domingo, 14 de setembro de 2008

Governador de Pando é preso por não obedecer estado de sítio


O governo da Bolívia anunciou a prisão do governador do Departamento de Pando, Leopoldo Fernández, por desacatar o estado de sítio decretado na quinta-feira após os conflitos de deixaram pelo menos 16 pessoas mortas e quase uma centena de feridos entre oposicionistas e partidários do presidente Evo Morales.

A detenção é uma das ações no meio da ocupação militar que está acontecendo desde as primeiras horas deste domingo, controlando Cobija, a capital do Departamento (Estado).

Os soldados já estavam no aeroporto, tomado na sexta-feira com choque com opositores que resultou em duas mortes. Mas agora eles estão pelo centro da cidade e várias áreas da cidade amazônica.

Os relatos dão conta que as tropas chegaram em dois aviões Hércules e com quatro tanques. Houve tiroteio com pistoleiros que apóiam o governador local.

O agora preso governador pediu que a população reagisse a tomada militar. "Resistirei" foi a frase que Fernández pronunciou sobre a medida de La Paz, estampada em vários jornais da região, que é fronteiriça ao Acre.

O estado de sítio determina que não aconteçam reuniões com mais de duas pessoas e há toque de recolher da meia-noite até a manhã - o que não estava acontecendo em Pando. Os militares tentam agora pôr em prática a decisão, afinal, as autoridades locais não a seguiam.

A ação deve complicar ainda mais o diálogo entre o presidente Morales e os governadores oposicionistas. Uma reunião estava marcada para este domingo à tarde, mas os políticos autonomistas afirmaram que se acontecesse uma morte mais romperiam a conversa.

"Antes de ir ou não à reunião em La Paz, queremos viajar a Pando para lhe dar nosso apoio", disse o governador de Santa Cruz, Ruben Costas, principal opositor a Morales. Ele deu a declaração ao lado dos colegas do Departamento de Tarija, Mario Cossío, e de Beni, Ernesto Suárez.

A ordem de prisão foi anuciada pelo ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, na noite de sábado. "Prenderemos Fernández", disse. "A prisão será, mais cedo ou mais tarde, por ele ter violado a Constituição", disse, acusando o político de liderar grupos "paramilitares e mafiosos" que mataram líderes camponeses.
Fonte: http://www.uol.com/
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: