sábado, 30 de abril de 2011

Hoje, a ACEB realizou a primeira reunião do ano, na Residência do Estudantil de Guanambi. Foram discutidos temas como a reativação da ACEB, nova diretoria, projetos de ação para o fortalecimento da entidade, dentre outros temas abordados. A reunião contou com a presença dos residentes de Seabra, Uibai, Canarana e Caculé. Houve momento de discussão e confraternização dos universitários.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Governo regulamenta visita íntima para homossexuais em presídios do Rio de Janeiro


A Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (29) que os homossexuais reclusos em presídios fluminenses terão direito a visita íntima, com base em uma ação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

A resolução, que fora publicada no Diário Oficial no dia 28 de março, faz parte de um conjunto de iniciativas do programa "Rio Sem Homofobia". O órgão estadual vai elaborar até maio uma cartilha informativa destinada a policiais e agentes penitenciários, que passarão por treinamento específico. A secretaria também quer organizar seminários e encontros de capacitação para orientar a recepção e abordagem dos detentos e companheiros.

Antes da permissão para visitas íntimas, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais vão ter que agendar uma entrevista no Centro de Referência LGBT. Depois de um encontro com assistentes sociais, psicólogos e advogados, a entidade enviará um ofício para a direção do presídio. O documento deverá conter uma declaração de homoafetividade assinada pelo casal e por duas testemunhas.

Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, a medida não é um favor para os homossexuais e sim uma forma de garantir isonomia, já que a lei prevê "direitos iguais para todos".

"A secretaria tem que se adequar às normas comportamentais de direitos hoje estabelecidas. Conforme preconiza o artigo 5º da Constituição Federal, direitos iguais para todos, e há que se fazer sem restrição, dentro do princípio de que todos são iguais perante a Lei, no gozo de seus direitos e cumprimento de seus deveres como cidadãos", disse.

www.uol.com.br

Postado por: Danyllo

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dilma anuncia bolsas de estudo no exterior

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira 26, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que o governo federal pretende conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior para brasileiros até 2014. Dilma ainda pediu a ajuda do setor privado para elevar esse numero para 100 mil, sendo a preferência por cursos na área de Ciências Exatas.
Em março, na visita ao Brasil do presidente dos EUA, Barack Obama, um dos acordos firmados foi a concessão de cerca de 100 mil bolsas de intercâmbio para professores e alunos entre os dois países.


http://www.cartacapital.com.br/sociedade/dilma-anuncia-bolsas-de-estudo-no-exterior


Angelo Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Guanambi vence e lidera

A equipe do Guanambi Atlético Clube (G.A.C.) venceu fácil a sua terceira partida diante do Poções pelo placa de 3 x 0 neste domingo, (24) no Estádio 2 de Julho, em Guanambi. Os três gols foram marcados por "nenê", camisa 11, aos 30 do primeiro tempo, 35 e 40 minutos da etapa complementar. A equipe ainda perdeu dois pênaltis com "Souza".

A equipe venceu e agora lidera o grupo A da segunda divisão do Campeonato Bahiano com sete pontos. O próximo jogo do G.A.C. será fora de casa no próximo domingo contra o Itabuna, segundo colocado com cinco pontos.

Angelo fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 26 de abril de 2011

Concurso Público 2011: Mais de 4.000 vagas para educação

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a realização de concursos públicos com oferta de 4.683 vagas para os cargos de professor e técnico escolar dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculados ao Ministério da Educação.

Desse total, 2.867 vagas são para professores de educação básica, técnica e tecnológica e 1.816 vagas para técnicos administrativos em educação. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (25/4) no Diário Oficial da União (seção 1, página 100).

Segundo o MPOG, o provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas na data de nomeação e à declaração de despesa das instituições com os novos concursos que devem se adequar à Lei Orçamentária Anual.

Fonte: Correio Web

Postado por: Ben
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 24 de abril de 2011

Forças sírias 'voltam a disparar' contra manifestantes na Síria

As forças de segurança teriam voltado a abrir fogo contra manifestantes em diversos pontos da Síria neste domingo, de acordo com relatos vindos do país.

Há informaçõs também de que dezenas de pessoas teriam sido detidas e pelo menos uma, na cidade de Jeblah, morta.

O correspondente da BBC em Beirute (Líbano) Owen Bennett Jones, afirma que os vídeos divulgados neste domingo mostram que a violência prossegue, mas os protestos contam com a participação de menos pessoas dos que nos últimos dois dias.

Acredita-se que mais de cem pessoas tenham sido mortas entre sexta-feira e sábado em manifestações contra o governo.

O repórter diz que os detidos seriam suspeitos de organizar os protestos. A agência oficial de notícias síria responsabiliza gangues de criminosos pela violência no país.

'Carnificina'

O grupo de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch pediu sanções internacionais às autoridades da Síria responsáveis pelo assassinato de ativistas de oposição.

A entidade, com sede nos Estados Unidos, pediu ainda uma investigação independente sobre os episódios.

'Depois da carnificina de sexta-feira, não é mais suficiente condenar a violência', disse o vice-diretor do Human Rights Watch para o Oriente Médio e o norte da África, Joe Stork, em um comunicado.

'Em face à estratégia de 'atirar para matar' das autoridades sírias, a comunidade internacional precisa impor sanções àqueles que ordenaram os disparos contra os manifestantes', afirmou.

Outros grupos, incluindo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (com base na Grã-Bretanha) e a Comissão Internacional de Juristas (sediada na Suíça), também pediram investigações a respeito das mortes.

Funerais

Nesse sábado, pelo menos 12 pessoas foram mortas quando forças de segurança sírias abriram fogo nos presentes aos funerais de manifestantes mortos no dia anterior, segundo relatos vindos do país.

Os protestos da última sexta-feira foram os mais sangrentos na Síria desde o início das manifestações contra o governo do presidente Bashar Al-Assad, deixando entre 70 e 100 manifestantes mortos. Os dissidentes pedem reformas democráticas no país.

Os episódios causaram forte reação, dentro e fora do país.

Neste domingo, o ministro do Exterior da Grã-Bretanha, William Hague, pediu que os cidadãos britânicos deixem a Síria o mais rápido possível, devido à deterioração progressiva da segurança no país.

Hague também condenou a violência crescente no país árabe e disse estar espantado com a matança de manifestantes.

No sábado, dois integrantes do Parlamento sírio renunciaram, em protesto pelas mortes. Ambos os parlamentares são da cidade de Deraa, palco de diversas mortes na sexta-feira.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte: http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=28488153

Postado por Vinícius Braz Lelis

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Obama condena repressão a protestos na Síria


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusou a Síria de usar força desproporcional contra manifestantes e de buscar ajuda iraniana para conter os protestos em curso no país.

Ele condenou “nos termos mais fortes possíveis” a violência ocorrida nesta sexta-feira, quando mais de 70 manifestantes foram mortos.

Obama disse que o presidente Bashar al-Assad se recusou a respeitar os direitos dos manifestantes e, em vez disso, usou as mesmas táticas de seus aliados iranianos.

Há relatos de que ao menos 70 pessoas morreram em protestos nesta sexta-feira, maior número em cinco semanas de turbulências.

A agência estatal de notícias da Síria diz que as forças de segurança usaram apenas gás lacrimogênio e canhões de água para impedir confrontos.

“Esse uso revoltante de violência para reprimir protestos deve chegar ao fim agora”, disse Obama, em comunicado.

“Em vez de ouvir seu próprio povo, o presidente Assad está culpando agentes externos enquanto busca assistência iraniana para reprimir cidadãos sírios através das mesmas táticas brutais que têm sido usadas por seus aliados iranianos.”

Linda dura

Acredita-se que a Síria integre uma aliança que inclui o Irã, o Hezbollah, no Líbano, o Hamas na Faixa de Gaza e outros grupos palestinos que se opõem à paz com Israel.

Os Estados Unidos qualificam a Síria como um patrocinador do terrorismo e impõem sanções ao país.

Mas alguns em Washington exigem agora uma linha ainda mais dura, diz o correspondente da BBC Steve Kingstone.

Eles acreditam que os Estados Unidos poderiam se beneficiar da queda de Assad – parcialmente porque ele é visto como um aliado vital do Irã.

A matança de sexta-feira – que ocorreu um dia após Assad pôr fim a décadas de estado de emergência – foi duramente criticada internacionalmente.

A França se disse “extremamente preocupada” e condenou a violência.

“A luz deve ser lançada sobre esses crimes, e aqueles responsáveis devem ser identificados, presos e levados à justiça”, disse a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Christine Fages.

Autoridades sírias devem “renunciar ao uso da violência contra seus cidadãos”, ela acrescentou.

Grupos de direitos humanos e testemunhas dizem que muitas mortes ocorreram num vilarejo perto de Deraa, no sul do país, e num subúrbio perto da capital, Damasco.

Vídeos mostram manifestantes fugindo enquanto aparentemente são alvejados.

Em seu primeiro comunicado conjunto desde o início dos protestos contra o governo, ativistas que coordenam as manifestações exigiram o estabelecimento de um sistema político democrático.

Jornalistas dizem que as concessões do presidente Assad podem ter ocorrido tarde demais e não serem suficientes para satisfazer os manifestantes.

Fonte: BBC Brasil
Postado por: Talita
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    quinta-feira, 21 de abril de 2011

    Brasil fica em último lugar em pesquisa sobre nível superior


    Para concorrer em pé de igualdade com as potenciais mundiais, o Brasil terá que fazer um grande esforço para aumentar o percentual da população com formação acadêmica superior. Levantamento feito pelo especialista em análise de dados educacionais Ernesto Faria, a partir de relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), coloca o Brasil no último lugar em um grupo de 36 países ao avaliar o percentual de graduados na população de 25 a 64 anos.

    Os números se referem a 2008 e indicam que apenas 11% dos brasileiros nessa faixa etária têm diploma universitário. Entre os países da OCDE, a média (28%) é mais do que o dobro da brasileira. O Chile, por exemplo, tem 24%, e a Rússia, 54%. O secretário de Ensino Superior do MEC (Ministério da Educação), Luiz Cláudio Costa, disse que já houve uma evolução dessa taxa desde 2008 e destacou que o número anual de formandos triplicou no país na ultima década.

    “Como saímos de um patamar muito baixo, a nossa evolução, apesar de ser significativa, ainda está distante da meta que um país como o nosso precisa ter”, avalia. Para Costa, esse cenário é fruto de um gargalo que existe entre os ensinos médio e o superior. A inclusão dos jovens na escola cresceu, mas não foi acompanhada pelo aumento de vagas nas universidades, especialmente as públicas. “ Isso [acabar com o gargalo] se faz com ampliação de vagas e nós começamos a acabar com esse funil que existia”, afirmou ele.
    Costa lembra que o próximo PNE (Plano Nacional de Educação) estabelece como meta chegar a 33% da população de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior até 2020. Segundo ele, esse patamar está, atualmente, próximo de 17%. Para isso será preciso ampliar os atuais programas de acesso ao ensino superior, como o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que aumentou o número de vagas nessas instituições, o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece aos alunos de baixa renda bolsas de estudo em instituições de ensino privadas e o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), que permite aos estudantes financiar as mensalidades do curso e só começar a quitar a dívida depois da formatura.

    “O importante é que o ensino superior, hoje, está na agenda do brasileiro, das famílias de todas as classes. Antes, isso se restringia a poucos. Observamos que as pessoas desejam e sabem que o ensino superior está ao seu alcance por diversos mecanismos", disse o secretário.

    Os números da OCDE mostram que, na maioria dos países, é entre os jovens de 25 a 34 anos que se verifica os maiores percentuais de pessoas com formação superior. Na Coreia do Sul, por exemplo, 58% da população nessa faixa etária concluiu pelo menos um curso universitário, enquanto entre os mais velhos, de 55 a 64 anos, esse patamar cai para 12%. No Brasil, quase não há variação entre as diferentes faixas etárias.

    O diagnóstico da pesquisadora da USP (Universidade de São Paulo) e especialista no tema Elizabeth Balbachevsky é que essa situação é reflexo dos resultados ruins do ensino médio. Menos da metade dos jovens de 15 a 17 anos está cursando o ensino médio. A maioria ou ainda não saiu do ensino fundamental ou abandonou os estudos. “Ao contrário desses países emergentes, a população jovem que consegue terminar o ensino médio no Brasil [e que teria condições de avançar para o ensino superior] é muito pequena”.

    Como 75% das vagas em cursos superiores estão nas instituições privadas, Elizabeth defende que a questão financeira ainda influencia o acesso. “Na China, as vagas do ensino superior são todas particulares. Na Rússia, uma parte importante das matrículas é paga, mas esses países desenvolveram um esquema sofisticado de financiamento e apoio ao estudante. O modelo de ensinos superior público e gratuito para todos, independentemente das condições da família, é um modelo que tem se mostrado inviável em muitos países”, comparou ela.

    A defasagem em relação outros países é um indicador de que os programas de inclusão terão que ser ampliados. Segundo Costa, ainda há espaço – e demanda – para esse crescimento. Na última edição do ProUni, por exemplo, 1 milhão de candidatos se inscreveram para disputar as 123 mil bolsas ofertadas. Elizabeth sugere que os critérios de renda para participação no programa sejam menos limitadores, para incluir outros segmentos da sociedade.

    “Os dados mostram que vamos ter que ser muito mais ágeis, como estamos sendo, fazer esse movimento com muita rapidez porque, infelizmente, nós perdemos quase um século de investimento em educação. A história nos mostra que a Europa e outras nações como os Estados Unidos e, mais recentemente, os países asiáticos avançaram porque apostaram decididamente na educação. O Brasil decidiu isso nos últimos anos e agora trabalha para saldar essa dívida”, disse a pesquisadora.


    Postado por Sidnalva
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    quarta-feira, 20 de abril de 2011

    Construção da Ferrovia Oeste-Leste deve ser suspensa




    Com a ação, o MPF pretende evitar a malversação e emprego indevido de recursos públicos federais já que os terminais portuários - ponto final da ferrovia - ainda não têm viabilidade ambiental certificada.

    O Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus (BA) propôs uma ação civil pública com pedido liminar para suspender, imediatamente, todas as ações relativas à construção do sub trecho Barreiras - Ilhéus da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), até que os procedimentos de licenciamento ambiental do Porto Sul e do Terminal de Uso Privativo - TUP da Bamin sejam concluídos. A VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, réu na ação do MPF, foi a empresa que obteve a outorga de construção, uso e gozo da ferrovia.

    Orçada em 4,5 bilhões de reais, de acordo com informações do Tribunal de Contas da União (TCU), a Fiol vai transportar grãos e minérios por um trajeto que começa em Figueirópolis (TO), atravessa os Estados de Goiás e Bahia e termina na cidade de Ilhéus, onde os produtos serão exportados por meio dos futuros Porto Sul e Terminal de Uso Privativo da Bahia Mineração.

    Com a liminar, o MPF pretende evitar a malversação e emprego indevido de recursos públicos federais uma vez que o Ibama não concluiu os procedimentos de licenciamento ambiental do Porto Sul e do TUP da Bamin, e, portanto, não certificou a viabilidade ambiental desses empreendimentos, tampouco autorizou a sua localização na região de Ponta da Tulha, local onde a VELEC pretende instalar o trecho final da ferrovia.

    Autores da ação civil pública, os procuradores da República Eduardo El Hage e Flávia Arruti afirmam que o MPF não é contrário à construção da ferrovia ou à utilização desse meio de transporte, que, comprovadamente, é mais econômico e moderno. "O objetivo da ação é apenas evitar que o dinheiro público seja desperdiçado pela construção de uma ferrovia que não tem ponto final definido".

    De acordo com os procuradores, considerando que a Fiol transportará grãos e minérios do Oeste do País até a cidade de Ilhéus/BA, para serem exportados pelo porto público, e que a construção deste porto ainda não possui licença ambiental nem localização exata, "o início das obras da ferrovia pode significar o desperdício de bilhões de reais em recursos públicos federais, que serão, simplesmente, jogados no lixo, caso o porto não seja construído no local em que o trajeto da ferrovia será finalizado", afirmam.

    Da mesma forma que o porto público, o terminal de uso privativo da Bamin não possui qualquer licença ambiental, nem localização definitiva. O procedimento de licenciamento ambiental do TUP da Bamin encontra-se na fase de análise do EIA/RIMA apresentados pela empresa interessada ao Ibama. Além disso, a autarquia federal negou a licença prévia para a construção do terminal privado.

    Na ação, o MPF pede que a Justiça conceda liminar determinando a imediata suspensão de todas as ações referentes à construção do sub trecho Barreiras - Ilhéus da Fiol, tendo em vista que a licença de instalação do empreendimento foi expedida em novembro do ano passado e as ordens de serviço para o inícios das obras jã foram emitidas.

    Número da ação para consulta processual: 1101-15.2011.4.01.3301.

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República na Bahia



    fonte: Farol da cidade



    Postado por: Rosana Cunha

    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    domingo, 17 de abril de 2011

    SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DA BAHIA DIVULGA RESULTADO DO UNIVERSIDADE PARA TODOS

    A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou nesta quinta-feira, 14, a lista com o nome dos estudantes contemplados no pré-vestibular gratuito do governo do estado, o projeto Universidade para Todos. O resultado pode ser conferido no Portal da Educação. Ao todo, foram inscritas 43 mil pessoas para concorrer a 21.620 vagas.

    O período de matrícula será de 18 de abril a 2 de maio, conforme calendário disponível no Portal da Educação. Para os estudantes da capital a matrícula será realizada de 25 a 29 de abril, no mesmo local e turno que o candidato optou para cursar o pré-vestibular.

    Os contemplados deverão apresentar no ato da matrícula cópia e original dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, histórico escolar do ensino fundamental II (5ª a 8ª séries) ou modalidades correspondentes.

    O aluno matriculado no 3º ano do ensino médio, além dos documentos citados, deverá apresentar uma declaração assinada pelo diretor da escola, constando que ele cursou o 1º e o 2º ano do ensino médio em escola pública do estado da Bahia, além da comprovação da média final das disciplinas de Português e Matemática, obtidas no 2º ano do ensino médio. Já os estudantes egressos do ensino médio da rede pública do estado devem apresentar também cópia e original do histórico escolar ou atestado de conclusão do ensino médio ou modalidades correspondentes.

    Fonte: SEC BAHIA / Ascom

    http://vestibular.com.br/noticia/secretaria-da-educacao-da-bahia-divulga-resultado-do-universidade-para-todos

    Monique
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    sábado, 16 de abril de 2011

    Raúl Castro propõe limitar em 10 anos mandatos de cargos políticos


    O presidente de Cuba, Raúl Castro, sugeriu neste sábado (16/04) limitar os mandatos dos cargos políticos e estatais "fundamentais" do país a um máximo de 10 anos consecutivos e pediu para começarem a trabalhar no rejuvenescimento dos postos administrativos e partidários do país.

    "Chegamos à conclusão que é recomendável limitar a um máximo de dois períodos consecutivos de cinco anos o desempenho dos cargos políticos e estatais fundamentais", afirmou o governante no discurso de abertura do VI Congresso do governante Partido Comunista.

    Raúl propôs também que as orientações do evento sejam cumpridas em sua totalidade. O congresso aprovará uma ambiciosa reforma econômica para o país e elegerá sua maior liderança política.
    "A atualização do modelo econômico está cheia de complexidades e abrange toda a sociedade cubana. O que for aprovado no Congresso não poderá ser esquecido ou descumprido", disse Raúl em seu discurso, transmitido em cadeia nacional. Ele fez referência aos acordos definidos em outros encontros do partido, "quase todos esquecidos, sem terem sido colocados em prática."

    Raúl Castro, de 79 anos, preside o Congresso, no qual participam mil delegados e aberto no Palácio das Convenções após um desfile militar popular no qual participaram mais de meio milhão de pessoas na emblemática Praça da Revolução de Havana, para comemorar os 50 anos do socialismo cubano.

    O plano de reformas econômicas, inicialmente de 291 medidas, aumentou para 311 após um intenso debate popular de três meses. "O povo manifestou livremente sua opiniões, esclareceu dúvidas, propôs modificações, expressou insatisfações e discrepâncias e também sugeriu abordar a solução de outros problemas que não estavam no documento", afirmou o líder cubano.
    Desfile

    Antes da abertura do congresso, Raúl presidiu uma grande parada cívico-militar para marcar os 50 anos da frustrada invasão da Baía dos Porcos por dissidentes financiados pela CIA.

    O desfile saudou, em ausência, o "Comandante-em-chefe da Revolução", Fidel Castro, de 84 anos, afastado do governo desde que ficou doente em julho de 2006 e cedeu o comando a seu irmão, Raúl, cinco anos mais novo.

    Usando seu uniforme de general e um chapéu de camponês, Raúl, acompanhado por figuras de proa do PCC e do governo, liderou o ato na Praça da Revolução, o qual participaram os mil delegados do congresso e milhares de operários, combatentes veteranos, crianças e jovens.

    Fonte: www.uol.com.br

    Postador Por: Maikon Guimarães
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    quinta-feira, 14 de abril de 2011

    ProUni vai dar estágio em escola estadual

    O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo estão formatando um projeto para oferecer estágio nas escolas da rede estadual aos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) que cursam licenciaturas.

    A ideia é que os alunos não substituam os professores, mas sim atuem como uma espécie de assistente em programas da secretaria, como o Escola da Família - que oferece atividades nas escolas durante os fins de semana - e o Ler e Escrever, que conta com um segundo docente em sala de aula.

    A proposta foi apresentada pelo secretário de Educação do Estado, Herman Voorwald, em março, ao ministro Fernando Haddad. 'Acrescentei o desejo de estabelecermos um foco nas licenciaturas e oferecer a bolsa de iniciação à docência. Assim, o Estado ofereceria essa bolsa para os licenciandos do ProUni', afirmou o ministro. 'Combinamos dois programas, um estadual e outro federal, que se reforçam mutuamente.'

    A afirmação foi feita ontem, após uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) (leia mais nesta página).

    A secretaria afirma que a ideia existe, mas que a viabilidade técnica está em estudo. Os detalhes - como quais licenciaturas e quantas escolas seriam contempladas - ainda serão discutidos nas próximas semanas. Se for viável, o projeto deve ser implementado ainda neste ano.

    Mudanças. O MEC estuda, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), duas mudanças no edital: oferecer um tempo exclusivo, antes da prova, para a verificação de possíveis erros de impressão e a retirada de celulares dos candidatos, também antes da aplicação do exame. Dessa forma, não será possível reclamar posteriormente nem manter o telefone consigo durante o Enem. As providências têm a intenção de tentar evitar problemas como os que ocorreram na edição do ano passado do exame.

    Sobre as possíveis alterações no ProUni, o ministro afirmou que o MEC estuda, com o Ministério da Fazenda, mudar o programa sem precisar alterar a lei. O objetivo é sanar a dificuldade que a pasta tem para preencher as bolsas parciais, o que não ocorre com as integrais. No entanto, o ministro ainda não encara a extinção das bolsas parciais como uma ideia definitiva. 'Ou isso ou outra solução engenhosa.'

    fonte: http://estadao.br.msn.com/ciencia/artigo.aspx?cp-documentid=28369697

    Postado por Érica Ribeiro
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    quarta-feira, 13 de abril de 2011

    Ipea admite pressão inflacionária, mas critica 'terrorismo' do mercado

    O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira suas previsões para 2011. De acordo com o instituto, o Produto Interno Bruto deve crescer entre 4% e 5%, e a inflação deve registrar crescimento de 5% a 6% até o fim do ano.

    A previsão indica um aumento da taxa de inflação acima da meta de 4,5% definida pelo Conselho Monetário Nacional, mas dentro da margem de variação de dois pontos percentuais considerada aceitável pelo governo.

    De acordo com o relatório do Ipea, as taxas de inflação devem continuar em patamares elevados nos próximos meses, puxadas pela pressão relacionada às commodities agrícolas, ao aumento do preço do petróleo e à alta de preços no setor de serviços.

    Ao apresentar as projeções, o coordenador do Grupo de Análise e Previsões do instituto, Roberto Messenberg, admitiu que o país vai conviver com taxas de inflação "um pouco mais elevadas" ao longo do ano, mas criticou o que chamou de “terrorismo” com que o assunto vem, em sua opinião, sendo tratado.

    "Estão querendo vender a ideia de que o Brasil pode entrar numa bolha inflacionária que conduzirá a um processo de hiperinflação", disse, afirmando que uma das condições necessárias para que isso ocorresse seria a desvalorização crescente do real, o contrário do que vem acontecendo.

    O instituto prevê ainda o avanço do deficit em conta corrente em 2011. A estimativa é que o saldo negativo pode ficar entre US$ 73 bilhões e US$ 63 bilhões, contra os US$ 47,51 bilhões computados pelo Banco Central em 2010.

    O Ipea é uma fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

    ‘Terror’

    Ao apresentar o estudo, Roberto Messenberg criticou o que chamou de estratégia de "terror" do mercado financeiro que, a seu ver, pretende impedir o governo de adotar uma nova agenda de política econômica para o país.

    Ele elogiou as medidas tomadas pelo Banco Central para tentar conter a inflação - como restrições ao crédito e a elevação das taxas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) - "em vez de se prender exclusivamente à taxa de juros".

    "São medidas que não vão resolver o problema, mas vão amenizar a questão para torná-la gerenciável e resolvê-la ao longo do tempo", disse.

    Messenberg disse ainda que as taxas mais elevadas de inflação serão "transitórias" e que o aumento de preços em setores variados - sobretudo nos de alimentos, bebidas e transportes - não configura uma tendência de alta da inflação.

    Fonte: BBC Brasil
    Postado por: Diego Nascimento
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    terça-feira, 12 de abril de 2011

    Laudo do IML confirma que atirador de Realengo se suicidou, diz polícia


    Informação foi divulgada nesta terça-feira (12) pela Polícia Civil.
    Rapaz de 23 anos matou 12 crianças na Escola Tasso da Silveira.

    A assessoria da Polícia Civil informou, na tarde desta terça-feira (12), que o laudo cadavérico feito por peritos do Instituto Médico Legal (IML) no corpo do atirador Wellington Menezes de Oliveira, que matou 12 crianças na Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, apontou como suicídio a causa da morte.
    O laudo, feito por peritos que estudaram a trajetória do disparo, afirma que a arma estava encostada na cabeça ("tiro encostado"), o que comprova que foi ele mesmo quem atirou e não foi baleado à queima-roupa. Mas o confronto balístico ainda será finalizado, informou a polícia.
    Ainda de acordo com a polícia, o laudo informa que o atirador "teve ferimentos penetrantes e transfixantes de crânio (têmpora direita) e abdômen com lesão de encéfalo, fígado e rim direito, com ação de perfuração contudente por arma de fogo".
    Para poupar os familiares das crianças, os laudos cadavéricos das crianças não serão divulgados, por determinação da chefe de Polícia Civil, Martha Rocha.
    Vítima dorme com os pais
    Na primeira noite em casa após ter alta do Hospital Estadual Albert Schweitzert, o menino Carlos Matheus, de 13 anos, foi paparicado e dormiu junto com seus pais. Ele foi uma das vítimas do ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio.
    "Dormiu todo mundo junto no quarto. Eles dormiam em cama separadas, mas a gente fez questão de dormir junto", diz a mãe, Carla Daniele Vilhena de Souza, que lembrou: "agora ele tem dois aniversários, 18 de dezembro e 7 de abril".

    G1

    Postado: Danyllo
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    domingo, 10 de abril de 2011

    Câmara reestuda usar fundo do pré-sal para educação

    BRASÍLIA - Vetada pela administração Lula, a destinação de 50% dos recursos do Fundo Social do pré-sal para a área de ensino pode ressuscitar na Câmara dos Deputados, sob a forma de emenda ao novo Plano Nacional de Educação (PNE). Entidades aguardam o retorno do PNE à pauta legislativa para pressionar as autoridades a aceitar as mais de 130 sugestões ao projeto de lei, como a elevação do investimento público em educação dos atuais 5% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020 - o Executivo prevê 7%. O objetivo é tornar o plano mais ambicioso e encurtar os prazos de algumas das metas estabelecidas pelo governo para o decênio 2011-2020.


    Uma comissão especial presidida pelo deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) deverá ser instalada na próxima quarta-feira para cuidar do PNE. A versão encaminhada por Lula ao Congresso no final do ano passado contém dez diretrizes e 20 metas - entre elas, a erradicação do analfabetismo. Prevê "destinar recursos do Fundo Social ao desenvolvimento do ensino", sem determinar uma porcentagem, e "ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7%" do PIB.

    "Os movimentos sociais e as entidades representativas de ensino superior já nos têm procurado para marcar audiência e propor alterações. Devemos chegar ao final com quase 300 emendas", diz o deputado. Segundo Vieira, a criação de uma comissão especial deve acelerar o andamento do projeto de lei na Casa. Depois de aprovado pelos deputados, o texto segue para o Senado. O MEC disse ao Estado que "está confiante na sua tramitação".

    Para a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o PNE deveria apresentar objetivos mais ambiciosos. "A meta de 7% do PIB caberia dez anos atrás, hoje é preciso mais", diz o presidente da UBES, Yann Evanovick. Em março, representantes da UBES e da União Nacional dos Estudantes (UNE) se reuniram com a presidente Dilma Rousseff para apresentar as emendas.

    É preciso ser mais coerente com as necessidades educacionais brasileiras, avalia Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que reúne 200 grupos. A entidade critica a "timidez da meta de investimentos em educação pública" e sustenta que essa "é a maior deficiência da atual proposta do Executivo". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral,camara-reestuda-usar-fundo-do-pre-sal-para-educacao,62146,0.htm

    Postado por: Ben
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    Novo terremoto assusta Japão quase um mês após tragédia





    Tremor de magnitude 7,4 atingiu país na mesma área do sismo de março; alerta de tsunami foi retirado

    TÓQUIO - Um forte sismo de 7,4 pontos na escala Richter atingiu nesta quinta-feira, 7, o leste e o nordeste do Japão. As áreas são as mesmas afetadas pelo terremoto do dia 11 de março, que deixou até o momento mais de 12 mil mortos, um número semelhante de desaparecidos e desatou a pior crise nuclear já vivida no país asiático. Havia riscos de que um novo tsunami atingisse a região, mas o alerta de perigo foi retirado.

    Logo após o tremor, as autoridades pediram que os moradores da região deixassem suas casas e fossem para locais mais altos. Os funcionários que trabalhavam na contenção do vazamento de material radioativo na usina de Fukushima, danificada pelo sismo de março, também tiveram de deixar o local. Não houve relatos imediatos de danos no complexo.

    As ondas previstas pelas autoridades japonesas na província de Miyagi poderiam atingir até dois metros de altura. Segundo a agência metereológica japonesa, houve alertas menores em Fukushima, Iwate, Aomori e Ibaraki. Nesses locais, as advertências foram de ondas de até meio metro. De acordo com a agência de notícias Efe, o tremor foi sentido com significativa intensidade em Tóquio.


    Medição

    O tremor ocorreu às 23h34 locais (11h34 em Brasília), com epicentro a 40 quilômetros de profundidade na região da costa de Miyagi, a mais afetada pelo terremoto de 9 graus ocorrido há quase um mês. Na escala usada no Japão, baseada mais no alcance do que na intensidade, o terremoto teve magnitude 6. A escala vai até 7.



    A polícia de Miyagi interditou todas as estradas que passam pela província, como medida de precaução. A informação é da agência local de notícias Kyodo. O serviço de geofísica dos Estados Unidos afirmou que o terremoto foi registrado a 66 quilômetros a leste de Sendai, a uma profundidade de 25,6 quilômetros.

    O novo tremor ocorre menos de um mês depois do terremoto de 11 de março, que se configurou na maior tragédia já vivida pelo Japão. O país ainda se recupera física e economicamente do sismo de magnitude 9.0 e luta contra a expansão da crise nuclear que está em curso na central de Fukushima.


    Com Efe e Reuters


    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,japao-tem-novo-terremoto-e-risco-de-tsunami,702970,0.htm

    Angelo fernandes
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    sábado, 9 de abril de 2011

    Família Andrada está no Congresso há 190 anos

    Dom Pedro I declarou a independência. Marechal Deodoro proclamou a República. O Estado Novo derrubou a República Velha. A ditadura militar varreu a República Nova. E a Nova República se equilibra para não envelhecer. Apenas uma família conseguiu acompanhar todas essas fases históricas atravessadas pelo país nos últimos dois séculos do alto do Legislativo brasileiro. Os Andrada desembarcaram no Congresso Nacional antes mesmo de ele existir, ainda nas Cortes Portuguesas, em 1821, e não deixaram mais o Parlamento.

    Nos últimos 190 anos, a família produziu 15 deputados e senadores, quatro presidentes da Câmara, oito ministros de Estado e dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de governadores, prefeitos e vereadores. Ao todo, rendeu mais de 20 políticos e ocupantes de altos cargos públicos. Nenhuma outra família superou esse clã na geração de políticos influentes na história do país. Uma tradição iniciada com o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada, e que já alcança a sexta geração consecutiva no Congresso.
    No século passado, não houve uma única legislatura em que os herdeiros do Patriarca não estivessem presentes. Tem sido assim, ininterruptamente, desde 1894. A sucessão da dinastia chegou a ficar ameaçada nas últimas eleições, quando o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), nome da família na Câmara desde 1979, tomou seu maior susto. O tucano ficou na segunda suplência e só voltou ao Congresso porque o governador Antonio Anastasia, seu colega de partido, chamou dois deputados para seu secretariado, garantindo o prosseguimento da série histórica da família.

    Sucessão anunciada

    Aos 80 anos, Bonifácio diz que não tentará o décimo mandato consecutivo em 2014. Ele garante, porém, que o ciclo dos Andrada está longe de terminar. “Um dos meus filhos vem aí. São três possíveis candidatos”, avisa o deputado, filho do ex-presidente da Câmara e ex-líder do governo Geisel na Câmara Zezinho Bonifácio, neto do ex-deputado e diplomata José Bonifácio de Andrada e Silva e integrante da sexta geração de políticos da família, iniciada pelos irmãos José Bonifácio, Antônio Carlos e Martim Andrada.

    Três dos oito filhos do deputado Bonifácio também incursionaram pela política. Antônio Carlos de Andrada foi vereador, prefeito de Barbacena (MG) e deputado estadual. Atualmente, preside o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Martim Francisco também foi vereador e prefeito da cidade natal da família.

    Criança em Barbacena

    O mais jovem dos três, o deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB), de 44 anos, está licenciado do cargo e comanda a Secretaria Estadual de Defesa Social. É o nome mais cotado atualmente para suceder o pai na Câmara. “Quando era criança em Barbacena, meus irmãos, eu e nossos amigos brincávamos de eleição. Fazíamos votação com caixa de sapato e papel de rascunho. Inventávamos partidos. A gente ganhava e perdia”, conta o secretário.

    O ambiente familiar fez com que o gosto pela política aflorasse de maneira natural, segundo ele. “Nós nascemos nesse meio. Na minha infância e juventude, meu pai e meu tio eram deputados, meu avô foi deputado. Meus irmãos mais velhos eram vereadores. Nós nascemos em um ambiente que respirava política. Minha vida foi apontando para esse caminho”, afirma.

    Lafayette diz que a tradição da família com a política repete a trajetória comum a tantos grupos familiares que seguem, de geração para geração, num ramo do comércio. “É algo semelhante a um padeiro português que monta padaria. O filho cresce vendo o pai fazendo pão. Ajuda o pai no caixa e no forno. O filho acaba assumindo a padaria. Aí acontece a mesma coisa com o neto. Foi isso que aconteceu comigo”, compara.

    Mudança de sonhos

    Bonifácio de Andrada diz que a influência familiar pode se manifestar em duas formas, despertando a vocação ou a ojeriza pela política. “Se não gostar, não aguenta. A atividade política é muito exigente e pesada. A política tem de ter o sonho, para você para os outros”, diz o deputado, que acumula nove mandatos na Câmara, quatro na Assembleia mineira e um na Câmara municipal de Barbacena.

    Professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) e reitor de uma universidade particular criada por sua família, Bonifácio afirma que os “encantos” propiciados pela política já não são mais os mesmos. “Os sonhos mudaram. Eram mais políticos. Hoje, predominam mais os sonhos relacionados às atividades econômicas, sociais e financeiras. Acho que não está perdendo o encanto. Os encantos de ontem é que não são mais os mesmos de hoje.”

    O filho Lafayette admite que ter um representante da família no Congresso há mais de um século, de maneira ininterrupta, serve de estímulo para as novas gerações. “Acaba tendo um gosto especial. É sempre interessante ver que o trabalho que você está fazendo foi reconhecido”, afirma.
    Uma marca que ele espera não testemunhar sua derrubada. “A nova geração que está vindo ainda está na adolescência. São muitos sobrinhos, nenhum despontou ainda. Não sabemos ainda quem vai assumir esse encargo. Mas certamente haverá algum. São mais de 25 sobrinhos. Não é possível que não vai salvar um”, brinca.

    Desgaste e continuidade

    Para o cientista político e sociólogo Moisés Augusto Gonçalves, da PUC de Minas, o fato de Bonifácio de Andrada ter entrado como suplente na Câmara indica que o peso político da família tem diminuído com o surgimento de novas forças em seu reduto eleitoral. “O Hélio Costa (ex-senador e ex-ministro das Comunicações), por exemplo, é de Barbacena. Você tem uma realidade que quebra o monopólio e força o deslocamento dessa força política para outros lugares”, diz o professor.

    Isso não significa, no entanto, que o “reinado” dos Andrada no Congresso esteja com os dias contados. A estratégia para a manutenção do poder em família, segundo ele, é a mesma adotada por outros grupos familiares. “Há sempre novos nomes para substituir o desgaste dos antigos nomes. É um jogo. A pretensa renovação é a continuidade com outro rosto. É um calculo eleitoral e político”, considera.

    Fonte: Edson Sardinha e Renata Camargo
    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=36694

    Postado por Anderson Nascimento
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    quinta-feira, 7 de abril de 2011

    Coreia do Sul fecha escolas por medo de chuvas radioativas


    Crianças voltam para casa depois que a escola elementar de Midong fechou por causa da chuva radioativa, em Seul
    Foto: AP

    Dezenas de escolas e creches sul-coreanas suspenderam as aulas nesta quinta-feira por temor de que material radioativo que vazou da usina Fukushima Daiichi, no Japão, tenha atingido o país.
    Vestígios de radioatividade foram identificados na chuva que atingiu a ilha de Jeju, na costa sul do país, segundo afirmou a agência nuclear da Coreia do Sul.
    Apesar de as autoridades sul-coreanas afirmarem que não há risco à saúde humana, o governo de uma província permitiu o fechamento das escolas em resposta a temores dos estudantes e dos pais de alunos.
    Traços de radioatividade originada na usina japonesa danificada pelo terremoto e pelo tsunami do dia 11 de março já foram detectados por vários países.
    Mas como um dos vizinhos mais próximos do Japão, a Coreia do Sul tem estado particularmente preocupada com a situação na usina.
    Até agora, os sul-coreanos vinham sendo acalmados por boletins meteorológicos que indicavam ventos na direção leste, que estariam levando as partículas radioativas na direção do Oceano Pacífico.
    Mas nesta semana as previsões vinham indicando uma mudança nos ventos, que sopram do Japão para a Coreia do Sul a partir desta quinta-feira.
    Além disso, esta quinta-feira foi o dia mais chuvoso no país em meses, elevando os temores de que o material radioativo levado pelos ventos seja despejado sobre a população.
    "Ansiedade"
    Cerca de 170 escolas e creches cancelaram ou encurtaram as aulas nesta quinta-feira em uma província sul-coreana após o que um membro do governo chamou de "ansiedade sobre as declarações conflitantes sobre a segurança da exposição à radiação".
    Havia uma preocupação particular sobre estudantes em áreas remotas que têm que caminhar longas distâncias até as escolas. As escolas que decidiram manter as aulas receberam a recomendação de suspender atividades esportivas ao ar livre.
    Na capital do país, Seul, as autoridades se recusaram a cancelar as aulas e pediram que pais e alunos mantenham a calma. O governo sul-coreano diz que a quantidade de material radioativo detectada na chuva é minúscula, muito abaixo dos níveis considerados seguros, e não representa um risco à população.
    "As quantidades são tão pequenas que uma pessoa pode tomar dois litros dessa água por dia durante um ano inteiro sem nenhum risco à saúde", afirmou um comunicado da agência nuclear do país.
    As autoridades sul-coreanas disseram ainda que foram tomadas medidas para proteger os suprimentos de água potável de qualquer eventual contaminação.

    Fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5051691-EI8143,00-Coreia+do+Sul+fecha+escolas+por+medo+de+chuvas+radioativas.html
    Postado por Vinícius Braz Lelis
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    'Ele atirava nas meninas para matar', diz aluno que sobreviveu a ataque

    O estudante Mateus Moraes, de 13 anos, contou que as meninas eram o alvo do atirador o ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. "Ele matava as meninas com tiros na cabeça. Nas meninas, ele atirava para matar. Nos meninos, os tiros eram só para machucar, nos braços ou nas pernas", disse o aluno, acrescentando que o atirador saiu da sala cinco vezes para recarregar as arma, e a ação durou cerca de cinco minutos.

    O menino disse ainda que chegou a conversar com o atirador durante o ataque. "Estava no meio da aula de português quando ele apareceu. Só pedi a Deus para ele não me matar. E ele falou para eu ficar tranquilo que eu não ia morrer. Fiquei orando e pedindo a Deus para me guardar", disse o aluno do 7º ano.

    Mateus não sabe se conseguirá voltar à escola depois de sobreviver ao ataque. "Não sei se vou voltar aqui por causa das lembranças", disse o aluno, desolado.

    Outros alunos também relataram momentos de pânico vividos no interior da escola na manhã desta quinta-feira (7).

    A estudante Jade Ramos de Araújo, de 12 anos, disse que estava no meio de uma prova de Ciências quando começou a ouvir os disparos. "Todo mundo achou que era tiro, mas as professoras tentaram tranquilizar a turma", contou a menina.

    Segundo ela, as crianças gritavam muito, mas as professoras pediam para fazerem silêncio. "Elas diziam: 'ele vai ficar nervoso, vai querer matar todo mundo'". Ao entrar nas salas, ainda segundo a menina, o atirador disse para que as crianças ficassem de frente para a parede. "Ele pedia para virarem de costas para a parede e falava que ia matar todo mundo. Foi nessa hora que alguns conseguiram fugir", relatou.

    Nesse momento, de acordo com Jade, algumas crianças conseguiram correr em direção ao terceiro andar da escola. "Vi muito sangue nas escadas, crianças desmaiadas. Quando a gente subia tinha um bando de gente amontoada no chão. Os alunos foram pisoteados durante a fuga, as crianças iam fugindo subindo as escadas e algumas acabaram desmaiando", disse.

    A menina contou ainda que contou com a ajuda do irmão, de 17 anos, para sair da escola. "Meu irmão veio me buscar, ele procurou de porta em porta. O atirador ainda estava vivo quando ele entrou e conseguiu me tirar daqui", falou.

    'Fiquei nervosa, mas consegui fugir', conta aluna
    "Fiquei muito nervosa, mas consegui fugir. Para me tranquilizar, fiquei desenhando na minha mão, desenhei uma casa", disse a menina Jade, que correu da escola levando apenas um lápis na mão e chegou em casa com o "tênis imundo de sangue".

    Jade voltou à escola na tarde desta quinta (7) para tentar recuperar seus pertences e, principalmente, tentar falar com os policiais que a salvaram. "Vim para agradecer aos policiais porque ele ia matar todo mundo", completou.

    Já o motorista de ônibus Elias Campista da Silva, disse que o sobrinho relatou que conseguiu fugir do atirador no momento em que ele recarregava uma de suas armas. "Ele correu na hora, escorregou numa poça de sangue, caiu e se machucou enquanto tentava fugir", contou o tio de Patrick da Silva Figueiredo, de 14 anos.

    'Vai ser difícil voltar a estudar aqui', diz aluno
    Segundo Elias, foi Patrick quem ajudou a menina Renata Lima Rocha, 13, a escapar do atirador. A menina foi baleada nos rins durante o ataque e está internada Albert Schweitzer, que fica no mesmo bairro o colégio.

    “Foram pelo menos dez minutos de tiro sem parar. O professor de geografia mandou todo mundo deitar no chão e saiu da sala trancando a turma pelo lado de fora, pois era o único jeito de trancar a gente lá. Quando eu saí, eu vi cena de guerra, de terror. Vai ser difícil voltar a estudar aqui. Não é nem pelo atentado, pelos amigos que perdi”, relata Riccele Ponce, de 15 anos, que perdeu três amigos.

    'Pensei que fosse morrer'
    O estudante Marcus Vinicius estava no último andar da escola quando ouviu muitos tiros. "A professora mandou todo mundo abaixar e trancou a porta. Foi terrível. Fiquei muito nervoso. Pensei que fosse morrer", diz o menino, de 10 anos.

    Outra aluna também lembrou dos momentos de terror na unidade. A menina de 12 anos disse que viu o atirador entrar na escola. Ela estava dentro da sala de aula quando ele abriu fogo contra os alunos.

    “Ele começou a atirar. Eu me agachei e, quando vi, minha amiga estava atingida. Ele matou minha amiga dentro da minha sala”, conta ela, que afirma que estava no pátio na hora em que o atirador entrou na escola.

    “Ele estava bem vestido. Subiu para o segundo andar e eu ouvi dois tiros. Depois, todos os alunos subiram para suas salas. Depois ele subiu para o terceiro andar, onde é a minha sala, entrou e começou a atirar”, completou.

    Ainda de acordo com os relatos, professores e alunos colocaram armários e cadeiras atrás das portas das salas para evitar a entrada do atirador.


    O pai, o sargento do Corpo de Bombeiros Adriano Silva Damaceno, disse que o filho machucou o tendão na correria durante o tiroteio na escola.

    Atirador não tinha antecedentes criminais
    Segundo autoridades, o nome do atirador é Wellington Menezes de Oliveira e ele é ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira. Seu corpo foi retirado por volta das 12h20, segundo os bombeiros. De acordo com polícia, Wellington não tinha antecedentes criminais

    A polícia diz que ele portava dois revólveres calibre 38 e equipamento para recarregar rapidamente a arma. Esse tipo de revólver tem capacidade para 6 balas.

    Segundo testemunhas, Wellington baleou duas pessoas ainda do lado de fora da escola e entrou no colégio dizendo que faria uma palestra.

    De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ele falou com uma professora e seguiu para uma sala de aula. O barulho dos tiros atraiu muitas pessoas para perto da escola (se você esenciou o caso? Envie fotos e vídeos ao VC no G1).

    O sargento Márcio Alves, da Polícia Militar, fazia uma blitz perto da escola e diz foi chamado por um aluno baleado. "Seguimos para a escola. Eu cheguei, já estavam ocorrendo os tiros, e, no segundo andar, eu encontrei o meliante saindo de uma sala. Ele apontou a arma em minha direção, foi baleado, caiu na escada e, em seguida, cometeu suicídio", disse o policial (veja ao lado a declaração, em reportagem do Jornal Hoje).

    A escola foi isolada, e os feridos foram levados para hospitais. Os casos mais graves foram levados para o hospital estadual Albert Schweitzer, que fica no mesmo bairro o colégio.


    Postado por Thaynara Aranha
    Fonte:G1
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    Atirador entra em escola em Realengo, mata alunos e se suicida



    Um homem de 23 anos entrou em uma escola municipal na Zona Oeste do Rio na manhã desta quinta-feira (7), atirou contra alunos em salas de aula lotadas, foi atingido por um policial e se suicidou. O crime foi por volta das 8h30. Segundo o diretor do hospital para onde as vítimas foram levadas, 11 crianças morreram (10 meninas e 1 menino) e 13 ficaram feridas (10 meninas e 3 meninos). As crianças têm idades entre 12 e 14 anos. Segundo autoridades, o nome do atirador é Wellington Menezes de Oliveira e ele é ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro de Realengo, onde foi o ataque. Seu corpo foi retirado por volta das 12h20, segundo os bombeiros. De acordo com polícia, Wellington não tinha antecedentes criminais. saiba mais A polícia diz que ele portava dois revólveres calibre 38 e equipamento para recarregar rapidamente a arma. Esse tipo de revólver tem capacidade para 6 balas.

    Segundo testemunhas, Wellington baleou duas pessoas ainda do lado de fora da escola e entrou no colégio dizendo que faria uma palestra.


    GLOBO.com

    segunda-feira, 4 de abril de 2011

    Uneb instalará curso de medicina em Salvador


    A primeira faculdade de medicina do Brasil foi instalada em Salvador no dia 18 de fevereiro de 1808, com a vinda da Família Real ao Brasil. Somente 200 anos depois será inaugurado outro curso de medicina público na capital baiana, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). As cerca de 60 vagas já devem estar disponíveis no próximo vestibular. O investimento nos quatro primeiros anos será de R$ 6 milhões. O Hospital Roberto Santos será utilizado como o “hospital escola” dos estudantes. Serão contratados ainda 70 novos professores. Até então, para estudar medicina em Salvador, ou o candidato tinha de disputar a vaga na Ufba, com a concorrência de 34,3vagas por aluno, ou concorrer às vagas da Faculdade Bahiana de Medicina, com mensalidade de R$ 2.075; ou na FTC, com custo mensal de R$ 2.996.


    Fonte: A Tarde.


    Postado por: Sidnalva Flores
    Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

    Obama reafirma interesse em petróleo do Brasil e elogia biocombustíveis


    Em um discurso no qual lançou seu plano para o futuro energético dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, o presidente Barack Obama reafirmou o interesse em importar petróleo do Brasil e destacou o exemplo do país na produção e no uso de biocombustíveis.

    Obama anunciou um plano para reduzir as importações americanas de petróleo – que chegavam a 11 milhões de barris por dia quando ele foi eleito, no final de 2008 – em um terço até 2025. Ele admitiu, porém, que o petróleo ainda continuará a ser parte importante da matriz energética dos Estados Unidos por um bom tempo.

    "E quando se trata do petróleo que nós importamos de outras nações, nós podemos nos associar a vizinhos como Canadá, México e Brasil, que recentemente descobriu grandes novas reservas de petróleo e com quem podemos compartilhar tecnologia americana", afirmou o presidente, em discurso na Universidade de Georgetown, em Washington.

    Segundo Obama, a busca pela redução da dependência da importação de petróleo passa por dois caminhos: aumentar a produção doméstica e buscar alternativas mais limpas.

    "Um substituto para o petróleo que traz enormes promessas são os biocombustíveis renováveis", disse. "Se alguém duvida do potencial desses combustíveis, considere o Brasil. Já mais da metade – metade – dos veículos brasileiros pode ser movida a biocombustíveis."

    Pré-sal

    O discurso desta quarta-feira foi uma forma de prestação de contas ao público doméstico em um momento em que a alta nos preços dos combustíveis – alimentada por crises internas em países produtores de petróleo, como a Líbia – representa um problema a mais para a economia americana, que enfrenta uma recuperação lenta após a crise global e altas taxas de desemprego.

    Além de reduzir a dependência de petróleo, os Estados Unidos buscam também diversificar seus fornecedores. O interesse americano em ter o Brasil como grande fornecedor de petróleo já havia sido manifestado por Obama em sua primeira visita ao país, há 11 dias.

    "Nós queremos trabalhar com vocês. E quando vocês estiverem prontos para vender, nós queremos ser um de seus principais clientes", disse Obama em Brasília, ao comentar o interesse americano nas descobertas de petróleo na camada do pré-sal.

    As declarações durante a visita ao Brasil chegaram a provocar críticas internas, por parte da oposição, para quem Obama deveria se concentrar em investimentos no setor dentro dos Estados Unidos.

    Após o vazamento no Golfo do México no ano passado, provocado pela explosão de uma plataforma operada pela petroleira britânica BP, os Estados Unidos aumentaram as exigências de segurança para exploração em águas profundas.

    Ao comentar as exigências adotadas após a tragédia – que se transformou no pior desastre ambiental da história americana –, Obama rejeitou críticas de que tenha "fechado" a exploração de petróleo no país.

    "Isso não condiz com a realidade", disse o presidente, nesta quarta-feira, ao afirmar que seu governo incentiva a produção e a exploração de petróleo em águas profundas, "contanto que seja segura e responsável".

    "No ano passado, a produção americana de petróleo chegou a seu nível mais alto desde 2003. E pela primeira vez em mais de uma década, o petróleo que nós importamos representou menos da metade do combustível líquido que nós consumimos", afirmou.

    Dependência

    Obama ressaltou, porém, que a solução para o "desafio de longo prazo" no campo energético está na redução da dependência de petróleo.

    "Nós continuaremos sendo vítimas das oscilações do mercado de petróleo até que levemos a sério uma política de longo prazo para energia segura e acessível", disse.

    "Os Estados Unidos não podem se dar ao luxo de apostar nossa prosperidade e segurança de longo prazo em um recurso que em algum momento irá acabar."

    Além da alternativa dos biocombustíveis, Obama citou iniciativas como investimentos em carros que consumam menos combustíveis, reformas e melhorias no sistema de transporte público, energia eólica e construções verdes.

    O presidente também citou a energia nuclear, que vem gerando debates em todo o mundo desde a crise no Japão, desencadeada pelo terremoto que atingiu o país no início do mês.

    Obama disse que um quinto da eletricidade nos Estados Unidos vem de energia nuclear, e há potencial para crescimento. O presidente ressaltou, porém, estar "determinado" a garantir que essa energia seja segura e disse ter ordenado uma ampla revisão das condições de segurança das instalações nucleares no país.

    Em meio ao debate no Congresso americano sobre o orçamento e a necessidade de redução no déficit, Obama pediu que não sejam cortados investimentos em energia limpa, pesquisa e desenvolvimento.

    "Esses cortes eliminariam milhares de empregos no setor privado, limitariam o trabalho de cientistas e engenheiros, dariam fim a bolsas para pesquisadores, estudantes de graduação e outros talentos que necessitamos desesperadamente para o século 21", disse.

    Fonte: BBC Brasil

    Postado por: Talita Jéssica
      Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

      domingo, 3 de abril de 2011

      CNPq vai criar comissão contra fraude após denúncia



      Após a acusação de fraude em 11 estudos do químico da Unicamp Claudio Airoldi, divulgada pela Folha, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) anunciou um novo comitê que investigará casos como esses.


      Até agora, o CNPq, principal órgão federal de apoio à pesquisa, não avaliava essas denúncias. "Resolvemos indicar um comitê temporário para auxiliar na criação de uma comissão de integridade científica, para quando casos assim vierem à tona", disse o presidente do órgão, Glaucius Oliva.


      No Brasil, as investigações estão hoje a cargo das instituições onde ocorrem supostos casos de má conduta.


      O CNPq também decidiu que o professor será afastado de suas funções no comitê de assessoramento de química do órgão federal até que a investigação seja concluída.


      As acusações envolvem manipulações de dados de ressonância magnética, em estudos sobre as características de certas moléculas. A editora multinacional Elsevier, em cujas revistas saíram as 11 publicações, diz que três cientistas independentes concluíram que os dados teriam sido manipulados.


      fonte: Folha.com



      Postado por: Rosana F. Cunha
      Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments