sábado, 26 de abril de 2008

Falta estrutura para combater a dengue na cidade


Há risco real de Salvador enfrentar uma epidemia de dengue, especialmente em 2009, mas a cidade não dispõe de estrutura suficiente e o sistema de saúde pública pode entrar em colapso.
Nos postos médicos, é perceptível a precariedade do atendimento e a dificuldade de diagnóstico da doença, o que gera a subnotificação. Associado a esses fatores, destaca-se o alto índice de infestação residencial pelo Aedes aegypti, o que, por sua vez, é conseqüência da falha de cobertura dos agentes de combate às endemias.


Questionado sobre o plano de contingência para o caso de haver epidemia, o secretário municipal de Saúde, José Carlos Brito, admite não saber detalhes a respeito. Com o risco de um surto generalizado de dengue no Nordeste em 2009, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, se reunirá, na próxima semana, com os governadores da região para traçar estratégias e planos de orientação de prefeituras nordestinas no sentido de prevenir a doença.


Especialistas ressaltam as deficiências no sistema público de saúde da capital para atender à demanda cada vez maior de pacientes com sintomas de dengue. Para o professor do programa de residência do Hospital Couto Maia, referência em doenças infecto-contagiosas, Fernando Badaró, falta a Salvador uma extensa rede hospitalar para dar conta do crescimento de ocorrências.
“O mosquito Aedes aegypti encontrou condições propícias para se proliferar em Salvador: água parada e superpopulação humana”, diz o médico, ex-presidente da Sociedade Baiana de Infectologia.


O atual gestor da entidade, Adriano Oliveira, concorda com a fragilidade da infra-estrutura. “A Bahia pode ser uma cópia fiel do Rio de Janeiro. Atualmente, não tem postos funcionando, alguns foram devolvidos pelas gestores filantrópicos e, nos demais, faltam médicos ou condições de atendimento”.


Além disso, o especialista diz que, no final de maio, a doença deverá retroceder e os cuidados com a enfermidade vão cair no esquecimento, o que deixaria caminho aberto para uma epidemia em 2009.

Fonte: http://www.ibahia.com.br/
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: