segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

É brincadeira, não?

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar de Almeida Filho, foi eleito na quinta-feira (27) o primeiro presidente do Grupo de Coimbra de Universidades Latino-Americanas, recém-instalado em Portugal e que reúne as universidades mais antigas e tradicionais do continente. Foram escolhidos pelos pares dois vices também brasileiros: Suely Vilela (reitora da USP) e Dom Clemente Giuliani (reitor da PUC do Paraná).
Na primeira assembléia geral ficou decidido ainda que a próxima reunião, em novembro de 2009, será realizada na UFBA, em Salvador. O Grupo de Coimbra de Universidades Latino-Americanas passa a integrar o já existente Grupo de Coimbra das Universidades Européias, que reúne as mais importantes instituições de ensino superior da Europa.

“Com a instalação desse grupo, ampliamos ainda mais as possibilidades do Brasil de colaboração científica internacional e de intercâmbio de cientistas e professores”, afirma o reitor Naomar Almeida Filho, ressaltando o quanto as parcerias internacionais são fundamentais para o desenvolvimento do País: “Poderemos realizar investigações conjuntas, promover troca de conhecimentos e intercâmbio de publicações em áreas de interesse mútuo”.
O reitor fica em Coimbra até este sábado (29), participando de reunião com o grupo europeu. Ainda em Portugal, o dirigente da UFBA assinou acordos de cooperação com a Universidade do Porto e visitou as instalações do Centro de Pesquisa da Portugal Telecom Inovações, com quem a UFBA e o Governo da Bahia assinaram acordo recentemente para instalação na Bahia do Centro de Inovações em Salvador.


Portal Ufba
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: