sábado, 28 de março de 2009

Movimento contra o aquecimento mobiliza 35 países neste sábado

Opera House apaga as luzes na Austrália

Centenas de cidades em 35 países ao redor do mundo, inclusive no Brasil, participam neste sábado de um apagão voluntário, ficando no escuro por uma hora para protestar contra o aquecimento global. O "Earth Hour" (Hora da Terra), lançado pela ong WWF (Fundo Mundial para a Natureza, na sigla em português), começou na Austrália, às 6h (de Brasília), às 20h local, deixando a Ópera House e a Ponte da Baía de Sydney às escuras

Sempre no mesmo horário noturno, vários monumentos históricos pelo mundo aderem ao movimento. Só na Itália, ficarão sem luz a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Coliseu, em Roma, a ponte de Rialto, em Veneza, a Torre de Pisa, a Arena de Verona, o Palácio Real de Caserta, o Vale dos Templos de Agrigento, na Sicília, e o Maschio Angioino, em Nápoles. O Parlamento Europeu também se apagará.
No Brasil, são 79 cidades no protesto, sendo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Maringá e Curitibaas principais. Na capital paulistana, ficarão "apagadas" neste sábado a ponte Octavio Frias de Oliveira; o Monumento às Bandeiras; o viaduto do Chá; o Teatro Municipal, o estádio do Pacaembu, o Obelisco e o Parque do Ibirapuera. Além de alguns prédios que também aderiram à ação, como o edifício Copan e o Museu de Arte Moderna.
Em fevereiro, o Rio também oficializou sua participação na campanha. Na cidade, serão desligadas as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Parque do Flamengo e da orla de Copacabana.
A capital federal deixará no escuro, entre outros, o Palácio do Planalto e o Palácio do Itamaraty, a Esplanada dos Ministérios e a Catedral, em Brasília.
A "Hora do Planeta" foi lançada em 2007 em Sidney, na Austrália. Em 2009, a expectativa é que a campanha atinja um bilhão de pessoas no mundo.No ano passado, 50 milhões de pessoas participaram.(clique para assistir a um vídeo do Youtube com a manifestação pela Oceania).
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: