quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Bispo retorna a Sobradinho e participa de celebração


Fonte: Articulação do São Francisco Vivo


Hoje, dia 20, pela manhã o bispo Luiz Cappio foi removido da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para um quarto do Hospital Memorial, em Petrolina (PE), onde foi internado ontem à noite, após ter sofrido um desmaio no início da tarde, dormido por mais de duas horas e não ter conseguido estabelecer pleno estado de consciência. À noite ele deve participar da celebração na Capela São Francisco, em Sobradinho (BA), local em que permaneceu em jejum por 23 dias.

Mesmo internado, ele não ingeriu alimentos, apenas soro intravenoso e os medicamentos para re-estabelecimento físico. Logo mais, quando retornar ao município deverá falar sobre o gesto que motivou atos e manifestações em todo o Brasil e em outros países. As celebrações no início da noite acontecem desde o dia 27 de novembro, quando o frei deu início ao jejum em defesa do rio São Francisco e contra o projeto de transposição de suas águas.

O estado físico de Dom Luiz se complicou mais passados 20 dias de jejum e ontem, após receber a notícia sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou por 6 votos a 3 o início das obras do mega-projeto de transposição, ele disse que sentia desalento e tristeza. A internação foi determinada pelo médico, Klaus Finkam. Ele continua a acompanhar o bispo e tem divulgado boletins sobre o estado de saúde.

Atualmente o frei está consciente, mas ainda frágil e em observação. Sobre a continuidade do jejum ele não fez nenhum pronunciamento, mas conversou sobre o assunto com os familiares, amigos, representantes de organizações e movimentos sociais que acompanham o gesto e compartilham a luta. A primeira fala sobre o assunto será feita durante a celebração.




Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: