sexta-feira, 30 de maio de 2008

FARC-EP


As FARC-EP, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo, divulgou no último domingo dia 25/05 uma nota em que confirmava a morte de seu emblemático líder Manuel Marullanda Vélez, fundador da guerrilha há 44 anos. O comunicado foi lido por Timoleón Jiménez "Timochenko", também membro do secretariado do grupo que congrega outros 7 guerrilheiros.


Mesmo com as recentes perdas - além de Marullanda as FARC-EP perderam nesse ano Raul Reyes e Ivan Ríos - é difícil estabelecer algo sobre o fim da guerrilha: "juramos vencer", disse Timochenko no vídeo divulgado domingo. Alfonso Cano, antropólogo e principal ideólogo do movimento, assumirá o posto de comando com a morte do "comandante en jefe" Manuel Marullanda.


Contexto - As Forças Armadas Revoucionárias da Colômbia, de inspiração marxista-leninista, contam com um número de combatentes que varia de 8.000 a 18.000, segundo estimativas. Atuam principalmente nas áreas rurais do sudeste e nas planícies da base da Cordillheira dos Andes dominando de 15 a 20% do país. Os governos da Colômbia, Estados Unidos e da União Européia definem as FARC-EP como terroristas enquanto que Brasil, Equador, Bolívia não adotam esse título. Cuba e Venezuela preferem caracterizá-los como forças insurgentes.


Opinião - Diante de um governo criminoso e fantoche dos Estados Unidos como o colombiano, as FARC-EP aparecem como alternativa revolucionária socialista para um país empobrecido, recheado de forças para-militares de direita e narco-traficantes. O coro da mídia fascista ajuda a descaracterizar um movimento que nasceu da insurgência camponesa marginalizada ao longo de séculos em um país extremamente desigual.


Longa vida aos guerrilheiros!


Wanderson Pimenta (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: