sexta-feira, 24 de abril de 2009

Eleição na África do Sul tem recorde de votos


Um grande número de eleitores compareceu às zonas eleitorais da África do Sul. Segundo a justiça eleitoral do país, 87% dos eleitores inscritos compareceram para votar.
O número total votantes era de 25 milhões de pessoas, o maior número desde a eleição que marcou o fim do apartheid em 1994. Em alguns locais houve filas e demora para votar devido à falta de cédulas, mas nenhum incidente grave foi registrado.
Às 17 horas, pelo horário de Brasília, ocorreu o fechamento das urnas de uma eleição que chama a atenção pelo fato do Partido Nacional Africano (CNA) de Nelson Mandela, não obter a maioria no congresso. Racha de líderes.
O atual presidente sul-africano Mosiuoa Lekota se desentendeu com outro líder popular Jacob Zuma que é o franco favorito à vitória. Após o racha que o CNA sofreu com a briga pública de Zuma e Lekota, que fundou o Congresso do Povo (Cope, na sigla em inglês), o outro partido é Aliança Democrática que tem a preferência da minoria branca da população.
A República Popular da África do Sul possui uma população de 49,053 milhões de habitantes, ao contrário dos demais países que possuem uma única cidade como capital, três cidades sul-africanas dividem o posto: Cidade do Cabo capital legislativa; Bloemfontein a capital judiciária e Pretória a capital administrativa, sede da presidência do país.
O índice de desemprego atinge 22% da população. Os brancos concentram a maior renda per capita que os negros, R$32 mil contra R$4 mil. Brancos são a minoria da população 10% e negros 79%.
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: