sábado, 31 de janeiro de 2009

A bandeira da discórdia




Era para ser um simples ato público de divulgação da REG e da campanha da "Casa Própria", mas terminou em polêmica. Na última segunda-feira de janeiro, dia 26, por volta das 9h, começamos os trabalhos. Com música ao vivo, distribuição de panfletos e discursos feitos pelos estudantes, além de faixas sobre a temática e duas bandeiras. Entre estas bandeiras, havia a de um dos mais famosos lutadores do povo, "Che" Guevara.

A ira - Ao encerrar o ato às 11h30min, voltamos para casa, quando fomos surpreendidos por comentários negativos feitos pelos radialistas Bonny Silva e Edmundo Macedo, no "Jornal da Cidade", programa que ambos apresentam das 11 da manhã às 13 da tarde, na Rádio Cultura AM de Guanambi. Dirigimo-nos até a Rádio, pedimos espaço ao vivo para rebater as acusações, o que foi prontamente atendido pelos locutores.

Fomos acusados de "partidarização" pelo fato de utilizarmos a bandeira com a imagem de "Che", de estarmos no "caminho errado", de que a nossa luta era "errada", de que os estudantes de Guanambi em Salvador não deveriam ser "priorizados" etc.

Por volta das 12h, entramos no ar para desmentir as acusações. Em primeiro lugar, a utilização da imagem de Guevara se deve a condição de ícone das lutas sociais, papel encarnado pelo argentino durante os anos de 1950 e 60, e, portanto, é infundada a idéia de "partidarização". Em segundo lugar, devido a nossa experiência com o movimento, acreditamos estar no caminho da luta, que deverá nos levar à consecução dos nossos objetivos, e se é o "caminho errado", só o tempo dirá.

Acreditamos que não existe essa de "luta errada" ou "luta certa", pois luta é luta, seja aqui ou na China. Não acreditamos que estamos sendo "priorizados", mas que existe sim o reconhecimento da nossa organização, e deixamos bem claro que apoiaremos qualquer luta que seja desencadeada pelos estudantes, seja a dos guanambienses em Conquista, em Montes Claros, em Belo Horizonte, em Manaus ou em Nova Iorque.
Portanto, foi fácil desconstruir todas essas infâmias frente a frente aos nossos algozes, que tentaram desqualificar o movimento de todas as formas. Deixamos a mensagem para o povo de Guanambi de que a liberdade de expressão deve ser exercida com responsabilidade, o que não estava sendo feito principalmente por Edmundo Macedo, o "formador de opinião", título que ele concedeu a si próprio.

A luta continua, apesar do fascismo - Cientes da nossa vitótia no debate, saímos do programa, e ao chegar em casa, novas acusações estavam sendo feitas. Fomos à emissora novamente, mas desta vez o programa já havia acabado e o bate-boca continuou no estúdio. Edmundo Macedo, irredutível, destilou todo o seu ódio contra nós. Deixamos a sala de cabeça erguida, mas antes, enfatizamos que ele era um irresponsável e desinformador da pior espécie. Foi pouco para um imbecil daquela estirpe, mas o julgamento dele está sendo feito pelo povo nas ruas da cidade. Aos de sua qualidade, "Seu" Edmundo, deixamos a seguinte frase:

"Nem um passo atrás que não seja para tomar impulso!" (Ernesto "Che" Guevara de La Serna)

Wanderson Pimenta (morador da REG)




Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: