quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Morales pede prazo para que EUA retirem embargo a Cuba e fala em retirar embaixadores




O presidente da Bolívia, Evo Morales, propôs na quarta-feira (17) que os países envolvidos na Cúpula da América Latina e do Caribe dêem um prazo para que o Estados Unidos suspendam o embargo econômico a Cuba, vigente desde 1962, e se solidarizem com Havana.
"Seria importante que os presidentes, e sei que muitos não vão gostar, dessem um prazo ao novo governo dos Estados Unidos para que suspenda o bloqueio econômico", falou.


Morales foi ao extremo ao pedir ações concretas: caso os Estados Unidos não retirem o embargo, "nós retiraremos nossos embaixadores (dos EUA)", afirmou. "Uma medida radical para que essa solidariedade se expresse de verdade."


"Somente três países da ONU, os Estados Unidos e uma ilha não se somaram à decisão dos governos do mundo de suspender o bloqueio", disse.


Cuba foi oficializada como membro pleno do Grupo do Rio ontem durante cúpula na Costa do Sauípe (BA). Em discurso de agradecimento durante o encontro, o presidente Raúl Castro comemorou a adesão, uma vez que o país está fora dos organismos multilaterais liderados pelos EUA desde que foi expulso da Organização dos Estados Americanos (OEA), nos anos 60.


Durante seu discurso, o presidente boliviano defendeu ainda a mudança dos sistemas econômicos e financeiros internacionais, o estímulo ao movimentos revolucionários e condenou o acúmulo de riquezas em poucas mãos, de empresários que só pensam "no dinheiro e não na nação".


"Só temos dois caminhos. Estes modelos econômicos devem mudar ou devem ser estimulados movimentos revolucionários em nosso países, nos quais se pense na igualdade, na solidariedade, na vida de cada ser humano", acrescentou.
Fonte:www.uol.com.br
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: