sábado, 20 de setembro de 2008

Já não há favoritos em cenários de 2° turno em Salvador


Pela primeira vez uma pesquisa de intenção de votos revelou empate técnico em hipotéticos cenários na disputa do segundo turno das eleições para a Prefeitura de Salvador.De acordo com a pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, se a disputa no segundo turno acontecer entre o deputado federal ACM Neto (DEM) e o prefeito João Henrique (PMDB), os percentuais de votos seriam de 43% e 42%, respectivamente. No embate entre o candidato democrata e Walter Pinheiro (PT), cada um ficaria com 43% dos votos. Contra Antônio Imbassahy (PSDB), Neto teria 42% e o tucano 40%.


Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%, a pesquisa ouviu a opinião de 830 eleitores de Salvador com idade maior de 16 anos nos dias 17 e 18 deste mês. Os votos em branco ou nulos somam 13% e o percentual de indecisos é de 1%.


ACM Neto, que lidera a pesquisa com 27% (ver matéria abaixo), disse estar satisfeito com a pontuação, mas revelou não estar pensando no segundo turno. “É uma segunda eleição”, definiu. O candidato lembrou que a estratégia para um segundo embate seria tomada de acordo com o adversário.


Para Imbassahy, os números revelam a disputa acirrada que está sendo travada este ano nas eleições majoritárias para a Prefeitura de Salvador. ”Esta é uma eleição de voto pensado. O eleitor está avaliando mais profundamente em quem vai votar“, disse. Quarto lugar na pesquisa do Instituto Datafolha, o candidato tucano disse estar convencido não só de que vai estar no segundo turno, mas tem a certeza da vitória.


A assessoria de imprensa do candidato João Henrique divulgou nota informando que, ao saber dos números, ele teria afirmado que a pesquisa do Instituto Datafolha é a que mais se aproxima da realidade das ruas, onde ele percebe cada vez mais o crescimento de sua candidatura. “Estamos disputando o segundo turno, tecnicamente empatado com o primeiro colocado”, comemorou.


A TARDE tentou falar com os candidatos Walter Pinheiro e Hilton Coelho (PSOL), mas nenhum dos dois foi encontrado.


Primeiro turno - A pesquisa revelou que no primeiro turno ACM Neto tem 27% (variação de 24% a 30%, de acordo com a margem de erro) das intenções de voto e está empatado tecnicamente com o candidato peemedebista João Henrique, que tem 22% (entre 19% e 25%). Walter Pinheiro aparece em terceiro com 20% (de 17% a 23%), seguido de Antônio Imbassahy, com 14% (intervalo de 11% a 17%), e Hilton Coelho, com 3% (entre 0% e 6%).


Com relação à última pesquisa feita pelo Datafolha no início do mês, nos dias 4 e 5, ACM Neto perdeu, e João Henrique ganhou um ponto percentual. Pinheiro foi quem mais cresceu, e Imbassahy foi quem mais perdeu pontos (quatro pontos a mais para o petista e a menos para o tucano). Hilton Coelho (PSOL) oscilou um ponto para cima, de 2% para 3%.


Os candidatos com maior intenção de voto são aqueles que também têm os maiores índices de rejeição. Em crescimento, a rejeição de ACM Neto chegou a 36%; João Henrique diminuiu, de 36% para 33%. Hilton, em terceiro, tem 29%; e Imbassahy, 27%. Pinheiro continua sendo o menos rejeitado, com 18%. Dos entrevistados, 4% rejeitaram todos os candidatos. Já os que votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum são 2%. Indecisos são 4%.


De acordo com o cientista político Paulo Fábio Dantas Neto, os números da pesquisa confirmam encurtamento moderado da distância entre ACM Neto e seus adversários, o posicionamento cada vez mais acirrado de João Henrique e Pinheiro na disputa por um lugar no segundo turno e a perda de intenção de voto de Imbassahy. Dantas aponta três hipóteses mais prováveis de segundo turno: Neto x João: Neto x Pinheiro; Pinheiro x João. “Há também números de outros institutos que colocam Imbassahy no páreo. Entre as três hipóteses mais prováveis, eu não arrisco qualquer palpite”, diz.


Valmar Hupsel, do A Tarde
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: