sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Aquisição de notebooks pela UFBa causa polêmica


Os alunos do Bacharelado Interdisciplinar usarão o equipamento durante todo o curso


Notebooks ao custo de 200 dólares cada. É o valor estimado pelo reitor Naomar Almeida para a compra dos computadores portáteis que ele promete disponibilizar para os 980 alunos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar (BI) da Universidade Federal da Bahia, em 2009. Segundo a reitoria, o modelo ainda não está definido, mas deverá seguir o padrão de equipamentos recentemente adquiridos pelo Ministério da Educação para o ensino médio.
Cada aluno receberá o equipamento para uso individual enquanto durar o curso. O anúncio, feito nesta quarta-feira, causou burburinho entre os estudantes da instituição. A TARDE ouviu alunos e todos consideraram a ação secundária face às demais necessidades da UFBa. “Isto não faz sentido em uma universidade em que 4 ou 5 alunos precisam dividir material de laboratório em aulas práticas, por falta da infra-estrutura”, reclamou Guilherme Vieira, aluno do 4º semestre de Engenharia de Minas e Petróleo.
Janine Oliveira, 18 anos, colega de curso, concorda: “Há situações emergenciais, como a insegurança no campus. Se o reitor quer fazer a política de auxílio aos estudantes, deveria pensar em patrocinar participação em seminários e congressos e reformar as residências universitárias”, sugere a aluna. Aluno de Geografia, Anderson Tiara, 17 anos, classificou o ato como “discriminatório” em relação aos demais alunos da universidade. “O investimento não pode ser para um grupo, mas também para quem já está aqui dentro”, disse Tiara.
A TARDE tentou ouvir o reitor sobre as críticas feitas ao projeto, mas não conseguiu contactá-lo. Através da assessoria de imprensa, explicou apenas que o Bacharelado Interdisciplinar foi priorizado por ter aulas à distância, em que o computador é ferramenta essencial, como parte do seu programa didático.
A ação está associada à construção do prédio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos, unidade que acolherá os cursos de BI, equipado com tecnologia Wi-Fi.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: