terça-feira, 23 de agosto de 2011

POR QUE APLICAR JÀ 10% DO PIB NACIONAL NA EDUCAÇÃO?

A ANEL(Assembleia Nacional dos Estudantes-Livre) e dezenas de entidades estão organizando,dia 24/08,um protesto nacional em Brasilia em defesa da educação.Diante do congresso e do MEC,estarão exigindo 10% do PIB para a educação.

A educação é um direito fundamental de todas as pessoas.possibilita maior protagonismo no campo da cultura,da arte,da ciência e da tecnologia,fomenta a imaginação criadora e,por isso,amplia a consciência social comprometida com as transformações sociais em prol de uma sociedade justa e igualitária.Por isso,a luta dos trabalhadores na constituinte buscou assegura-la como "direito de todos e dever do estado''.(...)
O Brasil ostenta nesse início de século XXI,se comparado com outros países,incluindo vizinhos da América latina,uma situação educacional inaceitável,
Por esta razão a ANEL está propondo a todas as organizações,a todos os setores sociais organizados a todos os interessados em fazer avançar a educação no Brasil,somem força na realização de uma ampla campanha nacional em defesa da aplicação imediata 10% do PIB nacional na educação pública. (Gilmário)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mutirão revigora parte da Biblioteca Pública Municipal de Guanambi

A RESIDENCIA DO ESTUDANTE DE GUANAMBI (R.E.G.) com o consentimento da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO e contando com o apoio dos FUNCIONÁRIOS e AMIGOS da BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE GUANAMBI realizou no dia 01 de Agosto de 2011 o trabalho de organização dos livros doados da Biblioteca. Estes livros foram doados à Biblioteca Pública por personalidades importantes da cidade de Guanambi. Estavam ao caos em uma sala, espalhados pelo chão ou encaixotados dividiam o espaço com escadas, mesas e cadeiras quebradas, por falta de condições mínimas para o armazenamento e disponibilização dos livros ao público.

O projeto fundamentou-se na necessidade de dispor estes livros em prateleiras adequadas para que, dessa forma, os estudantes pudessem ter acesso a este patrimônio cultural no nosso município. O trabalho percorreu durante todo o dia com grande mobilização popular, conseguimos boa parte dos recursos necessários por meio de contribuições de pessoas que conhecem e valorizam a causa. Com a ajuda dos funcionário e amigos, os moradores e estudantes da R.E.G. conseguiram remover os entulhos e selecionar os melhores livros para a pesquisa. Buscamos dispor os livros em prateleiras de fácil acesso ao público separando-os por área de estudo.

A sala que outrora era repleta de entulho e ácaro transformou-se em um espaço limpo e agradável à busca pelo conhecimento. Ressalta-se a necessidade de valorizarmos a importância que a Biblioteca Pública possui para o nosso município, sua relevância histórica e cultural deve ser preservada e urgentemente percebida pelas nossas autoridades e pela comunidade guanambiense.O resultado do trabalho foi elogiado por aqueles que ajudaram no mutirão e também aos que buscaram conhecer o novo espaço da Biblioteca Pública. O acesso a sala está aberto ao público e esta pode ser utilizada como área de estudo.


Postado por Érica

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments