sábado, 29 de dezembro de 2007

Fidel Castro sugere novamente que pode deixar poder




Em carta, presidente de Cuba diz que já não se agarra ao poder como antes.
O presidente de Cuba, Fidel Castro, indicou nesta sexta-feira pela segunda vez neste mês que poderá deixar o poder em breve.
Castro está afastado da Presidência desde julho de 2006 devido a problemas de saúde. A Presidência está sendo ocupada pelo seu irmão Raúl.
Fidel não participou da última sessão da Assembléia Nacional antes das eleições parlamentares do país, que serão realizadas no próximo dia 20.
Em uma carta de Fidel lida na sessão, o presidente diz que foi socialista utópico no passado. Segundo ele, isso foi uma fase, durante a qual ele acreditava saber o que precisava ser feito e queria ter poder para fazê-lo.
"O que a imprensa internacional em Cuba mais noticiou nos últimos dias foi uma frase que expressei... que eu não sou uma pessoa que se agarra ao poder. Eu posso acrescentar que eu fui assim uma vez, devido aos excessos da juventude e à falta de consciência", afirma Fidel na carta, que é datada do dia 27.
"O que me mudou? A própria vida, através do aprofundamento dos pensamentos do (herói da independência cubana José) Marti e dos clássicos do socialismo."
Reformas
Na semana passada, Fidel havia dito que não tem intenção de se manter no poder ou de obstruir novas gerações de líderes.
Fidel Castro governa a ilha comunista de Cuba desde a revolução de 1959.
Desde que seu irmão assumiu a Presidência, o governo cubano tem indicado que promoverá reformas econômicas no país.
Nesta semana, o presidente em exercício, Raúl Castro, disse que Cuba precisa se tornar mais democrática para abrir mais espaço para debates internos sobre temas econômicos e sociais.
Na carta lida no Parlamento nesta sexta-feira, Fidel afirma que viu em primeira mão o discurso de Raúl sobre abertura e pediu que todos os cubanos o apóiem.
Segundo o correspondente da BBC em Havana Michael Voss, esta foi a primeira vez que Fidel manifestou apoio às tentativas de reforma indicadas pelo seu irmão.
Os parlamentares eleitos no pleito do dia 20 escolherão o Conselho de Estado, que é chefiado desde 1976 por Fidel Castro..
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: