quinta-feira, 19 de junho de 2008

Chávez discute crises mundiais com Fidel em Havana


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, abordou as crises mundiais de alimentos, de energia e financeira durante encontro reservado de três horas com o ex-ditador cubano Fidel Castro nesta terça-feira, informou a imprensa oficial cubana.

A edição online do jornal "Granma", do Partido Comunista, não divulgou nenhum detalhe sobre o estado de saúde de Fidel, 81, no seu noticiário de segunda-feira à tarde.

O jornal também não liberou imagens do ex-presidente cubano, que não é visto em público desde que adoeceu, há quase dois anos. Sua última aparição em foto foi em janeiro.

O "Granma" informou que durante o "animado e afetuoso" encontro, os dois discutiram ainda a situação da Venezuela, o fortalecimento do seu monopólio estatal sobre o petróleo e as eleições regionais. Ambos falaram também sobre as missões sociais de que os países participam e da necessidade de aprofundá-las, acrescentou o jornal.

Fidel deu a Chávez uma cópia de um novo livro intitulado "Fidel, a Bolívia e Algo Mais" (tradução livre), sobre o ex-presidente cubano e seu relacionamento com as nações andinas.

Mais tarde, Chávez e o presidente Raúl Castro, irmão mais novo de Fidel, "conversaram animadamente sobre vários assuntos", segundo o Granma.

O vice-presidente cubano, Carlos Lage, e o ministro das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque, saudaram Chávez na sua chegada a Havana na tarde desta segunda.

"É um momento difícil no mundo", disse Chávez a repórteres no aeroporto. "Mas, felizmente, a revolução cubana, que está prestes a completar meio século, e a (revolução) venezuelana, que está prestes a completar dez anos, têm se tornado irmãs e unido forças", completou.

Chávez disse que as duas nações ajudariam a "garantir vida e segurança ao nosso povo".

Saúde de Fidel

O exato diagnóstico médico e a condição de Fidel têm sido mantidos em segredo de Estado desde que o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia intestinal de emergência no final de julho de 2006.

Ele cedeu provisoriamente o poder a seu irmão Raúl, que o sucedeu definitivamente em fevereiro deste ano.

Fidel não é visto em imagens oficiais desde janeiro, quando foram divulgadas fotos em que aparentava fragilidade, mas também disposição, como na em que aparece divertindo-se ao fotografar Lula na sua mais recente visita à ilha.

Nenhum vídeo ou foto foi divulgado quando Chávez esteve pela última vez com Fidel, em março, ou quando o presidente boliviano, Evo Morales, encontrou-se com ele no mês passado.

Fonte: Folha online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: