quarta-feira, 1 de abril de 2009

General Heleno deixa cargo de comando da Amazônia na próxima semana


No ano passado, ele criticou política indigenista do governo.'Não há nenhuma retaliação', disse em entrevista a rádio.

Comandante militar da Amazônia desde 2007, o general Augusto Heleno Ribeiro deixará o cargo no próximo dia 6 para chefiar o departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, sediado em Brasília. O general Luís Carlos Gomes Mattos ocupará seu posto atual.

Em abril de 2008, Heleno criticou o fato de o governo criar áreas indígenas na faixa da fronteira no norte do país. Ele também classificou a política indigenista do governo de “caótica”, o que criou indisposição com o Planalto.

“Não há nenhuma retaliação, como já andaram falando aí, da minha saída. Eu estou indo para uma função de general de quatro estrelas, extremamente relevante. O meu substituto, que é o general Mattos, vai encontrar aqui um enorme trabalho para fazer e tem todas as condições para fazê-lo, de forma até mais competente do que eu fiz”, afirmou esta semana o general à Rádio Nacional da Amazônia.

Heleno sempre pediu mais investimentos militares para a Amazônia, chamando atenção para as dificuldades enfrentadas pelos soldados que atuam na região. Para ele, mais que armas modernas para defender a região, o fundamental é ter efetivo humano.

“A grande arma nossa na Amazônia é dispor do melhor combatente de selva do mundo. Cerca de 60% [dos soldados que atuam na região] são de origem indígena. Eles conhecem profundamente a selva e aproveitam a selva como ninguém”, disse, segundo informações da Rádio Nacional da Amazônia.
Fonte;www.globo.com
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: