sexta-feira, 27 de março de 2009

Reunificação da América: O que podemos fazer?

Nestor Miguel Gorojovsky, em seu artigo publicado pela Caros Amigos na edição de março, discuti sobre a importância da Reunificação da América latina. Ele relata que para que Barak Obama consiga tirar os Estados Unidos desta crise econômica em tempo recorde, é necessário ter o respaldo da exploração da América Latina. Para tanto o mesmo diz que nos latino-americanos devemos unir forças contra tal aspiração e lutar contra as oligarquias presentes em nossas fronteiras que são contrárias a reunificação.
Mas como lutar contra estas oligarquias que possuem grande influência política? O voto é uma boa arma. Mas como toda e qualquer tipo de arma, deve-se saber usar para o tiro não sair pela culatra. Toda arma vem com um manual de uso: é simples, só basta ler e executar. Porém, o voto é uma exceção à regra. O manual do voto é o reflexo da concepção ideológica de ver o mundo presente em cada pessoa. Portanto, para desenvolvê-lo da melhor forma possível é preciso estudar o passado para entender os conflitos e interesses do presente. É preciso entender que nós latino-americanos sempre fomos explorados pelos europeus e mais recentemente pelos Estados Unidos.
Para entender como a política afeta nosso dia-a-dia é preciso ter acesso a informações pertinentes. Não apenas informações difundidas pela grande mídia como Rede Globo e Revista Veja (só para exemplificar), que em sua grande maioria são tendenciosas aos pequenos grupos burgueses; É preciso ter acesso a informações que tenham pontos de vista diferentes, para que possamos fazer uma leitura mais coerente para tirarmos nossas próprias concepções das mesmas.
Portanto caros leitores e caros amigos, que façamos nossa parte para lutar em prol da Reunificação da América latina. Vamos unir forças e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária nos livrando das correntes do imperialismo estadunidense e em âmbito local contra as correntes dos grupos políticos opressores e individualistas.

2010 é ano de eleição: Vamos fazer uso de uma de nossas armas (o voto) de maneira consciente para não cometermos suicídio coletivo.

Edmilson Nascimento Júnior (morador da REG)
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: