sábado, 30 de outubro de 2010

Gabarito do Enem será divulgado dois dias após provas


Medida já era prevista em edital divulgado no início do ano, diz Inep.

Exame será aplicado em 6 e 7 de novembro.


O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) só será divulgado em 9 de novembro, dois dias após a aplicação da última prova do exame, que ocorre em 6 e 7 de novembro. A medida, segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já era prevista no edital do exame, divulgado no início deste ano.

No ano passado, o gabarito oficial do Enem foi divulgado na noite da aplicação da última prova. O material trazia respostas diferentes para ao menos seis questões das provas de matemática e de linguagens. Ainda em 2009, as provas do Enem, inicialmente marcadas para os dias 3 e 4 de outubro, tiveram de ser remarcadas após o vazamento dos cadernos de questões na gráfica, em São Paulo.

Além da mudança na data de divulgação do gabarito, o Enem deste ano prevê outras alterações com relação ao ano passado, com restrições mais rígidas durante a realização das provas. Os estudantes poderão usar apenas caneta esferográfica preta. Lápis e relógio estão proibidos de entrar nas salas de exame por questões de segurança, segundo Inep.

Outros itens que devem ficar fora das salas, segundo o instituto, são borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

O Enem 2010 ocorre em 6 e 7 de novembro. Segundo o Inep, 4,6 milhões de candidatos estão inscritos no exame. Em 2009, 4,1 milhões de pessoas se inscreveram, mas cerca de 2,6 milhões fizeram a prova.

As provas ocorrerão das 13h às 17h30 de 6 de novembro, com questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 7 de novembro, a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.

Segundo o Inep, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília. Não será permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado.

Os resultados do exame serão divulgados até 15 de janeiro de 2011, de acordo com o instituto.

G1

Postado por Danyllo.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

UNEB reabre inscrições para Vestibular 2011

Os estudantes que ainda não efetivaram suas inscrições para o Vestibular UNEB 2011 têm uma última oportunidade.
Por conta dos mais de 20 mil interessados que preencheram a ficha de inscrição mas não efetuaram o pagamento da taxa, a universidade decidiu abrir novo período para inscrições, a começar nesta quarta-feira, dia 27 de outubro.
As inscrições continuam sendo aceitas – exclusivamente – pela internet, no site www.vestibular.uneb.br.
Conforme termo aditivo publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o novo prazo para inscrições se encerrará no próximo dia 4 de novembro, podendo o boleto bancário ser pago até o dia seguinte (5), nos caixas de banco, caixas automáticos, casas lotéricas e internet banking.
A taxa de inscrição é de R$ 85, valor abaixo do praticado em seleções de outras universidades de grande porte.
O vestibular da UNEB está oferecendo 4.701 vagas para 135 opções de cursos nas modalidades presencial e a distância. São cursos oferecidos nos 24 campi da universidade (em Salvador e outros 23 municípios baianos) e seis cidades polos de EaD.
De acordo com o pró-reitor de Graduação (Prograd) da UNEB, José Bites, além dos milhares de candidatos que não efetivaram o pagamento da inscrição, “temos vários casos de pessoas contempladas com a isenção da taxa mas que não confirmaram suas inscrições”.
O pró-reitor reforça que os candidatos contemplados com a isenção da taxa precisam efetivar normalmente a inscrição, utilizando o código gerado no pedido de isenção. A não efetivação da inscrição excluirá o candidato isento do processo seletivo.
Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB disponibiliza 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas.
A reabertura das inscrições não alterou o cronograma do processo seletivo da UNEB.
As provas do certame serão realizadas nos dias 5 e 6 de dezembro, em todas as cidades onde a universidade possui campus. E a prova de habilidade específica para os candidatos ao curso de Desenho Industrial está marcada para o dia 19 de dezembro, no colégio Iceia, em Salvador.


Angelo
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ex-primeiro-ministro britânico defende que países reformem sistemas de educação

Tony Blair, que esteve em SP, diz que alunos deveriam aprender a usar melhor tecnologia
O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, disse nesta terça-feira (26) em palestra na Universidade Anhembi Morumbi que governos de todo o mundo precisam reformar seus sistemas educacionais. Para funcionar, diz ele, a educação tem que ser "para todos", mas o sucesso depende da abertura "de espírito, de pessoas e de países".

"Quando você propõe uma mudança, todos dizem que é um desastre. Enquanto a mudança está sendo feita, falam que é um inferno. Depois, se comportam como se sempre tivesse sido assim". Alguns pontos são fundamentais para mudar o sistema de ensino, na avaliação do ex-líder trabalhista britânico. São eles: universalizar o acesso às escolas; continuar a estudar mesmo após ter terminado a universidade ou outros ciclos de ensino; investir na formação dos professores; aplicar recursos em educação nas áreas pobres; desenvolver habilidades dos alunos no uso de tecnologia; ampliar o comprometimento do governo com o ensino.

Blair discursou em torno das "aceleradas mudanças" provocadas pela globalização. Um desses efeitos é a velocidade com que os jovens mudam de trabalho, o que, segundo ele, exige que as instituições estimulem os alunos a investirem em suas habilidades sociais.

Ele citou o Reino Unido como exemplo de que ainda há muito que ser feito ao redor do mundo. "Nós educamos uma elite brilhante, mas a maior parte é educada com o básico, que não é suficiente".

Ensino para a vida
O ensino tem que ser exercitado "para a vida", referindo-se à educação continuada, na opinião de Blair. Ele disse que esse pensamento tem que partir dos governos, da sociedade e, principalmente, do próprio indivíduo. "A pré-escola conta na formação do indivíduo, assim como a pós [graduação]".
A ex-presidenciável do PV, Marina Silva, esteve presente na palestra e disse concordar com Blair na questão de dar mais importância à educação. Segundo ela, pensar o tema é um desafio.- Eu dizia que dez anos atrás tinha participado de um debate com a União Europeia em que diziam que a educação deles estava atrasada, e eu sempre ficava sofrendo. Eu pensava: se eles se sentem atrasados, imagina nós [brasileiros].

Marina afirmou que os problemas da educação não dependem apenas do aumento de verba para a área. Ela defende que o repasse suba de 5% para 7% do PIB (Produto Interno Bruto). "Não é questão apenas de dinheiro, mas, também, de como formar o professor, a pré-escola, o ensino infantil, o fundamental e o médio. Como fazer com que a profissionalização seja uma formação sem limitar o estudante para outras oportunidades? É exatamente como o ministro falou".
Postado por BEN
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Após tentativa frustrada, resgate de baleia é remarcado para madrugada Bombeiros marcaram uma nova tentativa para as 4h30 de quarta-feira (27). Animal

Bombeiros de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, marcaram para as 4h30 desta quarta-feira (27) mais uma tentativa de resgate da baleia que está encalhada na Praia de Geribá desde a tarde de segunda-feira (25).

O animal, da espécie jubarte, está amarrado por cordas e já foi colocado de frente para o mar, segundo os bombeiros, que esperavam que a maré alta na noite desta terça-feira (26) facilitasse o desencalhe. Mas, como a baleia continuou presa em um banco de areia, uma nova tentativa de resgate teve de ser marcada.

Esta será a segunda madrugada que bombeiros e voluntários vão se revezar para manter a baleia hidratada, jogando constantemente água sobre a pele do animal, a fim de evitar seu ressecamento e morte.

Um rebocador cedido pela Petrobras chegou à praia na tarde desta terça e está sendo usado na operação de resgate. De acordo com informações de bombeiros do município, a embarcação está a 1,6 mil metros da praia.

A baleia tem cerca de 12 metros de comprimento e pesa em torno de 25 toneladas. Bombeiros e especialistas estudam a melhor forma de o animal ser levado para depois da arrebentação e não volte a encalhar em outros bancos de areia da região.

Baleia encalhada em BúziosBombeiros passaram a tarde desta terça (27) tentando desencalhar a baleia na Praia de Geribá, em Búzios (Foto: Reuters)

Apesar da chuva e do frio, voluntários passaram a madrugada desta terça acampados na praia, para monitorar as condições do animal. “Quando a maré secou muito, a baleia ficou ressecada. A gente teve que ficar se revezando para lançar água com baldes. Foi o suficiente para mantê-la viva”, contou o voluntário Raoni Lemos.

De acordo com biólogos, o animal estaria voltando do Nordeste brasileiro, rumo à região da Antártida, depois do ciclo reprodutivo. Em cerca de dez horas, foram pelo menos cinco tentativas de resgate, sem sucesso.

Segundo especialistas, o animal está fraco e precisa ser resgatado o quanto antes. “O animal está em uma condição de estresse, sem alimentação, mas a gente não pode desistir. Existe a possibilidade de a gente conseguir retornar esse animal ao mar”, ressaltou o pesquisador Jaílson Fungêncio, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Fonte: www.globo.com

Postado por Alisson Nunes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Governador de Goiás transfere feriado; tucanos criticam

O governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), assinou decreto que transfere o feriado de 27 de outubro --Dia do Servidor Público-- para a sexta e cria ponto facultativo nas repartições públicas na próxima segunda (véspera do Dia de Finados).

Na prática, isso cria um feriado prolongado de cinco dias em meio ao segundo turno, no domingo. A corrida ao governo do Estado é disputada pelo senador Marconi Perillo (PSDB) e por Iris Rezende (PMDB), apoiado por Rodrigues e pela candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT).

A decisão desagradou aos tucanos, que dizem contar com apoio de 80% dos servidores estaduais.

"Essa foi mais uma tentativa de golpe baixo contra nossa campanha. O governador sabe que os funcionários públicos estão conosco porque o senador Marconi organizou e beneficiou a categoria quando foi governador [1999-2006]. Eles querem que nossos eleitores viajem", afirmou o presidente estadual da sigla, deputado estadual Daniel Goulart.

A campanha de Perillo tomou medidas para evitar a debandada de possíveis eleitores. Os tucanos goianos criaram a campanha "Não viajem, servidores públicos! Votem!" na propaganda eleitoral e no site do candidato.

Além disso, o senador em entrevistas e debates renova o apelo para que o eleitor não deixe de ir às urnas.

De acordo com o Gabinete Civil do governo de Goiás, o decreto do governador não tem conotação política e não favorece ninguém eleitoralmente. Segundo o governo, é normal decretar pontos facultativos de feriados em dias que antecedem ou sucedem fins de semana.

Por meio de sua assessoria, Iris Rezende afirmou que não se manifestaria sobre o assunto, "pois a iniciativa é de competência exclusiva do governador".

Autor: JOÃO PAULO GONDIM

DE SÃO PAULO

Postado por Anderson Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 24 de outubro de 2010

Surto de cólera no Haiti já deixa mais de 250 mortos


O número de mortos devido ao cólera no Haiti já passa de 250, segundo informam autoridades. O número de casos no país já passa de 3 mil.

O diretor geral do Departamento da Saúde do Haiti, Gabriel Thimote, afirmou neste domingo, no entanto, que foi registrada uma diminuição no número de mortes e de pessoas hospitalizadas nas áreas mais críticas.

"A tendência é que o quadro se estabilize, embora não sejamos capazes de dizer que já atingimos um pico", diz Thimote.

Cinco casos de cólera já foram registrados na capital, Porto Príncipe, mas autoridades da ONU afirmam que os pacientes já foram rapidamente diagnosticados e isolados.

As localidades mais atingidas são Douin, Marchand Dessalines e arredores de Saint-Marc, a cerca de 100km de Porto Príncipe.

No entanto, vários casos foram registrados na cidade de Gonaives e em vilarejos próximos à capital, entre eles Archaei, Limbe e Mirebalais.

Sobreviventes do terremoto

Cerca de 1 milhão de sobreviventes do terremoto ocorrido em janeiro estão vivendo em barracas próximas à capital, sem saneamento básico e com acesso limitado a água potável.

Acredita-se que o surto de cólera tenha sido provocado pelo consumo de água contaminada do rio Artibonite. O cólera provoca febre alta, diarreia, vômitos e desidratação.

No sábado, o presidente haitiano, René Preval, disse que as autoridades estão tomando providências para que o cólera não ultrapasse os limites do foco original.

Agências humanitárias disseram, entretanto, que já haviam sido registrados casos da doença fora dessas regiões e que ela pode estar chegando à fronteira da República Dominicana.

Especialistas dizem que essa é a primeira epidemia de cólera em um século, por isso, a população não tem qualquer imunidade contra a bactéria.

Ajuda do Brasil

O governo brasileiro anunciou na sexta-feira que está ajudando a combater o problema.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde e pelo Itamaraty, o Brasil estaria pronto para distribuir suprimentos médicos, pastilhas para purificação de água, vasilhames, kits higiênicos e soro reidratante.

A nota diz ainda que técnicos brasileiros do Ministério da Saúde estão na capital Porto Príncipe, onde treinam agentes sanitários haitianos e preparam levantamento sobre necessidades de material médico.

Fonte: BBC Brasil

Postado por: Talita Jéssica

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 23 de outubro de 2010

G20 faz acordo sobre política monetária e reforma do FMI


Os países que compõem o G20 chegaram a um acordo no sábado para deter as desvalorizações competitivas de moedas, embora não tenham conseguido um consenso sobre uma linguagem mais firme que poderia ter estimulado o dólar.

Durante uma reunião na Coreia do Sul, a crescente influência das grandes nações emergentes foi reconhecida em um surpreendente pacto para dar-lhes maior participação no Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os esforços dos Estados Unidos para limitar os atuais desequilíbrios das contas correntes a 4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), uma medida que apontava diretamente ao superávit da China, encontraram resistência em várias nações.

Os membros do G20 se comprometeram em um comunicado a "regular as desvalorizações competitivas de suas moedas", enquanto as nações em desenvolvimento prometeram reduzir seus déficits orçamentários ao longo do tempo e tomar ações para controlar os desequilíbrios das contas correntes.

"Para que o mundo possa crescer a um ritmo forte e sólido no futuro... precisamos trabalhar para conquistar um maior equilíbrio no caminho da expansão global enquanto nos recuperamos da crise", disse o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner.

As propostas dos Estados Unidos para regular os desequilíbrios das contas correntes acontecem enquanto Pequim acumulou 2,65 trilhões de dólares em reservas de moeda oficial como consequência de seu enorme superávit comercial, o que levou a Câmara dos Deputados norte-americana a aprovar uma lei que ameaça retaliações a menos que a China permita o fortalecimento de sua moeda.

Autoridades chinesas não fizeram comentários sobre a disputa, mas uma fonte do G20 disse que Pequim era contra qualquer comunicado que comprometesse explicitamente os países a limitar seus balanços de conta corrente ou com qualquer outro regulamento sobre política monetária.

As tensões que no encontro levaram Japão e China a rebater as propostas norte-americanas continuaram até depois do fim da cúpula.

A Alemanha disse que havia críticas à política norte-americana de injetar dinheiro no sistema bancário que terminou chegando a economias emergentes como o Brasil, causando bolhas nos preços dos ativos.

"Tentei deixar claro em minha contribuição a discussão que considero (o relaxamento) uma forma errada de atuar", disse o ministro alemão de Economia, Rainer Bruederle.

"Um excessivo e permanente incremento no dinheiro (injeção de fundos) é, sob meu ponto de vista, uma manipulação indireta da taxa (de câmbio)", afirmou.

Contudo, a Coreia do Sul foi mais otimista sobre o resultado da reunião e disse que o G20 estava ajudando a acabar com a incerteza dos mercados.

"Isso terminará com a controvérsia pela taxa de câmbio", afirmou o ministro sul-coreano de Finanças, Yoon Jeung-hyun.

MAIS PARTICIPAÇÃO NO FMI

O acordo de reforma do FMI foi descrito como um momento "histórico" pelo diretor-gerente do fundo, Dominique Strauss-Kahn, o que levará aos europeus entregar duas vagas no conselho de direção e 6 por cento a mais de poder de votação às nações emergentes.

"Esta é a maior reforma já realizada na direção da instituição", afirmou a jornalistas Strauss-Kahn, quem está no comando do organismo de 187 países.

O acordo transformará a China no terceiro integrante mais poderoso do FMI, superando potências tradicionais como Alemanha, França e Itália. A Índia passará do 11o ao oitavo lugar.

"Nossa demanda era de que a cota de participação deveria refletir a realidade e as fortalezas econômicas atuais, (caso contrário) teria danificado a credibilidade da instituição. Isso está sendo corrigido agora", disse o ministro de Finanças indiano, Pranab Mukherjee.

O G20 decidiu há um ano entregar ao menos 5 por cento dos direitos de votação a nações em desenvolvimento como Índia e Brasil, cujo peso dentro do FMI não estava de acordo com seu ritmo de desenvolvimento.

(Reportagem adicional de Louise Egan, Daniel Flynn, Yoo Choonsik, Gernot Heller e Tetsushi Kajimoto)

Fonte: Por Reuters, reuters.com

Postado por: Sidnalva Flores

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MEC proíbe relógio, lápis e borracha na sala de prova do Enem 2010-2011


Nada de relógios, lápis preto e borracha no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O edital do exame proíbe o vestibulando de levar para a sala de prova qualquer um desses objetos. A medida pode comprometer a administração do tempo durante o exame, um dos principais desafios dos candidatos no Enem. Em média, o estudante tem três minutos para resolver cada questão e uma hora para elaboração a redação.
Vestibulandos foram surpreendidos com a proibição durante as provas, que serão aplicadas em novembro
Responsável pelo Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), não explicou as razões do veto. A assessoria de imprensa do Inep informou apenas que “todas as informações referentes (às proibições) constam no edital do exame”.
Na visão de alunos e professores, as novas proibições podem ter relação com o sistema de segurança para que não haja vazamento da prova, o que marcou o Enem no ano passado. Há, em concursos públicos, precedente de relógios serem usados para passar cola. Em 2009, o Enem tinha restrições só quanto ao uso de relógios com calculadora, mas ainda era permitido portar os modelos simples, digitais e analógicos, com ponteiros. Os estudantes também não poderão usar grafite, lapiseira e apontador. Isso significa fazer cálculos e a redação à tinta e não poder errar na hora de marcar uma alternativa no gabarito.
Para o coordenador de vestibulares do cursinho Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, a medida parece uma tentativa de tornar o Enem – maior vestibular do País, com 4,6 milhões de inscritos – mais seguro. “Mas virou neura”, aponta. “Daqui a pouco, vão pedir para que os alunos usem roupa transparente para evitar o uso de algum dispositivo eletrônico (na vestimenta)”, ironiza.
Com as mudanças, as principais dúvidas dos candidatos se relacionam ao controle do tempo e se haverá mais espaço em branco para as contas a caneta – pois, até a mudança deste ano, os rabiscos numéricos podiam ser apagados.
“O aluno que fica muito preocupado com o tempo vai se sentir mais angustiado”, diz. “Agora, eu levaria uma ampulheta. Há restrições para ampulhetas?”
Consultor do Universitário Sistema Educacional, Valdemar Scofaro questiona como será feita a leitura ótica do gabarito marcado com caneta. “O grafite é lido... Precisa verificar como isso vai ser feito”, destaca. Para ele, no entanto, o Inep tem suas razões para ampliar o veto ao uso de alguns objetos para garantir a segurança do exame. “Tem muito aluno que passa o tempo tentando descobrir uma forma de burlar o vestibular ao invés de estudar.”
Não é o caso de João Guilherme Caldas Steinstraesser, de 17 anos, que irá fazer o Enem pela terceira vez. “Acho que vão colocar o horário na lousa a cada meia hora, como acontece em alguns simulados. Ruim vai ser passar o gabarito direto, à tinta”, reclama.

Fonte: O estadao

Postado por: Sidnalva Flores

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Desemprego de 6,2% é o menor da série histórica


O desemprego apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro, de 6,2%, representou a menor taxa mensal da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), iniciada em março de 2002. A informação foi destacada ontem pelo gerente da pesquisa, Cimar Azeredo. Segundo ele, o levantamento registrou outro recorde: em setembro, pela primeira vez na série histórica, o número de desocupados nas seis regiões ficou abaixo de 1,5 milhão de pessoas, somando 1,48 milhão.

O número de ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País somou 22,28 milhões de pessoas em setembro, com aumento de 0,7% ante agosto e alta de 3,5% na comparação com setembro de 2009. Já o número de desocupados, de 1,48 milhão em setembro, indicou uma queda de 7,5% ante agosto e um recuo de 17,7% em relação a setembro de 2009.

Redimento habitual

A massa de rendimento médio real (descontada a inflação) habitual dos trabalhadores nas seis principais regiões metropolitanas do País chegou a R$ 33,8 bilhões em setembro, informou o IBGE. O resultado representa uma alta de 2,1% em relação a agosto e um aumento de 10,1% na comparação com setembro de 2009.

Já a massa de rendimento médio real efetivo somou R$ 33,5 bilhões em agosto, com alta de 2,6% em relação a julho e um aumento de 10,5% ante agosto do ano passado. A renda real efetiva sempre se refere ao mês anterior ao da taxa de desemprego.

Fonte: Atarde
Postado por: Sidnalva Flores
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Opinião: Confiança em si mesmo faz a diferença na época dos vestibulares


Todo o ano, durante o segundo semestre, a preocupação que os alunos do terceiro ano do ensino médio têm com o vestibular se intensifica. Ele está chegando. Na verdade, esse exame sempre representou um monstro para os estudantes de qualquer ano dessa fase de ensino, como aquele do conto "A Bela e a Fera": ao mesmo tempo desejado e temido.

Ele significa não só ter que fazer valer o tempo vivido na escola, cobrando dos alunos o conhecimento de no mínimo doze anos de estudos. Mas também fazer valer o futuro deles. É para isso que o vestibular realmente serve – possibilitar que a pessoa consiga entrar num curso de graduação para então seguir uma profissão que vá fazê-lo feliz.

De preferência, numa faculdade de qualidade e pública, que além de ser considerada melhor, é gratuita. Desejo compartilhado por pais e filhos. Uma instituição assim vem atenuar a angústia permanente dos pais de pagarem uma escola. São mais de uma dezena de anos coçando a cabeça para cumprir com essa obrigação para garantir educação formal de qualidade. Muitos sentem que é chegada a hora de ver o investimento render frutos.

Claro que, além disso, estão preocupados com a felicidade dos filhos na profissão. De preferência, numa carreira que lhes confira certo status, como medicina, engenharia ou direito. Nada dessas bobagens modernas.

A solução menos desejada por todos é o cursinho, que chega a ser abominado. Consideram-no tempo e dinheiro perdidos, que nada poderá recuperar. Para que o cursinho?, podem questionar alguns pais. Afinal, na concepção deles, deixaram boa parte de seus ganhos para uma escola cara, considerada de ótima qualidade, garantia de ingresso numa grande universidade pública.

E assim é. Fica fácil de compreender por que os estudantes ficam tão estressados com o vestibular: ter que saber, escolher corretamente uma profissão que o agrade e que agrade os pais, recompensá-los pelos gastos, entrar numa boa instituição, evitar o cursinho. Isso tudo sendo resolvido apenas em algumas provas. Qualquer um ficaria nervoso tendo que resolver várias coisas importantes de uma vez, numa tacada só.

Sem contar o peso que as escolas dão para o vestibular. Até porque, elas também são cobradas pelos pais que querem ver como resultado o ingresso do filho numa boa faculdade.

E os professores puxam daqui, esticam dali e tudo vai ficando muito pesado. Tão pesado que alguns alunos considerados como certos de entrarem numa boa instituição de ensino superior, não conseguem o desempenho esperado. É muita pressão para uma pessoa tão jovem.

Cobrança

Tanta cobrança só serve para atrapalhar os estudantes. O que não quer dizer não dar importância alguma por esse momento da vida dos jovens. O momento é crucial e eles precisam ser cuidados por seus pais e professores. E cobrados naquilo que é possível eles darem, na cobrança que inspira confiança no desempenho deles, de que têm muita chance de conseguirem um bom resultado.

Sem se esquecerem que muitos querem aquela mesma vaga, estudaram em bons colégios e se esforçaram muito. Só que não há vagas suficientes para todos os concorrentes. A disputa é acirrada.

Se puderem fazer a prova com a confiança de que estudaram, escolheram o que lhes pareceu o melhor naquele momento, que terão outras chances caso aquela não resulte em sucesso, que contarão com pais e professores para se entristecerem e serem compreendidos, é bem provável que terão maiores chances de fazerem a prova com mais tranquilidade.

Aproveitem o tempo para estudarem, se divertirem e conversarem sobre o assunto, sempre que tiverem necessidade, com alguém de confiança. Quando falamos de nossas angústias com alguém que pode compreendê-las, elas parecerão mais leves.

Confiem em si e no que fizeram. A vida tem muitas oportunidades. Ela não se reduz só a um vestibular.

(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)

G1

Postado por: Rosana Cunha

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

12 órgãos abriram inscrições para mais de 2 mil vagas nesta segunda-feira


Pelo menos 12 órgãos abriram inscrições na segunda-feira (18) para 2.053 vagas, além de formação de cadastro de reserva, em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 13.264,77 na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os órgãos que abrem inscrições na segunda são os seguintes: Câmara de Jaú (SP), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Conselho Federal de Educação Física, Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente do governo de São Paulo), Prefeitura de Araguaína (TO), Prefeitura de Barbacena (MG), Prefeitura de Campestre (MG), Prefeitura de Embu (SP), Prefeitura de Guaxupé (MG), Prefeitura de Lima Duarte (MG), Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, em Santa Catarina, e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Câmara de Jaú (SP) http://www.dexter.net.br/

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) http://www.esaf.fazenda.gov.br/.

Conselho Federal de Educação Física http://www.confef.ieses.org/.

Fundação Casa http://www.vunesp.com.br/.

Prefeitura de Araguaína (TO) http://www.copese.uft.edu.br/.

Prefeitura de Barbacena (MG) http://www.ufsj.edu.br/fauf/barbacenademasp.php.

Prefeitura de Campestre (MG) http://www.liberalconsultores.com.br/.

Prefeitura de Embu (SP) http://www.rboconcursos.com.br/.

Prefeitura de Guaxupé (MG) http://www.consulplan.net/.

Prefeitura de Lima Duarte (MG) http://www.ecapconsultoria.com.br/.

TRT-SC http://www.concursosfcc.com.br/

UFRJ www.nce.ufrj.br/concursos.

Mais detalhes em http://www.faroldacidade.com.br/?lk=4&id=17573

Postado por Monique Ciríaco Fernandes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PF faz operação contra venda de medicamentos falsificados via web

A Polícia Federal iniciou na madrugada desta terça-feira (19) a Operação Panaceia, contra o comércio de medicamentos adulterados ou falsificados via internet . São 20 mandados de busca e apreensão em sete estados: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba e Ceará. A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) realiza a operação em mais 44 países simultaneamente.

A expectativa da PF, que representa a Interpol no Brasil, é de que as equipes retornem para as superintendências de cada estado no final da manhã com o resultado das buscas.

De acordo com com a PF, os criminosos usam sites, classificados em jornais, fóruns e redes sociais para vender anabolizantes, abortivos, inibidores de apetite, medicamentos caseiros e fórmulas sem registros. No Brasil, adulteração e falsificação de medicamentos são considerados crimes hediondos.

Fonte:www.g1.globo.com

Postador por: Maikon Guimarães

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 16 de outubro de 2010

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NESTE DOMINGO


Começa neste domingo (17) o horário de verão, provocando para os baianos, que desde 2003 estão de fora do horário especial, alterações, principalmente, na programação televisiva. Na segunda-feira (18), a população local deve sentir com mais intensidade as alterações também referentes aos horários de funcionamento dos bancos, Correios, provas de concursos públicos e voos nos aeroportos, que respeitam o horário de Brasília. Este é o sétimo ano que a Bahia não participa do horário de verão e, por conta disso, terá uma hora a menos em relação aos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País durante quatro meses. O horário de verão foi criado com o intuito de diminuir a demanda por energia elétrica no horário de “pico”, entre 18 e 21h. Segundo o Ministério das Minas e Energia, a redução média chega a 4,7%. Os estados do Norte e Nordeste, no entanto, não detectaram grandes benefícios nas nas avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e, por isso, não obedecem mais ao horário.

Fernanda Fiuza
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?

Astronauta, goleiro do corinthians, oceanógrafo...quem sabe?

Aos 8 anos de idade essa já era uma questão praticamente resolvida para mim. Bastava decidir entre ser astronauta ou goleiro do corinthians. (Confio convencer o técnico do timão ou os cientistas da NASA a me contratarem eram apenas alguns detalhes que seriam resolvidos depois). Tudo mudou na primeira vez que entrei no mar com uma máscara de mergulho. Ali mesmo,na praia, perguntei ao tio Carlos qual era a faculdade que se fazia para virar mergulhador. Dali em diante, quando me perguntavam ''o que você vai ser quando crescer'', dizia: ''oceanógrafo''! Os adultos me olhavam admirados, crentes de estar diante de um pirralho com verdadeiras ambições científicas, embora meu único desejo fosse ficar boiando e vendo anêmonas, peixes coloridos, polvos, arraias, corais. Só lá pelos 14, depois de compreender as minhas limitações futebolísticas, as dificuldades junto à NASA e descobrir que um oceanógrafo passava mais tempo estudando biologia do que boiando no mar, percebi do realmente gostava: escrever. Foi quase sem querer. O Maluf então prefeito de São Paulo, tinha resolvido ampliar uma avenida e, para isso, demolir a casa em que eu tinha passado a infância, revoltado escrevi um texto, lembrando das brincadeiras na rua e lamentando a demolição. Mostrei-o para minha mãe e minha irmã e fui tomar banho. Quando sai, encontrei as duas chorando, emocionadas. Fiquei absolutamente entusiasmado: era possível, simplesmente rabiscando algumas palavras num papel, fazer com as pessoas chorassem?! Ficasem com medo?! Era isso que eu queria fazer! felizmente,já passados 11 anos desde a choradeira familiar, é o que eu continuo fazendo (claro nada impede que aos 30 eu tenha uma crise existencial e descubra que estive equivocado e o que realmente me dá prazer é ser analista de sistemas ou alimentar os pinguins do jardim zoológico, sei lá-para quem passou de goleiro-a-astronauta-a-oceanógrafo-a-escritor, não será nenhuma novidade).
Isso tudo pra dizer que a nossa profissão, a atividade na qual teremos mais prazer produzindo alguma coisa, não é algo que a gente invente mas, que descobre. E,como muitas descobertas, ocorre mais ou menos por acaso e leva tempo: a gente entra numa faculdade, arruma um estágio, abandona a faculdade, sai do estágio, tenta outro curso, resolve pintar umas camisetas e vender por aí, desiste das camisetas, descobre que matérias da faculdade são mais interessantes, até que uma hora a gente se encontra: seja alimentando pinguins, estudando astronomia, rabiscando sobre uma prancheta, fazendo textos, comida chinesa, administração de empresas ou ginástica olímpica.
O caminho é cheio de tropeços, mas quem sabe não é num deles, com a cara no chão, você descobre que sua grande vocação é fabricar tapetes.

''OS IDEAIS SÃO COMO AS ESTRELAS:ESTÃO FORA DO ALCANCE''.

Gilmário
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PV caminha para liberar voto no 2º turno

O PV caminha para a independência e não vai apoiar formalmente nem a petista Dilma Rousseff nem o tucano José Serra no segundo turno das eleições. Depois de mais de seis horas de reunião, os integrantes da Executiva do partido sinalizaram a tendência de liberar seus filiados para manifestações pessoais de apoio. No próximo domingo, o partido faz uma plenária para oficializar sua posição.

'As consultas informais sobre que decisão adotar estão em andamento', afirmou ontem a senadora e candidata derrotada à Presidência Marina Silva (PV). 'O taxista que me trouxe aqui sugeriu que fôssemos pelo campo da independência. Mas eu estava só de olho no taxímetro', desconversou Marina. Depois de ficar em terceiro lugar no primeiro turno com cerca de 20 milhões de votos, ela virou alvo de disputa entre Dilma e Serra.

A Executiva do PV está dividida: parte defende o engajamento na candidatura de Serra e outra, na de Dilma. Nos três maiores Estados - São Paulo, Rio e Minas - são favoráveis ao candidato tucano. 'Há um consenso de que qualquer que seja a decisão, que tudo será feito de uma maneira harmônica, preservadas a identidade e a autonomia da minoria', afirmou o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos favoráveis ao apoio a Serra. Já nos Estados do Norte e Nordeste prevalece o apoio à petista. É caso do deputado Sarney Filho (PV-MA), que já declarou voto na petista.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Postado por: Érica Ribeiro


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dilma tem 53% dos votos válidos, e Serra, 47%, aponta Ibope


O Ibope divulgou nesta quarta-feira (13) pesquisa de intenção de voto para o segundo turno da eleição presidencial que mostra Dilma Rousseff (PT) com 53% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e eleitores indecisos), e José Serra (PSDB), com 47%.

Com a margem de erro, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 51% a 55%, e José Serra, de 45% a 49%.

Levando em conta os votos totais (que incluem brancos, nulos e eleitores indecisos), a vantagem de Dilma para Serra também é de seis pontos percentuais. Segundo o Ibope, ela tem 49%, e Serra, 43%. Com a margem erro, a petista pode oscilar de 47% a 51%. O tucano, por sua vez, pode ter de 41% a 45%. Brancos e nulos somaram 5%, e indecisos, 3%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre segunda-feira (11) e esta quarta (13).

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 35660/2010.

G1

Postado por Danyllo.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

MEC admite mau resultado do programa Brasil Alfabetizado

BRASÍLIA. O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, admite que o Brasil Alfabetizado teve um impacto menor do que o esperado na redução do analfabetismo. Mas considera excelente o formato do programa e defende maior participação do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento oftalmológico e na distribuição de óculos para a população iletrada:

- A queda (do analfabetismo) não é proporcional aos nossos esforços.

Segundo ele, 80% das turmas do Brasil Alfabetizado funcionam no Nordeste. Essa seria a explicação para a diminuição mais acentuada do analfabetismo entre a população de 15 anos ou mais na região: de 22,43%, para 18,7%, de 2004 para 2009. No Brasil, a redução foi de 11,45% para 9,7%.
Lázaro reconhece que as taxas de analfabetismo permaneceram no mesmo patamar em três regiões: no Sudeste, a variação foi de 6,62% para 5,7%, entre 2004 e 2009; no Sul, de 6,28% para 5,5%; e no Centro-Oeste, de 9,18% para 8%. E, no Nordeste, ela tem caído em ritmo menor do que o desejado.

- Isso significa que a gente não tem conseguido alcançar os analfabetos.

Para ele, porém, o Brasil Alfabetizado tem muitos pontos positivos:

- Temos um excelente programa. O desenho é bom, porque dá autonomia aos parceiros. E o foco no Nordeste tem apresentado resultados. Na região urbana, a taxa de analfabetismo de 15 a 29 anos (1,76%) já é bastante reduzida. Os nossos maiores desafios estão na população idosa e rural.

Lázaro aposta nas parcerias com prefeituras e governos estaduais. Para ele, o MEC não teria como tocar sozinho um programa da magnitude do Brasil Alfabetizado, que não conta sequer com uma rede de escolas. Segundo o secretário, 30% das turmas funcionam na casa dos alfabetizadores, igrejas e salas comunitárias.

Ele acredita que o Brasil cumprirá a meta das Nações Unidas, que prevê chegar a 2015 com taxa de analfabetismo de 6,7%. E, embora evite criticar o IBGE, diz que espera o resultado do censo para saber o tamanho do problema, pois a Pnad é feita por amostragem e pode conter erros.
  1. Postado por: BEN
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

UNEB prorroga prazo de inscrições para vestibular 2011

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) prorrogou as inscrições para o vestibular 2011. O prazo, que terminaria na sexta-feira (8), foi estendido para 24 de outubro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site da instituição. A taxa é de R$ 85.

As Provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de dezembro, em horário e local divulgados no Cartão de Informação do Candidato. Este ano, a Uneb oferece 4.701 vagas em 135 cursos, nas modalidades presencial e à distância.

Por conta da greve dos bancários, o boleto de inscrição deverá ser pago até o dia 25 em casas lotéricas, caixas eletrônicos ou internet banking.

Angelo Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 10 de outubro de 2010

Resgate dos 33 mineradores coloca Copiapó no mapa do mundo

Copiapó (Chile), 10 out (EFE).- O resgate dos 33 mineradores presos no norte do Chile colocou a tranquila cidade de Copiapó no mapa do mundo, enquanto a população local acompanha o caso com o coração na mão e garante que isso tudo está sendo um fator de união e reencontro.

Localizada no árido deserto do Atacama, a 804 quilômetros ao norte de Santiago e com uma população que beira os 130 mil habitantes, a tragédia dos operários da mina San José alterou a calma da sossegada cidade, cujo nome significa nos dialetos quíchuas e aimaras "Copa de Ouro".

"A partir da fatídica tarde de 5 de agosto, Copiapó e sua gente mudou de vida", relata à Agência Efe Maglio Cicardini, prefeito da cidade, relembrando o dia que uma explosão, seguida por um desmoronamento, sepultou os mineradores a 700 metros de profundidade.

Desde esse dia, reconhece, "os olhos do mundo estão colocados em nós", e presenciaram a "tremenda lição de nobreza, fé e esperança que nos deram os mineradores".

Cicardini ressalta a turbulência de emoções vividas no Chile durante os últimos dois meses, desde a tristeza inicial pelo desmoronamento, transformado depois em euforia em 22 de agosto, quando foi confirmado que os 33 mineradores estavam vivos e a ansiedade nos últimos dias, diante do iminente resgate.

Para o prefeito, a experiência extrema dos mineradores foi "muito instrutiva" para os habitantes de Copiapó e da região de Atacama em geral, aos quais classifica como "pessoas esforçadas e envolvidas com a mineração", a principal atividade econômica do país.

Segundo Cicardini, isso tudo mostrou ao mundo as distintas faces desta região do Chile, como "a dureza da mineração, a beleza dos entornos naturais e a disposição das pessoas em cooperar".

Grande parte dos 33 mineradores e suas famílias reside em Copiapó, algo que salta aos olhos após um breve passeio pelas suas ruas. São inúmeros os veículos cobertos por mensagens de apoio aos mineradores e cartazes em homenagens aos "heróis do bicentenário", enquanto "o milagre dos 33" é o tema recorrente nas conversas entre moradores.

Rosa Ahumada é a presidente da associação de moradores de Copiapó, entidade que abriga mais de 160 organizações vizinhas, e viveu a proeza dos operários da mina San José ao pé da montanha.

Lembra do "estresse" dos primeiros dias, as rezas e as preces para encontrá-los com vida: "para os copiapinos foi como reencontrar-se com a fé", assinala a Efe.

A nota que enviaram os operários com a mensagem "Estamos bem no refúgio, os 33" devolveu a alegria aos copiapinos, que saíram às ruas para celebrar, algo que, segundo esta mulher, só ocorre com os triunfos da seleção chilena de futebol.

"Há muito tempo que Copiapó não colocava bandeiras chilenas nas ruas, e fez-se pelos mineradores, por sentirem-se copiapinos e chilenos", assinala a dirigente, que resume: "serviu para reencontrar-nos".

Garante que o acidente abriu os olhos dos habitantes da cidade para a dura realidade do setor de mineração.

"Para nós deixou claro que os grandes empresários enriquecem, mas pensam neles somente, não estão pensando nos trabalhadores, que no final são os que geram a riqueza", sustenta.

Critica também o papel do Governo, a quem acusa de transformar a tragédia em um "reality show".

"O Governo tomou como seu o problema e como comunidade estamos alheios", lamenta Rosa Ahumada, que denuncia que as autoridades não deixaram os mineradores presos se comunicarem com os representantes sindicais.

"O Governo se apropriou do resgate e deixou ao mundo social fora", resume a mulher.

Outro aspecto do caso dos habitantes de Copiapó é o impacto econômico que está gerando o resgate para a cidade.

Há várias semanas é difícil encontrar alojamento em hotéis, e as empresas de transporte e de aluguel de veículos não conseguem atender a demanda de centenas de jornalistas que chegaram a partir de todos os cantos do planeta para cobrir este histórico acontecimento.

"É bom este impulso econômico porque, além de o mundo nos olhar, também se traduzem em recursos para a economia local", afirma o prefeito, Maglio Cicardelli.

A presidente da associação de moradores de Copiapó, no entanto, sustenta que o "empurrãozinho" às finanças municipais será praticamente imperceptível quando terminar o resgate, os meios de comunicação irão embora e a calma retornará à cidade.

"Os jornalistas são os que ocupam transporte e hotéis, depois as autoridades esquecerão problemas cotidianos dos copiapinos", lamenta.

Escrito por Gérard Soler Serrat
Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/10/10/resgate-dos-33-mineradores-coloca-copiapo-no-mapa-do-mundo.jhtm
Postado por Anderson Nascimento
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments