quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Só se vê no Brasil...


Faculdade erra e divulga duas listas de aprovados

Vestibulandos revoltados querem que a faculdade entre em um acordo (Foto: Reprodução / TV Paranaense)
Um problema no sistema de informática da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), no Noroeste do Paraná, fez a instituição divulgar duas listas diferentes de candidatos aprovados no vestibular 2008: uma errada às 10h de sexta-feira (28) e outra corrigida às 16h do mesmo dia. Ao todo, 101 nomes que constavam na primeira lista não estavam na segunda.

O caso provocou confusão na faculdade e deixou muitos candidatos revoltados com o resultado. “A família inteira estava reunida para comemorar e de repente acontece isso. Não tem nem o que falar”, reclamou Leandro do Nascimento, um dos candidatos aprovados na primeira lista e reprovado na segunda. Sebastião Barbosa, um dos membros da comissão responsável pelo vestibular disse que a primeira lista divulgada pela faculdade não estava correta por causa de um problema do computador. Segundo ele, o gabarito que a máquina usou para corrigir a prova de língua estrangeira era o do ano passado. “Descobrimos que houve o erro e ligamos para a imprensa, ligamos para todas as rádios, ligamos para os cursinhos e refizemos todos os cálculos. Aí soltamos o outro resultado, que é o resultado justo”, disse Barbosa. Questionado sobre a possibilidade de o processo seletivo ser anulado, Barbosa disse “que tudo é possível, mas isso só será possível dizer depois da reunião com o diretor”.

O que foi motivo de tristeza para muitos, por outro lado foi uma boa surpresa para outros. “Eu não tinha passado e agora passei em décimo lugar. Fiquei feliz, isso foi muito bom”, comemorou a vestibulanda Cristiane Melo.
Vestibulandos querem acordo
Os estudantes que se sentiram lesados se reuniram em um grupo que vai tentar fazer um acordo com a faculdade. Caso isso não ocorra, o advogado José Paulo da Silva, que representa 23 candidatos que alegam terem sido prejudicados disse que vai recorrer à Justiça. “A nossa proposta é que as duas listas sejam mantidas e que a instituição absorva esses vestibulandos, pois eles estão distribuídos em vários cursos. Assim, nenhum vestibulando seria prejudicado", disse.

Segundo Silva, a situação é delicada e é preciso chegar em um consenso. "Se não chegarmos a um acordo que seja bom para ambas as partes ou pelo menos para o vestibulando, vamos pleitear na Justiça a anulação do processo seletivo para que ninguém seja prejudicado”, afirmou. De acordo com Barbosa, por enquanto nenhuma das duas listas divulgadas está valendo oficialmente. O caso será avaliado por uma auditoria e por membros da comissão de vestibular e da direção da faculdade.

"Suspendemos a segunda lista também. Teremos uma reunião na próxima quinta-feira (3) para decidir o que vamos fazer. Faremos uma nova correção de todas as provas e o resultado da segunda lista deverá ser comprovado", afirmou Barbosa.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: