sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Raúl Castro diz que Brasil e Cuba mantêm uma "relação fraterna"


O presidente de Cuba, Raúl Castro, disse nesta quinta-feira que cubanos e brasileiros mantêm uma relação fraterna diferentemente do que ocorre com os integrantes da União Européia.
Ao cumprimentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Castro fez um longo comentário durante a pose para os fotógrafos e cinegrafistas.

"Querem que façamos como os políticos da União Européia, que dão as mãos, só riem, mas não têm as relações fraternas que nós temos", disse Castro referindo-se a Lula, que sorriu, mas não fez nenhum comentário.

Lula e Castro fazem uma reunião fechada nesta quinta-feira, depois assinam uma série de atos e, por fim, almoçam no Itamaraty. Eles estiveram juntos durante a Cúpula da América Latina e Caribe, na Costa do Sauípe, na Bahia, que contou com a presença de outros chefes de Estado latino-americanos.

Na reunião, realizada na Bahia, os 33 chefes de Estados cobraram do presidente eleito dos Estados unidos, Barack Obama, mudanças no tratamento dispensado à política latino-americana.
Durante o encontro, os chefes de Estado reforçaram ainda um apelo para que o novo governo norte-americano encerre o embargo econômico a Cuba.

Foi sugerida ainda uma parceria dos governos da América Latina e do Caribe para que se unam e formem uma espécie de "OEA do B", Organização dos Estados Americanos (só que latino-americana), uma vez que a OEA é integrada pelos Estados Unidos, Canadá e 32 países.

Fonte:folha online
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: