sábado, 24 de setembro de 2011

Bahia tem 72 cidades em situação de emergência por conta da seca

Dez municípios pediram apoio ao governo nos últimos oito dias. Na região oeste, há registro de 150 dias consecutivos sem chuva.


A estiagem no semiárido baiano até esta sexta-feira (23) já fez 72 cidades decretarem estado de emergência, informa a Coordenaria Estadual de Defesa Civil (Cedec), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Nos últimos oito dias, dez cidades solicitaram ajuda emergencial para o estado, segundo o coordenador adjunto Paulo Sérgio Luz, do Cedec. A Bahia chega a ter média de mais de 200 cidades com situação de emergência todos os anos.

Atualmente, a Cedec aponta o entorno de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, formado por 27 cidades, como uma das regiões mais afetadas pela estiagem nesse período do ano. Porém, a região oeste também é preocupante, segundo a Cedec, devido aos 150 dias consecutivos sem chuva. “A baixa umidade do ar nesses locais também tem causado incêndios florestais”, indica o coordenador.

“Geralmente, começa a afetar a zona rural do município, levar à perda parcial ou total da plantação de feijão, milho e mandioca, por exemplo. Também tem as secas das pastagens, o gado começa a morrer e isso afeta diretamente a economia”, relata Sérgio Luz. “Nisso, falta água também para consumo humano, seca as cisternas, os riachos e o município perde a capacidade de sozinho atender à demanda da população”, descreve.

O estado apoia as localidades impactadas pela estiagem com construção de cisternas emergenciais e convênio com carros pipa, além da execução do programa Água Para Todos, do Governo Federal.

No norte do estado, embora só tenha chovido até julho, a situação não é considerada crítica. “No sul, é o contrário, temos situações de inundações e alagamentos devido às chuvas”, explica Luz.

G1 BA

Postado por Danyllo Souza.

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: