quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Cidade perde 90% de lavoura por causa da seca


90% das lavouras de milho e feijão estão perdidas no município de Antônio Cardoso, que fica a 22km de Feira de Santana. Quem depende da terra para sobreviver, sofre com os prejuízos. Do que foi plantado, quase nada dá para aproveitar.


No roçado de dona Adélia Santos, a terra seca afetou a produção de batatas. “A situação está difícil. Não há nada para colher”. A palma cultivada pelo vizinho não foi capaz de sustentar os animais. Seu Eraldo Hermenegildo foi obrigado a levar o gado para outra fazenda. “Estou com medo dos animais morrerem”.

Diante da situação, o município, de doze mil habitantes, decretou estado de emergência. Por meio de uma parceira com o Ministério da Integração Nacional, o Exército está cadastrando as famílias para receberem água por meio de carros-pipa.


“Existe um cálculo que foi imposto pelo Ministério da Integração. São 20 litros de água por pessoa diariamente. Em cima desse cálculo, a gente vai verificando as necessidades”, explica o militar Antônio Maynard. Além de Antônio Cardoso, outros cinco municípios da região decretaram estado de emergência.

fonte: ibahia.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: