terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A DITADURA ACABOU?

À medida que vivencio o comportamento de nossos representantes políticos, fico me perguntando se a ditadura já não existe mais em nosso país. Com certeza, a ditadura do regime militar já se foi, creio eu, porém a ditadura do descaso ainda está presente. Denominei de ditadura do descaso a falta de pronunciamento que caracteriza a política atual, a falta de incentivo à participação dos cidadãos nas decisões políticas, a omissão da mídia nas causas sociais, dentre outras características. Hoje faz exatamente 15 dias que o Bispo, Dom Luiz Cappio, faz greve de fome em protesto contra a transposição do Rio São Francisco e o nosso presidente insiste em ficar calado, a mídia insiste em não dizer nada e Viva À Democracia, à prorrogação da CPMF e a Renan Calheiros...

Ontem, 11/12/2007, aconteceu uma caravana com mais de 5 mil pessoas em apoio ao Bispo, pessoas que votam e que escolhem os ditos representantes.

Na política do Brasil o que se vê é uma eleição não para escolher nossos representantes, mas sim para escolher quem menos não nos representa. Um país que se diz democrático, deve ter participação social nas políticas sociais, pois é a população que sabe de suas necessidades, sem falar que é quem elege os representantes. No último domingo, foi comemorado os 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aí eu me pergunto: quais são esses direitos? De miséria, de fome, de falta de moradia, de desemprego, de falta de escolas e de falta de espaços de participação? Talvez um Direito Humano que deveríamos ter seria o de ter políticos humanos.
De maneira paradoxal, o que está caracterizando a política nacional, são medidas centralizadoras, burocráticas e autoritárias, pois em momento algum se ouve a população. Não estou fazendo suposições, estou dizendo a realidade que pode ser comprovada: no projeto de transposição do Rio São Francisco quem foi que pediu opinião dos cidadãos? Resposta: ninguém! Pelo contrário, houve um abaixo assinado nacional contra a transposição que foi ignorado pelo poder do Governo Federal. No projeto de reestruturação das universidades, denominado REUNI, quem foi que ouviu os estudantes e população? Resposta: ninguém! A universidade é feita para a população, então fica uma pergunta: como reestruturá-la sem a participação da comunidade e dos estudantes?

Estes fatos são pequenos exemplos do que vem acontecendo há muito tempo no país, poderia ficar digitando páginas e mais páginas, mas tenho certeza que em vida não daria tempo de digitar todos.

Finalizo, deixando uma pergunta para que você leitor possa refletir: Será que as medidas políticas autoritárias, centralizadoras e burocráticas estão sendo feitas para melhoria de vida da população ou estão sendo feitas para atender a interesses individuais, da elite e partidários? Será que não estamos vivendo em uma ditadura que se esconde atrás de uma virtual democracia?

Edmilson Nascimento Júnior (Morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: