sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Raul Castro convoca a preservar a essência da Revolução


Santiago de Cuba, 2 jan (Prensa Latina) O presidente cubano, Raúl Castro, pediu no 50º aniversário da Revolução a ter presente que sua essência é dos humildes, pelos humildes e para os humildes.


Ao resumir o ato pelo triunfo de 1º de janeiro de 1959, Raúl indicou a necessidade de não amolecer diante dos cantos da sereia do inimigo e de ter consciência de que este nunca deixará de ser agressivo, dominador e traiçoeiro.


Os dirigentes do país, expressou, não devem se afastar jamais dos operários, camponeses e do povo, ao falar da necessidade de que a militância impeça a destruição do Partido Comunista de Cuba.


“Aprendamos da história, se atuarem assim contarão sempre com o apoio do povo, inclusive quando se equivocarem em questões que não violem princípios essenciais”, asseverou.Em tal sentido o presidente cubano falou que se impõe a reflexão sobre o futuro e os próximos 50 anos, os quais qualificou de permanente luta tendo em conta as atuais turbulências do mundo contemporâneo.


A respeito recordou palavras do líder da Revolução, Fidel Castro, quando expressou que “este país pode se autodestruir, os que não podem o destruir são eles, nós sim, e seria nossa culpa”.Sobre o tema afirmou falar em nome de todos os que lutaram desde os primeiros disparos nos muros do Moncada, os que cumpriram missões internacionalistas e caíram nas guerras de independência e na mais recente guerra de libertação.


"Se os atos dos dirigentes não estão à altura dessas condutas não contarão sequer com a força necessária nem a oportunidade para retificar, pois faltará autoridade moral outorgada pelas massas aqueles que não cedem na luta", disse.


Augurou que seriam incapazes de preservar a obra fruto de muitas gerações de cubanos e se isso chegasse a acontecer –assegurou- os cubanos saberão dar a briga e na primeira linha estarão os mambises de hoje, que não se desarmarão ideologicamente nem deixarão cair a espada.


Prensa Latina
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: