terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Escultura de Niemayer é inaugurada em Havana


Peça tem 9,5 toneladas e mostra um monstro com boca aberta.Monumento representa 'luta contra o imperialismo'.

Autoridades cubanas presidiram, na noite de segunda-feira (28), o ato de inauguração de uma escultura em homenagem ao povo da ilha criada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer na Universidade das Ciências Informáticas de Havana.

O monumento, uma estrutura de 9,5 toneladas que representa um monstro com a boca aberta em frente a um homem empunhando a bandeira cubana, é, segundo o arquiteto brasileiro, em mensagem que foi lida no ato, uma homenagem ao povo cubano "na defesa da soberania contra o monstro imperialista".

A escultura, construída em aço, é um presente de Niemeyer ao líder cubano, Fidel Castro.

O também brasileiro Frei Betto indicou, durante o ato, que Oscar Niemeyer só não participou da cerimônia por causa de seu medo de voar.
O ministro da Cultura cubano, Abel Prieto, destacou o caráter "revolucionário" do arquiteto brasileiro, e lembrou a amizade de Niemeyer com Fidel Castro, que lhe enviou nos últimos meses cartas e inclusive mencionou seu nome em alguns de seus artigos de "reflexões".
Niemeyer começou a trabalhar para projetar um teatro, uma casa multimídia e a nova sede da embaixada do Brasil em Cuba, e pretende inaugurar uma filial de sua fundação em Havana.
Fonte: G1
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: