segunda-feira, 6 de abril de 2009


Nesta manhã (06/04/2009) o jornal A Tarde publicou uma matéria a respeito do teste de um missel balístico de longo alcance realizados pela Coréia do Norte. Imediatamente o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, convocou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir o assunto e impor uma restrição à Coréia do Norte, porém, a China e Rússia foram categóricas contra mais sanções econômicas ao país.
Sempre que algo parecido acontece, o respectivo chefe de estado dos Estados Unidos se mostra indignado dizendo que isto é uma ameaça a paz mundial. Ora, isso é como se diz no interior: é conversa para boi dormir. Se o presidente dos Estados Unidos está tão preocupado com a paz mundial, porque então não assina o Protocolo de Kyoto? Porque permite que aconteça monopólio da indústria farmacêutica e patenteamento dos medicamentos de combate a AIDS entre outros? Porque não disponibilizam ajuda financeira ao continente africano, onde várias nações não têm o que comer?
Sabe-se que as emissões de gases poluentes favorecem o efeito estufa modificando o clima em todo o planeta aumentando as catástrofes ambientais. Sem falar que são responsáveis pela maioria das doenças respiratórias. Se for falar de saúde mundial, pode-se descobrir em qualquer pesquisa simples que a cada três africanos um tem AIDS e que os medicamentos são escassos devido às patentes das indústrias farmacêuticas que controlam o setor. Dica de filme: “Um amor sem fronteiras”. Não é nenhuma novidade dizer que o povo africano sofre por falta de acesso à comida, pois os países que produziam alimentos não puderam competir no mercado com os produtores dos países mais desenvolvidos que produzem em grande escala diminuindo o preço e acabando com a concorrência.
Portanto, não precisa ser nenhum cientista político para entender que a justificativa de paz mundial é apenas de faixada. Na verdade, o interesse é de hegemonia econômica e as sanções impostas são para servir de exemplo a quem queira enfrentar o poderoso, mas não imbatível Império dos Estados Unidos.

Edmilson Nascimento (Júnior) – Morador da REG
Posted on by Residência do Estudante de Guanambi | No comments

0 comentários: