sábado, 22 de dezembro de 2007

Cuba ultrapassa meta de primeiro país sem analfabetos


Havana, 22 dez (PL) Cuba ultrapassa hoje a meta atingida em 22 de dezembro de 1961, quando se declarou Território Livre de Analfabetismo e deu o primeiro passo para se transformar no primeiro país da América sem um só iletrado.

Justo quando se cumpre o 46° aniversário da culminação da Campanha de Alfabetização, destaca-se que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) outorgou à ilha recentemente o 23° lugar no mundo por suas revelações educativas.
A comemoração também se congratula com o fato de Cuba ser a primeira nação latino-americana em cumprir com os objetivos do programa Educação para Todos, aprovado por 164 nações no Foro Mundial de Dakar, realizado em 2000.

Autoridades do Ministério de Educação confirmaram que desde 1961, quando se eliminou o analfabetismo, foram colocadas em prática vontade política e inteligência para manter e estender essa conquista, que permitiu elevar o nível de instrução dos cubanos.

Antes de 1959, só a metade das crianças em idade escolar assistiam a classes, daí que uma das primeiras tarefas empreendidas pelo governo revolucionário foi a criação, em março de 1959, da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação Fundamental. Para o curso escolar 1960-61, criaram-se 15 mil salas nas zonas rurais, no entanto a matrícula atingia a cifra total de um milhão 118 mil 942 alunos.

Não obstante, nesse mesmo ano o presidente Fidel Castro manifestou a necessidade de mil professores para ensinar aos camponeses ler e escrever, convocação pela qual surgiu o movimento de mestres voluntários para a grande batalha contra a ignorância. Em menos de um ano foram alfabetizados mais de um milhão de cubanos com a participação de três mil docentes. Um relatório da própria UNESCO indicou então que "não foi um milagre, senão uma difícil conquista conseguida com trabalho, técnica e organização".

Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: