quarta-feira, 29 de junho de 2011

AL-BA aprova incorporação de gratificação dos professores de universidades estaduais

Por João Gabriel Galdea

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou na tarde desta quarta-feira (29) o Projeto de Lei 19.276/2011, que autoriza a incorporação das parcelas da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) ao vencimento básico das carreiras do Magistério Público das Universidades Estaduais. A aprovação da matéria ocorreu após acordo entre os três líderes da Casa, quais sejam Zé Neto (PT), do governo, Reinaldo Braga (PR), da oposição, e Targino Machado (PSC), dos independentes, com a dispensa de formalidades. Serão incorporados à remuneração 36,06% da CET, em quatro parcelas, até outubro do ano que vem. A primeira, de 8%, será retroativa a março deste ano. As alterações remuneratórias acarretarão o impacto orçamentário de mais de R$ 38 milhões até 2012. A anexação da CET foi uma das principais pautas de reivindicação do movimento grevista que interrompeu as aulas nas instituições estaduais entre 26 de abril e 15 de junho deste ano.

Fonte: Bahia Notícias
Postado por: Talita Jéssica
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 28 de junho de 2011

Petrobras anuncia descoberta no pré-sal na Bacia de Campos - RJ

O consórcio Petrobras, Repsol Sinopec e Statoil anunciou nesta terça-feira (28) a descoberta de dois níveis de petróleo de boa qualidade no poço conhecido como Gávea, no pré-sal da Bacia de Campos.

O poço, localizado a 190 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, foi perfurado pelo navio sonda de última geração Stena Drillmax I, em águas de 2.708 metros e atingiu a profundidade final de 6.851 metros.

Em comunicado divulgado pela manhã, a Petrobras informou que "esta descoberta é a principal realizada no pré-sal da Bacia de Campos". Por volta das 17h, procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da estatal afirmou que não dá para afirmar que a descoberta seja a principal do pré-sal da Bacia de Santos, porque "ainda está em fase de avaliação".

Mais cedo, no início da tarde, o G1 já havia entrado em contato com a assessoria de imprensa da estatal, que não confirmou a informação e disse que o comunicado havia apenas sido redistribuído pela Petrobras e era de responsabilidade da Repsol Sinopec, operadora do consórcio.

A Repsol Sinopec é a operadora do consórcio, com 35% de participação, tendo como parceiras a Statoil, com 35% e a Petrobras, com 30%, e participa da exploração de 16 blocos, dos quais é operadora em seis nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.

Procurada pelo G1 por volta das 13h, a assessoria de imprensa da Repsol reafirmou o conteúdo da nota, dizendo que o documento foi aprovado por uma equipe técnica da Repsol.

Questionada sobre quais os critérios que definiriam esta descoberta como "principal", a assessoria de imprensa informou que precisaria apurar melhor a informação. A Repsol entrou em contato com o G1 às 14h, e afirmou que, "dentre as descobertas já feitas na Bacia de Campos, esta é que oferece "maior potencial" ,mas que ainda não possui dados sobre o petróleo encontrado.

De acordo com a nota divulgada pela Petrobras, esta é a primeira descoberta na Bacia de Campos após a aliança com a chinesa Sinopec, que tem 40% da filial brasileira da companhia petrolífera.

Ainda conforme o documento, o consórcio está analisando os resultados obtidos no poço, antes de continuar com o processo de exploração e avaliação da área.

A companhia e suas parceiras informaram às autoridades brasileiras a existência de indícios de hidrocarbonetos no poço exploratório Gávea em março de 2011, para o primeiro nível, e em abril do mesmo ano, para o segundo nível.



G1


Postado por: Rosana Cunha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

IV Encontro dos Ex-Moradores da REG e da Turma do CEG no Bar do Ivan



Aconteceu o IV Encontro dos Ex-Moradores da REG (Residência dos Estudantes de Guanambi) e da Turma do CEG (Centro Estudantil de Guanambi) com as presenças de mais de 100 lideranças e familiares. A festa foi animada pelo Grupo de Forró da REG regada a muita cerveja, churrasco e a grande confraternização e o reencontro da turma do CEG/REG. Fizeram uso da palavra para saudar os participantes pela comissão organizadora do encontro, Sidel e José Carlos Latinha, bem como Dona Nice Amaral, Dr. Alfredo Boa Sorte e Nielson Teixeira.

Maurício Lélis emocionou os participantes do encontro declamando a poesia de Agostinho de Neto, reelembrando os grandes festivais de cultura do período do CEG.

DO POVO BUSCAMOS A FORÇA

Agostinho Neto

Não basta que seja pura e justa
a nossa causa.
É necessário que a pureza e a justiça
existam dentro de nós.

Dos que vieram
e conosco se aliaram
muitos traziam sombras no olhar
intenções estranhas.

Para alguns deles a razão da luta
era só ódio : um ódio antigo
centrado e surdo
como uma lança.

Para alguns outros era uma bolsa
bolsa vazia ( queriam enchê-la )
queriam enchê-la com coisas sujas
inconfessáveis.

Outros viemos.
Lutar para nós é ver aquilo
que o Povo quer
realizado.
É ter a terra onde nascemos.
É sermos livres pra trabalhar.
É ter pra nós o que criamos
Lutar pra nós é um destino ___
é uma ponte entre a descrença
e a certeza do mundo novo.

Na mesma barca nos encontramos.
Todos concordam ___vamos lutar.

Lutar pra quê ?
Pra dar vazão ao ódio antigo ?
ou pra ganharmos a liberdade
e ter pra nós o que criamos ?
Ah as tramas que eles teceram !
Ah a lutas que aí travamos !

Mantivemo-nos firmes: no povo
buscáramos a força
e a razão

Inexoravelmente
como uma onda que ninguém trava
vencemos.
O povo tomou a direção da barca.

Mas a lição lá está, foi aprendida :
Não basta que seja pura e justa
a nossa causa.
É necessário que a pureza e a justiça
existam dentro de nós.

Uma comissão de moradores da REG e da ASPAREG fizeram presentes no encontro e a estudante Rosana fez uso da palavra para relatar a atual situação da casa, cobrando o apoio dos ex-moradores na luta pela manutenção e compra da REG e denunciando o descaso do poder público que não está cumprindo com o convênio de pagamento de aluguel e da manutenção da residência.

Finalizando o encontro, Paulinho de Sá e o grupo de Forró da REG fez um repertório das principais músicas tocadas nos famosos forrós da REG, iniciando com a música da Marujada...

"O sol nasce alegre
Já não chove mais
Com seu resplendor
Clareia o mar"

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dilma nomeia Lula representante do Brasil na União Africana


A presidente Dilma Rousseff nomeou o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, representante do Brasil na 17ª Assembleia Geral da União Africana. O encontro ocorre nesta semana, no dia 30 de junho, na Guiné Equatorial.

Lula já havia sido convidado pelo presidente do país, Teodoro Obiang Nguema, para falar na cúpula, cujo tema deste ano é o "Empoderamento da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável".

Desde que passou o governo a sua sucessora, o ex-presidente deu sinais de que pretende realizar ações nos países africanos. Nos oito anos em que esteve no Palácio do Planalto, Lula estreitou relações com o continente e abriu várias embaixadas.

O ex-presidente também está articulando ações de cooperação com ONGs como a Oxfam e organizou uma reunião com especialistas em África neste mês, em São Paulo.

A eleição, no domingo, do ex-ministro José Graziano para a direção-geral da FAO (organização da ONU para a agricultura) era defendida por Lula.

Uma das metas de Graziano é justamente combater a fome no continente e expandir técnicas agrícolas, tendo como referência o modelo brasileiro de políticas de desenvolvimento e distribuição de renda.

Fonte: BBC Brasil
Postado por: Paula Horrara
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Uefs divulga que atividades ocorridas durante greve não serão validadas

Provas, aulas e notas não serão reconhecidas pela universidade.

Encerramento de primeiro semestre acontece em 10 de setembro.


A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulga em seu site que as atividades realizadas por alunos ou docentes durante os mais de dois meses de greve dos professores, encerrado no dia 15 de junho, não serão validadas.A instituição de ensino detalha que provas, aulas e notas aplicadas a partir do dia 11 de abril (início da greve) não terão reconhecimento institucional. Há exceção no caso de atividades previamente autorizadas como atuação de professores e estudantes do curso de Medicina em emergência de hospitais.As aulas na Uefs referente ao primeiro semestre deste ano foram reiniciadas na segunda-feira (20) e se estendem até 10 de setembro de 2011. As provas serão aplicadas de 12 a 17 de setembro e os resultados estão previstos para o dia 19 de setembro. O calendário do segundo semestre ainda está indefinido.


postado por Monique Ciríaco Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Narcotráfico se sofistica na África Ocidental e preocupa Europa


Em entrevista coletiva no Senegal, o chefe regional do escritório antidrogas da ONU, Alexandre Schimidt, disse que as apreensões de cocaína vinda da África Ocidental estão em queda – caíram de 47 toneladas em 2008 para 35 toneladas apreendidas em 2009 -, mas há motivos para crer que o comércio está, na realidade, aumentando.

É um sinal de que os criminosos estão mudando e sofisticando suas formas de trabalho, criando novas rotas para o comércio ilegal e operando sob cartéis cada vez mais organizados e capazes de driblar o controle de agentes policiais internacionais, relata o correspondente da BBC em Dacar, Thomas Fessy.

A origem das drogas é a América Latina, e os traficantes da região usam a África Ocidental como ponto intermediário para a Europa, em um negócio que, acredita-se, envolve cerca de US$ 1 bilhão.

Ainda que os negócios continuem sendo comandados por latino-americanos, autoridades apontam, porém, que cada vez mais africanos estão tomando parte na formação de cartéis.

Para Schmidt, não há indícios de que a ala norte-africana da Al-Qaeda esteja envolvida na organização dos cartéis, mas o representante da ONU diz acreditar que a rede extremista provê serviços intermediários para os narcotraficantes e facilita seu trânsito pela região.

Estados frágeis

O fluxo crescente de cocaína pelos frágeis Estados do oeste da África está se tornando uma fonte crescente de preocupação internacional, já que especialistas advertem que o narcotráfico pode corromper governos na região, espalhar instabilidade e prejudicar economias locais.

Segundo a agência Reuters, o valor das drogas que transita pela região já é equivalente a grande parte dos PIBs locais.

Schmidt instou a África Ocidental a aumentar seus esforços para combater a lavagem de dinheiro relacionada ao narcotráfico. “Se queremos causar impacto, temos que atingir onde dói: no dinheiro (dos narcotraficantes).”

Fonte: BBC Brasil

Postado por: Fernanda Fernandes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Irã diz que em breve lançará cápsula com macaco ao espaço

Teerã - O Irã anunciou neste fim de semana que planeja enviar três novos foguetes ao espaço nos próximos meses, incluindo um no qual poderia viajar um símio, para avançar em seu propósito de enviar um homem ao espaço por volta de 2020.

O anúncio, feito pelo chefe do programa espacial iraniano, Hamid Fazeli, ocorre dias depois do país pôr em órbita seu segundo satélite "de fabricação nacional", batizado "Rashad".

"Após o bem-sucedido lançamento do Rashad, o próximo objetivo é enviar ao espaço o Kavoshgar 5, que levará a bordo animais, explicou em declarações à agência Irna, nas quais precisou que "este ser vivo é um tipo de macaco especial, pequeno, um Rhesus, que tem boa resistência".

O novo satélite, cujo peso será de cerca de 285 quilogramas, será lançado entre 22 de julho e 22 de agosto.

Na última quarta-feira, o Irã deu um passo adiante com o lançamento do satélite "Rashad", que orbitará em torno da terra durante 40 dias.

O programa espacial iraniano é visto com suspeita pelas grandes potências, já que algumas das aplicações para o lançamento de satélites servem também para melhorar o sistema dos mísseis balísticos.

FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ira-diz-que-em-breve-lancara-capsula-com-macaco-ao-espaco,734682,0.htm

POSTADO POR: Érica Ribeiro

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 18 de junho de 2011

Servidores em greve da UFBA e UFRB fazem ato no Iguatemi

Salvador - Em greve há quatro dias, os servidores técnico-administrativos da UFBA e UFRB- Universidade Federal do Recôncavo Baiano realizaram um grande ato na frente do Shopping Iguatemi, nesta quinta-feira (16). A manifestação foi conjunta com os servidores do judiciário federal e estadual, que estão em greve desde o dia 1º de junho.

Os trabalhadores das universidades públicas chamaram a atenção da população para a campanha salarial da categoria. “Lutamos contra o congelamento dos salários por dez anos, previsto na PL 549 de 2009”, ressaltou Renato Jorge Pinto, coordenador geral da ASSUFBA Sindicato. Entre as reivindicações, está a abertura imediata de concursos e capacitação e qualificação profissional.

Os seis mil trabalhadores na Bahia reivindicam pela Campanha Salarial 2011, o piso de três salários mínimos, racionalização de cargos, reposicionamento de aposentados, mudança no Anexo IV (incentivos de qualificação), devolução do vencimento básico complementar absorvido, isonomia salarial e de benefícios, contra a terceirização, revogação da Lei nº 9.632/98, abertura imediata de concursos públicos para substituição da mão de obra terceirizada em todos os níveis da carreira para as áreas administrativas e dos HU’s(Hospitais Universitários) e extensão das ações jurídicas transitadas e julgadas.

“Contamos com o apoio da população, porque lutamos acima de tudo, por uma assistência de qualidade, que só pode ser concretizada com a valorização dos trabalhadores”, reafirmou o dirigente.

O ato, com grande representação da categoria da UFBA e UFRB foi realizado, conjuntamente, com os servidores do judiciário federal (TRE, TRT e Justiças Militar da União e Federal), que também estão em greve por tempo indeterminado.

“Lutamos desde 2009, pela aprovação do Plano de Cargos e Salários, já que o último reajuste ocorreu em 2006”, afirmou o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia, Rogério Fagundes.



Angelo Fernandes
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Professores em greve fazem passeata no Centro do Rio


Jornal do BrasilCerca de três mil manifestantes, entre eles professores e outros profissionais de educação de escolas estaduais, participam de uma manifestação no Centro do Rio. A passeata começou na manhã desta sexta-feira e saiu da Candelária, seguindo pela Avenida Rio Branco, em direção à Cinelândia, por uma faixa da via, o que atrapalhou um pouco o trânsito no local.

Os manifestantes seguiram até o estacionamento do Fórum, em frente ao prédio da Secretaria de Estado dePlanejamento e Gestão, na Avenida Erasmo Braga, sem causar nenhuma retenção no trânsito. Membros da comissão do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) tentam organizar uma comissão para pedir uma audiência com o secretário Sérgio Ruy Barbosa, a fim de iniciar asnegociações.

De acordo com o Sepe, a paralisação, que teve início no dia 7 de junho, já atinge 65% das escolas do estado. Os professores reivindicam reajuste de 26%, incorporação da gratificação do Nova Escola e descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos da educação estadual.

Milhares de professores participam de protesto no Centro do Rio
Milhares de professores participam de protesto no Centro do Rio

Apesar da proximidade, a manifestação dos professores não se juntou ao movimento dos bombeiros, que se encontram na escadaria do prédio da Alerj. O prédio da Secretaria de Estado de Planejamento eGestão está cercado por policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, em clima pacífico.




Fonte: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/06/17/professores-em-greve-fazem-passeata-no-centro-do-rio/

Postado por: Ben

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 17 de junho de 2011

EUA desistem de brigar com Brasil em disputa do suco de laranja

Os Estados Unidos desistiram de recorrer de decisão da OMC (Organização Mundial do Comércio) no contencioso movido pelo Brasil contra medidas antidumping aplicadas sobre a importação de suco de laranja brasileiro.

A informação é do Ministério das Relações Exteriores. Os EUA tinham até hoje para recorrer da decisão. "O Brasil recebe com satisfação esta decisão, que reforça o sistema multilateral de comércio, em geral, e o mecanismo de solução de controvérsias da OMC, em particular", informou o Itamaraty em nota.

A expectativa é que os EUA retirem as taxas antidumping até março. "O Brasil confia em que os EUA darão pleno cumprimento às determinações do painel no prazo de nove meses acordado entre as partes para implementação", disse o Itamaraty.

Em uma demanda apresentada junto à OMC em 2008, o Brasil denunciou o método utilizado pelos americanos para calcular o dumping de seu suco de laranja era ilegal.

O painel de resolução de disputas da OMC aceitou a demanda brasileira em dois pontos, concluindo que os Estados Unidos "agiram de maneira inconsistente" ao aplicar seu polêmico e complexo método de cálculo, chamado de "zeramento" --ou seja, o descarte de preços mais altos que os do mercado de origem, levando em consideração apenas os que estão abaixo.

A decisão da OMC determina que o "zeramento" é ilegal.

Na decisão anterior, de fevereiro --e que foi oficializada em março, a organização recomendou que Washington "adapte suas medidas de acordo com suas obrigações sob o Acordo Antidumping".

DUMPING

O suco brasileiro está sujeito, nos Estados Unidos, a uma medida de defesa comercial chamada de "antidumping", o que significa que o produto é vendido no mercado americano por um preço mais baixo que no mercado brasileiro. Quando um país detecta o "dumping", pode aplicar tarifas elevadas para diminuir a concorrência considerada desleal.

O departamento de comércio americano (USDOC, na sigla em inglês) usa regras diferentes das adotadas no mundo inteiro para calcular se há concorrência desleal ou não.

Pela norma da OMC, ao investigar uma prática ilegal de comércio, o país deve fazer uma média de preços das importações de um determinado produto. Desta forma, importações abaixo do preço de mercado poderão ser compensadas por compras feitas acima do preço do país de origem. O que vale, pela OMC, é o preço médio.

Em 20 de dezembro, a OMC já havia emitido uma decisão preliminar que indicava a vitória do Brasil no caso. Naquela mesma data, o departamento de comércio americano começou a discutir a mudança na fórmula de cálculo do "dumping".

Postado por Anderson Nascimento

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/931424-eua-desistem-de-brigar-com-brasil-em-disputa-do-suco-de-laranja.shtml

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Prisão de líder sem-terra ocorre após denúncia de assentados, diz MPF

A investigação que levou a Polícia Federal a prender nesta quinta-feira (16) o líder sem-terra José Rainha Júnior começou após denúncias de assentados ligados a cooperativas e projetos agrários na região do Pontal do Paranapanema, que se viram explorados no suposto esquema de desvio de recursos públicos, segundo informações do Ministério Público Federal.

As denúncias eram de que os assentados estavam sendo usados pelas cooperativas ligadas a José Rainha, principalmente na cidade de Teodoro Sampaio, que escolhiam quais empresas e quais insumos seriam adquiridos pelas famílias e estavam adulterando notas fiscais para desviar o dinheiro procedente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O MPF informou que o procurador Luis Roberto Gomes está acompanhando a investigação e não dará entrevistas porque o caso corre sob sigilo de Justiça. A apuração da procuradoria e da PF pretende descobrir a quantia desviada pela quadrilha.

Além do inquérito criminal, tramita também no MPF um inquérito civil público que tem como objetivo apurar os danos ao patrimônio federal pela quadrilha e tentar recuperar os recursos desviados. Além de verbas do Incra, a quadrilha desviou também dinheiro do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

GLOBO.COM

terça-feira, 14 de junho de 2011

Panfletos da Otan orientam forças pró-Khadafi a abandonar postos

Aviões da Otan estão lançando panfletos sobre a cidade de Zlitan, na região da cidade de Misrata (oeste da Líbia), pedindo aos combatentes favoráveis ao coronel Muamar Khadafi que abandonem os seus postos.

De acordo com o correspondente da BBC Andrew Harding, que está na cidade portuária de Misrata, dominada pelos insurgentes, os rebeldes também estão recebendo da Otan a orientação de deixar o local antes que mais bombardeios da aliança militar ocorram.

As forças da Otan estão realizando ataques contra posições do governo líbio em cumprimento da resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU, que autoriza os ataques com o objetivo de proteger a população civil das ações do regime de Khadafi.

Harding afirma que as forças rebeldes fizeram mais avanços contra as tropas do governo nos arredores de Misrata. De acordo com o correspondente da BBC, os avanços vão do oeste da cidade até os arredores de Zlitan.

Alguns dos combatentes contrários a Khadafi demonstram gratidão pelo apoio das forças ocidentais, mas também manifestam frustração por considerar que o apoio recebido é esporádico e insuficiente, sem permitir grandes avanços, disse o correspondente.

Enquanto isso, mais de 250 imigrantes, a maioria da África Subsaariana, chegaram nesta terça-feira à cidade de Benghazi, principal base dos rebeldes líbios, depois de terem sido evacuados de Misrata.

Recrudescimento dos combates

Forças pró e contra Khadafi se enfrentam em diversas cidades da Líbia deste fevereiro, depois que manifestações populares pedindo reformas democráticas e a saída do líder do poder foram violentamente reprimidas pelo regime.

O correspondente da BBC em Misrata afirma que, no oeste da cidade, é possível ouvir, à distância, os ataques de aviões da Otan contra posições do governo.

Analistas afirmam que houve um recrudescimento dos combates na Líbia nos últimos dias, depois de várias semanas de menor atividade. Rebeldes dizem ter assumido o controle de diversas cidades desde o início deste mês.

Há relatos de que as forças pró-Khadafi dispararam foguetes contra a cidade de Dahiba, na fronteira com a Tunísia, considerada um ponto de passagem fundamental para os insurgentes.

Já perto da capital, Trípoli, a Otan afirma ter atingido diversos alvos militares, enquanto um ataque aéreo também foi registrado próximo ao complexo de Khadafi.

Os últimos bombardeios ocorreram em meio a preocupações quanto à duração da missão na Líbia. O general francês Stéphane Abrial, um dos comandantes estratégicos da Otan, disse que os seus recursos podem se tornar escassos caso a operação continue.

No entanto, o chefe das Forças Armadas britânicas, general David Richards, disse à BBC: 'Nós podemos sustentar esta operação pelo tempo que nós quisermos'. A Otan assumiu o comando da operação na Líbia em 31 de março.

O governo do Canadá anunciou nesta terça-feira que reconhece o Conselho Nacional de Transição, formado por rebeldes, como o representante legítimo da população líbia.

Anunciando a decisão ao Parlamento, o ministro do Exterior canadense, John Baird, disse que seu país também daria à Líbia mais US$ 2 milhões (R$ 3,1 milhões) em ajuda humanitária. As forças do Canadá estão participando das operações no país árabe.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido tFodo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Fonte:

http://noticias.br.msn.com/mundo/panfletos-da-otan-orientam-for%C3%A7as-pr%C3%B3-khadafi-a-abandonar-postos

Postado por : Vinícius Lelis


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Servidores das universidades federais da Bahia iniciam greve nesta segunda


Começa esta segunda-feira (13) a greve por tempo indeterminado dos servidores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb). A paralisação foi aprovada por cerca de 700 servidores na assembleia realizada no último dia 8, quarta-feira.

A greve é nacional e, na Bahia, abrange seis mil servidores, de acordo com a Assufba (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Ufba e Ufrb). A categoria reivindica piso salarial de três salários mínimos, racionalização de cargos, reposicionamento dos aposentados, equiparação salaria e de benefícios, além da abertura de concursos para substituição dos funcionários terceirizados.

O calendário de paralisação começa com um ato às 9h na sede da reitoria da Ufba, no bairro do Canela, em Salvador. Os servidores da Ufrb também se reunirão às 9h desta segunda e a programação prevê a entrega de um documento ao Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizo Mercadante. O ministro está na universidade nesta segunda (13) e na terça-feira (14) para participar do simpósio ‘A Engenharia e a Inovação na Matriz Industrial do Recôncavo Baiano’, no campus do município de Cruz das Almas.

Fonte: G1 BA

Postado por: Talita Jéssica

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 11 de junho de 2011

Inscrição para universidades começa dia 15

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do segundo semestre vão de 15 a 19 de junho, de acordo com edital publicado no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (9). As inscrições ocorrerão exclusivamente pela internet.

O SiSU oferece vagas em universidades estaduais e federais e institutos de educação profissional. O sistema foi criado pelo MEC para unificar a oferta de vagas em instituições públicas. No início do ano, o SiSU teve cerca de um milhão de inscrições e ofereceu 83 mil vagas.

Somente poderão se inscrever no processo seletivo do segundo SiSU de 2011 os candidatos que tenham participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2010 e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.

O SiSU ficará disponível para inscrição dos candidatos das 6h às 23h59 de cada dia de inscrição (horário de Brasília). Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas. A primeira chamada será em 22 de junho e a segunda chamada sai em 2 de julho. De acordo com o texto, a matrícula dos selecionadas na primeira chamada ocorre em 27 e 28 de junho. A matrícula da segunda chamada será em 5 e 6 de julho.

Segundo o edital, as instituições de ensino superior poderão fazer o lançamento da ocupação das vagas no SiSU referentes à primeira chamada em 27, 28 e 29 de junho e referentes à segunda chamada em 5, 6 e 7 de julho.

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do SiSU entre os dias 2 e 7 de julho. O candidato somente poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga. Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido selecionado para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga em qualquer das chamadas do processo seletivo.

Segundo o edital, a lista de espera não observará as eventuais reservas de vagas e bônus atribuídos à nota do candidato no SiSU pelas instituições de ensino superior.

A lista de espera será usada prioritariamente pelas instituições de ensino superior participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas do sistema.

Os procedimentos de chamada para preenchimento das vagas deverão estar definidos em edital próprio de cada instituição de ensino superior participante.

As instituições podem redefinir a lista de espera do sistema em decorrência da consideração dos critérios referentes às suas políticas de ações afirmativas originalmente adotadas em seu termo de participação. Nesse caso, a instituição deverá explicitar em edital próprio a forma de redefinição da lista.

As universidades podem convocar os candidatos da lista de espera para manifestação de interesse presencial, em número superior ao número de vagas disponíveis.


G1

Postado por: Rosana Cunha
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Maranhão: Quilombolas ocupam Incra em protesto contra violência de latifundiários

A violência e as ameaças de morte feitas por latifundiários contra populações quilombolas no Maranhão levaram representantes de 40 comunidades do estado a ocuparem, desde quarta-feira 3, a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São Luís. Entre os participantes do protesto, 14 iniciaram uma greve de fome há dois dias para conseguir uma audiência com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes – já agendada para 22 de junho, também com a presença da ministra da Promoção da Igualdade Social, Luiza Barros, e o presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda -, na qual vão pedir mais segurança para seus líderes e território.

Os manifestantes também acusam a superintendência maranhense do Incra e o Tribunal de Justiça de não agirem para solucionar os 170 conflitos de terra locais, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Além disso, afirmam que o governo do estado é omisso quanto à questão fundiária para proteger o latifundiário.

O vácuo de poder na região permite que parte dos latifundiários maranhenses domine territórios de comunidades quilombolas e imponham suas próprias leis a essa população, segundo o padre Inaldo Cerejo, da Comissão Pastoral da Terra no Maranhão. “Eles proíbem [latifundiários] a construção de casas de alvenaria, construção de roças, o acesso aos lagos e campos naturais com a presença de jagunços”, conta, a CartaCapital, por telefone.

O padre também denuncia que as comunidades quilombolas estão sendo pressionadas a deixarem suas terras por causa do avanço de culturas de soja, cana e eucalipto, inclusive com a ação de pistoleiros. Em maio, o vice-presidente do Quilombo do Charco, na cidade de São Vicente Ferrer, Almirandi Madeira, sofreu um atentado em uma comunidade onde vive um outro líder comunitário sob a proteção do governo. “Esse caso demonstra a expressão da violência dos latifundiários, nem a presença da Força Nacional na comunidade os intimida”, diz e completa: “Um dos acusados de ser o mandante do assassinato de um quilombola no ano passado declarou publicamente que ainda tinham dez para morrer, entre eles uma antropóloga do Incra”.

Essa situação preocupa os manifestantes que ainda estão no prédio do Incra, mesmo após o acordo com a ministra, por temerem retaliações de pistoleiros ao deixar o local e em suas comunidades. “Os seguranças do Incra informaram que alguns indivíduos pediram informações os integrantes do protesto, queriam saber se estávamos armados, sendo que um deles se passou por policial. Por isso, estamos negociando uma escolta”.

Postado por: Paula Horrara

Fonte: Carta Capital

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Governo detalha plano para oferecer 75 mil bolsas de estudo no exterior

Capes vai oferecer 40 mil bolsas com US$ 936 milhões de investimento. CNPq ficará responsável pelas outras 35 mil bolsas.

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, se reuniram nesta terça-feira (7) em Brasília com reitores de universidade e de institutos federais de educação, ciência e tecnologia, para discutir as estratégias do plano para criar 75 mil bolsas para brasileiros estudarem no exterior até 2014.

A oferta de bolsas do programa de internacionalização vai envolver a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Capes será responsável por ofertar 40 mil bolsas, com estimativa de investimento de US$ 936 milhões ao longo de quatro anos (US$ 234 milhões por ano). O plano de ação da Capes prevê em 338% o crescimento no número de bolsas no exterior em relação a 2010. O CNPq, por sua vez, será responsável pelas outras 35 mil bolsas.

Entre as modalidades das bolsas da Capes estão a graduação-sanduíche (quando o aluno passa um período no exterior durante sua formação no Brasil), doutorado-sanduíche (com parte dos estudos fora do país), dourado pleno e pós-doutorado.

“Não se trata de um rompante em que levaremos muitos estudantes ao exterior, mas de um grande projeto, que será institucionalizado pelo governo federal”, explicou Haddad. Mercadante, por sua vez, destacou que o CNPq vai ampliar muito a sua oferta atual, que é de 5,3 mil bolsas por ano.

A intenção do governo é dar prioridade para áreas do conhecimento que consideram prioritárias para o desenvolvimento do país, como engenharia e tecnologia. “São áreas em que o mercado de trabalho está aquecido e há déficit de pessoal”, observou Mercadante. “Para cada 50 formandos no país, temos apenas um engenheiro.”

Estudantes de cursos técnicos de nível médio e os de educação profissional também receberão bolsas. Segundo o MEC, serão 6 mil para cursos superiores de tecnologia, 3 mil para licenciatura em matemática, física, química e biologia, 3 mil para bacharelado tecnológico e 3 mil para estudantes de nível médio.

O governo negocia com instituições de ensino de vários países para promoverem intercâmbio de estudantes brasileiros. Segundo o MEC, só nos Estados Unidos, das 97 universidades contatadas, 95% manifestaram interesse em receber estudantes brasileiros. Elas oferecem alojamento gratuito, estágios de pesquisa e treinamento prévio em língua inglesa. França, Alemanha, Espanha, Portugal e Japão também costumam receber estudantes brasileiros.

Postado por: Paula Horrara

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

terça-feira, 7 de junho de 2011

Câmara isenta alunos de escola pública de taxa para vestibular

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou nesta quinta-feira projeto que isenta da taxa de inscrição no vestibular os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública e os que tenham recebido bolsa integral em escola particular. A isenção vale para instituições federais de ensino superior.

A proposta, que segue para o Senado, diz que para não pagar a taxa os candidatos devem comprovar renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio.

Apesar de não especificar de quanto seria a renúncia financeira com a isenção, uma das relatoras da proposta, a então deputada Luciana Genro diz, em seu relatório, que "tal gratuidade para alunos carentes já é amplamente difundida nas universidades públicas". "Razão pela qual o presente projeto apenas estaria inserindo no ordenamento legal brasileiro prática já realizada por muitas universidades públicas."

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

Postado por Jaderson Nascimento

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/saber/924451-camara-isenta-alunos-de-escola-publica-de-taxa-para-vestibular.shtml

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | 1 comment

Estudantes de Medicina Veterinária protestam contra a estrutura da Ufba



Pelo menos 200 alunos bloquearam a pista no bairro de Ondina.
Segundo estudante, obras abandonadas dificultam cotidiano das aulas.


Pelo menos 200 estudantes de Veterinária ocuparam uma das vias da Avenida Ademar de Barros, no bairro em Ondina, em Salvador, por volta das 10h desta segunda-feira (6). Eles utilizam cartazes, apitos e carros de som para protestar contra a falta de estrutura da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia e do Hospital de Veterinária da Universidade Federal da Bahia.

De acordo com Diana Mello Teixeira, de 27 anos, as obras dos dois prédios estão abandonadas, prejudicando o cotidiano das aulas. “Estamos sem laboratórios, todos são improvisados, sem capacidade para os estudantes e com materiais financiados pelos grupos de pesquisas dos próprios professores”, afirma ela, que está no 10° semestre do curso.

Na pauta das reinvindicações, decidida em assembleia, os alunos apontam a falta de climatização das salas de aulas, as crateras no campus, que alagam no período de chuva; os bebedouros com água contaminada, professores e técnicos que não frequentam a universidade, além da prestação de contas da verba do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

A estudante afirma que a manifestação parte da insatisfação dos alunos, mas que os professores se solidarizam liberando as aulas. Ela conta que a organização do movimento já tentou marcar reunião com a reitoria por quinze dias, sem sucesso.

Os estudantes vão se reunir às 15h para avaliação da manifestação desta segunda-feira e planejamento dos próximos passos. A equipe do G1 tentou contato com os diretores da Escola e do Hospital, além da Reitoria, mas não conseguiu falar com seus representantes.


Postado por: Monique Ciríaco Fernandes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 5 de junho de 2011

Greve está mantida até fim da negociação

Sábado, 04 de Junho de 2011

A greve de professores das universidades estaduais está mantida até que as negociações com o governo terminem, segundo informações da assessoria do movimento. Está marcada para esta segunda-feira (6) uma reunião com representates do governo na sede da Secretaria de Educação, em Salvador. Até lá, os professores e estudantes continuarão ocupando a Assembleia Legislativa no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Na segunda, serão analisadas as propostas elaboradas pelos administradores das instituições de ensino para professores e governo, em uma mesa oficial de negociação. A categoria em greve avaliou que as soluções apresentadas eram viáveis para que se iniciasse uma nova rodada de negociações. Caso aja acordo entre governo e professores, cada universidade deve se reunir em assembleia para avaliar as medidas e votar pelo fim ou não da greve.

De acordo com a assessoria de comunicação da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), a proposta elaborada dos reitores prevê a incorporação da gratificação CET (Condições Especiais de Trabalho) ao salário base, com a restrição de dois anos sem ganhos salariais para categoria, dois anos a menos que o estabelecido pelo governo do estado.

Justiça - Uma decisão proferida pelo juiz Mário Soares Caymme Gomes determinou que os docentes da Uneb retornassem em 24 horas ao trabalho, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5 mil pela Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), ré no processo.

Pelo entendimento da Justiça, a greve dos professores da Uneb é "abusiva" e vem sendo "exercida de maneira exageradamente ofensiva ao direito transindividual à educação". O juiz ainda declara em seu parecer que "não pode ser tolerado que todos os docentes simplesmente 'cruzem os braços' sem prestar serviço algum, pondo em risco o ano letivo". Os professores da Uneb, entretanto, afirmam que não foram comunicados formalmente e por conta disso não retomaram as atividades nesta quinta-feira (2).

Histórico da greve - O movimento teve início no dia 8 de abril, quando a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) entraram em greve. Três dias depois, no dia 11 de abril, foi a vez dos professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) decretarem a greve. Por último, no último dia 26, os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ingressaram no movimento. As iformações são do Correio


Fonte: Farol da cidade

Postado por: Fernanda Fiuza



Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments