segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MST assina manifesto contra agressões fascistas na Bolívia


Um grupo de intelectuais, ativistas e lideranças de movimentos sociais e políticos de vários países divulgaram um manifesto em defesa do presidente da Bolívia, Evo Morales, e em repúdio às agressões fascistas contra a democracia.

O integrante da direção nacional do MST, João Pedro Stedile, assinou pelo movimento o manifesto , que repudia "atos de vandalismo organizados pela oligarquia e grupos fascistas de Santa Cruz, que tentam provocar uma guerra civil ou um golpe de Estado".



Depois de uma intensificação de atos de desrespeito ao governo de La Paz e de ameaças físicas ao presidente Evo Morales, os oposicionistas passaram à guerra aberta contra o Estado boliviano na semana passada. Foram atacados, destruídos e roubados pelos golpistas escritórios do governo federal e saqueadas feiras e mercados populares de indígenas.



A escalada de violência da oposição deixou pelo menos 30 pessoas mortas por grupos opositores armados.Com a escalada de violência das forças golpistas, o presidente expulsou o embaixador americano em La Paz, Philip Goldberg, que se reunira 15 dias antes, a portas fechadas, com o governador Rúben Costas, de Santa Cruz.



Goldberg representou os Estados Unidos na Bósnia de 1994 a 2000 e no Kosovo de 2004 a 2006, incentivando o desmembramento da Iugoslávia. No ano passado, posou em uma foto ao lado de um paramilitar colombiano.Abaixo, leia o manifesto e os nomes dos signatários. Para aderir, envie uma mensagem para anacecena@gmail.com .



A Bolívia enfrenta o maior atentado contra a democracia e a constitucionalidade. Repudiamos os atos de vandalismo organizados pela oligarquia e grupos fascistas de Santa Cruz, que tentam provocar uma guerra civil ou um golpe de Estado. Defendemos punição aos responsáveis e esperamos que a oposição mantenha seus pleitos por meios legais e democráticos. Não nos manteremos impassíveis frente a estes acontecimentos.



Estamos comprometidos com a democracia, a justiça e a autodeterminação dos povos e as defenderemos em qualquer parte do mundo. Hoje é na Bolívia. E Estamos com a Bolívia.

veja lista completa em: http://www.mst.org.br/mst/pagina.php?cd=5797
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: