quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Lula convida Raúl Castro para Cúpula América Latina-Caribe no Brasil


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidará o dirigente cubano Raúl Castro para vir ao Brasil na última quinzena do ano. Raúl deverá participar da Cúpula América Latina-Caribe sobre Integração e Desenvolvimento, prevista para ocorrer nos dias 16 e 17 de dezembro, em Salvador (BA).


Será a primeira viagem de Raúl ao exterior desde que assumiu oficialmente a Presidência de Cuba em fevereiro, substituindo o irmão Fidel.


O convite, anunciado ontem pelo Planalto, será formalizado na visita de Lula a Havana amanhã. Os dois presidentes terão uma reunião de trabalho para acertar detalhes da cooperação bilateral.


Raúl fará a Lula uma exposição dos danos causados pela temporada de furacões em agosto e agradecerá a ajuda humanitária enviada pelo Brasil.


É provável que Lula se encontre com Fidel reservadamente, o que só será confirmado durante a visita.


Na agenda do presidente brasileiro também está prevista a assinatura de um convênio de prospecção de petróleo entre a Petrobras e a Cupet (a estatal cubana) e a inauguração do escritório da Apex (Agência de Promoção de Exportações), que organiza comitiva de 24 empresas – das áreas de alimentos e bens de capital – para participação na 26ª Feira Internacional de Havana, de 3 a 8 de novembro.


Apoio


Na última visita que fez a Havana, o presidente Lula anunciou nova linha de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de US$ 150 milhões, para a compra de alimentos. Estuda-se agora ampliar esse limite para US$ 600 milhões, incluindo serviços e compra de maquinário.


Evo


Antes de Havana, Lula passa em El Salvador para assistir à Cúpula Ibero-americana. A crise financeira e a questão da imigração serão os principais temas de debate entre os chefes de Estado e governo.


Paralelamente, o presidente brasileiro terá reuniões bilaterais. Lula deverá ter um café da manhã de trabalho com o boliviano Evo Morales e se reunirá reservadamente com o presidente do governo espanhol, José Luiz Rodríguez Zapatero.


pt.org.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: