sábado, 29 de setembro de 2012

REPORTAGEM ESPECIAL: Eleições e Voto Consciente


Tendo em vista o processo eleitoral deste ano, e a busca por políticos cada vez mais melhores que busquem e pensem no bem de uma sociedade como um todo, não apenas em se ou no seu grupinho, o Portal Taperoá durante este período trará toda semana matéria para conscientizar os eleitores de nossa cidade e de outras a votarem conscientemente.

Nessa primeira matéria falaremos sobre “O VOTO CONSCIENTE”
Introdução
É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.
A importância do voto

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.
Como votar conscientemente

Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Durante a campanha eleitoral

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.

Conclusão
Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

Lindiomar Dourado
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Morre, aos 83 anos, a apresentadora Hebe Camargo

A apresentadora Hebe Camargo morreu na madrugada deste sábado (29), aos 83 anos, após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, no Morumbi, em São Paulo. Hebe lutava contra um câncer no peritônio, diagnosticado em janeiro 2010.
A saúde de Hebe se agravou nos últimos seis meses. Em março, ela passou por uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor no intestino; em junho, precisou retirar a vesícula. Um mês depois, não estava conseguindo se alimentar adequadamente e ficou cinco dias internada para um tratamento de suporte nutricional e metabólico. O mesmo aconteceu em agosto.
velório da apresentadora será hoje, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, a partir das 19h, e às 20h ele será aberto ao público. O enterro será no cemitério Gethsemani, no Morumbi, às 9h30 deste domingo. O corpo já foi levado para o local do velório em meio a um tumulto de fãs e fotógrafos e carros da família. 
Na quinta, o SBT anunciou que a apresentadora voltaria à emissora, de onde havia saído para fazer um programa na Rede TV!. "Meus lindos, nem acredito!!! Estou de volta ao SBT, meu coração está disparado! Feliz feliz feliz feliz!!!”, escreveu a apresentadora em seu Twitter na sexta.
Na Rede TV!, onde ficou contratada até agosto de 2012, ela apresentou dez programas inéditos. O último foi ao ar foi no dia 19 de junho. Desde então, devido ao afastamento por conta da doença, foram exibidas reprises, sempre às terças, às 22h30.
A última gravação em vídeo feita por Hebe foi em julho, após a alta hospitalar, quando ela recebeu em sua casa a visita de amigos, como a apresentadora Astrid Fontenelle e o cantor Pedro Leonardo. Na ocasião, ela também lançou seu canal oficial no YouTube, site de compartilhamento de vídeos, para mandar recados aos seus fãs e internautas.
Apresentadora participou da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira
Hebe Camargo nasceu na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, no dia 8 de março de 1929. Cursou somente até o quarto ano primário e um de seus primeiros empregos foi de arrumadeira, na casa de um parente rico.

Aos 11 anos, participava de programas de calouros em emissoras de rádio para ajudar a sustentar a família. Em 1943, formou com a irmã Stella a dupla musical Rosalinda e Florisbela.
Seguiu na carreira de cantora com apresentações de sambas e boleros em boates, até que abandonou a música para se dedicar ao rádio e à TV. Estava no grupo que foi ao porto de Santos, em São Paulo, para buscar os equipamentos de televisão para a formação da primeira rede brasileira, a TV Tupi. Também foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira, no bairro do Sumaré, em São Paulo, em 1950.
Estreou na TV em 1955, no primeiro programa feminino da TV brasileira, "O Mundo é das Mulheres", da emissora de TV carioca, na qual chegou a apresentar cinco episódios por semana.
Em 10 de abril de 1966 foi ao ar, pela primeira vez, o programa dominical de Hebe pela TV Record. Passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980.
Em 1986, foi para o SBT, emissora na qual apresentou três programas: "Hebe"; "Hebe Por Elas"; e "Fora do Ar". Em 1995, gravou um CD com seus maiores sucessos pela EMI. Em 1999, voltou a lançar outro CD. Além da carreira de apresentadora e cantora, atuou em alguns filmes e foi convidada especial de novelas e programas humorísticos.
Em dezembro de 2010, Hebe deixou o SBT, depois de 24 anos. Dias antes de anunciar sua saída da emissora de Silvio Santos, Hebe teve a permissão do canal para gravar com o apresentador Fausto Silva o “Domingão do Faustão”, da Rede Globo, onde recebeu uma homenagem. 
Hebe fechou um contrato para apresentar um programa semanal na RedeTV!, onde comandou todas as terças – desde o dia 15 de março de 2011 – uma atração nos mesmos moldes dos tempos no SBT. 
Fonte: UOL notícias
Postado por: Fernanda Fiuza
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Obama e premiê de Israel concordam em impedir que Irã tenha arma nuclear



Líderes conversaram por telefone, segundo a Casa Branca.
Netanyahu parabenizou 'compromisso' do americano com a meta.

O presidente dos EUA, Barack Obama, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, estão inteiramente de acordo quanto à necessidade de impedir que o Irã se dote de armas nuclares, afirmou nesta sexta-feira (28) a Casa Branca depois de uma conversa por telefone entre os dois dirigentes.
Obama e Netanyahu "enfatizaram que estão inteiramente de acordo sobre o objetivo comum de impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear".
"O primeiro-ministro parabenizou o compromisso do presidente Obama, ante a Assembleia Geral das Nações Unidas, de fazer o necessário para alcançar esta meta", afirma o governo americano em comunicado.
.

Mahmoud Ahmadinejad discursa na Assembleia Geral da ONU (Foto: Reprodução Globo News)Mahmoud Ahmadinejad discursa na Assembleia Geral da ONU (Foto: Reprodução Globo News).http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/09/obama-e-netanyahu-de-acordo-em-impedir-que-o-ira-fabrique-bombas-nucleares.htmlÉrika Matos
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Inscrições para Vestibular 2013.1 da Uefs começam nesta terça-feira (25)



A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador, abriu inscrições para o Vestibular 2013.1 da instituição na manhã desta terça-feira (25). O candidatos têm até o dia 15 de outubro para realizar a inscrição exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 90. O pagamento do boleto bancário poderá ser feito até o dia 16 de outubro.
A lista de candidatos isentos será divulgada até o dia 2 de outubro. De acordo com a instituição, serão disponibilizadas 2.500 isenções para alunos da rede pública de ensino, servidores das universidades estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesb e Uesc) e seus dependentes.
Para ingresso no primeiro semestre de 2013, a Uefs oferece 1.006 vagas distribuídas em 28 cursos, como Medicina, Farmácia e Licenciatura em Música, cursos com vestibular realizado apenas uma vez por ano na instituição.
Através do programa de ações afirmativas da universidade, são oferecidas duas vagas a mais por curso para membros de comunidades indígenas e quilombolas. Além disso, 50 % das vagas de cada curso são reservadas para estudantes que tenham cursado pelo menos dois anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dessas, 80% das oportunidades são direcionadas a candidatos que se declararem afrodescendentes.
As provas serão realizadas de 27 a 29 de janeiro de 2013.
Postado por Danyllo Souza.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

BNDES tem verba de R$ 1 bilhão para universidades que não é utilizada


 O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possui uma verba de R$ 1 bilhão destinada para financiar melhorias em universidades particulares, mas o dinheiro não está sendo utilizado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24) pelo jornal 'Folha deSão Paulo'.
A verba seria oferecida pelo BNDES por meio do Programa de Melhoria do Ensino das Instituições de Educação Superior (IES) a juros baixos para que as instituições financiem obras e compras de equipamentos e de softwares.
Para ter acesso ao dinheiro, segundo a assessoria de imprensa do BNDES, a instituição precisa, entre outros pré-requisitos, apresentar um plano de ações que contenham a previsão de indicadores de resultados operacionais e financeiros que reflitam a evolução da melhoria. Não é possível afirmar, de acordo com o BNDES, que a verba está “parada” porque as universidades não cumpriram as determinações necessárias para ter acesso ao dinheiro, pois algumas nem chegaram a apresentar consultas.
O BNDES informou que para ter acesso ao programa as universidades também precisam obter nota acima de 3 na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC sobre a qualidade de ensino. As faixas de avaliação do IGC vão de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são consideradas avaliações insatisfatórias e podem demandar visitas e supervisão do MEC.
Procurado, o Ministério da Educação informou que todo ‘dinheiro privilegiado exige uma contrapartida, como a apresentação de um plano e o compromisso de aplicá-lo com metas de qualidade.’ O MEC afirmou que as restrições de pedido de empréstimo foram impostas pelo próprio governo.
No ano passado, o BNDES desembolsou R$ 50 bilhões para financiamento destinados às micro, pequenas e médias empresas que vêm ampliando a participação junto ao banco. Em 2007, foram liberados R$ 16 bilhões para este segmento.
Portado por: Clebiana
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 23 de setembro de 2012

Uefs inscreve para vestibular


Começam na terça-feira, 25, as inscrições para o vestibular 2013.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Serão oferecidas 1.006 vagas distribuídas em 28 cursos, inclusive Medicina, Farmácia e Licenciatura em Música, que têm o processo seletivo realizado uma vez ao ano. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro e as provas serão aplicadas de 27 a 29 de janeiro de 2013.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.uefs.br na área "Serviços", opção ProSel/Vestibular. O candidato deve ler o edital disponibilizado online, preencher e confirmar nome, RG e CPF no requerimento de inscrição, imprimir o comprovante, o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição, de R$ 90, até 16 de outubro de 2012.
Foram disponibilizadas 2.500 isenções da taxa para estudantes da rede pública e outras para servidores das universidades estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesb e Uesc) e seus dependentes.

O programa de isenção já está em andamento. Até 2 de outubro a Uefs divulga a relação final dos beneficiados que devem ficar atentos, pois a concessão da isenção não significa que o candidato esteja automaticamente inscrito no vestibular. A inscrição deve ser feita de 2 a 15 de outubro de 2012, através da internet.

A Uefs mantém o programa de ações afirmativas que prevê a oferta de duas vagas a mais por curso para membros de comunidades indígenas e quilombolas. Ainda dentro do programa, são reservadas 50% das vagas para estudantes que tenham cursado pelo menos dois anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública. Dessas vagas, 80% são destinadas a candidatos que se declararem afrodescendentes.


Por: Ângelo Fernandes 

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 22 de setembro de 2012

Greve dos bancários e nos Correios continuam na próxima semana;

Bancários entraram em greve nesta terça-feira em todo país; na foto, agência fechada no centro de São Paulo | Victor Moriyama - 18.set.2012/FolhapressApós quatro dias de greve dos bancários e dois da paralisação dos funcionários dos Correios, não há sinais de que nenhuma das duas acabem no começo da semana que vem.
 Enquanto os Correios tentam na Justiça garantir o dissídio coletivo para seus funcionários, como fez em 2011, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), sindicato que representa as instituiçoes financeiras, se nega a se reunir com os grevistas e apresentar nova proposta.

O impasse tem afetado pessoas em todo o país.

O Correios diz que 11,2 milhões de cartas e encomendas (16% das correspondências) não foram entregues no prazo estipulado nos dois primeiros dias de paralisação e, por isso, anunciou um mutirão hoje e amanhã para colocar em dia as entregas.

Para conseguir regularizar seu cronograma, a estatal diz estar realocando empregados das áreas administrativas, contratando trabalhadores temporários e oferecendo horas extras aos funcionários que não aderiram ao movimento.

A paralisação da categoria, deflagrada por 25 dos 35 sindicatos regionais, deve continuar até a decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho). Após tentativa frustrada de conciliação na quarta-feira (19), tribunal determinou que ao menos 40% dos trabalhadores da estatal trabalhem durante a greve.

Caso descumpra a orientação, a Fentact (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares), sindicato que representa os grevistas, receberá multa diária de R$ 50 mil.

Entre as localidades paralisadas estão a cidade de São Paulo e o Estado do Rio de Janeiro, que reúnem mais de 68% da carga diária de encomendas dos Correios. Os dez sindicatos de base restantes decidirão até a próxima terça-feira (25) se aderem à paralisação.

Os Correios dizem que o movimento atingidu apenas 9% dos funcionários --10.938 dos 120 mil empregados-- nos dois primeiros dias, mas a paralisação já causou a suspensão dos serviços com hora marcada --Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Disque-Coleta-- para a cidade de São Paulo e a região metropolitana, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Tocantins e o SEDEX Hoje e o Disque-Coleta para o Rio de Janeiro.

BANCÁRIOS

A greve dos bancários, que começou na terça-feira (18), ganhou força ao longo da semana. Enquanto a adesão foi de 5.132 agências e centros administrativos (24% das 21.713 localidades em todo o país) no primeiro dia de paralisação, esse número cresceu 77% e chegou 9.092 locais (42%) no 4º dia de greve, segundo o sindicato da categoria.

O sindicato da categoria disse, ontem, que os bancos perderam mais uma oportunidade para retomar as negociações e apresentar nova proposta, ignorando a presença do comando nacional da greve --que se reuniu em São Paulo.

Na reunião de sexta, o comando nacional orientou os representantes dos sindicatos de todo o país a intensificarem a mobilização nas bases para forçar a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) a romper o silencio e retomar as negociações.

Na quarta, diante do silêncio da Fenaban, o presidente da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e coordenador do comando nacional dos bancários, Carlos Cordeiro, disse que a paralisação iria se estender até a próxima semana. "A possibilidade de a greve acabar nesta semana é nenhuma."

Cordeiro disse à Folha que, a partir do momento em que a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) convocar os grevistas para uma nova rodada de negociação, será necessário chamar o comando nacional após o encontro, para apresentar a proposta, e então realizar as assembleias locais.

Assim, a paralisação só acabaria, na melhor das hipóteses, dois ou três dias após a convocação do sindicato dos bancos.

REIVINDICAÇÕES

Os bancários reivindicam reajuste de 10,25% (5% de aumento real), além de piso salarial de R$ 2.416,38, participação de lucros de três salários mais R$ 4.961,25 fixos, elevação para R$ 622 os valores do auxílio-refeição, entre outros pedidos. Os bancos ofereceram reajuste linear de 6% (0,58% acima da inflação).

Os funcionários dos Correios pedem 43,7% de reajuste salarial, aumento linear de R$ 200, tíquete-alimentação de R$ 35 e a contratação de 30 mil trabalhadores, entre outras reivindicações. A estatal oferece reajuste salarial de 5,2% (reposição da inflação dos últimos 12 meses).

A companhia tenta resolver a questão no TST, com um acordo de dissídio coletivo para os funcionários, como aconteceu no ano passado. Em 2011, o tribunal decidiu pelo reajuste de cerca de 6% mais R$ 80 linear para suspender a greve de 28 dias.

Mas o julgamento do dissídio deve ocorrer apenas no início de outubro. É no começo do mês que vem que ocorre a próxima reunião ordinária da SDC (Sessão Especializada em Dissídios Coletivos) do tribunal, que julga esse tipo de causa trabalhista. A única possibilidade de a questão ser apreciada antes do prazo é a convocação de uma sessão extraordinária da SDC.

SERVIÇO

Com a paralisação, a Febraban orienta os clientes a procurar um canal alternativo para realizar os serviços durante o período de greve.

Segundo a entidade, o consumidor deve ver se há a disponibilidade de fazer as operações por meio de caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking (via celular), telefone e correspondentes bancários --casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

VEJA ONDE REALIZAR CADA TIPO DE SERVIÇO DURANTE A GREVE

-
Operação bancária Caixa Eletrônico Banco 24 Horas Internet APP Celular Telefone Correspondente Bancário Débito Direto Autorizado Débito Automático
Pagamentos X X X X X X X X
Saques Conta Corrente/Poupança X X            
Consulta a Saldo/Extrato X X X X X      
Depósitos X         X    
Transferência X X X X X      
Contratações X X X X X      
Recebimento de benefícios X         X    
Talões de cheque X   X   X      
Bloqueio/Desbloqueio de Cartões X   X   X X    
Investimentos X   X X X      
Recarga de Celular X X X X   X

SAQUES

Caso o cliente queira fazer saques acima de R$ 1.000 --o máximo permitido por dia em caixas eletrônicos--, poderá fazer transferências por meio de DOC (o documento de crédito) ou TED (transferência eletrônica disponível) nas próprias máquinas, pela internet, pelo telefone e até mesmo no aplicativo do banco pelo celular.

Por meio dessas operações, é possível realizar transferências envolvendo dois bancos distintos.

Segundo o Procon-SP, nesses casos pode haver ainda atendimento emergencial nas agências ou o banco pode aumentar o limite de saque nos próprios caixas eletrônicos.

Se o cliente tiver algum prejuízo em virtude de não conseguir sacar o valor que precisa, poderá acionar o banco posteriormente, já que a entidade é a responsável pelos danos causados em função da interrupção dos serviços.

Caso o consumidor solicite uma alternativa de pagamento e as empresas não a disponibilizem, ele deve documentar a tentativa frustrada de quitar o débito, podendo registrar uma reclamação junto ao Procon.

De acordo com a entidade, o consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, uma vez que a responsabilidade do banco pelos prejuízos causados aos consumidores decorre do risco de sua atividade e não pode, a pretexto de greve, ser repassado ao consumidor.

PIS, FGTS E SEGURO-DESEMPREGO

A Caixa Econômica Federal diz que disponibilizará toda a sua rede de agências, casas lotéricas, postos de atendimento bancário, terminais de atendimento eletrônico e correspondentes bancários para garantir o atendimento durante a greve.

No caso de saque de seguro-desemprego, PIS e FGTS, o trabalhador poderá fazer as operações em um casa lotérica ou em um correspondente bancário.

Em caso de novos pedidos, a trabalhador terá que procurar uma agência aberta ou, caso não encontre, deverá entrar em contato com a Caixa para buscar uma forma alternativa.

ATENDIMENTO EM LOTÉRICAS

O atendimento nas lotéricas é feito das 8h às 18h, exceto nas localizadas em estabelecimentos como shoppings e supermercados, que costumam ficar abertas até as 19h ou até o horário estipulado pelo regulamento interno dos locais.

Boletos bancários da Caixa Econômica Federal podem ser pagos em qualquer dia do mês. Já as contas emitidas por outros bancos só são aceitas pelos atendentes das lotéricas se estiverem dentro do prazo de vencimento e se não ultrapassarem valores maiores do que R$ 700.

COOPERATIVAS

Os associados de instituições financeiras que atuam no modelo de cooperativa de crédito poderão utilizar os serviços normalmente, já que essas instituições não tiveram adesões à greve. Apesar de oferecerem os mesmos serviços dos bancos, as cooperativas de crédito não são vinculadas aos sindicatos dos bancários.

De acordo com o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), clientes de outros bancos poderão pagar contas de água, luz, telefone, boletos bancários, carnês, IPVA e todos os tributos com códigos de barra que ainda estejam no prazo de vencimento em qualquer ponto de atendimento do sistema.

O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) também afirma que todas as operações seguem ocorrendo em seu sistema, como saques, depósitos, pagamentos, poupanças, investimentos e outros.



Fonte: FOLHA.COM 

Por: Cinara Viana
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Quase 80% dos novos membros da classe média são negros, diz governo



Quase 80% dos novos integrantes da classe média são negros, segundo pesquisa da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (20), durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.
Estudo da SAE mostra que, nos últimos dez anos, 35 milhões de brasileiros ascenderam à classe média – que já soma mais de 100 milhões de pessoas no Brasil, mais da metade da população brasileira. A expectativa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República é que a classe média continue crescendo nos próximos anos, chegando a 57% de toda a população brasileira em 2022. Atualmente, ela representa 53% da população do país.
A Secretaria de Assuntos Estratégicos considera classe média famílias "com baixa probabilidade de passarem a ser pobres no futuro próximo", com renda per capita entre R$ 291 e R$ 1.019 por mês.
Segundo os critérios da secretaria, quem vive com mais de R$ 1.019 por mês pertence à classe alta. A comissão responsável pelos parâmetros reconhece que o valor é baixo, mas afirma que a renda familiar por pessoa de mais da metade da população é inferior a R$ 440 por mês. São consideradas pobres famílias com renda per capita inferior a R$ 291 por mês.
"O crescimento da classe média brasileira foi resultado de um crescimento com redução da desigualdade. Se tivéssemos tido o mesmo crescimento, sem redução das desigualdades, a classe média teria crescido apenas 5 pontos percentuais. Deste modo, dois terços [66%] do avanço da classe média [nos últimos dez anos] se deve à redução das desigualdades", informou o secretário de Assuntos Estratégicos do órgão, Ricardo Paes de Barros.
O secretário disse que também subiu, nos últimos anos, a chamada "classe alta", mas não na mesma intensidade da classe média. "A gente tirou mais pessoas da classe baixa [para a classe média] do que aumentou a classe alta. A classe média continua ascendendo. Parte dela foi promovida à classe alta, e esse processo vai continuar ao longo da próxima década". 
De acordo com o levantamento da SAE, da Presidência da República, a renda per capita da classe alta brasileira é mais de quatro vezes superior à renda da classe média. "Como principal hiato em relação à classe baixa, neste caso, é o diferencial de produtividade, que justifica uma parcela ainda maior: 72%. Em segundo lugar, surge a maior renda não derivada do trabalho da classe alta, que explica 22% da maior renda per capita da classe alta", informou o governo.
Segundo a Secretaria de Assuntos Estratégicos, a classe média trabalha, em média, 41 horas semanais, pouco menos do que a classe alta (42 horas por semana), ambas acima da média nacional de 40 horas por semana. O governo concluiu que a taxa de ocupação da classe média e o grau de formalização são importantes, mas acrescentou que a educação é um "fator decisivo" para explicar a diferença entre a renda das classes média e alta.
Postado por: Talita Jéssica

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

Oposição usa ‘matéria fantasiosa’ da Veja para atacar Lula, dizem aliados


Os partidos da base aliada divulgaram uma nota de repúdio nesta quinta-feira 20 contra os dirigentes do PSDB, DEM e PPS que, segundo o documento, “tentaram comprometer a honra e a dignidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva” valendo-se de “fantasiosa matéria veiculada pela revista Veja”.
Foi uma resposta à carta dos líderes da oposição na qual se comprometiam a pedir investigações às autoridades sobre as declarações atribuídas ao publicitário Marcos Valério na última edição da semanal. A reportagem disse ter conversado com “amigos, parentes e associados” de Valério para relatar a vontade do empresário de detalhar a suposta participação do ex-presidente Lula no esquema do chamado “mensalão”, hoje julgado pelo Supremo Tribunal Federal.
Na nota, os oposicionistas pediam para a revista liberar as gravações da suposta entrevista com Valério – algo que jamais aconteceu.
Como resposta, os presidentes do PT, PSB, PMDB, PCdoB, PDT e PRB dizem que os opositores “pretendem transformar em verdade o amontoado de invencionices colecionado a partir de fontes sem identificação”. Comparam a postura a “práticas golpistas” das quais foram vítimas presidentes como Getúlio Vargas e João Goulart. E criticam a oposição por tentar “confundir a opinião pública” com o julgamento do chamado “mensalão”.
Postado por Anderson Nascimento

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Número de leitores caiu 9,1% no país em quatro anos, segundo pesquisa


Dados da edição de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, mostram que os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet por atividades como ver televisão, assistir a filmes em DVD, reunir-se com amigos e família e navegar na rede de computadores por diversão. A pesquisa, divulgada dia 28/08, revelou uma queda no número de leitores no país: de 95,6 milhões, registrada em 2007, para 88,2 milhões, com dados de 2011. O índice representa uma queda de 9,1% no universo de leitores ao mesmo tempo em que a população cresceu 2,9% neste período.

Foram entrevistadas para a pesquisa 5.012 pessoas em 315 municípios brasileiros entre 11 de junho e 3 de julho de 2011. Os entrevistadores classificam como leitores quem leu pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. O resultado de 88,2 milhões de leitores corresponde a 50% da população total de brasileiros com 5 anos ou mais (178 milhões).

Pesquisa hábitos de leitura (Foto: Editoria de Arte/G1)

No mesmo período, porém, a porcentagem de quem costuma ver televisão nas horas de lazer subiu de 77% para 85%. Vídeos e DVDs agora agora ocupam 38% das pessoas ociosas, contra 29% há quatro anos, e o hábito de navegar pela internet (mas sem de fato ler textos por prazer ou para se informar) aumentou de 18% para 24%. As reuniões com parentes e amigos também cresceu, de 31% para 44%. Os entrevistados puderam escolher mais de uma opção.

A ministra da Cultura, Ana Holanda, disse, após o lançamento da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que é preciso incentivar a leitura nos jovens. "Trabalhando com o jovem, a gente forma o leitor para a vida toda", afirmou. Para a ministra, é preciso afastar o jovem da ideia da leitura como uma obrigação escolar. "É preciso mostrar o livro não como uma obrigação escolar, mas como uma forma de ele conhecer dimensões que estão além dele, outras vias, outras realidades", declarou. De acordo com o diretor do Ibope Inteligência, Hélio Gastaldi, o aumento da expectativa de vida e a redução da concentração de brasileiros em idade escolar é um dos fatores causadores da diminuição de leitores. Além disso, Gastaldi afirmou que a leitura está mais pulverizada em diversos meios.

A presidente do Instituto Pró-Livro, Karine Pansa, acredita que ainda levará tempo para que o Brasil alcance níveis de leitura considerados ideais."A gente olha para países com índice de oito livros por ano. São países europeus. Isso é um futuro longo e a gente vai ter que batalhar muito por isso", disse. Karine disse que é necessário que os professores incentivem o hábito da leitura nos alunos, já que a pesquisa os aponta como as pessoas que mais influenciam os indivíduos na hora de ler."Se você ver o prazer que o seu professor tem pela leitura, você vai se perguntar o porquê. E vai, no mínimo, ter essa inquietude de querer saber por que ele gosta tanto daquele livro", afirmou.

Perfil

Atualmente, as mulheres são maioria entre as pessoas com o hábito de ler pelo menos um livro a cada três meses (57%), e as faixas etárias que mais reúnem pessoas com o hábito de ler são entre 30 e 39 anos (16% do total), entre 5 e 10 anos (14%) e entre 18 e 24 anos (14%).

A queda do número de leitores foi apontada em todas as regiões brasileiras, com exceção do Nordeste, que ganhou um milhão de leitores entre 2007 e 2011, e onde a penetração da leitura subiu de 50% para 51%. Hoje, 29% de todos os leitores brasileiros vivem nesses estados, contra 25% em 2007. Por outro lado, no Sudeste, a penetração caiu de 59% para 50% do total da população e hoje responde por 43% do total de leitores, dois pontos percentuais a menos que na última edição da pesquisa. Nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul vivem 8%, 8% e 13% dos leitores brasileiros, respectivamente.

Os leitores brasileiros leram em média 1,85 livro nos três meses anteriores à pesquisa, número menor que a média de 2007 (2,4). Os textos escolares são lidos com maior frequência: 44% dos leitores que leem esse tipo de texto o fazem todos os dias, e outros 44% afirmaram que leem textos escolares de vez em quando. O livro no formato tradicional vem perdendo espaço para os outros suportes. Os leitores de textos na internet afirmaram que têm o hábito de usar esse suporte com frequência: 38% o fazem todos os dias e 42% de vez em quando. 

Por outro lado, quase metade dos leitores (46%) que afirmaram ler livros em geral (ou seja, os que não são indicados pela escola, nem são jornais ou revistas) admitiram que cultivam esse hábito apenas uma vez por mês. Apenas 21% dessa faixa de entrevistados disse que lê livros em geral diariamente. Ainda que o resultado da pesquisa mostra o enfraquecimento do hábito de leitura no país, os brasileiros se mostraram mais otimistas: 49% deles afirmou que atualmente lê mais do que no passado, e 28% admitiu que vem perdendo este costume. Outros 20% disseram que não aumentaram nem diminuíram o hobby de ler livros, jornais, revistas ou textos na internet.

G1


Postado por: Rosana Cunha


Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Inteligência entomológica


Um estudo publicado na revistaPLoS ONE em setembro mostra como a punição severa aos corruptos e a proteção e benefícios aos punidores promovem uma sociedade cooperante e sadia, sem corrupção. Quando olhamos um formigueiro em funcionamento, a primeira coisa que vem à cabeça é como uma sociedade de insetos pode ser mais produtiva e eficiente que a nossa. A resposta é simples: não existem corruptos, existem regras e elas são obedecidas.

A falha na sociedade humana é que quem pune quem não coopera pode ser punido por retaliação ou sofrer ameaças e acaba até correndo risco de extinção, e esse custo para o punidor acaba provocando uma tolerância maior à não colaboração dos outros e consequente deterioração da sociedade. Na grande maioria das sociedades de insetos não há perdão. Não colaborou, vira inimigo, o que é considerado cientificamente um sistema de retidão. Porém, algumas raras sociedades de insetos permitem que os punidores desertem, como ocorre em uma espécie de vespa e uma de formiga. Esse modelo é interpretado como corrupto: nesses dois casos a sociedade se beneficia dos desertores, pois, apesar de tolerantes, continuam contribuindo, mesmo que pouco, para o grupo.

Estudos mostram que entre humanos a corrupção deteriora os laços sociais, estimula a criminalidade e gera desconfiança na hierarquia, reduzindo investimentos e o desenvolvimento sustentável. A corrupção piora a saúde psíquica e física.

Os pesquisadores Duenez-Guzman e Sadedin entendem que na sociedade humana o interesse econômico promove a não punição para os não colaboradores, isto é, fomenta a corrupção, e a única maneira de evitá-la é promover benefícios financeiros para o agente punidor e infligir alto custo para o infrator. Baseados na teo­ria de que a punição a quem não coopera pode melhorar substancialmente a performance de uma sociedade, e que é fundamental que os punidores sejam poupados de retaliação e tenham um poder hierárquico maior, como na sociedade dos insetos, os pesquisadores criaram jogos teó­ricos com tipos de sociedades com interações diferentes entre seus personagens: punidores desertores, punidores não corruptos, corruptos e os colaboradores.

Os autores concluem que a sociedade humana existe com a interação de todos esses tipos, mas em um equilíbrio bastante instável onde a diferença entre o poder dos punidores corretos contra a soma de seus desertores com o número de corruptos é que define o sucesso. Mesmo uma discreta diferença a favor da honestidade, como um posto mais alto na sociedade para os corretos, pode fazer a diferença, pois a busca dessa posição social melhora a colaboração de todos contra os corruptos e reduz o número de deserções entre os punidores.

Segundo o estudo, o caminho para a retidão social é um só: todos da sociedade precisam contribuir remunerando os punidores e precisam aumentar drasticamente os custos para corruptos e desertores. Os autores acreditam que, se a colaboração entre humanos fosse baseada apenas na punição, a corrupção seria universal, inversamente proporcional à deserção e diretamente relacionada ao bem-estar da sociedade. Mas ela cresce junto, alimenta o crime, e piora o desenvolvimento. Portanto, a sociedade ideal é aquela onde todos podem punir os corruptos e devem colaborar, e a pior sociedade é aquela onde existe um enorme número de colaboradores e o poder está na mão dos corruptos.

A democratização e o surgimento do aparato policial facilitou o aparecimento da corrupção na sociedade moderna. Mas as sociedades que mudaram o equilíbrio tendendo à correção obtiveram ganhos bem maiores que as que permaneceram corruptas. A chave para a mudança é uma punição equalitária, uma justiça sem distinção. Poupar alguns criminosos e condenar outros provoca desequilíbrio social e revolta entre os colaboradores. A melhor saída é a justiça e não a vingança.


Fonte:http://www.cartacapital.com.br/sociedade/inteligencia-entomologica/

Postado por Paula

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

domingo, 16 de setembro de 2012

Lei da Ficha Limpa barra ao menos 868 candidatos no país

Levantamento do G1 contém dados parciais dos TREs e Procuradorias. Candidatos 'sub judice' ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.


Pelo menos 868 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em todo o país foram barrados com base na Lei da Ficha Limpa pelos Tribunais Regionais Eleitorais, segundo levantamento do G1 com base nas decisões da segunda instância da Justiça Eleitoral.

Os dados são parciais e foram fornecidos pelos TREs e Procuradorias Regionais Eleitorais de 23 estados.
O número de barrados representa 0,2% do total de 481.156 candidaturas registradas no país pelo TSE. Até a sexta-feira (14), eram 450.521 registros de candidatos aptos e 30.425 inaptos, ou seja, que não cumpriram os requisitos determinados pela Justiça Eleitoral para se candidatar.
Os candidatos que tiveram o registro indeferido em primeira instância, pelo juiz eleitoral, puderam recorrer aos TREs. O prazo para o julgamento dos recursos nos tribunais estaduais terminou no dia 23 de agosto. Nesta data, todos os processos e resultados já deviam ter sido encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, 13 estados informaram ter julgado todos os casos de registro de candidatura. Os demais afirmaram restar poucos processos a serem analisados. O estado que mais possui processos pendentes é São Paulo: cerca de 200, segundo o TRE-SP.
O TSE informou ter recebido 2.598 recursos de candidatos até a sexta-feira (14), mas não possui levantamento sobre quantos se referem especificamente à Lei da Ficha Limpa. A estimativa da Corte é que o total de processos ultrapasse 15 mil nesta eleição. Na última, foram em torno de 5 mil.
Até a publicação desta reportagem, os tribunais de Paraná, Goiás e Acre não possuíam os números relativos à Lei da Ficha Limpa. O TRE da Bahia não possui o levantamento, mas forneceu todas as decisões tomadas até a sexta (14). O TRE do Rio de Janeiro não forneceu nenhum dado.

Candidato continua na disputa
Segundo a lei eleitoral, os candidatos barrados em segunda instância com direito a recurso podem continuar concorrendo normalmente até a decisão definitiva do TSE. Por isso, a grande maioria dos candidatos barrados nos TREs pode ser eleita no dia 7 de outubro, data das eleições municipais.

A Lei da Ficha Limpa também não impede a propaganda, mas cabe ao candidato e ao partido avaliarem o risco de continuar as campanhas depois do indeferimento. Isso porque, de acordo com a legislação eleitoral, a candidatura chamada “sub judice”, pendente de decisão final, não conta votos para a legenda no quociente eleitoral.
Enquanto não há definição pelo TSE, os votos do candidato que decidiu continuar na disputa são apenas contabilizados, mas aparecem como resultado final zero enquanto “aguardam” a liberação do registro. Caso a candidatura seja barrada em definitivo, os votos são descartados.
Se o TSE não julgar os recursos a tempo, o candidato "sub judice" também pode ser considerado o vencedor de uma eleição até a posse, mas não será o diplomado no cargo. Nesse caso, quem toma posse é o segundo colocado. Isso porque a lei exige o registro de candidatura deferido para exercer o mandato.
Já se a decisão definitiva for de deferimento, seus votos podem passar a contar na eleição e alterar o cenário eleitoral como um todo. Os casos mais complexos podem chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ficha Limpa
A Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135) começa a valer na prática nesta eleição e inclui situações ocorridas antes da vigência da norma. Entre elas, barra políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada (por mais de um desembargador), mesmo em processos não concluídos.
A lei também impede a candidatura do político que renunciar ao mandato quando já houver representação ou pedido de abertura de processo, aumentando o período de inelegibilidade para o que resta do mandato, mais oito anos. Antes, ia de 3 a 8 anos.
O projeto surgiu da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas de eleitores desde o lançamento da proposta, em setembro de 2009.



fonte: G1

postado por: Monique Ciríaco Fernandes

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sábado, 15 de setembro de 2012

Primavera Árabe

Onda de protestos se espalhou pelo Oriente Médio e norte da África, derrubou quatro ditadores em um ano.

Primavera Árabe É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida.

Países envolvidos Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmem e Barein.

Ditaduras derrubadas A onde de protestos e revoltas já provocou a queda de quatro governantes na região. Enquanto os ditadores da Tunísia e do Egito deixaram o poder sem oferecer grande resistência, Muammar Kadafi, da Líbia, foi morto por uma rebelião interna com ação militar decisiva da Otan. No Iêmen, o presidente Saleh resistiu às manifestações por vários meses, até transferir o poder a um governo provisório. A Síria foi o único país que até agora (12/03/2012) não conseguiu derrubar o governo do ditador Bashar al-Assad.

Transição para as novas democracias Tunísia e Egito realizaram eleições em 2011, vencidas por partidos islâmicos moderados. A Tunísia é apontada como o país com as melhores chances de adotar com sucesso um regime democrático. No Egito, os militares comandam o conturbado processo de transição, e a população pede a sua saída imediata do poder.

Geopolítica árabe Os Estados Unidos eram aliados de ditaduras árabes, buscando garantir interesses geopolíticos e econômicos na região, que abriga as maiores reservas de petróleo do planeta. A Primavera Árabe põe em cheque a política externa de Washington para a região. A Liga Árabe, liderada pela Arábia Saudita e pelo Catar, assume um papel de destaque na mediação das crises e dos conflitos provocados pela Primavera Árabe.

postado por : Pâmela Rocha
DATA :15/09/12

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CONSEPE UFBA aprova Calendário Acadêmico 2012


Em reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira, dia 12 de setembro de 2012, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA (CONSEPE) aprovou a proposta de Calendário Acadêmico 2012, definindo que as aulas do primeiro semestre serão retomadas no dia 14 de setembro de 2012 e encerradas em 20 de outubro de 2012. Já o segundo semestre terá início em 21 de novembro de 2012 e se estenderá até o dia 08 de abril de 2013.

As aulas do primeiro semestre foram interrompidas no dia 29 de maio, por motivo de greve dos professores, à qual se seguiram paralisações dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes. A íntegra do Calendário Acadêmico, elaborado pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação / Superintendência Acadêmica, onde todas as datas relevantes do ano letivo estão previstas, está disponível no Portal UFBA (https://twiki.ufba.br/twiki/bin/view/SUPAC/CalendarioAcademico). O processo de matrículas 2012/2 terá início no dia 31 de outubro.


Fonte: UFBA notícias

Postado por: Talita Jéssica

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Estar ativo fisicamente é um elemento chave para uma vida longa, feliz e saudável. Podendo ajudar a aliviar o estresse e fornecer um sentimento agradável de bem-estar.

Vale ressaltar que a atividade física sendo exercida de forma regular pode ajudar também no alcance e manutenção de um peso saudável e diminuir o risco de doenças crônicas e cardíacas, além de melhorar o humor e a auto estima.


A atividade física além de trazer benefícios imprescindíveis à saúde, é importante também por razões estéticas: a atividade física queima calorias. Quando você queima mais calorias do que consome num dia, você perde peso. Você também pode evitar ganhar peso equilibrando o número de calorias que você queima com o número de calorias que você ingere. Assim a pessoa garante não só a boa forma física, como a boa forma mental, pois aumenta sua auto-estima e fica com mais energia ou para enfrentar um dia de trabalho estressante ou para curtir uma aventura com a família e amigos.

A atividade física e nutrição trabalham juntas para uma saúde melhor. Estar ativo aumenta a quantidade de calorias queimadas.

À medida que a pessoa envelhece, seu metabolismo fica mais lento, então para manter o equilíbrio energético é necessário movimentar- se mais e comer menos.

Alguns tipos de atividades físicas são especialmente benéficas:

Atividades aeróbicas - aceleram a frequência cardíaca e respiratória e melhora a resistência cardíaca e pulmonar. Exemplos: caminhada rápida, corrida e natação.

Atividades de resistência e força - ajudam a construir e manter ossos e músculos, trabalhando-os para vencer a gravidade. Exemplos: carregar uma criança, levantar peso, e caminhar.

Atividades de equilíbrio e elasticidade - melhoram a estabilidade física e flexibilidade, o que reduz riscos de acidentes. Exemplos: dançar, ioga e artes marciais.

Fontes:
USDA - United States Department of Agriculture
NIH - National Institute of Health

Postado por : Lindiomar



Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments