sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Na verdade é UFBA ou UFNA? Afinal é federal da Bahia ou de Naomar?




Desde da publicação do decreto Reuni, em abril de 2007, o Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem dado mostras de sua ambição em implantar seu projeto de reforma universitária.

Ao longo de 2007, ele, na base da força e total imposição vem colocando em prática suas medidas. Sua postura -durante a falsa negociação para a adesão da UFBA ao Reuni- sempre foi de total inflexibilidade: negando voz e espaço aos alunos; rejeitando qualquer sugestão; usando de seu poder para manipular "as negociações".

Nesse período a Reitoria da UFBA foi ocupada por estudantes, inicialmente por um vazamento de gás que estava prejudicando alunos e funcionários no Restaurante Universitário, e seguiu pela não adesão da universidade ao projeto Reuni. Durante o período em que a o prédio da reitoria esteve ocupado o reitor não buscou nenhuma negociação com o grupo para solucionar o impasse.

Os alunos participantes da ocupação(http://ocupacaoufba.blogspot.com/2007/11/carta-de-repdio-ao-reitor-da.html) tiveram apoio de outros alunos e professores, e organizaram reuniões com os estudantes da Ufba, buscando assim uma discussão mais ampla sobre as mudanças e consequências da adesão ao projeto.

Mas há uma política de marginalização do movimento estudantil, e isso ficou claro durante a ocupação (reitor coronel não quer que ninguém opine, e para os guanambienses... parece com a postura de alguém que conhecemos bem...?).

Após ter feito uso da força policial( da PF) para reintegração de posse da reitoria -nunca na história desse país, nem nos tempos de ditadura, tinha sido feito uso de força de piliciais para uma reitegração de posse de reitoria de universidade- com agressão (socos, ponta-pés e spray de pimenta) e prisão arbitrária de quatro estudantes e ainda publica um documento onde afirma que "não houve qualquer iniciativa por parte dos ocupantes em negociar".

Desde que a reitoria foi ocupada a página principal da Ufba se transformou na pagina pessoal do Dr. Naomar de Almeida Filho. Isso tem perdurado, e sempre com "novas postagens". Sempre com notícias manipuladas. Dentro do portal da UFBA (http://www.ufba.br/) o que mais se encontra são informações sobre os grandes benefícios do seu projeto. Já está na hora do professor Naomar perceber um pouco o mundo, descobrir que existe outro além do mundinho no qual ele se fecha e ter o mínimo de discernimento e usar o site para notícias menos manipuladas.

Prestei o último exame vestibular organizado pela instituição, mas fico em dúvida se disputo uma vaga na Universidade Federal da Bahia(Ufba) ou na Universidade Federal de Naomar Almeida(Ufna).

Conheça os "grandes beneficios" do Reuni, como o bacharelado inter-disciplinar, que gradua em...em...em que mesmo? em...NADA!

O decreto Reuni está disponivel em:

Já esta na hora do reitor descobrir que blogs...são usados em outros portais...e que deve usar o site da Ufba para informacões de verdade!

Thiago Teixeira (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: