quinta-feira, 29 de maio de 2008

Racionamento de Água em Guanambi: A Culpa é de São Pedro ou da Falta de Planejamento dos Órgãos Competentes?


A região de Guanambi está vivenciando uma das maiores secas das últimas décadas e a situação se agrava a cada dia. A barragem de Ceraíma que é reservatório de água de Guanambi, Pindaí, Candiba, Morrinhos, região de Ceraíma etc. está com sua capacidade de água bem abaixo de seu potencial. A barragem tem capacidade para 58 milhões de m³ e atualmente está com apenas 8 milhões de m³ .

A Câmara de Vereadores de Guanambi está promovendo algumas discussões a respeito, inclusive foi criada uma comissão de vereadores para tratar do tema. Em uma destas discussões, na Câmara, foi decidido que será transportada a água da barragem do Poço do Magro para os colonos de Ceraíma, que estão com o abastecimento de água comprometido. Este projeto é uma parceria entre Prefeitura municipal de Guanambi, Câmara de Vereadores de Guanambi, Embasa e Codevasf. Em longo prazo, a discussão é a construção de uma adutora para trazer água do Rio São Francisco até a região, este projeto seria de autoria do Governo do Estado.

A seca é tão grave que está circulando carro de som na cidade de Guanambi informando que a distribuição de água foi reduzida em duas horas a cada dia. Há também a solicitação para que o “povo” denuncie quando as pessoas estiverem lavando calçadas, motos, carros etc. para que os órgãos competentes tomem as decisões cabíveis.

O engraçado de tudo isso (se é que tem graça) é que a culpa sempre é jogada para o POVO, enquanto que os órgãos competentes, como a Codevasf, embasa e prefeitura se omitem da responsabilidade. É fácil de perceber isso, pois se faz campanha para denunciar as pessoas que estão lavando calçadas, carros etc.. Aqui cabe uma pergunta: porque então estes órgãos nunca fizeram uma campanha de conscientização do bom aproveitamento da água? Os colonos de Ceraíma estão encontrando muitas dificuldades em seus cultivos, mas quem os colocou lá foi exatamente a Codevasf. E agora a alternativa que resta é bloquear a água dos colonos? O sistema de irrigação dos colonos de Ceraíma é do tipo alagação, ou seja, a água é fornecida ininterruptamente. Portanto, porque os responsáveis pela distribuição de água não planejaram um sistema de irrigação mais econômico?

Infelizmente as respostas para estas questões continuam sendo um enigma. Será que é falta de vontade? Será que tudo é politicagem? Ou será que é falta de planejamento? O que se sabe é que é bem mais cômodo jogar a culpa para o povo, ao invés de assumir as responsabilidades pelos erros e falta de planejamento cometidos.

Enquanto não há respostas para estas questões, vamos torcer para que as discussões saiam do papel e se consolidem na prática para que o problema de abastecimento de água seja solucionado. Caso contrário, devemos torcer muito para que São Pedro faça hora extra.

Edmilson Nascimento (Júnior) – morador da R.E.G.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: