segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Médico Veterinário no NASF




A partir de agora, qualquer município brasileiro poderá contar com o Médico Veterinário entre os profissionais que formam os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs). A portaria que autoriza a inclusão do Médico Veterinário no Nasf foi publicada nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, no Diário Oficial da União pelo Ministério da Saúde.



Essa é uma vitória da classe Médico-Veterinária capitaneada incansavelmente pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) junto ao Governo Federal em diversas esferas. “Com essa nova determinação qualquer Secretário de Saúde municipal poderá incluir o Médico Veterinário em seus quadros de atuação para a saúde da família”, comemora o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda. Dentre as atribuições, Arruda lembra que o Médico Veterinário tem profundo conhecimento sobre as doenças transmitidas e veiculadas por animais, as chamadas zoonoses. Sendo assim é um profissional imprescindível para regiões endêmicas atingidas por males como a leishmaniose, a leptospirose, a dengue entre outras.

O profissional também contribuirá com o Nasf em ações preventivas de benefício à saúde da população e na atenção em relação aos produtos de origem animal, principalmente para garantir a sanidade. Para a classe de Médicos Veterinários abre-se um novo campo de atuação, já que o Brasil conta com mais de 5.000 municípios.



O CFMV lembra que a inclusão do Médico Veterinário no Nasf também contou com apoio da então Senadora Gleise Hoffmann, que agora ocupa o cargo de Chefe da Casa Civil, dentre outros parlamentares e organizações. O CFMV também agrade ao Ministro da Saúde Alexandre Rocha Santos Padilha que, no primeiro semestre, recebeu este Conselho para tratar sobre o tema.



Clique aqui e confira a íntegra da Portaria.




postado por Monique Ciríaco Fernandes
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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Excesso de vitaminas pode ser prejudicial para mulheres acima de 50, diz estudo

Um estudo realizado por pesquisadores da Finlândia com mulheres nas faixas etárias de 50 e 60 anos sugere que o consumo de suplementos alimentares com vitaminas, entre outros, pode aumentar o risco de mortalidade.

Segundo a pesquisa, suplementos de vitaminas, ácido fólico, vitamina B6, magnésio, zinco, cobre e ferro parecem estar ligados ao risco de aumento na mortalidade.

Os cientistas da Universidade do Leste da Finlândia afirmam que o estudo contou com 38 mil mulheres americanas, todas geralmente sem problemas de nutrição e nas faixas etárias de 50 e 60 anos.

As participantes relataram quais as vitaminas e minerais tomaram nas duas décadas anteriores.

Os pesquisadores finlandeses afirmam que outros fatores envolvidos podem ter influenciado sua descoberta, como o estado geral de saúde das participantes da pesquisa.

Mas, os cientistas afirmam que suas descobertas sugerem que estes suplementos devem ser usados apenas se houver um motivo médico.

"Com base nas provas existentes, vemos pouca justificativa para o uso generalizado de suplementos de dieta", disse Jaako Mursu, da Universidade do Leste da Finlândia.

O estudo foi publicado na revista especializada Archives of Internal Medicine.

Mais vitaminas, risco maior

No estudo, os cientistas descobriram que os comprimidos de suplementos de ferro teriam uma ligação forte com um pequeno aumento do risco de morte (2,4%), assim como muitos outros suplementos.

A ligação no caso do ferro dependia da dose ingerida, o que significa que quanto maior fosse a dose ingerida, maior era o risco.

"Nós acreditamos que o paradigma do 'quanto mais, melhor' está errado", afirmaram Christian Gluud e Goran Bjelakovic, integrantes da organização Cochrane Collaboration que analisa pesquisas e tratamentos de saúde.

Segundo os médicos, a utilidade que as pessoas dão aos suplementos alimentares mudou da prevenção de deficiências para a promoção do bem-estar e prevenção de doenças.

"Acreditamos que para todos os nutrientes existem riscos associados com o consumo insuficiente e também com o consumo excessivo", alertaram.

Helen Bond, da Associação Britânica de Dieta, afirmou que, em alguns casos específicos como entre as pessoas com mais de 65 anos, alguns suplementos são necessários. Mas, em geral, as pessoas deveriam conseguir todas as vitaminas e minerais necessários a partir de uma dieta equilibrada e saudável.

Para ela, algumas pessoas tomam suplementos como se estes suplementos não fizessem mal à saúde.

"Mas, o excesso pode ser tóxico e é fácil tomar mais do que a dose diária recomendada", afirmou.


Fonte: BBC Brasil

Postado por: Fernanda Fiuza

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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MEC anula Enem de alunos de escola que antecipou questões da prova


O Ministério da Educação anunciou no final da tarde desta quarta-feira (26) que os 639 estudantes do Colégio Christus, de Fortaleza, que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), terão suas notas anuladas e vão precisar fazer novamente a prova.

O MEC constatou que a escola distribuiu apostilas nas semanas anteriores ao exame com dez questões iguais e uma similar às que caíram nas provas realizadas no sábado (22) e domingo (23). Os candidatos do Christus poderão fazer novamente o Enem em 28 e 29 de novembro, dias nos quais o exame será aplicado para pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas. As questões do Enem que aparecem nas apostilas não serão canceladas.

O MEC, por meio da autarquia Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), organizadora do Enem, justifica, em nota oficial, que o ocorrido configura uma quebra de isonomia e informa ainda que possíveis sanções contra o colégio ou seus proprietários vão depender da conclusão das investigações da Polícia Federal. Segundo a nota, "em caso de envolvimento da instituição ou de terceiros, o Inep manifesta desde já sua intenção de processá-los civil e criminalmente".


Fonte: G1
Postado por: Danyllo
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segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Universidade mantém aberto sistema de inscrição e geração de boleto até dia 6

A UNEB decidiu manter aberto o sistema de inscrições e geração de boleto bancário para o Vestibular 2012 até o dia 6 de novembro.

A decisão visa atender os candidatos que estão com dificuldade de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, principalmente devido ao congestionamento da rede bancária após a prolongada greve nacional no setor.

Os boletos gerados no domingo (6) devem ser pagos no dia seguinte (7) durante o horário bancário local.

Além das agências bancárias, o pagamento da taxa (R$ 90) continua podendo ser efetivado também em casas lotéricas, caixas eletrônicos e internet banking.

O termo aditivo com a decisão foi publicado na edição desse final de semana (dias 22 e 23) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Um dos maiores processos seletivos universitários do país, o Vestibular 2012 da UNEB está oferecendo 4.006 vagas distribuídas em mais de 100 opções de cursos presenciais de graduação, em 24 cidades baianas (capital e interior).

A universidade também vai disponibilizar outras 1.069 vagas para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), o que totalizará 5.075 vagas (contabilizando vestibular e Sisu).

Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB reserva 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas.

Entre os destaques desta edição do certame, está o novo curso de medicina, que vai abrir inicialmente 60 vagas no Campus I, em Salvador. As outras novas graduações que estão sendo ofertadas são: ciências sociais (Campus I), direito (Campus XX, em Brumado) e engenharia de pesca (Campus XXIV, em Xique-Xique).

As provas do processo seletivo vão acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro.

A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital do processo seletivo.

Informações: Copeve/Campus I − tel. (71) 3117-2389 e 0800-071-3000.

Angelo Fernandes


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sábado, 22 de outubro de 2011

Condenado por morte de Dorothy Stang terá regime semiaberto

Um dos condenados pela morte da missionária norte-americana Dorothy Stang, o fazendeiro Vitalmiro Bastos Moura, o Bida, obteve na Justiça o direito a cumprir pena em regime semiaberto.

Bida foi condenado, em 2005, a 30 anos de prisão sob acusação de ser um dos mandantes do assassinato de Dorothy. Ele está preso em uma penitenciária em Belém.

Missionária Dorothy Stang é tema de ópera nos EUA

A progressão de regime foi obtida porque Bida já cumpriu cinco anos e quatro meses de reclusão, mais do que um sexto da pena (o mínimo exigido por lei).

O benefício foi concedido na última sexta-feira (21). Bida sairá da cela onde cumpre pena em regime fechado com outras 14 pessoas e irá para uma cela do regime semiaberto.

Terá direito a sair cinco vezes ao ano, para a comemoração de datas festivas, e também para trabalhar, caso obtenha um emprego.

O fazendeiro ainda tenta ser transferido para um presídio em Altamira (oeste do Pará), onde vive sua família, mas a Justiça até agora negou-lhe esse pedido.

ªNosso objetivo maior é obter a transferência para Altamira. Com o regime semiaberto, lá fica mais fácil para ele conseguir trabalho e ele ficará mais perto da famíliaº, afirmou o advogado Raimundo Pereira Cavalcante.

A MORTE DE DOROTHY

Dorothy Stang foi morta por um pistoleiro em 2005, aos 73 anos, quando se dirigia a um assentamento de agricultores em Anapu (a 766 km de Belém, no oeste do Pará).

Cinco pessoas foram condenadas por seu assassinato. Rayfran das Neves Sales foi acusado de ter efetuado os disparos, acompanhado por Clodoaldo Batista.

O fazendeiro Arnair Feijoli foi acusado de ser o intermediário entre os fazendeiros que queriam encomendar o crime e os pistoleiros.

Todos os três já foram condenados e atualmente cumprem pena em regime semiaberto.

Além deles, o fazendeiro Regivaldo Pereira da Silva, o Taradão, foi condenado em maio de 2010 por encomendar o crime.

Postado por Anderson Nascimento


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quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Enem 2011: candidatos devem aproveitar a sexta-feira para visitar local de prova e evitar atrasos

Além de estar seguro do conteúdo estudado, existem outros fatores que podem influenciar no desempenho dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011: visitar o local da prova com antecedência, comprar a caneta preta (com tubo transparente) e separar os documentos necessários são atividades que devem ser realizadas até amanhã (21).

O primeiro conselho -- do próprio instituto que aplica a prova, o Inep -- é visitar o endereço da prova com antecedência. Assim, é possível estimar o tempo que demora para percorrer o trajeto entre sua casa e a escola. Use serviços na internet que traçam os melhores caminhos, como o UOL Mapas. Informe-se, também, sobre eventos que possam prejudicar o tráfego de veículos nos locais próximos da aplicação do exame.

Se você não recebeu o cartão de confirmação -- ou perdeu esse documento --, pode imprimir uma segunda via pelo endereço www.sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova. Caso não lembre a senha de acesso ao sistema, o Inep disponibilizou um passo a passo para a recuperação de senha.

No sábado (22) e no domingo (23), o Inep recomenda que o inscrito chegue com uma hora de antecedência. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Em todo o país, deve se seguido o horário de Brasília. Não serão aceitos candidatos atrasados.

Os candidatos também precisam providenciar caneta preta -- de tubo transparente, como pedem os aplicadores da prova. É muito comum haver ambulantes nas portas das escolas. Mas, você vai se arriscar? Lápis, lapiseira e borracha estão proibidos.

Lembre-se também de deixar separados os documentos exigidos: identidade original com foto e o cartão de confirmação. Serão aceitos os seguintes documentos: cédula de identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.

Segundo informações disponíveis na página do MEC, em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/10/20/enem-2011-candidatos-devem-aproveitar-a-sexta-feira-para-visitar-local-de-prova-e-separar-materiais.jhtm

Postado por Vinícius Braz Lelis

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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MEC põe no ar site com tira-dúvidas do Enem 2011

O Ministério da Educação colocou no ar nesta quinta-feira (5), no site do Inep, na internet, uma página com “tira-dúvidas” e outros serviços para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 deste mês.

A página traz informações sobre os locais de prova, como imprimir o cartão de confirmação necessário para todo o processo do Enem, dicas sobre o que pode e o que não pode levar no dia da prova além de outras orientações para os estudantes.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

Os participantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, a partir de 4 de janeiro de 2012.

O Enem será realizado em 1.599 municípios de todo o Brasil. Ao todo foram inscritos 5.366.780 candidatos. Os organizadores recomendam que os estudantes cheguem até meio-dia ao local de prova. Os portões de acesso serão fechados pontualmente às 13h, horário de Brasília.

O MEC também preparou um manual para os candidatos que esqueçam a senha de cadastro do Enem. Eles está disponível no site do ministério, em formato pdf.

Fonte: G1

Postado por: Paula Horrara


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quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Unicamp recebe as olimpíadas de História


Com mais inscritos que a própria Fuvest, o evento reunirá professores e alunos do ensino básico para a prova final

Com público que varia entre moradores de metrópoles como São Paulo até cidadezinhas fronteiriças, a fase final da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil ocorrerá neste fim de semana na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Única do gênero do país, a competição atrai professores e alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio.

Olímpiadas acadêmicas são já tradicionais nas áreas de exatas – a Olímpiada de Matemática, por exemplo, existe há mais de 30 anos. Na área de humanas, no entanto, a Olimpíada de História do Brasil foi uma novidade. Apesar de nova, a competição teve mais de 65 mil inscritos em 2011, superando números da própria Fuvest e que apontam para uma forte demanda dos professores para esse tipo de prova.

Dos inscritos, 1200 foram selecionados para participar da última fase ao longo de 4 testes realizados pela internet desde o dia 15 de agosto. A prova final será no sábado 15 é a única dissertativa e presencial e definirá quem será premiado no domingo 16. Ao contrário de outra provas, a Olímpiada envolve equipes com um professor e três alunos e todas as fases exigem o diálogo entre as partes, o que, segundo Cristina Meneguello, coordenadora do evento, promove também a valorização do professor. Ela conta que, ao serem premiados, a primeira atitude dos alunos é correr para abraçar seus professores.

A inscrição tem um custo de 4 reais para escolas públicas e 8 particulares. O dinheiro ajuda a bancar custos de estrutura que não são mantidos apenas com a verba do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A premiação ocorre no domingo, 16

A Olimpíada, segundo Meneguello, também tem o objetivo de corrigir uma falha no diálogo entre academia e escola. Para a coordenadora, a Universidade se encastelou e não consegue mais transmitir o que estuda. Isso contribui para que o ensino de história se mantenha estático, mesmo com as descobertas das pesquisas acadêmicas. “A academia desaprendeu a falar com o ensino. Fica uma conversa muito longínqua”, diz ela.

Por isso, a organização procura selecionar temas às vezes desconhecidos pelo público escolar, ou trazer novas abordagens e documentos dos assuntos mais batidos. “A intenção é dar uma agitada na história parada dos livros didáticos”, comenta.

Por Clara Roman. Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/unicamp-recebe-as-olimpiadas-de-historia
Postado por Érica
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O Acesso à Justiça no Brasil

O homem evolui com a sociedade e o Estado precisa entender e acompanhar essas transformações. A professora questiona até quando o Direito permanecerá formalista e estático? Como fazer com que o Direito se torne algo um pouco mais justo a todos? Pois o que vemos é uma justiça submetida à política, ao poder, às conveniências, enfim. Como diz o ditado popular: “a Justiça é um direito de todos e um dever do Estado” onde se encontra a efetividade deste princípio? E aqueles que não podem pagar por um direito, o que fazer? (A Professora Drª Maria Cleonice Vergne leciona na Universidade Estadual da Bahia – UNEB)

http://www.youtube.com/watch?v=1dZO2iyH2zI

Horácio Wanderlei Rodrigues é Mestre e Doutor em Direito pela UFSC (SC), onde é Professor Titular, lecionando as disciplinas Direito Educacional e Teoria do Processo no curso de Graduação e Metodologia do Ensino do Direito e Acesso à Justiça e Processo nos Programas de Especialização, Mestrado e Doutorado.

Postado por ÉRICA RIBEIRO


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sábado, 8 de outubro de 2011

“Melhorias já!”: Estudantes paralisam as aulas e participam de audiência pública na Reitoria da UFBA.


Estudantes promoveram uma paralisação das aulas nesta manhã, 05/10/2011, para realização de uma audiência pública na Reitoria da UFBA reivindicando à reitora Dora Leal Rosa atenção às pautas de melhorias em estruturas fundamentais da instituição.



A paralisação se prolongará até as 13h e os alunos realizam passeata até a Reitoria da UFBA afim de reivindicar em uma Audiência Pública:

  1. Aumento dos pontos de distribuição com implantação de Restaurantes Universitários nos outros campi e refeições a R$ 1,00
  2. Mais segurança com mais Guarda Universitária
  3. Funcionamento pleno dos cursos novos e noturnos
  4. Contratação imediata de mais professores e servidores técnico-administrativos
  5. Entrega imediata da Residência da Garibaldi e construção de mais Residências Universitárias
  6. Retorno do Transporte Intercampi – BUZUFBA
  7. Elevação do orçamento para Assistência Estudantil para no mínimo 15% além do orçamento advindo do “Brasil Universitário” (antigo PNAES)
  8. Construção de Orçamento Universitário Participativo
  9. Retorno e finalização imediata das obras iniciadas
  10. Por 10% do PIB para Educação Pública! Pelo fim do veto ao 50% dos
  11. Fundo Social do Pré-sal para Educação Pública, com exploração pública do pré-sal e Petrobrás 100% Estatal.

http://www.tricotados.com/939/melhorias-ja-estudantes-paralisam-as-aulas-e-promovem-audiencia-publica-na-reitoria-da-ufba/

Angelo Fernandes



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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

UNE entra na briga pelos 10% do Plano Nacional de Educação

Com objetivo de evitar o sucateamento do sistema de ensino público e garantir uma educação gratuita e de qualidade para o povo, o movimento estudantil brasileiro colocou-se em marcha nos últimos meses. A pauta é extensa, mas resume-se em poucas palavras: 10% do PIB para a educação.

A inquietação começou durante os debates sobre o projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional no fim de 2010. A proposta, que indica aumento gradativo de 5% para 7% do PIB no sistema de educação até 2020, foi considerada insuficiente pelas principais organizações do país (ANEL e UNE) e os estudantes foram à praça protestar.


No último dia 31 de agosto, cerca de 12 mil militantes ligados à UNE marcharam pelos 10% em Brasília. Pouco dias depois, a ANEL lançou um manifesto, um abaixo-assinado e nas últimas semanas, organizou duas intervenções: uma na visita do ministro Fernando Haddad à USP, outra na homenagem ao ex-presidente Lula na UFBA. Recentemente, a UNE também lançou um abaixo-assinado pela causa e mais que isso, pede apoio da população para vincular 50% do fundo social do pré-sal na educação.

Os números e a triste realidade nas escolas e universidades públicas explicam a grita. Por exemplo, segundo dados da última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – 2009) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 14 milhões de brasileiros são analfabetos e 29,5 milhões são analfabetos funcionais, todos trabalhadores humildes, do campo e da cidade. Ou seja, aproximadamente um quarto da população mal sabe ler e escrever.

Elaborado em 1997 pela Comissão Organizadora do II Congresso Nacional de Educação e aprovado em plenária final, o primeiro Plano Nacional de Educação – Proposta da Sociedade Brasileira definiu metas, diretrizes, prioridades e estratégias de curto, médio e longo prazo. No auge da implantação do neoliberalismo no Brasil, a intenção era resistir, indicar um caminho viável, universalizar o direito à educação e fazer valer o artigo 6º da Constituição de 1988.

Para isso, a comissão indicou a necessidade de investimentos sem precedentes na educação e a conta fechou em 10% do PIB. À época, o Congresso aprovou 7%, percentual vetado pelo governo FHC. O veto seguiu intacto durante o governo Lula e atualmente cerca de 5% do PIB financiam a educação pública nacional.

“Não podemos aceitar o argumento de que não há recursos. O pagamento da dívida pública, as isenções fiscais para o setor empresarial, o recurso público usado para a copa e as olimpíadas, o dinheiro público que se perde na corrupção. Há verba, é preciso rever as prioridades e garantir o investimento na implementação dos direitos sociais universais”, argumenta o manifesto da ANEL, entidade controlada por estudantes independentes e partidos de esquerda.

Na última semana, o deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), relator do PNE 2011-2020, afirmou que vai apresentar seu parecer em 15 dias e disse defender investimentos entre 7% e 10 % no texto. Direito constitucional e pilar fundamental de qualquer sociedade democrática, a educação representa a única saída para um futuro com progresso e justiça social.

Portanto, o momento é de comprometimento e participação da sociedade civil e da grande imprensa nas mobilizações, mas aqui no Brasil, infelizmente, isso é tão utópico quanto a democratização do ensino de primeiro grau e o fim da corrupção. Seja como for, os movimentos sociais brasileiros seguem escrevendo páginas de resistência na história do país e tenho certeza, vêem com bons olhos o retorno da UNE às trincheiras.

Carta na escola .com

domingo, 2 de outubro de 2011

Projeto: Valorizando a profissão do meu colega!


Foi lançado na reunião ordinária da REG hoje, o projeto que visa a valorização de todos os profissionais da sociedade. Visto que a residência apresenta uma gama de estudantes de áreas diversas do conhecimento, este projeto tem como um dos objetivos integrar e sociabilizar as temáticas que envolvem cada curso, contribuindo para acréscimo na formação dos moradores. O intuito também é mostrar aos residentes a importância do trabalho e a diversidade de profissões existentes e a necessidade destas para a construção da sociedade, respeitando o outro e sua escolha profissional. Cada residente ficará responsável pela elaboração de um seminário sobre determinada temática de seu curso, que ele acredite ser relevante abordar na residência. A apresentação ocorrerá durante os domingos que não apresentam reunião, a partir das 20h e terá duração de 15 a 20 min, com mais 15 min para discussão e eventuais dúvidas. Os palestrantes terão de utilizar recursos áudio-visuais para melhor explanação e entendimento do tema. Foi traçado um calendário para o ano de 2011, onde a primeira apresentação será realizada pela estudante de Ciências Biológicas, Rosana Cunha no próximo dia 09/10. Espera-se com este projeto que os moradores da Residência do Estudante de Guanambi passem a reconhecer e valorizar a profissão do outro, bem como a importância que cada profissional tem na sociedade. E comecem, também, a observar que as mais diversas áreas do conhecimento podem vir a acrescentar bastante informações e experiências à suas formação.


Postado por: Rosana Cunha

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