políticas de apoio à educação básica e produção de conhecimento científico.“Esse marco regulatório dá segurança para o seguimento da expansão da rede, com qualidade do ensino”, ressaltou o ministro. Das 214 novas unidades propostas no plano de expansão, 192 já estão em funcionamento. As 22 restantes serão inauguradas até o fim do ano.Os outros dois decretos se referem à criação de um banco de professores e técnicos equivalentes. A medida facilita o ingresso de novos profissionais em caso de vacância do cargo, por aposentadoria ou exoneração, por exemplo. Com o banco de servidores – constituído por meio de concurso público – será possível convocar um substituto automaticamente, dispensada a autorização dos ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão.Decretos semelhantes voltados às universidades federais foram assinados pelo presidente em 19 de julho deste ano.
MEC Assessoria de Comunicação Social
Postado por : Ben
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Baleia aparece morta no litoral do Ceará

Uma baleia apareceu morta na praia de Piriquara, em Paraquaru, no Ceará. O animal de 13,5 metros de comprimento estava em avançado estado de decomposição.Técnicos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos estiveram no local e constataram que a baleia estava morta há pelo menos cinco dias.Entre os meses de junho e novembro, as baleias da espécie jubarte costumam deixar a Antártida em direção ao litoral brasileiro para se reproduzirem em águas mais quentes.Esta é a segunda baleia a encalhar nas proximidades do município só no mês de setembro.O animal foi enterrado na praia para evitar a contaminação da água do mar, já que a região é bastante frequentada por banhistas.

Silvio Santos convida Lula para apresentar abertura do Teleton

O apresentador e proprietário do SBT, Silvio Santos, convidou nesta quarta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apresentar a abertura do programa Teleton, que acontecerá dias 5 e 6 de novembro.

Santos também pediu ao presidente uma doação de R$ 12 mil para o programa, uma maratona televisiva com o objetivo de arrecadar dinheiro para assistência de crianças com problemas de saúde.

O apresentador explicou que o valor pedido se refere aos 12 anos de programa. Segundo ele, Lula não quis gravar de improviso, mas se comprometeu a pensar em uma forma de aparecer no programa. "Ele vai fazer a abertura, ele gosta da causa e admira essa causa", disse ao deixar a reunião com Lula.

Santos mostrou a Lula um vídeo em seu laptop em que o hoje presidente participou do "Show de Calouros" em 1989, quando concorria ao cargo. "Minha visita não é uma visita ao presidente, é ao Lula", disse.

O apresentador disse que não entrava no Palácio do Planalto desde o governo Itamar Franco e, ao descrever o momento de espera para a audiência com o presidente, acabou contando aos jornalistas sobre uma reunião, que não está prevista na agenda oficial, de Lula com o ex-ministro da Justiça e advogado Márcio Thomaz Bastos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/802906-silvio-santos-convida-lula-para-apresentar-abertura-do-teleton.shtml

Postado por Anderson Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Laboratório liderado por brasileiro vai transformar corpo humano em PC


Entre as pesquisas do Microsoft Research Laboratory (MRL) estão dois projetos para tornar mais natural a interação entre seres humanos e computadores. O primeiro, batizado de skinput, faz com que nossa pele se transforme em uma tela sensível ao toque. Pequenos projetores são acoplados a uma braçadeira, e exibem comandos no antebraço do usuário. Com os dedos da outra mão, basta "clicar" no comando selecionado para fazer ligações, acessar a internet ou trocar a música de seu player de MP3, por exemplo.Sensores instalados na mesma braçadeira medem a reverberação acústica produzida pelo "clique" em nosso braço. A cada batida do dedo na "tela", as ondas chegam aos sensores, que indicam qual foi o comando selecionado, já que a reverberação é diferente de acordo com a área do corpo apontada pelo usuário.

No segundo projeto, os cliques tornam-se desnecessários. Uma série de eletrodos mede a atividade elétrica provocada pela movimentação dos músculos da mão do usuário. Essa técnica, conhecida como eletromiografia, permite identificar exatamente qual dedo é movimentado.

A vantagem é que você pode programar funções diferentes para cada cada extremidade: mexa o indicador para abrir seu email, o polegar para acessar seu site de notícias predileto, o anelar para ligar para sua esposa e o médio para desligar o computador, por exemplo. Na prova de conceito, os pesquisadores da Microsoft foram mais ousados e divertidos: que tal jogar "Guitar Hero" sem a guitarra? É o "Air Guitar Hero".

Estrutura acadêmica Os projetos comandados pelo brasileiro Rico Malvar, em parceria com diversas instituições de pesquisa ao redor do mundo, tentam desenvolver tecnologias que não necessariamente serão integradas à linha de produtos da Microsoft. "Enquanto o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa trabalha no que chegará para o consumidor nos próximos dois ou três anos, nosso foco está em uma década para a frente", explica Malvar ao G1.

Cabe ao engenheiro, que mora há 13 anos nos EUA, decidir onde investir uma pequena parte dos cerca de US$ 9 bilhões da verba anual de pesquisa da Microsoft. Em contrapartida, a empresa fica com cerca de 10% dos resultados obtidos no MRL. "Cerca de 90% é publicado, temos uma estrutura bem semelhante a um laboratório de uma universidade. E, para a academia, publicar é muito importante."

O MRL já publicou informações sobre sistemas operacionais que eventualmente devem substituir o Windows, linguagens computacionais para os equipamentos do futuro, sistemas para facilitar a interação de homens e robôs e algoritmos de análise automática de textos e fotos, entre outras áreas de pesquisa.


Thaynara Aranha

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 19 de setembro de 2010

Diretor de Operações deve deixar o cargo, diz presidente dos Correios

O presidente dos Correios, David José de Matos, confirmou neste domingo (19), por meio de sua assessoria, que o coronel Eduardo Artur Rodrigues deve apresentar carta de demissão do cargo de diretor de Operações dos Correios nesta segunda-feira (20).

Rodrigues foi apontado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” como sendo ligado à empresa Master Top Linhas Aéreas (MTA), citada em denúncias de tráfico de influência que culminaram no pedido de demissão da ex-ministra da Casa Civil Eurenice Guerra e de outros dois funcionários da pasta.

De acordo com a reportagem, o diretor dos Correios seria representante de um empresário argentino, apontado como verdadeiro dono da empresa do setor aéreo. O jornal afirma ainda que Silva estaria atuando para transformar a MTA na empresa de carga aérea oficial dos Correios.

Fonte: www.g1.globo.com

Postado por: Sidnalva flores

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Federal da Bahia vai reabrir inscrições para o vestibular 2011

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai reabrir as inscrições para o vestibular 2011 no período de 27 de setembro a 11 de outubro. O novo calendário é válido para os cursos de graduação nos campi de Salvador, Vitória da Conquista e Barreiras. Os candidatos devem se inscrever pelo site www.vestibular.ufba.br.As inscrições foram encerradas no dia 22 de agosto. Segundo a diretora do serviço de seleção da UFBA, Antonia Elisa Caló Oliveira , mais de 40 mil candidatos já se inscreveram, porém muitos estudantes ficaram de fora. "Resolvemos reabrir porque a demanda é grande. Recebemos dezenas de e-mails todos os dias e solicitações nos postos de atendimento", afirmou Antonia.

Durante o período de reabertura das inscrições, até o dia 11 de outubro, todos os candidatos, tanto os anteriormente inscritos como os recém-inscritos, poderão fazer alterações no requerimento de inscrição.

Os cursos e vagas oferecidos são os mesmos anteriormente oferecidos: 7.991 vagas para 113 graduações. A taxa de inscrição, no valor de R$ 100, deve ser paga até 13 de outubro.

As provas da primeira fase ocorrem em 14 e 15 de novembro, e a da segunda etapa serão aplicadas em 12 e 13 de dezembro.

Mais informações podem ser encontradas no Manual do Candidato disponível no sitewww.vestibular.ufba.br ou pelo telefone (71) 3283-7820.

fonte: G1
Postado por Paula

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Anvisa suspende importação de pílula do dia seguinte


Fábrica na Hungria foi reprovada em inspeção.
Laboratório no Brasil afirma que medicamentos são seguros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta quarta-feira (15) a importação do contraceptivo Postinor, mais conhecido como pílula do dia seguinte. De acordo com o Diário Oficial da União, foram detectadas irregularidades em uma inspeção realizada na fábrica localizada em Budapeste, na Hungria. A empresa que comercializa o medicamento no Brasil, Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. informou que a venda dos produtos disponíveis no mercado continua.

Segundo a resolução da Anvisa, o fabricante húngaro Gedeon Richter Ltd. foi reprovado na inspeção realizada em março de 2010. Com isso, os medicamentos Postinor 2, Postinor uno e Femina ficam com a importação suspensa. As duas versões do Postinor são contraceptivos usados após a relação sexual. Já o Femina é uma pílula anticoncepcional tradicional. O laboratório Aché divulgou nota à imprensa esclarecendo que a importação dos produtos foi suspensa, mas não a comercialização. Segundo a empresa, “os produtos, presentes no mercado brasileiro há mais de 10 anos, continuam devidamente autorizados pela Anvisa, em todo o território nacional, não havendo nenhum comprometimento em relação a sua segurança, eficácia e qualidade”. A Aché informa, ainda, que está tomando providências para regularizar as novas importações e aguardará a deliberação da Anvisa. Os consumidores que tiverem dúvidas podem contatar a Central de Atendimento a Clientes no 0800 701 6900.

Fonte: G1.globo.com

Postado por: Monique Ciríaco Fernandes


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 14 de setembro de 2010

STJ prorroga prisão de governador e de ex-governador do Amapá


O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio Noronha decidiu nesta terça-feira (14) prorrogar a prisão temporária do governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), do ex-governador Waldez Góes (PDT), do presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Júlio de Miranda Coelho, do secretário de Segurança, Aldo Alves Ferreira, do empresário Alexandre Gomes, e do ex-secretário de Educação José Santos Bittencourt.

Noronha determinou ainda a expedição de alvarás de soltura para os outros 12 presos pela Polícia Federal na última sexta-feira (10) por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos no Amapá. O prazo inicial da prisão temporária terminaria à meia-noite desta terça-feira.

As apurações da Polícia Federal revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Postador por :Maikon Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Salvador se mostra confiante em receber abertura da Copa de 2014.

Representantes da cidade se encontram com Ricardo Teixeira para tratar de assuntos ligados ao Mundial que vai acontecer no Brasil daqui a quatro anos.


A cidade de Salvador está confiante que poderá receber a abertura da Copa do Mundo de 2014. O chefe de gabinete da prefeitura local e responsável pelos assuntos da Copa 2014 na cidade, Leonel Leal, se encontrou nesta segunda-feira com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, e saiu satisfeito da reunião.

- Nada nos foi garantido, mas o presidente da CBF afirmou que Salvador está no páreo e tem condições para abrir o Mundial - disse Leal.

Ainda sem qualquer tipo de previsão para a divulgação do nome da cidade que vai sediar a abertura da Copa, Salvador já está fazendo sua parte e entregou para Teixeira um livro de apresentação da cidade e seus representantes se colocaram à disposição da FIFA para qualquer inspeção ou análise técnica. Agora, o pedido da cidade será avaliado por Ricardo Teixeira e pela organização da competição.

- Estamos fazendo a nossa parte, já começamos a torcer - concluiu Leal.

Além de Leal e Teixeira, estiveram presentes no encontro o secretário municipal da educação, cultura, esporte e lazer, Carlos Soares, do secretário extraordinário da Copa, Ney Campello, e do vice-presidente da Federação Baiana de Futebol, Manfredo Lessa Pinto.

Jaderson

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Entidades avaliam plebiscito pelo limite de propriedade da terra

Entidades avaliam plebiscito pelo limite de propriedade da terra

Grande número de pessoas atendeu ao chamado da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag) e de outras 53 entidades que integram o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) e participaram da votação do plebiscito popular pelo limite da terra, durante a semana da Pátria (1º a 7) e do abaixo-assinado que será encaminhado ao Congresso Nacional.

Em algumas localidades do País a consulta popular vai prosseguir até domingo (12). A Coordenação Nacional da mobilização vai divulgar resultado no final deste mês.

Para o coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Edmundo Rodrigues Costa, o plebiscito conseguiu colocar de novo na pauta política do Brasil o debate sobre a reforma agrária e chamar a atenção da sociedade para a questão da soberania territorial e da segurança alimentar:

“O plebiscito foi positivo por que favoreceu o debate com a população brasileira sobre a reforma agrária com lideranças comunitárias, estudantes e professores, sobre a quantidade de terras griladas e devolutas que poderiam servir para a reforma agrária, para criação de assentamentos”

O coordenador da CPT ressaltou que o plebiscito trouxe à tona dados importantes sobre a questão agrária no Brasil.

Dados oficiais

“Nós tivemos a oportunidade de mostrar por meio dos dados oficiais que o Brasil é um país com grandes propriedades de terra, e muita gente não tinha essas informações. Na realização do plebiscito, nos debates, nas palestras, foi possível trazer informações para a sociedade, para que ela pudesse se entusiasmar a votar pelo limite da propriedade de terras neste País”.

Para Luis Claudio Mandela, da Cáritas Brasileira, a realização do plebiscito em ano de eleições foi importante para aprofundar o debate sobre o desenvolvimento do país

“Em um ano de eleições, onde você tem a possibilidade de fazer um debate mais profundo sobre os caminhos do país, principalmente da inclusão das pessoas que estão em situação de empobrecimento, realizar um plebiscito para debater pauta tão importante e como isso impactar no modelo de desenvolvimento e na situação da população pobre, tanto da zona rural como da zona urbana, é fundamental e muito positivo”

Mandela acrescenta que os plebiscitos populares devem ser uma prática da realidade brasileira.
sapo!!!
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 12 de setembro de 2010

CINE REG


Filme: A Vida é Bela
Início: 20 h
Dia: 11/09/10

Postado por Fernanda Fiúza
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tribunal dos EUA volta a liberar verba para pesquisa de células-tronco

Em agosto, um juiz federal tinha vetado financiamento federal de estudos.
Em março de 2009, Obama suspendeu proibição da era George W. Bush

Um tribunal dos Estados Unidos suspendeu nesta quinta-feira (9) a proibição de pesquisas com células-tronco embrionárias financiadas com dinheiro público do governo federal. O veto havia sido decidido pelo juiz federal Royce Lamberth.

O juiz havia mantido, na terça-feira, a proibição, rejeitando o pedido do governo do presidente Barack Obama de que ela fosse suspensa até a decisão da corte de apelações, que acabou sendo tomada dois dias depois.

"Segundo este tribunal, uma suspensão seria contrária à vontade do Congresso", estipulada na emenda Dickey-Wicker, escrevera o juiz Royce Lamberth, em sua decisão.

A emenda estabelece que recursos federais não poderão ser utilizados em pesquisas que levem à destruição de embriões humanos.

"O Congresso tem liberdade para emendar ou revisar esta legislação, algo que este tribunal não pode fazer", acrescentou Lamberth.

Apoiados neste texto, uma coalizão de grupos, que inclui vários cristãos conservadores, pediu, em nome da proteção da vida humana, uma ordem contra o financiamento das experiências científicas com células-tronco embrionárias.

O juiz Lamberth tomou sua decisão em 23 de agosto, determinando o congelamento temporário dos recursos federais para as pesquisas.

Em março de 2009, o presidente americano suspendeu uma proibição sobre o financiamento federal, imposta por seu antecessor, George W. Bush, por razões morais e religiosas, para pesquisas científicas com células-tronco extraídas de embriões humanos.

A decisão de Obama de reverter a legislação de Bush foi saudada por muitos cientistas, que acreditam que o campo de pesquisa tem grande potencial para tratar graves doenças como Alzheimer, o Parkinson e a diabetes.

G1

Por, Danyllo

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

7 de Setembro, desfile + GRITO DOS INCLUÍDOS.

Em salvador, em nossa "data comemorativa", o desfile do grito dos excluídos virou uma comédia, na verdade se tornou o grito dos incluídos.

É muito difícil ver a situação política atual brasileira, onde as pessoas brincam de ser políticos - representantes da nossa sociedade - candidatos que nem se quer demonstraram algum trabalho perante a comunidade e se sentem preparados para assumir uma posição que tende a tomar decisões que irá afetar de forma positiva ou não, milhares de pessoas.

Muitos usam a imagem de uma pessoa famosa que a mídia sempre leva consigo nos horário nobres da televisão (apresentadores, atores, comediantes, cantores), ou até mesmo essas pessoas que se dizem "famosas" querem inovar ou ter uma nova experiência de vida que é o ingresso na política. Isso só acontece no Brasil.

No interior, como não existem pessoas que atuam na globo e adjacências se candidatando, a mídia local trata de fazer esse papel, principalmente as rádios, onde os políticos possuem cotações e conseqüentemente força na divulgação da sua campanha e do seu partido, ou seja, no interior existe um racha entre os veículos de comunicações locais (esquerda e direita). Não precisa ter no município um sociólogo ou algum outro estudioso da área para ver que tudo hoje se tornou uma brincadeira com o dinheiro do povo.

A Residência do Estudante de Guanambi tentou desfilar na ala do grito dos excluídos mas, o carnaval em Salvador já estava montado, com balões, carros de sons e diversos meios de divulgação da tão esperada eleição, cada político fazendo a sua fezinha na mega-sena que irá ser sorteada no dia 03/10.

Mais uma vez, os excluídos foram realmente excluídos.

Sentimos orgulho por ser brasileiros mas, infelizmente, a nossa campanha política é uma DECEPÇÃO.

Segue um texto falando qual é realmente o significado do grito dos excluídos, quem sabe aqueles que se dizem conscientes não tentam mudar essa parte da nossa infeliz história.

"O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:

  • Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
  • Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
  • Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos."

    [...]
Saiba mais a respeito do assunto no site: http://www.gritodosexcluidos.org/

Jaderson
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Maracanã fecha no próximo dia 8 para obras da Copa 2014



O Maracanã já tem data para ser fechado para as obras de reforma para a Copa do Mundo de 2014: 8 de setembro. Depois de Flamengo x Atlético-MG, na noite desta quinta-feira, o estádio receberá apenas mais três jogos, todos do Campeonato Brasileiro: Fluminense x São Paulo (no próximo domingo), Fluminense x Palmeiras (1º de setembro) e Flamengo x Santos (5 de setembro).

Para o returno do Brasileirão, que começa no próprio dia 8, Flamengo e Fluminense terão que encontrar um novo local para mandar seus jogos. No dia de fechamento do estádio, o Tricolor carioca enfrenta o Ceará, pela 20ª rodada. E terá que disputar a partida em um outro estádio.

Em comunicado divulgado em seu site, a CBF afirma que a decisão de fechar o estádio antes do início do returno do Nacional, além de buscar cumprir o cronograma acertado com a Fifa, procura evitar benefícios a um determinado clube.

- Esta deliberação tem por escopo, também, manter a igualdade de condições entre os clubes participantes do Campeonato, que poderiam ser prejudicados caso a interdição do uso do estádio ocorresse no meio do returno - afirma o comunicado, também assinado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

As entidades alegam também um aspecto de segurança para não realizar partidas em um estádio com capacidade reduzida.

- (...) A forçosa diminuição da capacidade do estádio, numa fase do Campeonato que habitualmente desperta maior interesse do público, poderia levar a uma situação crítica, pela falta de ingressos que satisfizessem o natural aumento da demanda.

Na última terça-feira, dois dias após o clássico entre Vasco e Fluminense, assistido por 80 mil pessoas, o estádio foi parcialmente interditado. As cadeiras comuns, localizadas no anel inferior do Maracanã, começaram a ser retiradas. Ingressos para o setor não foram vendidos para a partida entre Flamengo x Atlético-MG. O mesmo vai ocorrer para os três jogos restantes. O total de bilhetes colocados à venda para o jogo desta quinta foi de 39.512.

Apesar dos seguidos atrasos no início das obras, o governo do Estado do Rio de Janeiro mantém a previsão de que a reforma será concluída em dezembro de 2012, a tempo do estádio receber jogos da Copa das Confederações do ano seguinte.


por globoesporte.com

Angelo Fernandes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Estudo descobre propriedades antibióticas nas baratas

PARIS (AFP) - As baratas, insetos considerados sujos por essência, poderiam contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos contra bactérias resistentes, segundo cientistas britânicos que descobriram substâncias com propriedades antibióticas inesperadas nestes insetos.

Uma equipe da Universidade de Nottingham identificou até nove moléculas diferentes no cérebro e nos tecidos nervosos de baratas e gafanhotos, substâncias tóxicas para as bactérias e que poderiam resultar em tratamentos para certas infecções frequentemente resistentes a antibióticos comuns.

Segundo os cientistas, estes tecidos seriam, ainda, capazes de matar mais de 90% dos Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA, na sigla em inglês) e de Eschirichia coli (E. coli), sem prejudicar as células humanas. Os pesquisadores estão, agora, estudando as propriedades específicas das substâncias descobertas em laboratório.

Para Simon Lee, da Escola de Medicina e de Ciência Veterinária da universidade britânica, esta descoberta aparentemente surpreendente é, na verdade, previsível.

"Os insetos costumam viver em meio a condições sanitárias e de higiene muito ruins, em ambientes onde estão expostos a um grande número de bactérias diferentes. Portanto, é lógico que eles tenham desenvolvido meios de se proteger dos microorganismos", explicou.

"Nós esperamos que estas moléculas possam conduzir a tratamentos contra as infecções (causadas por) 'E. Coli' e MRSA, que se tornam cada vez mais resistentes aos medicamentos atuais", acrescentou Lee.

"Além disso, estes novos antibióticos poderiam constituir uma alternativa para os tratamentos já disponíveis, que podem ser eficazes, mas têm efeitos colaterais indesejáveis importantes", disse o pesquisador.

Por Ben.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 5 de setembro de 2010

Barco com mais de 200 pessoas naufraga na República Democrática do Congo

Uma embarcação com mais de 200 passageiros a bordo naufragou no Rio Kasai, na região central da República Democrática do Congo (RDC), informaram neste domingo (5) autoridades locais, sem precisar ainda o número de vítimas.
Autoridades provinciais estimam que a maior parte dos ocupantes morreu no acidente, mas não puderam ainda determiná-lo em números. A embarcação afundou na noite deste sábado, numa localidade a menos de 100 quilômetros de Tshikapa, de onde havia zarpado com destino a Nyalongo, na província de Kasai Ocidental.
De acordo com essas fontes, aparentemente houve um incêndio causado por uma falha nos motores da embarcação e o fogo se propagou rapidamente porque havia vários galões de combustível a bordo.
O Ministério de Comunicação da RDC informou em Kinshasa que 300 passageiros estariam na embarcação, mas não informou dados sobre vítimas.
Os naufrágios de barcas são frequentes na RDC e nos países vizinhos da região dos Grandes Lagos africanos, onde a escassez de estradas faz com que o transporte fluvial seja o mais usado, embora também perigoso.
Além de frequentemente excederem o número autorizado de passageiros, as embarcações costumam transportar bastante mercadoria, o que aumenta o peso a bordo e, consequentemente, o risco de acidentes.

sábado, 4 de setembro de 2010

Dilma tem 50%, e Serra, 28%, aponta pesquisa Datafolha

Marina Silva (PV) aparece em terceiro, com 10% das intenções de voto.
Margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (4) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 50% das intenções de voto, contra 28% do candidato do PSDB, José Serra. A candidata do PV, Marina Silva, obtém 10% no levantamento.

Dos demais candidatos (Plínio, PSOL, Zé Maria, PSTU, Eymael, PSDC, Rui Costa Pimenta, PCO, Ivan Pinheiro, PCB, e Levy Fidelix, PRTB), nenhum atingiu 1% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos totalizam 4% e os que não sabem, 7%.

A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Levando em consideração a margem de erro, Dilma pode ter entre 48% e 52%, Serra, entre 26% e 30%, e Marina, entre 8 e 12%.

O levantamento foi encomendado pelo jornal "Folha de S.Paulo". Foram realizadas 4.314 entrevistas em 203 municípios na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 27903/2010.

Na pesquisa anterior do Datafolha, feita no dia 26 de agosto, Dilma teve 49%, Serra, 29%, e Marina, 9%.

G1

Por, Thaynara.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Em comício, Lula acusa campanha de Serra de mentir ''descaradamente'' sobre quebra de sigilo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou duramente o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, durante um comício realizado na manha deste sábado (4), na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

Sem citar diretamente o nome do tucano, Lula disse que a campanha de Serra está “baixando o nível” ao utilizar um “programa rasteiro” no horário eleitoral gratuito obrigatório.

“Nossa campanha está tranquila. Do outro lado, nós temos um adversário que o bicho está em uma raiva só”, afirmou o presidente. “Mentira tem perna curta [..] quando as pessoas começam a mentir descaradamente, quando começam a procurar alguém para responsabilizar pelo seu fracasso, aí a coisa não fica bem”.

A fala do petista acontece um dia depois do presidenciável tucano usar o seu horário eleitoral gratuito para atribuir à campanha da ex-ministra da casa civil e sua principal adversária na corrida presidencial, Dilma Rousseff (PT), a quebra do sigilo do Imposto de Renda de Verônica Serra, filha do tucano.

"Minha filha é mãe de três crianças pequenas, uma mulher honrada (...) que nunca se meteu em política. Eu estou indignado", afirmou o tucano, cuja propaganda já havia abordado o episódio na tarde da última quinta (02), mas sem que Serra falasse pessoalmente sobre o assunto.

Durante o horário eleitoral da tarde deste sábado (04), a campanha do candidato do PSDB voltou a exibir a peça, onde aproveitou para citar a quebra de sigilo do caseiro Francenildo Santos Costa. Em 2006, Francenildo afirmou ter visto o então ministro da Fazenda Antonio Palocci em reuniões com lobistas e prostitutas na mansão onde trabalhava, em Brasília. Pouco tempo depois, o sigilo bancário do caseiro foi quebrado. O episódio resultou na saída de Palocci do cargo.

"Se continuar assim, todos nós seremos Francenildos", afirmou Serra. A propaganda do tucano também buscou associar a candidata petista ao ex-presidente Fernando Collor. "A mesma baixaria contra a filha do Lula agora é usada contra a filha do Serra", afirmou o locutor do programa, que em seguida exibiu imagens de Collor declarando apoio a Dilma.

Lula ainda disse, novamente sem citar o nome de Serra, que “ninguém precisa ficar transformando a família em vítima”. “É próprio de quem não sabe nadar cair na água e se debater até morrer afogado”.

Apesar da presença de Lula, que estava usando uma tala no braço esquerdo devido a uma tendinite, sua candidata ao Palácio do Planalto não compareceu ao comício. Dilma está em Porto Alegre (RS) onde acompanha sua filha Paula, que está prestes a dar a luz. “Eu acho importante a dedicação que a Dilma está tendo com a filha”, afirmou o presidente.

Também participaram do evento o candidato a vice-presidente de Dilma, Michel Temer (PMDB), Aloizio Mercadante, candidato petista ao governo de São Paulo, Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PCdoB), candidatos ao Senado por São Paulo.

Fonte: http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/09/04/em-comicio-sem-dilma-lula-acusa-serra-de-mentir-descaradamente-sobre-quebra-de-sigilo.jhtm

Postado por Anderson Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

DIRECTOR DA CIA DEFENDE SIMULAÇÃO DA ASFIXIA PARA INTERROGAR


O director dos serviços secretos estado-unidenses (CIA), Michael Hayden, defendeu no Congresso dos EUA a utilização do waterboarding, denominação em inglês da simulação de asfixia por meio de água. O sr. Hayden considerou esta técnica de interrogatório como "necessária, ainda que provavelmente não seja legal"

Fonte: www.reisitir.info

Por: Danyllo
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Plataforma de petróleo explode no Golfo do México

Segundo Guarda Costeira, pelo menos uma pessoa ficou ferida
Uma explosão em uma plataforma de petróleo no Golfo do México nesta quinta-feira deixou uma mancha de óleo de cerca de 1,6 km de extensão nas proximidades da costa do Estado americano da Louisiana, segundo a Guarda Costeira dos EUA.

Treze trabalhadores que estavam no local teriam sido jogados ao mar. No entanto, enquanto a Guarda Costeira informa que um deles está ferido, a empresa que opera a plataforma, Mariner Energy, declarou que todos foram resgatados e estão bem.

O local da explosão fica 320 km a oeste da plataforma Deepwater Horizon, que explodiu em abril lançando milhões de barris de óleo no Golfo do México, no maior desastre ambiental da história dos EUA.

No caso da Deepwater Horizon, o petróleo não vazou imediatamente, e sim dias depois, quando um cano foi rompido. Mais de 5 milhões de barris de petróleo se espalharam no Golfo após o incidente.

A explosão desta quinta-feira ocorreu às 9h20 da manhã, horário local (11h20, em Brasília), segundo a Guarda Costeira, que foi alertada por um helicóptero que sobrevoava o local.

A plataforma Vermilion Block 380 não estava produzindo petróleo e gás, mas sete poços em funcionamento operados pela Mariner Energy ficam próximos ao local em chamas, informou o repórter da BBC na Louisiana, Rajesh Mirchandani. A empresa negou inicialmente que houvesse vazamentos no local.

A Guarda Costeira enviou helicópteros e navios ao local para investigar a dimensão dos danos.
Fonte: BBC Brasil
Postado por: Talita Souza
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Plataforma explode no golfo do méxico

Uma plataforma petrolífera localizada no Golfo do México, próxima à costa do estado americano da Louisiana explodiu nesta quinta-feira.
Os 13 funcionários que nela trabalhavam conseguiram escapar sem ferimentos graves, segundo a guarda costeira.
A plataforma que explodiu, a Vermillion Oil Rig 380, operada pela Mariner Energy, está localizada perto da Deepwater Horizon, a plataforma da BP que explodiu no dia 20 de abril deste ano e afundou dois dias depois, causando o pior desastre ambiental da história dos EUA.



Fonte: AGENCIA EFE


Postado por Sidnalva Flores
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments